Separação

O módulo de separação é responsável por organizar seus pedidos e notas numa mesma tela a fim de facilitar seu processo de busca pelos objetos em seu estoque, agilizando o despacho das mercadorias aos seus clientes.

Também é possível efetuar checkout das vendas, ou seja, conferência final dos itens do pedido com a separação efetuada.

Passo a passo

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Para iniciar o uso do módulo de separação, é necessário instalar a extensão do mesmo. Para efetuar, acesse Menu → Início → Extensões do Tiny.

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Na seção Vendas, clique sobre a extensão Separação.

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Clique em Instalar e após Confirme a instalação.

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O processo de separação inicia indicando quais são os Pedidos de Venda ou Notas Fiscais que deverão ser separados, para isso é necessário executar os passos descritos a seguir:

Acesse Menu → Vendas → Pedidos de venda/Notas Fiscais → Selecione os pedidos/notas que desejar e clique em Enviar para separação.

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Quando você enviar os pedidos ou notas para a separação, eles ficarão Identificados por seu marcador.

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Ao acessar o módulo de separação, serão listados os Pedidos de Venda e Notas Fiscais, conforme as abas descritas a seguir:

  • Todas: visualizará todas as vendas que se encontram no módulo de separação;
  • Aguardando separação: serão listadas somente as vendas que não foram separadas;
  • Separadas: são listadas as vendas que já foram separadas;
  • Checkout efetuado: encontram-se as vendas que foram separadas e após passaram pelo processo de checkout;

Observação:

Ao acessar uma aba específica poderá filtrar pela data que o objeto foi alterado de situação ou filtrar pela data do pedido.
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Para iniciar a separação das suas vendas, basta Selecionar as desejadas e clicar na ação Separar. Na sequência é mostrada a lista de separação, que pode ser executada por produtos ou pelos pedidos e notas.

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Para separar suas vendas pelos produtos, basta acessar a aba Produtos e conforme a separação física dos produtos for acontecendo, você deve ir Marcando os itens separados.


A separação através dos pedidos e notas, ocorre ao acessar aba Pedidos e Notas e serão mostradas as vendas organizadas por pedidos e/ou notas, sendo necessário Marcar os produtos das vendas conforme a separação ocorrer fisicamente.

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Ao final, quando clicar em Concluir, as vendas selecionadas que contiverem os produtos marcados, serão consideradas com separação concluída.

Dica!

É muito legal abrir esta tela usando um tablet ou iPad, desta forma você não precisará imprimir a lista de separação, marcará os checkboxs diretamente no tablet e ao final do processo físico, no mesmo momento, estarão separados no sistema também.
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Para iniciar o processo de checkout das vendas, siga os passos abaixo:

Clique no Menu de contexto ao lado da identificação da venda → Efetuar checkout.

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Na tela a seguir, é exibido a identificação da venda e os itens que a compõe. Para conferir os itens, no campo Produto os mesmos podem ser localizados pelo Nome do Produto, Código do Produto ou GTIN/EAN, permitindo que se faça a leitura de código de barras dos produtos com auxílio de um leitor específico.

Ao lado no campo Quantidade, identifica a quantidade de códigos de barra iguais no checkout, permitindo a multiplicação de itens iguais na leitura. Após localizar o produto, Confirme o checkout do item.


Observação:

Os leitores de códigos de barras, realizam a busca pelo GTIN/EAN, apenas quando este tiver 13 dígitos (tamanho do código de barras código completo, incluindo seu dígito verificador). Para isso, é necessário que o código de barras esteja inserido no campo GTIN/EAN, no cadastro de produtos.
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Existe também, a possibilidade de localizar os produtos pelo número de série. Esta ação grava o número de série informado na nota fiscal pendente, gerando a rastreabilidade do produto separado com aquele constante na nota fiscal.

É importante ressaltar que o produto precisa ter recebido o Número de série na entrada da nota fiscal de compra, assim consegue-se localizar o produto corretamente.

Atenção!

Para localizar os itens pelo código de série, é necessário informar todo número de identificação.
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Após localizar o item, o mesmo será identificado como um item lido. Para finalizar o processo, clique em Concluir.

Atenção!

Ao ler o item e a quantidade for maior que o número de itens presentes no pedido, será exibida uma mensagem de alerta, assim como, ao ler itens que não se encontram presentes no pedido.
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Sempre que for concluído o processo de checkout, as vendas ficam sinalizadas com a cor Azul.

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Ao concluir o processo de checkout em Notas Fiscais, é possível Imprimir a DANFE. Para isso, clique no Menu de contexto ao lado da identificação da venda → Imprimir DANFE.

Atenção!

A impressão da DANFE, encontra-se disponível somente no checkout realizado em Notas Fiscais.

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Ao concluir a separação, pode-se acessar a aba Separadas ou Checkout efetuado, Selecionar as vendas e clicar na ação Enviar para expedição.

Atenção!

Pode-se enviar para a expedição vendas em qualquer estágio da separação, não sendo pré-requisito estarem com separação concluída ou checkout efetuado.

Vale ressaltar que, serão enviadas para a expedição, aquelas vendas que estiverem com a opção Enviar para expedição, marcadas como Sim, no pedido de venda ou na nota fiscal.

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Ao enviar as vendas para expedição, será adicionado um marcador em cada venda.


Informações relacionadas

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AcesseMenu → Configurações → Aba Vendas → Expedição e Logística → Configurações da Separação.

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A seguir, são exibidos os campos Envio para a separação e Imprimir observações internas da venda na separação.

Envio para a separaçãoEscolha de qual maneira será realizado o envio das vendas para a separação.
Imprimir observações internas da venda na separaçãoAo marcar como Sim, sempre que o campo Observações internas estiver preenchido, as informações deste campo serão exibidas quando houver a impressão no módulo de separação.
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Pra imprimir os objetos na separação, acesse o Menu de contexto ao lado da identificação da venda e clique em Imprimir separação.

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A seguir, escolha a forma de impressão entre as opções: Agrupado por pedidos/notas ou Agrupado por produtos. Se selecionar a opção por Agrupado por produtos, ainda poderá escolher a ordenação da impressão entre as opções: Conforme selecionado na listagem, Localização, Nome do produto ou SKU.

Após selecionar a forma de impressão, clique em Imprimir.

Observação:

Outra opção, é a visualização da tela de impressão em outra página, para isso clique na opção Abrir em outra página.
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Para gerar a Nota Fiscal na separação, acesse o Menu de contexto ao lado da identificação da venda → clique na opção Gerar nota fiscal.


Outra opção disponível, é a geração de Notas Fiscais em lote. Para isso, Selecione as vendas → Clique no botão Gerar Notas Fiscais

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Ao gerar a Nota Fiscal a partir da separação, as vendas ficarão Identificadas por um marcador.

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Atenção!

Essa opção encontra-se disponível para vendas que já foram enviadas ou listadas em algum agrupamento na expedição.
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Acesse o Menu de contexto ao lado da identificação da venda → Clique na opção Imprimir etiqueta dos correios.


Para imprimir as etiquetas em lote, Selecione as vendas → Mais Ações e clique na botão Imprimir etiquetas de envio.

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Atenção!

Essa opção encontra-se disponível para vendas que já foram enviadas ou listadas em algum agrupamento na expedição.
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Acesse o Menu de contexto ao lado da identificação da venda → Clique na opção Imprimir etiqueta Mercado Envios.

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Atenção!

Essa opção encontra-se disponível para vendas que já foram enviadas ou listadas em algum agrupamento na expedição.
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Acesse o Menu de contexto ao lado da identificação da venda → Clique na opção Imprimir etiquetas B2W Envios.

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Atenção!

Essa opção encontra-se disponível para vendas que já foram enviadas ou listadas em algum agrupamento na expedição.
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Acesse o Menu de contexto ao lado da identificação da venda → Clique na opção Imprimir etiqueta de transportadora.

Para imprimir as etiquetas em lote, Selecione as vendas → Mais Ações e clique na botão Imprimir etiquetas de envio.

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