Separação

O módulo de separação é responsável por organizar seus pedidos e notas numa mesma tela a fim de facilitar seu processo de busca pelos objetos em seu estoque, agilizando o despacho das mercadorias aos seus clientes.

Também é possível efetuar checkout das vendas, ou seja, conferência final dos itens do pedido com a separação efetuada.

Passo a passo

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Para iniciar o uso do módulo de separação, é necessário instalar a extensão do mesmo. Para efetuar, acesse Menu → Início → Extensões do Tiny.

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Na seção Vendas, clique sobre a extensão Separação.

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Clique em Instalar e após Confirme a instalação.

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O processo de separação inicia indicando quais são os Pedidos de Venda ou Notas Fiscais que deverão ser separados, para isso é necessário executar os passos descritos a seguir:

Acesse Menu → Vendas → Pedidos de venda/Notas Fiscais → Selecione os pedidos/notas que desejar e clique em Enviar para separação.

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Quando você enviar os pedidos ou notas para a separação, eles ficarão Identificados por seu marcador.

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Ao acessar o módulo de separação, serão listados os Pedidos de Venda e Notas Fiscais, conforme as abas descritas a seguir:

  • Todas: visualizará todas as vendas que se encontram no módulo de separação;
  • Aguardando separação: serão listadas somente as vendas que não foram separadas;
  • Separadas: são listadas as vendas que já foram separadas;
  • Checkout efetuado: encontram-se as vendas que foram separadas e após passaram pelo processo de checkout;

Observação:

Ao acessar uma aba específica poderá filtrar pela data que o objeto foi alterado de situação ou filtrar pela data do pedido.
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Para iniciar a separação das suas vendas, basta Selecionar as desejadas e clicar na ação Separar. Na sequência é mostrada a lista de separação, que pode ser executada por produtos ou pelos pedidos e notas.

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Para separar suas vendas pelos produtos, basta acessar a aba Produtos e conforme a separação física dos produtos for acontecendo, você deve ir Marcando os itens separados.


A separação através dos pedidos e notas, ocorre ao acessar aba Pedidos e Notas e serão mostradas as vendas organizadas por pedidos e/ou notas, sendo necessário Marcar os produtos das vendas conforme a separação ocorrer fisicamente.

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Ao final, quando clicar em Concluir, as vendas selecionadas que contiverem os produtos marcados, serão consideradas com separação concluída.

Dica!

É muito legal abrir esta tela usando um tablet ou iPad, desta forma você não precisará imprimir a lista de separação, marcará os checkboxs diretamente no tablet e ao final do processo físico, no mesmo momento, estarão separados no sistema também.
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Para iniciar o processo de checkout de forma individual, acesse o Menu de contexto ao lado da identificação da venda e clique em Efetuar checkout.

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Na tela a seguir, é exibido a identificação da venda e os itens que a compõe. Para conferir os itens, no campo Produto os mesmos podem ser localizados pelo Nome do Produto, Código do Produto ou GTIN/EAN, permitindo que se faça a leitura de código de barras dos produtos com auxílio de um leitor específico.

Observação:

Os leitores de códigos de barras, realizam a busca pelo GTIN/EAN, apenas quando este tiver 13 dígitos (tamanho do código de barras código completo, incluindo seu dígito verificador). Para isso, é necessário que o código de barras esteja inserido no campo GTIN/EAN, no cadastro de produtos.
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Existe também, a possibilidade de localizar os produtos pelo número de série. Esta ação grava o número de série informado na nota fiscal pendente, gerando a rastreabilidade do produto separado com aquele constante na nota fiscal.

É importante ressaltar que o produto precisa ter recebido o Número de série na entrada da nota fiscal de compra, assim consegue-se localizar o produto corretamente.

Atenção!

Para localizar os itens pelo código de série, é necessário informar todo número de identificação.
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Após localizar o item, o mesmo será identificado como um item lido. Para finalizar o processo, clique em Concluir.

Atenção!

Ao ler o item e a quantidade for maior que o número de itens presentes no pedido, será exibida uma mensagem de alerta, assim como, ao ler itens que não se encontram presentes no pedido.
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Sempre que for concluído o processo de checkout, as vendas ficam sinalizadas com a cor Azul.

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Ao concluir o processo de checkout, é possível Imprimir a DANFE. Para isso, clique no Menu de contexto ao lado da identificação da venda e clique em Imprimir DANFE.

Atenção!

A impressão da DANFE, encontra-se disponível somente no checkout realizado em Notas Fiscais.

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O processo de checkout em lote das vendas, inicia por Selecionar as vendas que deseja efetuar o checkout e após isso, deve clicar em Efetuar chekout.

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Na tela a seguir, são listadas as vendas que selecionou anteriormente para efetuar o checkout. Ao clicar sobre cada venda serão exibidos os itens que compõe cada pedido.

Para conferir os itens, no campo Produto os mesmos podem ser localizados pelo Nome do Produto, Código do Produto ou GTIN/EAN, permitindo que se faça a leitura de código de barras dos produtos com auxílio de um leitor específico.

Observações:

  • Os leitores de códigos de barras, realizam a busca pelo GTIN/EAN, apenas quando este tiver 13 dígitos (tamanho do código de barras código completo, incluindo seu dígito verificador). Para isso, é necessário que o código de barras esteja inserido no campo GTIN/EAN, no cadastro de produtos.
  • Ao ler o item e a quantidade for maior que o número de itens presentes no pedido, será exibida uma mensagem de alerta, assim como, ao ler itens que não se encontram presentes no pedido.
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Existe também, a possibilidade de localizar os produtos pelo número de série. Esta ação grava o número de série informado na nota fiscal pendente, gerando a rastreabilidade do produto separado com aquele constante na nota fiscal.

É importante ressaltar que o produto precisa ter recebido o Número de série na entrada da nota fiscal de compra, assim consegue-se localizar o produto corretamente.

Atenção!

Para localizar os itens pelo código de série, é necessário informar todo número de identificação.
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Ao concluir o processo de checkout para um pedido, é possível Imprimir a DANFE. Para isso, clique em Imprimir DANFE ou utilize o atalho do teclado Crtl + D.

Além disso, também é possível realizar a impressão das Etiquetas de volumes e Atualizar o número de volumes.

Atenção!

A impressão da DANFE, encontra-se disponível somente no checkout realizado em Notas Fiscais.

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Ao concluir a separação, pode-se acessar a aba Separadas ou Checkout efetuado, Selecionar as vendas e clicar na ação Enviar para expedição.

Atenção!

Pode-se enviar para a expedição vendas em qualquer estágio da separação, não sendo pré-requisito estarem com separação concluída ou checkout efetuado.

Vale ressaltar que, serão enviadas para a expedição, aquelas vendas que estiverem com a opção Enviar para expedição, marcadas como Sim, no pedido de venda ou na nota fiscal.

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Ao enviar as vendas para expedição, será adicionado um marcador em cada venda.


Informações relacionadas

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AcesseMenu → Configurações → Aba Vendas → Expedição e Logística → Configurações da Separação.

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A seguir, são exibidos os campos Envio para a separação e Imprimir observações internas da venda na separação.

Envio para a separaçãoEscolha de qual maneira será realizado o envio das vendas para a separação.
Imprimir observações internas da venda na separaçãoAo marcar como Sim, sempre que o campo Observações internas estiver preenchido, as informações deste campo serão exibidas quando houver a impressão no módulo de separação.
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Pra imprimir os objetos na separação, acesse o Menu de contexto ao lado da identificação da venda e clique em Imprimir separação.

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A seguir, escolha a forma de impressão entre as opções: Agrupado por pedidos/notas ou Agrupado por produtos. Se selecionar a opção por Agrupado por produtos, ainda poderá escolher a ordenação da impressão entre as opções: Conforme selecionado na listagem, Localização, Nome do produto ou SKU.

Após selecionar a forma de impressão, clique em Imprimir.

Observação:

Outra opção, é a visualização da tela de impressão em outra página, para isso clique na opção Abrir em outra página.
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Para gerar a Nota Fiscal na separação, acesse o Menu de contexto ao lado da identificação da venda → clique na opção Gerar nota fiscal.


Outra opção disponível, é a geração de Notas Fiscais em lote. Para isso, Selecione as vendas → Clique no botão Gerar Notas Fiscais

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Ao gerar a Nota Fiscal a partir da separação, as vendas ficarão Identificadas por um marcador.

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Atenção!

Essa opção encontra-se disponível para vendas que já foram enviadas ou listadas em algum agrupamento na expedição.
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Acesse o Menu de contexto ao lado da identificação da venda → Clique na opção Imprimir etiqueta dos correios.


Para imprimir as etiquetas em lote, Selecione as vendas → Mais Ações e clique na botão Imprimir etiquetas de envio.

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Atenção!

Essa opção encontra-se disponível para vendas que já foram enviadas ou listadas em algum agrupamento na expedição.
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Acesse o Menu de contexto ao lado da identificação da venda → Clique na opção Imprimir etiqueta Mercado Envios.

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Atenção!

Essa opção encontra-se disponível para vendas que já foram enviadas ou listadas em algum agrupamento na expedição.
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Acesse o Menu de contexto ao lado da identificação da venda → Clique na opção Imprimir etiquetas B2W Envios.

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Atenção!

Essa opção encontra-se disponível para vendas que já foram enviadas ou listadas em algum agrupamento na expedição.
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Acesse o Menu de contexto ao lado da identificação da venda → Clique na opção Imprimir etiqueta de transportadora.

Para imprimir as etiquetas em lote, Selecione as vendas → Mais Ações e clique na botão Imprimir etiquetas de envio.

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