Pedidos de Venda

O pedido de venda é uma peça fundamental para o faturamento da empresa. Através dele, é possível prever venda e demanda de produtos. Os pedidos de venda podem ser gerados a partir de propostas comerciais, através da importação de pedidos de lojas virtuais ou cadastrados diretamente em Pedidos de Venda.

Seguindo com o fluxo do Pedido de Venda, poderão ser geradas notas fiscais eletrônicas tanto de produto quanto de serviço, gerados os lançamentos financeiros e de estoque correspondentes ao Pedido de Venda.

Passo a passo

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Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Incluir pedido.

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A seguir, preencha os Dados do pedido e Adicione os itens dessa venda.

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Na seção Totais, visualizará os valores dos itens que se encontram no pedido, além disso, pode-se adicionar o peso dos itens do pedido, caso essa informação não tenha sido preenchida no cadastro do produto.

Em Detalhes da venda, pode-se inserir uma data prevista para o pedido, informar valor de desconto da venda, valor de frete e ainda se desejar existe a possibilidade de vincular o pedido a uma ordem de compra, além de ter a possibilidade de informar a data de envio do mesmo.

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Na seção Pagamento, informe as condições de pagamento para este pedido.

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Em Transportador, defina a forma de envio desse pedido. Ao lado, selecione se a venda será enviada para expedição no campo Enviar expedição.

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Na seção de Dados adicionais, no campo Depósito selecione em quanto depósito de estoque será lançado o lançamento de estoque da venda, pode-se adicionar Observações sobre esse pedido e ainda adicionar Marcadores para identificar o pedido.

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Ao final do pedido, salve o mesmo em Salvar.

Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Receber do e-commerce.

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Através do campo de Pesquisa, as vendas serão localizadas pelo nome ou número da venda.

A busca por Situação, é realizada através das abas de situações. Para buscar as vendas por um período específico, utilize a opção " Mês.

Observação:

A pesquisa por Data venda busca pela data do pedido de venda e por Data faturamento lista as vendas pela data em que foi realizado o lançamento de contas.
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Ao clicar na opção Filtros, além de poder pesquisar pelo nome e número da venda, a pesquisa é dividida em: Data venda e Data faturamento, sendo possível, localizar as vendas por: Período, Vendedor, Marcador e E-commerce.

Após, selecionar as opções de busca, clique em Aplicar.

Informações relacionadas

Acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações dos Pedidos de Venda.

As instruções para utilizar o serviço dos Correios E-fulfillment, encontram-se na ajuda Forma de Envio Correios E-fulfillment.

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Acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configuração dos Marcadores nas Vendas. Após isso, clique em Incluir marcador.

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Depois de incluir o marcador, acesse Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Marcadores, para adicionar o marcador em sua venda.

Além disso, pode-se incluir os marcadores em lote. Para isso, Selecione os pedidos → Mais e clique sobre Incluir marcadores.

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Após inserção dos marcadores, é possível filtrar e localizar os pedidos de venda com base nos mesmos, usando a opção Filtros que se encontra no menu ao lado direito.

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Caso seja necessário excluir um marcador, acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configuração dos Marcadores nas Vendas.

Agora, Selecione o marcador desejado → Excluir marcadores.

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Para iniciar a configuração acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações do Envio de Documentos.

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Na seção Vendas é possível configurar o assunto padrão e a mensagem de envio das vendas por e-mail.

No campo Assunto padrão para envio da venda informe o assunto padrão do envio do e-mail. Abaixo, em Mensagem padrão para envio da venda insira a mensagem que será exibida no corpo do e-mail.

Além disso, ao clicar em Exibir variáveis disponíveis são listadas as variáveis que são possíveis de utilizar para completar as informações do e-mail.

Configurar envio email

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Ao final, Salve as configurações realizadas.

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Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e selecione Compatilhar.

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A seguir, para adicionar mais um e-mail de envio, separe por vírgula e insira o e-mail, sem espaços. Conforme o exemplo abaixo:

Adicionar e-mail

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Para informar instruções no envio de seus pedidos, você pode configurar essas mensagens padrões em Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações do Envio de Documentos → Seção Vendas.

Observação:

Se desejar enviar o boleto no e-mail junto com o pedido, realize a configuração acessando Menu → Configurações → Aba Finanças → Configurações do Envio de Documentos → Enviar boletos por e-mail junto com as notas fiscais e os pedidos de venda.
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Ao selecionar Gerar link compartilhável, será gerado um link para compartilhamento.

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Para enviar por e-mail o pedido, clique em Enviar por e-mail.

Observação:

Para poder compartilhar o pedido via WhatsApp, é necessário realizar a seguinte configuração em Menu → Configurações → Aba Geral → Configurações do Envio de Documentos e selecione a opção Sim no campo Compartilhar documento via Whatsapp.
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Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e selecione Lançar contas.

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Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Selecione as vendas → Mais Ações e clique Lançar contas.

As configurações de lançamento de contas poderão ser efetuadas em Menu → Configurações → Aba Finanças → Configurações Gerais → Lançamento de contas.

Somente pedidos que não foram integrados aos módulos financeiro e/ou estoque podem ser editados.

Atenção!

Se a configuração for realizada para lançamento automático de contas, essa configuração será atribuída somente para as novas vendas.

Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e selecione Estornar contas.

Atenção!

Somente pedidos que não foram integrados aos módulos financeiro e/ou estoque podem ser editados.
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Ao incluir o pedido de venda, na seção Dados adicionais selecione em qual depósito de estoque será realizado o lançamento de saída.

Observação:

Quando realizar o lançamento de estoque das vendas em lote, a baixa será realizada no depósito selecionado nas vendas.
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Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e selecione Lançar estoque.

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Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Selecione as vendas → Mais Ações e clique Lançar estoque.

Se nas vendas não for selecionado o depósito para o lançamento de estoque, será exibida a mensagem abaixo onde, no campo Depósito de destino das mercadorias das vendas com depósito padrão será possível selecionar o depósito que será realizada a baixa de estoque. Abaixo, na seção Vendas para as quais o depósito selecionado será aplicado são listadas as vendas que não possuí o depósito de estoque selecionado.

Após, selecionar o depósito de estoque para as vendas, clique em Lançar.

Observações:

  1. Para configuração de estoque acesse Menu → Configurações → Aba Suprimentos → Configurações de Estoque → Lançamento de estoque.
  2. Somente pedidos que não foram integrados aos módulos financeiro e/ou estoque podem ser editados.

Atenção!

Se a configuração for realizada para lançamento automático de estoque, essa configuração será atribuída somente para as novas vendas.

Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e selecione Estornar estoque.

Atenção!

Somente pedidos que não foram integrados aos módulos financeiro e/ou estoque podem ser editados.
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Atenção!

Para realizar a sincronização da situação dos pedidos, é necessário que tenha configurado a importação dos pedidos do e-commerce para Pedidos de venda e realizado o Mapeamento das situações.
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Para sincronizar a situação dos pedidos do e-commerce através do módulo de Pedidos de venda, acesse Menu → Vendas → Pedidos de venda → Selecione as vendas e clique Sincronizar situação.

Observação:

Ao sincronizar situação, o status presente em Situação corresponderá a situação do pedido no e-commerce conforme o mapeamento realizado.
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Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e selecione Alterar situação.

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Outro forma, para realizar a alteração de situação de pedidos de venda em massa, pode ser realizada acessando Selecionando os pedidos aos quais se deseja alterar → Mais Ações →Alterar situação.

Observação:

Se você não está encontrando seu Pedido de Venda, isto pode ser uma questão voltada para a situação deste. Logo, usufrua da opção de filtro por situação.
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Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Selecione as vendas → Mais → Alterar data de faturamento.

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A seguir, informe a Data de faturamentoe clique em Salvar.

Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e selecione Clonar venda.

Observação:

O novo pedido de venda, gerado a partir da função clonar, terá um novo número atribuído pelo sistema, seguindo o maior número de pedido de venda já existente.
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Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Gerar nota fiscal.

O Tiny possibilita a geração de notas fiscais em lote, que permite o faturamento de vários pedidos de venda ao mesmo tempo. Para tanto, acesse: Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Selecione os pedidos de venda aos quais deseja gerar nota fiscal → Gerar Notas Fiscais.

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Além de gerar a nota fiscal eletrônica de produto, é possível gerar uma nota de serviço a partir do pedido de venda. Para tanto, acesse:Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Gerar nota de serviço.

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Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Gerar NFC-e.

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Para gerar as notas ficais em lote, acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Selecione os pedidos → Mais Ações → Gerar notas consumidor em lote.

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Para enviar em lote as vendas para separação, acesse Menu → Vendas → Pedidos de venda → Selecione os pedidos que desejar e clique Enviar para separação.

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Para enviar individualmente uma venda para separação, acesse Menu → Vendas → Pedidos de venda → Menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e clique Enviar para separação.

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Quando você enviar os pedidos para a separação, eles ficarão identificados com o marcador de envio para separação.

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Para enviar em lote as vendas para expedição, acesse Menu → Vendas → Pedidos de venda → Selecione os pedidos que desejar → Enviar para expedição.

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Para enviar individualmente uma venda para expedição, acesse Menu → Vendas → Pedidos de venda → Menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e clique Enviar para expedição.

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Quando você enviar os pedidos para expedição, eles ficarão identificados com o marcador de envio para expedição.

Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Excluir venda.

Outra forma de exclusão dos pedidos de venda, que permite a exclusão destes em massa, pode ser acessada em Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Selecionando os pedidos que serão excluídos → Mais e clique em Excluir pedidos.

Observação:

Se o pedido de venda possuir estoque e/ou contas lançados, estes poderão ser estornados antes da exclusão

Atenção!

Após a exclusão de Pedidos de Venda, não é possível recuperá-los.
  • Para imprimir carnê: Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Imprimir carnê.
  • Para impressão básica: Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Imprimir.
  • Para impressão com detalhes: Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Imprimir detalhado.
  • Para impressão de etiquetas dos pedidos: Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Selecione os pedidos → Imprimir etiquetas.

O sistema disponibiliza também, a impressão voltada para os Correios. Logo, se quiser a impressão de AR (aviso de recebimento) acesse:Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Imprimir AR. Lembrando que no pedido de venda deverá ser informado o código de rastreamento para poder utilizar esta impressão.

Para impressão das etiquetas dos Correios acesse: Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Selecione os pedidos → Mais Ações → Imprimir etiquetas dos correios.

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Configurar a integração com o Sigep Web, veja como configurar a integração com o Sigep Web.

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Realize a configuração das etiquetas dos Correios, veja como configurar Etiquetas dos Correios.

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Após realizar as devidas configurações, é possível gerar o código de rastreamento, para isso acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Incluir pedido.

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Preencha os dados do Pedido de Venda e na seção Transportador / Volumes, selecione a forma de envio Correios e selecione a Forma de frete após isso, automaticamente será gerado o Código de rastreamento e ao lado pode ser informada a URL de rastreamento.

Observações:

  1. Os campos Nome e Qtde Volumes podem ser configurados o nome do transpodador padrão e uma quantidade padrão para vendas, para isso acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações dos Pedidos de Venda → Transportador padrão e Quantidade de volumes padrão.
  2. Caso o código de rastreamento não seja informado no preenchimento do pedido, após salvar o mesmo acesse o Menu de contexto ao lado do número do pedido clique em Código de rastreamento. Neste mesmo local, pode-se informar a URL de rastreamento.
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Após salvar o pedido, o envio do código de rastreio pode ser realizado acessando o Menu de contexto ao lado do número do pedido → Enviar código de rastreio.

Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Selecione as vendas → Mais e clique em Imprimir declaração de conteúdo.

Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e selecione Imprimir AR.

Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e selecione Gerar ordem de Produção.

Observação:

Para trabalhar com a geração de mais de uma ordem de produção, acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Selecione os pedidos aos quais deseja gerar ordem de produção → Mais Ações → Gerar Ordens de Produção.
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Observação:

Acesse em Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações dos Pedidos de Venda → Incluir campos de data e assinatura para comprovação de entrega na impressão de pedidos de venda, é preciso selecionar a opção Sim.
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Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e selecione Imprimir ou Imprimir detalhado.

Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e selecione Imprimir pedido para produção.

Observação:

Acessando em Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações dos Pedidos de Venda → Imprimir cabeçalho na impressão de pedidos para produção, você pode configurar se o cabeçalho será impresso no pedido.

Atenção!

Ao realizar impressão do pedido para produção, não é gerada ordem de produção do mesmo.

Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Mais ações e Selecione Exportar pedidos para planilha.

Observação:

É possível trabalhar com exportações nos formatos: Excel (.xls) e texto separado por vírgulas (.csv).
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Veja como configurar a forma de pagamento boleto, a mesma pode ser configurada com "carteira registrada" ou "carteira sem registro", dependendo do banco utilizado.

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Para imprimir boletos em pedidos de venda, acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Imprimir boletos.

Observação:

Para conseguir imprimir o boleto, é necessário que no pedido de venda, na seção Pagamento, informe a condição de pagamento da venda e a mesma seja enviada para Contas a Receber.

Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e selecione Faturar parcialmente.

Atenção!

O novo pedido de venda, gerado a partir da função faturar parcialmente, terá um novo número atribuído pelo sistema, seguindo o maior número de pedido de venda já existente e ficará com o marcador Parcial.

Essa opção permite que vários pedidos dêem origem a uma única Nota Fiscal, ou seja, Faturamento agrupado de pedidos.

Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Selecione os pedidos que deseja faturar → Mais Ações e clique em Faturar pedidos agrupadamente.

Observações:

  • Para que seja possível usar esse recurso, todos os pedidos devem estar vinculados ao mesmo cliente e ao mesmo vendedor.
  • Ao faturar pedidos agrupadamente, quando o endereço de entrega for diferente do endereço de cobrança, o mesmo só é considerado na nota fiscal se todos os campos do endereço de entrega informados nos pedidos selecionados forem exatamente iguais.
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O relatório financeiro de vendas mostra as contas que foram geradas a partir dos seus pedidos ou notas, detalhando as taxas e tarifas, os meios de pagamento escolhidos e as condições de pagamento.

Para acessar o relatório Menu → Vendas → Relatórios → Aba Geral → Relatório Financeiro de Vendas.

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Na tela abaixo, é possível visualizar as opções de Filtros para gerar o relatório.

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Ao Gerar relatório, é exibida a tela com os valores detalhados.

Para imprimir a etiqueta de transportadora, acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Seleciona as vendas → Mais e clique em Imprimir etiquetas de transportadora.

Observação:

A impressão da etiqueta de transportadora pode ser realizada sem necessidade de incluir as vendas em uma expedição.

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