Fechar
esqueci a minha senha
criar uma conta

incluir Assunto do CRM API 2.0

Serviço destinado a fazer a inclusão de Assunto no CRM.

ElementoTipoOcorrênciaDescrição
tokenstringobrigatórioChave gerada para identificar sua empresa
assunto (1)intobrigatório Dados do assunto conforme layout
formatostringobrigatórioFormato do retorno (json ou xml)
CampoTipoTamanhoOcorrênciaDescrição
assuntoobject-obrigatórioElemento utilizado para representar um assunto
assunto.clienteobjectobrigatórioElemento utilizado para representar o cliente
assunto.cliente.codigo (1)string30opcionalCódigo do cliente
assunto.cliente.nome (1)string50obrigatórioNome do cliente
assunto.cliente.tipo_pessoastring1opcionalTipo de pessoa (F - Física, J - Jurídica, E - Estrangeiro)
assunto.cliente.cpf_cnpj (1)string18opcionalCPF ou CNPJ do cliente
assunto.cliente.iestring18opcionalInscrição estadual do cliente
assunto.cliente.rgstring10opcionalRG do cliente
assunto.cliente.enderecostring50opcionalEndereço do cliente
assunto.cliente.numerostring10opcionalNúmero do endereço do cliente
assunto.cliente.complementostring50opcionalComplemento do endereço do cliente
assunto.cliente.bairrostring30opcionalBairro do cliente
assunto.cliente.cepstring10opcionalCep do cliente
assunto.cliente.cidadestring30opcionalNome da cidade do cliente conforme a Tabela de Cidades
assunto.cliente.ufstring2opcionalUF do cliente
assunto.cliente.paisstring50opcionalNome do país do cliente conforme Tabela de Países
assunto.cliente.fonestring40opcionalTelefone do cliente
assunto.cliente.emailstring50opcionalEmail do cliente
assunto.cliente.atualizar_cliente (2)string1opcional("S"-Sim, "N"-Não) Atualizar os dados no cadastro do cliente, caso não seja informado o valor padrão é "S"
assunto.cliente.pessoa_contato[ ]list-opcionalElemento utilizado para representar uma passoa de contato
assunto.cliente.pessoa_contato[ ].id_pessoa (3)intopcionalNúmero de identificação da pessoa de contato no Tiny
assunto.cliente.pessoa_contato[ ].nome (3)string50opcionalNome da pessoa de contato
assunto.cliente.pessoa_contato[ ].telefone string30opcionalTelefone da pessoa de contato
assunto.cliente.pessoa_contato[ ].ramal string10opcionalRamal da pessoa de contato
assunto.cliente.pessoa_contato[ ].email string50opcionale-mail da pessoa de contato
assunto.cliente.pessoa_contato[ ].departamento string20opcionalDepartamento da pessoa de contato
assunto.descricao_assuntostringobrigatórioTítulo ou descrição do assunto
assunto.estagio_assunto4)string1obrigatórioCódigo do estágio do assunto.
assunto.acoes[ ]listobrigatórioElemento utilizado para representar um conjunto de ações
assunto.acoes[ ].acaoobjectobrigatórioElemento utilizado para representar uma ação
assunto.acoes[ ].acao.descricao_acaostring-obrigatórioDescrição da ação
assunto.acoes[ ].acao.tipo_data_acaostring1obrigatórioCódigo, conforme tabela de Tipos de data da ação.
assunto.acoes[ ].acao.data_acao(5)date20opcionalData da ação
assunto.acoes[ ].acao.situacao_acao(6)string-opcionalCódigo conforme tabela de Situações da ação.

(1) - Estes campos são utilizados para pesquisar se o cliente está cadastrado, caso esteja os demais campos são carregados do cadastro.
(2) - Caso o cliente não esteja cadastrado no Tiny, o mesmo será incluído desconsiderando o valor informado.
(3) - Estes campos são utilizados para pesquisar se a pessoa de contato está cadastrada no cliente.
(4) - Código da estágio do assunto, conforme configuração da conta Tiny, estes código podem ser obtidos através da Lista de estágios de assuntos do CRM.
(5) - O valor deste campo somente será considerado caso o campo tipo_data_acao tenha o valor "D", e o formato utilizado será dd/mm/yyyy, exemplo "01/01/2012".
(6) - Campo opcional, caso não seja enviado valor, será assumido "0" como valor padrão.

ElementoTipoTamanhoOcorrênciaDescrição
retorno-objectobrigatórioElemento raiz do retorno
retorno.status_processamentoint-obrigatórioConforme tabela "Status de Processamento"
retorno.statusstring-obrigatórioContém o status do retorno “OK” ou “Erro”. Para o caso de conter erros estes serão descritos abaixo
retorno.codigo_erro (1)int-obrigatórioConforme tabela "Códigos de erro"
retorno.erros[ ] (1) (3)list-condicional [0..n]Contém a lista dos erros encontrados.
retorno.erros[ ].>errostring-condicionalMensagem contendo a descrição do erro
retorno.registros[ ]registros[ ] (2)list-condicionalLista de resultados da inclusão
retorno.registros[ ].registro (2)object-condicionalElemento utilizado para representar um assunto.
retorno.registros[ ].registro.sequenciaint-condicionalNúmero sequencial utilizado para identificar cada contrato (1).
retorno.registros[ ].registro.statusstring-condicionalContém o status do registro “OK” ou “Erro”. Para o caso de conter erros estes serão descritos abaixo
retorno.registros[ ].registro.codigo_erroint-condicionalConforme tabela "Códigos de erro"
retorno.registros[ ].registro.erros[ ] (3)list-condicional [0..n]Contém a lista dos erros encontrados.
retorno.registros[ ].registro.erros[ ]errostring-condicionalMensagem contendo a descrição do erro
retorno.registros[ ].registro.idint-condicionalNúmero de identificação do assunto no Tiny
retorno.registros[ ].registro.acoes[ ]list-condicionalElemento utilizado para representar um conjunto de ações
retorno.registros[ ].registro.acoes[ ].acaoobject-condicionalElemento utilizado para representar uma ação
retorno.registros[ ].registro.acoes[ ].acao.idint-condicionalNúmero de identificação da ação no Tiny
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<assunto>
  <descricao_assunto>Assunto Teste</descricao_assunto>
  <cliente>
    <codigo>1235</codigo>
    <nome>Contato Teste 2</nome>
    <tipo_pessoa>F</tipo_pessoa>
    <cpf_cnpj>22755777850</cpf_cnpj>
    <ie/>
    <rg>1234567890</rg>
    <endereco>Rua Teste</endereco>
    <numero>123</numero>
    <complemento>sala 2</complemento>
    <bairro>Teste</bairro>
    <cep>95700000</cep>
    <cidade>Bento Gonçalves</cidade>
    <uf>RS</uf>
    <fone>5430553808</fone>
    <email>teste@teste.com.br</email>
    <pessoa_contato>
      <nome>Jose</nome>
      <departamento>Compras</departamento>
    </pessoa_contato>
  </cliente>
  <estagio_assunto>1</estagio_assunto>
  <acoes>
    <acao>
      <descricao_acao>Contatar</descricao_acao>
      <tipo_data_acao>D</tipo_data_acao>
      <data_acao>15/01/2015</data_acao>
      <situacao_acao>1</situacao_acao>
    </acao>
    <acao>
      <descricao_acao>Ligar</descricao_acao>
      <tipo_data_acao>Q</tipo_data_acao>
      <situacao_acao>0</situacao_acao>
    </acao>
  </acoes>
</assunto>

$url = 'https://api.tiny.com.br/api2/crm.incluir.assunto.php';
$token = 'coloque aqui a sua chave da api';
$assunto = '<assunto>...</assunto>';
$data = "token=$atoken&assunto=$assunto&formato=XML";

enviarREST($url, $data);    

function enviarREST($url, $data, $optional_headers = null) {
	$params = array('http' => array(
		'method' => 'POST',
	    'content' => $data
	));
	
	if ($optional_headers !== null) {
		$params['http']['header'] = $optional_headers;
	}
	
	$ctx = stream_context_create($params);
	$fp = @fopen($url, 'rb', false, $ctx);
	if (!$fp) {
		throw new Exception("Problema com $url, $php_errormsg");
	}
	$response = @stream_get_contents($fp);
	if ($response === false) {
		throw new Exception("Problema obtendo retorno de $url, $php_errormsg");
	}
	
	return $response;
}

$client = new nusoap_client("https://api.tiny.com.br/api2.php?wsdl", true);
$client->soap_defencoding = 'UTF-8';
$client->decode_utf8 = false;

$result = $client->call("incluirAssuntoCRM", array('token' => 'xxxxx','assunto'=>'<assunto>...</assunto>','formato'=>'XML'));

$res = array();
if ($client->fault) {
	$retorno = $result['faultstring'];		
} else {
	$err = $client->getError();
	if ($err) {
		$retorno = $err;	    	
	} else {
		$retorno = $result;
	}
}
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<retorno>
  <status_processamento>1</status_processamento>
  <status>Erro</status>
  <codigo_erro>2</codigo_erro>
  <erros>
    <erro>token invalido</erro>
  </erros>
</retorno>
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<retorno>
  <status_processamento>2</status_processamento>
  <status>Erro</status>
  <registros>
    <registro>
      <sequencia>1</sequencia>
      <status>Erro</status>
      <codigo_erro>30</codigo_erro>
      <erros>
        <erro>Registro em duplicidade</erro>
      </erros>
    </registro>
  </registros>
</retorno>
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<retorno>
  <status_processamento>3</status_processamento>
  <status>OK</status>
  <registros>
    <registro>
      <sequencia>1</sequencia>
      <status>OK</status>
      <id>37644545</id>
      <acoes>
        <acao>
          <id>37644546</id>
        </acao>
        <acao>
          <id>37644547</id>
        </acao>
      </acoes>
    </registro>
  </registros>
</retorno>