Ordens de Compra

O módulo de ordens de compra auxilia o gerenciamento das compras solicitadas pela empresa, sendo a primeira etapa do processo de compra.

A partir dos registros desse módulo podem ser geradas as notas fiscais de compra, além dos lançamentos de estoque e contas a pagar.

Passo a passo

1

Acesse Menu → Suprimentos → Ordens de compra → Incluir Ordem de Compra.

2

Na inclusão da ordem de compra, é possível informar os dados gerais como, por exemplo, o Fornecedor, Produtos, Condições de pagamento e a Transportadora.

3

A partir de uma Ordem de Compra já cadastrada é possível realizar várias operações, como Gerar NFe de entrada com base nela, integrar Estoque, Finanças, enviá-la por E-mail, etc.

Informações relacionadas

1

Acesse em Menu → Configurações → Aba Suprimentos → Configurações dos Marcadores nas Ordens de Compra.

2

Acesse em Incluir marcador e adicione o marcador para as ordens de compra.

Observação:

Ao incluir o marcador, o mesmo será vinculado a uma cor de sua escolha para identificar as ordens de compra.
3

Depois de configurar, acesse Menu → Suprimentos → Ordens de Compra → Clique no menu de contexto ao lado do número da ordem de compra → Marcadores.


Além disso, pode-se incluir os marcadores em lote. Para isso, Selecione as ordens de compra → Clique sobre o botão Incluir marcadores.

4

Após inserção dos marcadores, é possível filtrar e localizar as ordens de compra com base nos mesmos, usando a opção Filtros disponibilizada na tela de ordens de compra.

5

Caso seja necessário excluir um marcador, acesse Menu → Configurações → Aba Suprimentos → Configurações dos Marcadores nas Ordens de Compra.


Agora, Selecione o marcador desejado → Excluir marcadores.

As instruções para realizar a formação de preços, encontram-se na ajuda Formação de Preços.

Acesse Menu → Suprimentos → Ordens de Compra → Clique no menu de contexto ao lado do número da ordem de compra → Clonar compra.

Atenção!

Ao gerar uma ordem de compra através do recurso de clonar um previamente cadastrado, o número do novo pedido será alterado, conforme a sequência dos pedidos existentes na base de dados. É importante saber que, o pedido clonado não tem vínculo com o pedido que gerou este.

Acesse Menu → Suprimentos → Ordens de compra → Clique no menu de contexto ao lado do número da ordem de compra → Gerar nota fiscal.

Atenção!

Em casos em que a nota fiscal de entrada é emitida pela própria empresa, por exemplo, notas fiscais de importação, notas fiscais de crédito de impostos ou notas fiscais de devolução de mercadoria (nos casos em que o cliente devolve a mercadoria com a mesma nota fiscal emitida pela sua empresa), é possível o envio da nota fiscal ao SEFAZ. Para isso, basta clicar no botão azul ao lado da mesma e selecionar Enviar nota fiscal.
1

Acesse Menu → Suprimentos → Ordens de compra → Clique no menu de contexto ao lado do número da ordem de compra → Lançar estoque.

2

Acesse Suprimentos → Ordens de compra → Selecione as ordens → Mais → Lançar estoque.

3

Ao clicar na opção Lançar estoque, será exibida a tela a seguir, sendo possível escolher o Depósito que ocorrerá o lançamento de estoque. No campo Produto para lançar estoque, clique no menu de contexto e acesse a opção Editar dados do produto.

Agora, preencha os campos para incluir o produto novo e ao final, clique em Salvar produto.

O vínculo será realizado, após isso, clique em Lançar estoque.

4

Para vincular o estoque a um produto existente, clique no menu de contexto e acesse a opção Vincular a produto existente.

Agora, no campo Produto a vincular busque pelo produto já cadastrado em sua conta. Após isso, clique em Vincular Produto.

Para concluir o processo de vinculação do produto, é necessário clicar em Lançar Estoque.

5

Caso não queira lançar estoque de todos os produtos presente na nota, no campo Produto para lançar estoque clique no menu de contexto e selecione a opção Não lançar estoque.

Ao demais produtos que será lançado o estoque, selecione o depósito e clique em Lançar estoque.

6

Para vincular o estoque a produtos com variações, no campo Qtde para estoque informe a quantidade estoque para cada variação.

Observações:

  1. Após o lançamento do estoque é possível acessar Menu →Suprimentos → Controle de Estoques e visualizar os lançamentos de entrada incluídos para os produtos presentes nos itens da ordem de compra.
  2. Para configurar o lançamento de estoque, acesse Menu → Configurações → Aba Suprimentos → Configurações do Estoque.

Acesse Menu → Suprimentos → Ordens de compra b → Clique no menu de contexto ao lado do número da ordem e selecione Estornar estoque.

Atenção!

Somente as ordens que não foram integradas aos módulos financeiro e/ou estoque podem ser editadas.
1

Acesse Menu → Suprimentos → Ordens de compra → Clique no menu de contexto ao lado do número da ordem de compra e selecione Lançar contas".

2

Acesse Menu → Suprimentos → Ordens de compra → Selecione as ordens → Mais → Lançar contas.

Observações:

  1. Após o lançamento das contas, é possível acessar Menu → Finanças → Contas a Pagar e visualizar as contas lançadas a partir da ordem de compra.
  2. O lançamento de contas, poderá ser configurado em Menu → Configurações → Aba Finanças → Configurações Gerais.

Acesse Menu → Suprimentos → Ordens de compra → Clique no menu de contexto ao lado do número da ordem e selecione Estornar contas.

Atenção!

Somente as ordens que não foram integradas aos módulos financeiro e/ou estoque podem ser editadas.
1

Acesse Suprimentos → Ordens de compra → Clique no menu de contexto ao lado do número da ordem de compra e selecione Excluir Compra.

Observação:

Para a exclusão de várias ordens de forma simultânea, acesse Menu → Suprimentos → Ordens de Compra → Selecione aqueles que deseja excluir → Excluir ordens de compra.

Atenção!

Ressaltamos que, diferentemente dos cadastros de clientes e fornecedores, produtos e serviços, a ordem de compra é excluída definitivamente do sistema, sem a possibilidade de recuperá-lo após sua exclusão.
1

Para iniciar a configuração acesse Menu → Configurações → Aba Suprimentos → Configurações do Envio de Documentos.

2

Na seção Ordem de compra é possível configurar o assunto padrão e a mensagem de envio das ordens por e-mail.

No campo Assunto padrão para envio da ordem de compra informe o assunto padrão do envio do e-mail. Abaixo, em Mensagem padrão para envio da ordem de compra insira a mensagem que será exibida no corpo do e-mail.

Além disso, ao clicar em Exibir variáveis disponíveis são listadas as variáveis que são possíveis de utilizar para completar as informações do e-mail.

3

Ao final, salve as configurações realizadas.

1

Acesse Menu → Suprimentos → Ordens de compra → Clique no menu de contexto ao lado do número da ordem de compra → Enviar por e-mail.

2

Para adicionar mais um e-mail de envio, separe por vírgula e insira o e-mail, sem espaços. Conforme o exemplo abaixo:

Adicionar e-mail

Observação:

Caso quiser configurar um texto padrão para envio de ordens de compra por e-mail, acesse Menu → Configurações → Aba Suprimentos → Configurações do Envio de Documentos → Ordem de Compra.

Acesse Menu → Suprimentos → Ordens de compra → Clique no menu de contexto ao lado do número da ordem de compra → Imprimir.

Acesse Menu → Suprimentos → Ordens de compra e clique no botão Mais ações → Importar ordens de compra de uma planilha ou Exportar ordens de compra para planilha.

Observação:

A importação e exportação podem ser realizadas em formato xls e csv, selecionando o período de dados que deseja importar ou exportar.

Acesse Menu → Suprimentos → Ordens de compra → Clique no menu de contexto ao lado do número da ordem de compra e Posicione o mouse sobre Alterar situação → Selecione umas das opções: Em aberto, Em andamento, Atendido, Cancelado.

Para alterar as situações das ordens em lote, Selecione as ordens → Mais → Alterar situação.

Observação:

Ao informar a situação para as ordens de compra, é possível utilizar a opção de filtro por situações.
1

Para informar uma condição de pagamento padrão ao fornecedor, acesse Menu → Cadastros → Clientes e Fornecedores → Aba Fornecedor → Clique sobre o cadastro do fornecedor.

Observação:

Caso não tenha nenhum cadastro de fornecedor, as instruções para inclusão encontram-se na ajuda Incluir cadastro do tipo fornecedor.
2

Clique em Editar. Após, isso na aba Dados Complementares no campo Condição de pagamento informe número de parcelas ou prazos padrões ao fornecedor.

3

Ao incluir uma ordem de compra, informar o fornecedor e adicionar o item, automaticamente na seção Pagamento será atribuído a condição de pagamento informada no cadastro. A seguir, clique em Gerar parcelas.

Adicione seu e-mail e teste o Tiny 30 dias gratuitamente