Separação

O módulo de separação é responsável por organizar seus pedidos e notas numa mesma tela a fim de facilitar seu processo de busca pelos objetos em seu estoque, agilizando o despacho das mercadorias aos seus clientes.

Também é possível efetuar a embalagem das suas vendas a serem despachados, ou seja, a conferência final dos itens da venda com a separação efetuada.

Passo a passo

1

Para iniciar o uso do módulo de separação, é necessário instalar a extensão do mesmo. Para efetuar, acesse Menu → Início → Extensões do Tiny.

2

Na seção Vendas, clique sobre a extensão Separação.

3

Clique em Instalar e após Confirme a instalação.

1

O processo de separação inicia indicando quais são os Pedidos de Venda ou Notas Fiscais que deverão ser separados, para isso é necessário executar os passos descritos a seguir:

Acesse Menu → Vendas → Pedidos de venda/Notas Fiscais → Selecione os pedidos/notas que desejar → Mais Ações e clique em Enviar para separação.

2

Quando você enviar os pedidos ou notas para a separação, eles ficarão Identificados por seu marcador.

1

Ao acessar o módulo de separação, serão listados os Pedidos de Venda e Notas Fiscais, conforme as abas descritas a seguir:

  • Aguardando separação: serão listadas somente as vendas que não foram separadas
  • Em separação: são listadas as vendas que estão em processo de separação no momento;
  • Separadas: são listadas as vendas que já foram separadas;
  • Embaladas: encontram-se as vendas que foram separadas e após passaram pelo processo de embalagem;

Observação:

No menu de filtros, você poderá filtrar pela data em que os objetos foram enviados para separação, pela data dos pedidos e pela forma de envio.
2

Para iniciar a separação das vendas disponíveis, basta clicar no botão Separar pedidos (ctrl + s) , caso queira separar alguns pedidos específicos, selecione-os e clique na ação Separar.

Na sequência é possível Abrir a lista de separação, que pode ser executada por produtos ou pelos pedidos e notas, ou Imprimir lista de separação ou ainda apenas Marcar como separados.

3

Para separar suas vendas pelos produtos, acessando a Lista de Separação, basta acessar a aba Produtos e conforme a separação física dos produtos for acontecendo, você deve ir Marcando os itens separados.

A separação através dos pedidos e notas, ocorre ao acessar aba Pedidos e Notas e serão mostradas as vendas organizadas por pedidos e/ou notas, sendo necessário Marcar os produtos das vendas conforme a separação ocorrer fisicamente.

4

Ao final, quando clicar em Concluir (ctrl + s), as vendas selecionadas que contiverem os produtos marcados, serão consideradas com separação concluída e passarão a ser exibidas na aba Separadas.

Dica!

É muito legal abrir esta tela usando um tablet ou iPad, desta forma você não precisará imprimir a lista de separação, marcará os checkboxs diretamente no tablet e ao final do processo físico, no mesmo momento, estarão separados no sistema também.
1

Para iniciar o processo de Embalagem de todas as suas vendas já separadas, basta acessar a aba Separadas e clicar no botão Embalar (ctrl + e). Caso prefira embalar algumas vendas em específico, selecione-as e clique na ação Embalar produtos.

2

Na tela a seguir, é possível escolher entre Embalar por pedido ou Embalar por produto.

Ao escolher Embalar por pedido, informe o Número do pedido. Com o auxílio de um leitor específico, você pode fazer a leitura de código de barras do número do pedido impresso e, na tela a seguir, clique em Iniciar embalagem (enter).

Na sequência, é exibida a identificação da venda e os itens que a compõe. Para conferir os itens, no campo Produto os mesmos podem ser localizados pela Descrição do produto, Código (SKU) do produto ou GTIN/EAN, permitindo que se faça a leitura de código de barras dos produtos com auxílio de um leitor específico.

Observação:

Os leitores de códigos de barras realizam a busca pelo GTIN/EAN apenas quando este tiver 13 dígitos (tamanho do código de barras código completo, incluindo seu dígito verificador). Para isso, é necessário que o código de barras esteja inserido no campo GTIN/EAN, no cadastro de produtos.
3

Existe também, a possibilidade de localizar os produtos pelo número de série. Esta ação grava o número de série informado na nota fiscal pendente, gerando a rastreabilidade do produto separado com aquele constante na nota fiscal.

É importante ressaltar que o produto precisa ter recebido o Número de série na entrada da nota fiscal de compra, assim consegue-se localizar o produto corretamente.

Atenção!

Para localizar os itens pelo código de série, é necessário informar todo número de identificação.
4

Após localizar o item, o mesmo será identificado como um item lido.

5

Ao finalizar a leitura do pedido, é possível imprimir a Etiqueta de transportadora (ctrl + e), a Etiqueta de volumes (ctrl + o) e também Atualizar a quantidade de volumes (ctrl + a) da venda.

Atenção!

Ao ler o item e a quantidade for maior que o número de itens presentes no pedido, será exibida uma mensagem de alerta, assim como, ao ler itens que não se encontram presentes no pedido.
6

Se você escolheu embalar todos os pedidos da listagem, clicando em Embalar próximo pedido (ctrl + enter), o ciclo será reiniciado para uma nova conferência.

Ao final da conferência, clique em Voltar para listagem e assim encontrará seus pedidos embalados na aba Embaladas.

7

Ao concluir o processo de embalagem, na aba Embaladas serão listadas as vendas que já estão prontas para serem enviadas para expedição. Essa ação pode ser realizada através do Menu de contexto da venda, clicando em Enviar para expedição. Para enviar as vendas em lote para expedição selecione-as e clique em Enviar para expedição.

As etiquetas de Envio (Transportadora ou Correios) e Volumes, também podem ser impressas através do Menu de contexto de cada venda. Para realizar a impressão em lote, basta Selecionar as vendas → Mais ações e escolha o tipo de impressão a ser realizada.

Para gerar notas fiscais das vendas já embaladas, poderá realizar através do Menu de contexto de cada venda e clique em Gerar nota fiscal ou realize em lote Selecionando as vendas e clicando na opção Gerar notas fiscais em lote.

Com as notas emitidas, poderá realizar a impressão da DANFE das notas, acessando o Menu de contexto da venda e clicando em Imprimir DANFE.

É possível configurar a impressão automática da DANFE ao finalizar o processo de embalagem, seja a impressão da DANFE no layout Simplificado ou Padrão. Para isso, realize a configuração acessando Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações da Separação e no campo Imprimir automaticamente ao finalizar embalagem selecione a opção DANFE. Abaixo, no campo Layout para impressão automática da DANFE, selecione a opção de impressão desejada Simplificado ou Padrão.

Atenção!

A emissão de notas fiscais no módulo de separação somente será possível para quem possui o certificado digital A1 - Arquivo e armazenado em nosso servidor.

1

Ao concluir a separação, pode-se acessar a aba Separadas ou Embaladas, Selecionar as vendas e clicar na ação Enviar para expedição.

Atenção!

Pode-se enviar para a expedição vendas em qualquer estágio da separação, não sendo pré-requisito estarem separadas ou embaladas.

Vale ressaltar que, serão enviadas para a expedição, aquelas vendas que estiverem com a opção Enviar para expedição, marcadas como Sim, no pedido de venda ou na nota fiscal.

2

Ao enviar as vendas para expedição, será adicionado um marcador em cada venda.


Informações relacionadas

1

Acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Expedição e Logística → Configurações da Separação.

2

A seguir são exibidos os campos Envio para a separação e Imprimir observações internas da venda na separação.

Envio para a separaçãoEscolha de qual maneira será realizado o envio das vendas para a separação.
Imprimir observações internas da venda na separaçãoAo marcar como Sim, sempre que o campo Observações internas estiver preenchido, as informações deste campo serão exibidas quando houver uma impressão no módulo de separação.
Imprimir automaticamente ao finalizar embalagemDefina o que será impresso automaticamente ao finalizar a embalagem na separação, entre as opções: DANFE ou Etiqueta de envio. Caso não tenha interesse em trabalhar com esse modo de impressão automática, desmarque todas as opções.
Layout para impressão automática da DANFEDefina o layout de impressão da DANFE, entre as opções: Padrão ou Simplificado.
Autorização da nota fiscal ao concluir embalagemSe escolher Permitir, a nota fiscal será automaticamente autorizada ao finalizar a embalagem do pedido.
Confirmar nº de volumes ao término da embalagemPara validar o número de volumes ao finalizar o processo de embalagem, selecione a opção Sim. Lembramos que essa validação é realizada apenas para embalagem individual ou por pedido.
1

Pra imprimir os objetos na separação, acesse o Menu de contexto ao lado da identificação da venda e clique em Imprimir separação.

2

A seguir, escolha a forma de impressão entre as opções: Agrupado por pedidos/notas ou Agrupado por produtos. Ao selecionar a opção Agrupado por produtos, ainda poderá escolher a ordenação da impressão entre as opções: Conforme selecionado na listagem, Localização, Nome do produto ou SKU.

Após selecionar a forma de impressão, clique em Imprimir.

Você também pode imprimir a separação em impressoras térmicas. Para isso, selecione a opção Agrupado por pedidos/notas na forma de impressão e, na tela a seguir, no campo Layout, selecione a opção Térmica não fiscal. Agora, clique em Imprimir ou utilize o atalho do teclado (CTRL + ENTER).

Observação:

Outra opção é a visualização da tela de impressão em outra página, para isso clique na opção Abrir em outra página.
1

Para gerar a Nota Fiscal na separação, acesse o Menu de contexto ao lado da identificação da venda → clique na opção Gerar nota fiscal.

Outra opção disponível, é a geração de Notas Fiscais em lote. Para isso, Selecione as vendas → Clique no botão Gerar Notas Fiscais.

2

Ao gerar a Nota Fiscal a partir da separação, as vendas ficarão Identificadas por um marcador.

1

Atenção!

Essa opção encontra-se disponível para vendas que já foram enviadas ou listadas em algum agrupamento na expedição.
2

Acesse o Menu de contexto ao lado da identificação da venda → Clique na opção Imprimir etiqueta dos correios.

Para imprimir as etiquetas em lote, Selecione as vendas → Mais Ações e clique na botão Imprimir etiquetas de envio.

1

Atenção!

Essa opção encontra-se disponível para vendas que já foram enviadas ou listadas em algum agrupamento na expedição.
2

Acesse o Menu de contexto ao lado da identificação da venda → Clique na opção Imprimir etiqueta Mercado Envios.

1

Atenção!

Essa opção encontra-se disponível para vendas que já foram enviadas ou listadas em algum agrupamento na expedição.
2

Acesse o Menu de contexto ao lado da identificação da venda → Clique na opção Imprimir etiqueta B2W Envios.

1

Atenção!

Essa opção encontra-se disponível para vendas que já foram enviadas ou listadas em algum agrupamento na expedição.
2

Acesse o Menu de contexto ao lado da identificação da venda → Clique na opção Imprimir etiqueta Olist.

1

Atenção!

Essa opção encontra-se disponível para vendas que já foram enviadas ou listadas em algum agrupamento na expedição.
2

Acesse o Menu de contexto ao lado da identificação da venda → Clique na opção Imprimir etiqueta Magalu Entregas.

1

Atenção!

Essa opção encontra-se disponível para vendas que já foram enviadas ou listadas em algum agrupamento na expedição.
2

Acesse o Menu de contexto ao lado da identificação da venda → Clique na opção Imprimir etiqueta Jadlog.

1

Atenção!

Essa opção encontra-se disponível para vendas que já foram enviadas ou listadas em algum agrupamento na expedição.
2

Acesse o Menu de contexto ao lado da identificação da venda → Clique na opção Imprimir etiqueta de transportadora.

Para imprimir as etiquetas em lote, Selecione as vendas → Mais Ações e clique na botão Imprimir etiquetas de envio.

Adicione seu e-mail e teste o Tiny 30 dias gratuitamente