Reserva de estoque

O estoque reservado é o gerenciamento de todos produtos que estão em processo de venda pela loja, ou seja, todos os itens relacionados em pedidos do Tiny serão considerados no estoque reservado.

Uma vez que o lançamento do estoque for efetuado, os itens saem do estoque reservado e o lançamento de saída é considerado no estoque físico, demonstrando a saída efetiva do produto do estoque.

Caso a situação do pedido mude para cancelado o estoque deixa de ser reservado e retorna para o saldo físico.

Pré-requisitos

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Acesse Menu → Início → Extensões do Tiny → Seção Suprimentos → Reserva de estoques, Clique sobre a extensão para adiciona-lá.

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Clique em Instalar. Após isso, Confirme a instalação da extensão.

Passo a passo

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Acesse Menu → Suprimentos → Controle de estoque. Nesta tela você consegue visualizar as quantidades em estoque de cada um dos produtos cadastrados.

A coluna Estoque físico representa a sua quantidade total em estoque, ao lado na coluna Estoque reservado indica a quantidade do produto que está envolvida em pedidos de venda que ainda não tiveram seu processo finalizado com o lançamento de estoque.

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Para gerenciar o estoque físico ou reservado do produto, basta Clicar sobre o Produto desejado.

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Ao acessar o produto, serão exibidas duas opções para gerenciamento de estoque, são elas: Lançamentos e Reservas. Para incluir manualmente uma quantidade de reserva ao produto, acesse a aba Reservas e clique no botão Incluir reserva.

Atenção!

Sempre que um pedido de venda for realizado ou ordem de serviço (com peças) e os mesmos não tiverem o lançamento de estoque efetuado, será incluída a quantidade da venda ou ordem como uma reserva de estoque. Ao lançar estoque, a quantidade no estoque reservado será retirada e ocorrerá um lançamento de saída no estoque físico.
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Agora, informe a Quantidade e salve o lançamento de reserva, ao clicar em Salvar.

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Acesse as configurações de e-commerce do Tiny em Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações. Após isso, acesse a loja virtual configurada no Tiny.

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Agora, acesse na aba Configurações e no campo Atualização de estoque na loja virtual a partir do Tiny selecione a opção Enviar saldo disponível.

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A seguir, é necessário realizar o mapeamento das situações. Para isso, acesse a aba Situações.

Abaixo, em Sequência das situações no Tiny é apresentado um fluxo de situações dos pedidos. No campo Permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações recomendamos que, selecione a opção Não.

Ao clicar em Adicionar situações padrão, são adicionadas as situações presentes no e-commerce e as mesmas serão listadas na coluna Código da situação no E-commerce.

Em Situação no Tiny, selecione a situação correspondente no Tiny. Existe também, a possibilidade de adicionar novas situações ao acessar Adicionar mapeamento de situação.

Observação:

Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada. Caso não seja realizada a configuração o pedido será importado e atribuído a situação Em aberto.
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Por fim, clique em Salvar.

Informações relacionadas

Atenção!

Essa validação não é feita para pedidos incluídos via API, aplicativo móvel e E-commerce.
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É possível configurar para que suas vendas não ocorram caso não tenha estoque disponível dos produtos.

A conferência baseia-se na verificação do estoque disponível (estoque físico - reservado = estoque disponível) comparando com as quantidades relacionadas na venda. Caso não houver saldo disponível suficiente, é impedido de salvar o pedido de venda ou a nota fiscal.

Para realizar a configuração, acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações dos Pedidos de Venda.

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Agora, no campo Bloquear emissão de pedidos de venda com estoques que não podem ser atendidos, selecione a opção Sim.

Ao sincronizar a situação dos pedidos presentes no e-commerce são atualizadas as situações das vendas no Tiny. A sincronização dentro do Tiny pode ser realizada através dos módulos de Pedidos do E-commerce ou em Pedidos de Venda.

Acesse Menu → Vendas → Pedidos do E-commerce → Selecione os pedidos e clique em Sincronizar situação.

A opção de sincronizar a situação através do módulo de pedidos do e-commerce, pode ser realizada com as seguintes integrações:
Adena, AnyMarket, DigitalUp, EZCommerce, FastCommerce, IntegraCommerce, iSET, JetEnterprise, Loja Integrada, Magento, NuvemShop, OpenCart, Plugg.To, Rakuten Digital Commerce, Rakuten Nexus, Shopify, SkyHub, Tray (SOAP e REST), TrayCorp, Vtex, WooCommerce e Xtech.

Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Selecione as vendas e clique em Sincronizar situação.

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Primeiramente, acesse Vendas → Pedidos de Venda.

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Agora, acesse o Menu de contexto ao lado do número do pedido e clique em Excluir venda.

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Na tela a seguir, confirme a exclusão da venda, clicando em Excluir venda.

Atenção!

Ao excluir o pedido, a quantidade da venda que foi lançada no estoque reservado será retirada.
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Para alterar a situação de um pedido de venda, acesse o Menu de contexto ao lado do número do pedido → Alterar situação e clique em Cancelado.

Atenção!

Ao alterar a situação do pedido para Cancelado, a quantidade da venda que foi lançada no estoque reservado será retirada.
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Primeiramente, acesse Menu → Serviços → Ordens de Serviço.

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Agora, Selecione as ordens de serviço e clique em Excluir ordens de serviço.

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Na tela a seguir, confirme a exclusão da ordem de serviço, clicando em Excluir.

Atenção!

Ao excluir a ordem de serviço (com peças), a quantidade da ordem que foi lançada no estoque reservado será retirada.
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Para alterar a situação de uma ordem de serviço, acesse o Menu de contexto ao lado do número da ordem → Alterar situação e clique em Cancelada.

Atenção!

Ao alterar a situação da ordem de serviço para Cancelada, a quantidade da ordem que foi lançada no estoque reservado será retirada.

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