Pedidos de Venda

O pedido de venda é uma peça fundamental para o faturamento da empresa. Através dele, é possível prever venda e demanda de produtos. Os pedidos de venda podem ser gerados a partir de propostas comerciais, através da importação de pedidos de lojas virtuais ou cadastrados diretamente em Pedidos de Venda.

Seguindo com o fluxo do Pedido de Venda, poderão ser geradas notas fiscais eletrônicas tanto de produto quanto de serviço, gerados os lançamentos financeiros e de estoque correspondentes ao Pedido de Venda.

Passo a passo

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Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Incluir pedido.

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A seguir, preencha os Dados do pedido e Adicione os itens dessa venda.

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Na seção Totais, visualizará os valores dos itens que se encontram no pedido, além disso, pode-se adicionar o peso dos itens do pedido, caso essa informação não tenha sido preenchida no cadastro do produto.

Em Detalhes da venda, pode-se inserir uma data prevista para o pedido, informar valor de desconto da venda, valor de frete e ainda se desejar existe a possibilidade de vincular o pedido a uma ordem de compra, além de ter a possibilidade de informar a data de envio do mesmo.

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Na seção Pagamento, informe as condições de pagamento para este pedido.

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Em Transportador, defina a forma de envio desse pedido. Ao lado, selecione se a venda será enviada para expedição no campo Enviar expedição.

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Na seção de Dados adicionais, no campo Depósito selecione em quanto depósito de estoque será lançado o lançamento de estoque da venda, pode-se adicionar Observações sobre esse pedido e ainda adicionar Marcadores para identificar o pedido.

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Ao final do pedido, salve o mesmo em Salvar.

Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Receber do e-commerce.

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Através do campo de Pesquisa, as vendas serão localizadas pelo nome ou número da venda.

A busca por Situação, é realizada através das abas de situações. Para buscar as vendas por um período específico, utilize a opção Mês.

Observação:

A pesquisa por Data venda busca pela data do pedido de venda e por Data faturamento lista as vendas pela data em que foi realizado o lançamento de contas.
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Ao clicar na opção Filtros, além de poder pesquisar pelo nome e número da venda, a pesquisa é dividida em: Data venda e Data faturamento, sendo possível, localizar as vendas por: Período, Vendedor, Marcador e E-commerce.

Após, selecionar as opções de busca, clique em Aplicar.

Informações relacionadas

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Acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações dos Pedidos de Venda.

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Neste local poderá definir as seguintes configurações:

Impostos na primeira parcela Para considerar os impostos na primeira parcela das notas fiscais de saída, pedidos de venda e propostas comerciais, selecione a opção Sim.
Vendedor obrigatório Defina a obrigatoriedade do preenchimento do vendedor somente nos Pedidos de Venda ou se será atribuída também para o módulo de Propostas Comerciais.
Exibe campo preço de lista e desconto nos itens dos pedidos e propostas comerciaisSelecione a opção Sim para que sejam exibidos os campos Preço de lista e Desconto, nos módulos de Pedidos de Venda e Propostas Comerciais
Exibe campos relativos detalhes da venda nos pedidos Para exibir os campos referentes aos detalhes da venda, selecione a opção Sim. Caso contrário, selecione a opção Não.
Exibe campos relativos aos dados adicionais nos pedidos Para exibir os campos referentes aos dados adicionais da venda, selecione a opção Sim. Caso contrário, selecione a opção Não.
Exibe a transportadora nos pedidos Selecione se a transportadora será exibida nos pedidos, entre as opções: Sim, Não ou Opcional.
Permite a visualização das contas a receber em aberto nos pedidos/notas fiscaisPara visualizar as contas a receber em aberto do cliente da venda, selecione a opção Sim. Caso contrário, selecione a opção Não.
Aviso de contas a receber em atrasoPara receber o aviso se o cliente possui contas com atraso ao registrar vendas no módulo de Pedido de Venda e no PDV, selecione a opção Sim.
Permite venda de produtos não cadastradosPara poder vender produtos que ainda não estão cadastrados em sua conta no Tiny, selecione selecione a opção Sim. Caso contrário, selecione a opção Não. Essa configuração reflete nos módulos de pedidos de venda e emissão de cupom fiscal.
Percentual máximo de desconto nos itens do pedido de venda e proposta comercial Informe o percentual de desconto máximo para suas vendas e propostas comerciais. Caso não queira limitar o percentual, você deve informar o valor 100.
Numeração dos pedidos de venda Defina como será a numeração dos pedidos de venda, entre as opções: Sequencial ou Manual.
Permitir edição de pedidos de venda para o vendedorPara o vendedor poder editar os pedidos de venda é necessário que selecione a opção Sim.
Ordenação dos itens na impressão dos pedidos de venda Defina como será a ordenação de impressão dos itens da venda, entre as opções: Inclusão do pedido, Código (SKU) do produto ou Descrição do produto.
Imprimir número do pedido em código de barrasSelecione a opção Sim para imprimir o número do pedido de venda no código de barras.
Imprimir descrição complementar dos produtos nos pedidos de vendaPara imprimir a descrição complementar dos produtos, selecione a opção Sim.
Incluir campos de data e assinatura para comprovação de entrega na impressão de pedidos de vendaPara adicionar na impressão dos pedidos de venda os campos Data e Assinatura para comprovação de entrega, selecione a opção Sim.
Calcular impostos nas vendasSelecione a opção Sim para que sejam calculados os impostos na venda. Caso contrário, selecione a opção Não.
Cadastro de vendas via API - Campo VendedorEm vendas importadas via API, o campo Vendedor pode ser validado, entre as seguintes opções: Não aceita se vendedor não existe, Aceita sem vendedor ou Cadastra o vendedor automaticamente.
Exibir alerta quando comissão estiver zeradaPara receber o alerta quando as comissões de vendas estiverem zeradas, selecione a opção Sim.
Imprimir cabeçalho na impressão de pedidos para produçãoPara pedidos de venda que são impressos para produção, selecione a opção Sim pra imprmir o cabeçalho.
Exibir alerta quando endereço do cliente estiver incompletoSelecione Sim para receber um alerta sempre que adicionar um cliente na venda e este esteja com o seu endereço incompleto.
Bloquear emissão de pedidos de venda com estoques que não podem ser atendidosSelecione a opção Sim para não realizar vendas com estoques que não podem ser atendidos. Essa validação não é feita para pedidos incluídos via API, aplicativo móvel e E-commerce.
Bloquear emissão de pedidos de venda sem forma de recebimento e condições de pagamentoSelecione a opção Sim para não permitir que pedidos de venda sejam salvos sem informar a forma de recebimento e a condição de pagamento.
Observação padrão para os pedidos de vendasPara adicionar um observação padrão em seus pedidos de venda, adicione neste campo.

As instruções para utilizar o serviço dos Correios E-fulfillment, encontram-se na ajuda Forma de Envio Correios E-fulfillment.

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Acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configuração dos Marcadores nas Vendas. Após isso, clique em Incluir marcador.

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Depois de incluir o marcador, acesse Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Marcadores, para adicionar o marcador em sua venda.

Além disso, pode-se incluir os marcadores em lote. Para isso, Selecione os pedidos → Mais e clique sobre Incluir marcadores.

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Após inserção dos marcadores, é possível filtrar e localizar os pedidos de venda com base nos mesmos, usando a opção Filtros que se encontra no menu ao lado direito.

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Caso seja necessário excluir um marcador, acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configuração dos Marcadores nas Vendas.

Agora, Selecione o marcador desejado → Excluir marcadores.

Na configuração do envio de documentos, você pode definir as opções de envio de e-mail.

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Para iniciar a configuração acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações do Envio de Documentos.

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Na seção Vendas é possível definir o que deve ser compartilhado no e-mail, como também, configurar o assunto padrão e a mensagem de envio das vendas por e-mail.

No campo Compartilhamento por e-mail defina o que será compartilhando no e-mail, entre as opções: Enviar apenas link do documento ou Enviar link e PDF em anexo.

Abaixo, no campo Assunto padrão para envio da venda informe o assunto padrão do envio do e-mail. Agora, no campo Mensagem padrão para envio da venda insira a mensagem que será exibida no corpo do e-mail.

Além disso, ao clicar em Exibir variáveis disponíveis são listadas as variáveis que são possíveis de utilizar para completar as informações do e-mail.

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Ao final, Salve as configurações realizadas.

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Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e selecione Compatilhar.

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A seguir, para adicionar mais um e-mail de envio, separe por vírgula e insira o e-mail, sem espaços. Conforme o exemplo abaixo:

Adicionar e-mail

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Para informar instruções no envio de seus pedidos, você pode configurar essas mensagens padrões em Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações do Envio de Documentos → Seção Vendas.

Observação:

Se desejar enviar o boleto no e-mail junto com o pedido, realize a configuração acessando Menu → Configurações → Aba Finanças → Configurações do Envio de Documentos → Enviar boletos por e-mail junto com as notas fiscais e os pedidos de venda.
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Ao selecionar Gerar link compartilhável, será gerado um link para compartilhamento.

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Para enviar por e-mail o pedido, clique em Enviar por e-mail.

Observação:

Para poder compartilhar o pedido via WhatsApp, é necessário realizar a seguinte configuração em Menu → Configurações → Aba Geral → Configurações do Envio de Documentos e selecione a opção Sim no campo Compartilhar documento via Whatsapp.

Para salvar um pedido de venda no formato PDF, clique no menu de contexto ao lado do número do pedido → Salvar em PDF.

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Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e selecione Lançar contas.

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Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Selecione as vendas → Mais Ações e clique Lançar contas.

As configurações de lançamento de contas poderão ser efetuadas em Menu → Configurações → Aba Finanças → Configurações Gerais → Lançamento de contas.

Somente pedidos que não foram integrados aos módulos financeiro e/ou estoque podem ser editados.

Atenção!

Se a configuração for realizada para lançamento automático de contas, essa configuração será atribuída somente para as novas vendas.

Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e selecione Estornar contas.

Atenção!

Somente pedidos que não foram integrados aos módulos financeiro e/ou estoque podem ser editados.
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Ao incluir o pedido de venda, na seção Dados adicionais selecione em qual depósito de estoque será realizado o lançamento de saída.

Observação:

Quando realizar o lançamento de estoque das vendas em lote, a baixa será realizada no depósito selecionado nas vendas.
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Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e selecione Lançar estoque.

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Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Selecione as vendas → Mais Ações e clique Lançar estoque.

Se nas vendas não for selecionado o depósito para o lançamento de estoque, será exibida a mensagem abaixo onde, no campo Depósito de destino das mercadorias das vendas com depósito padrão será possível selecionar o depósito que será realizada a baixa de estoque. Abaixo, na seção Vendas para as quais o depósito selecionado será aplicado são listadas as vendas que não possuí o depósito de estoque selecionado.

Após, selecionar o depósito de estoque para as vendas, clique em Lançar.

Observações:

  1. Para configuração de estoque acesse Menu → Configurações → Aba Suprimentos → Configurações de Estoque → Lançamento de estoque.
  2. Somente pedidos que não foram integrados aos módulos financeiro e/ou estoque podem ser editados.

Atenção!

Se a configuração for realizada para lançamento automático de estoque, essa configuração será atribuída somente para as novas vendas.

Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e selecione Estornar estoque.

Atenção!

Somente pedidos que não foram integrados aos módulos financeiro e/ou estoque podem ser editados.
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Atenção!

Para realizar a sincronização da situação dos pedidos, é necessário que tenha configurado a importação dos pedidos do e-commerce para Pedidos de venda e realizado o Mapeamento das situações.
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Para sincronizar a situação dos pedidos do e-commerce através do módulo de Pedidos de venda, acesse Menu → Vendas → Pedidos de venda → Selecione as vendas e clique Sincronizar situação.

Observação:

Ao sincronizar situação, o status presente em Situação corresponderá a situação do pedido no e-commerce conforme o mapeamento realizado.
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Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e selecione Alterar situação.

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Outro forma, para realizar a alteração de situação de pedidos de venda em massa, pode ser realizada acessando Selecionando os pedidos aos quais se deseja alterar → Mais Ações →Alterar situação.

Observação:

Se você não está encontrando seu Pedido de Venda, isto pode ser uma questão voltada para a situação deste. Logo, usufrua da opção de filtro por situação.
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Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Selecione as vendas → Mais → Alterar data de faturamento.

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A seguir, informe a Data de faturamentoe clique em Salvar.

Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e selecione Clonar venda.

Observação:

O novo pedido de venda, gerado a partir da função clonar, terá um novo número atribuído pelo sistema, seguindo o maior número de pedido de venda já existente.
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Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Gerar nota fiscal.

O Tiny possibilita a geração de notas fiscais em lote, que permite o faturamento de vários pedidos de venda ao mesmo tempo. Para tanto, acesse: Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Selecione os pedidos de venda aos quais deseja gerar nota fiscal → Gerar Notas Fiscais.

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Além de gerar a nota fiscal eletrônica de produto, é possível gerar uma nota de serviço a partir do pedido de venda. Para tanto, acesse:Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Gerar nota de serviço.

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Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Gerar NFC-e.

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Para gerar as notas ficais em lote, acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Selecione os pedidos → Mais Ações → Gerar notas consumidor em lote.

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Para enviar em lote as vendas para separação, acesse Menu → Vendas → Pedidos de venda → Selecione os pedidos que desejar e clique Enviar para separação.

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Para enviar individualmente uma venda para separação, acesse Menu → Vendas → Pedidos de venda → Menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e clique Enviar para separação.

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Quando você enviar os pedidos para a separação, eles ficarão identificados com o marcador de envio para separação.

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Para enviar em lote as vendas para expedição, acesse Menu → Vendas → Pedidos de venda → Selecione os pedidos que desejar → Enviar para expedição.

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Para enviar individualmente uma venda para expedição, acesse Menu → Vendas → Pedidos de venda → Menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e clique Enviar para expedição.

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Quando você enviar os pedidos para expedição, eles ficarão identificados com o marcador de envio para expedição.

Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Excluir venda.

Outra forma de exclusão dos pedidos de venda, que permite a exclusão destes em massa, pode ser acessada em Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Selecionando os pedidos que serão excluídos → Mais e clique em Excluir pedidos.

Observação:

Se o pedido de venda possuir estoque e/ou contas lançados, estes poderão ser estornados antes da exclusão

Atenção!

Após a exclusão de Pedidos de Venda, não é possível recuperá-los.
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Para imprimir o pedido de venda realizado, acesse o Menu de contexto do pedido e clique em Imprimir.

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A seguir, antes de clicar em Imprimir, escolha o layout de impressão, podendo ser o Layout padrão, Impressão detalhada ou Imprimir o recibo da venda.

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Após, definir o layout de impressão, clique em Imprimir.

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Para imprimir o recibo do pedido de venda realizado, acesse o Menu de contexto do pedido e clique em Imprimir.

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A seguir, antes de clicar em Imprimir, escolha o layout de impressão, selecionando a opção Recibo e clique em Imprimir ou utilize o atalho do teclado (CTRL + ENTER).

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Para imprimir o recibo dos pedidos de venda realizados, Selecione os pedidos e acesse o menu Mais ações e clique em Imprimir pedidos.

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Agora, escolha o modelo de impressão, selecionando a opção Recibo e clique em Imprimir.

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A seguir, é exibida uma pré-visualização da impressão. Para confirmar a impressão clique em Imprimir ou utilize o atalho do teclado (CTRL + ENTER).

Observação:

A impressão DANFE nos pedidos de venda somente é possível para os pedidos que possuem uma Nota Fiscal vinculada.

Dentro do módulo de pedidos de venda, acesse o Menu de contexto da venda e clique em Imprimir DANFE.

Na tela a seguir, no campo Layout padrão, escolha como será realizada a impressão dessa DANFE: no layout Padrão ou Simplificado. Após essa definição, clique Imprimir ou utilize o atalho do teclado (CTRL + ENTER).

  • Para imprimir carnê: Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Imprimir carnê.
  • Para impressão de etiquetas dos pedidos: Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Selecione os pedidos → Imprimir etiquetas.

O sistema disponibiliza também, a impressão voltada para os Correios. Logo, se quiser a impressão de AR (aviso de recebimento) acesse:Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Imprimir AR. Lembrando que no pedido de venda deverá ser informado o código de rastreamento para poder utilizar esta impressão.

Para impressão das etiquetas dos Correios acesse: Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Selecione os pedidos → Mais Ações → Imprimir etiquetas dos correios.

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Configurar a integração com o Sigep Web, veja como configurar a integração com o Sigep Web.

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Realize a configuração das etiquetas dos Correios, veja como configurar Etiquetas dos Correios.

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Após realizar as devidas configurações, é possível gerar o código de rastreamento, para isso acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Incluir pedido.

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Preencha os dados do Pedido de Venda e na seção Transportador / Volumes, selecione a forma de envio Correios e selecione a Forma de frete após isso, automaticamente será gerado o Código de rastreamento e ao lado pode ser informada a URL de rastreamento.

Observações:

  1. Os campos Nome e Qtde Volumes podem ser configurados o nome do transpodador padrão e uma quantidade padrão para vendas, para isso acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações dos Pedidos de Venda → Transportador padrão e Quantidade de volumes padrão.
  2. Caso o código de rastreamento não seja informado no preenchimento do pedido, após salvar o mesmo acesse o Menu de contexto ao lado do número do pedido clique em Código de rastreamento. Neste mesmo local, pode-se informar a URL de rastreamento.
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Após salvar o pedido, o envio do código de rastreio pode ser realizado acessando o Menu de contexto ao lado do número do pedido → Enviar código de rastreio.

Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Selecione as vendas → Mais e clique em Imprimir declaração de conteúdo.

Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e selecione Imprimir AR.

Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e selecione Gerar ordem de Produção.

Observação:

Para trabalhar com a geração de mais de uma ordem de produção, acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Selecione os pedidos aos quais deseja gerar ordem de produção → Mais Ações → Gerar Ordens de Produção.

Você pode gerar uma ordem de serviço através de um pedido de venda. Para isso, acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Gerar ordem de serviço.

Observação:

Ao gerar uma ordem de serviço através de um pedido de venda, serão listados na ordem somente os serviços presentes no pedido de venda. Os produtos não serão listados.
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Observação:

Acesse em Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações dos Pedidos de Venda → Incluir campos de data e assinatura para comprovação de entrega na impressão de pedidos de venda, é preciso selecionar a opção Sim.
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Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e selecione Imprimir ou Imprimir detalhado.

Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e selecione Imprimir pedido para produção.

Observação:

Acessando em Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações dos Pedidos de Venda → Imprimir cabeçalho na impressão de pedidos para produção, você pode configurar se o cabeçalho será impresso no pedido.

Atenção!

Ao realizar impressão do pedido para produção, não é gerada ordem de produção do mesmo.

Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Mais ações e Selecione Exportar pedidos para planilha.

Observação:

É possível trabalhar com exportações nos formatos: Excel (.xls) e texto separado por vírgulas (.csv).
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Veja como configurar a forma de pagamento boleto, a mesma pode ser configurada com "carteira registrada" ou "carteira sem registro", dependendo do banco utilizado.

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Para imprimir boletos em pedidos de venda, acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Imprimir boletos.

Observação:

Para conseguir imprimir o boleto, é necessário que no pedido de venda, na seção Pagamento, informe a condição de pagamento da venda e a mesma seja enviada para Contas a Receber.

Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e selecione Faturar parcialmente.

Atenção!

O novo pedido de venda, gerado a partir da função faturar parcialmente, terá um novo número atribuído pelo sistema, seguindo o maior número de pedido de venda já existente e ficará com o marcador Parcial.
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O relatório financeiro de vendas mostra as contas que foram geradas a partir dos seus pedidos ou notas, detalhando as taxas e tarifas, os meios de pagamento escolhidos e as condições de pagamento.

Para acessar o relatório Menu → Vendas → Relatórios → Aba Geral → Relatório Financeiro de Vendas.

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Na tela abaixo, é possível visualizar as opções de Filtros para gerar o relatório.

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Ao Gerar relatório, é exibida a tela com os valores detalhados.

Para imprimir a etiqueta de transportadora, acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Seleciona as vendas → Mais e clique em Imprimir etiquetas de transportadora.

Observação:

A impressão da etiqueta de transportadora pode ser realizada sem necessidade de incluir as vendas em uma expedição.

Atenção!

Esta funcionalidade encontra-se disponível para contas que possuem o módulo Multi Empresas configurado.

Para enviar os pedidos de uma empresa para outra, siga os passos abaixo:

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Acesse Menu → Vendas → Pedidos de venda.

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Agora, localize o pedido de venda que deseja enviar pra outra empresa, acesse o Menu de contexto da venda e clique em Enviar pedido para empresa.

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No pop-up aberto, selecione a empresa de destino no campo Enviar pedidos e clique em Enviar pedidos.

A situação dados incompletos é uma situação específica utilizada para gerenciamento da rotina do pedido dentro do sistema.

Essa situação é utilizada na importação de pedidos de plataformas de e-commerce que não retornam todos os dados necessários para operações dentro do sistema, como dados do comprador. Esses pedidos deixarão essa situação quando for sincronizada a situação com o e-commerce. Dessa forma, o sistema verificará se os dados foram preenchidos e modificará automaticamente suas situações.

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