PDV

Através do módulo de PDV é possível gerar vendas rápidas, sem a necessidade de nenhum pré cadastro, seja de clientes ou produtos. As vendas incluídas a partir do módulo de PDV são incluídas como pedidos de venda, em Vendas → Pedidos de Venda.

Pré-requisitos

  • Estar inscrito no Plano Básico, Essencial ou Grande
  • Para que vendedores possam emitir NFC-e, sugerimos a utilização de certificados A1

Como funciona o PDV do Tiny ERP

Passo a passo

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Para iniciar o uso do módulo de PDV, é necessário instalar a extensão do mesmo. Para efetuar, acesse Menu → Início → Extensões do Tiny.

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Na seção Vendas, clique sobre a extensão PDV.

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Clique em Instalar e após Confirme a instalação.

Observação:

Você pode configurar sua conta para fazer controle de abertura e fechamento de caixa, bem como o compartilhamento de caixa entre usuários do Tiny, para os casos de operadores que trabalham no mesmo caixa, em horários diferentes. Para isso, acesse Configurações do PDV.

Ao acessar o módulo de PDV, você pode fazer abertura do caixa. É o momento que você indica o início do trabalho do seu operador e também informa o o caixa inicial, que é o valor disponível para as operações de vendas no dia.

Para isso, acesse Menu → Vendas → PDV e clique em Abrir caixa (ctrl + enter).

Agora, no campo Valor disponível em caixa preencha com o valor inicial presente em seu caixa. Para imprimir um comprovante de abertura do seu caixa, marque a opção Imprimir comprovante de abertura de caixa.

Ao clicar no botão Abrir caixa (ctrl + enter) seu caixa será iniciado com o valor inserido e será impresso o comprovante de abertura.

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Para incluir sua venda no PDV, acesse Vendas → PDV.

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Na tela inicial você pode selecionar o Vendedor antes de gerar a venda.

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Agora inicie pesquisando pelo seu produto. Essa busca pode ser realizada pela Descrição, Código (SKU), GTIN ou utilizando o Leitor de código de barras.

Ao localizar o produto desejado, use o Enter como atalho em seu teclado para Confirmar a inclusão do produto na venda de forma rápida.

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Para adicionar mais itens, utilize o campo de Pesquisa do produto.

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Caso precise adicionar itens não cadastrados, clique em Mais ações → Adicionar item não cadastrado ou (ctrl + k) .

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Com os produtos incluídos em sua venda, ao clicar sobre algum item você poderá Alterar a quantidade ou Aplicar desconto (ctrl + d) diretamente no produto ou até mesmo remover esse item da venda.

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Agora, clique em Finalizar (ctrl + enter) para continuar o processamento da venda.

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A seguir, são exibidas as Formas de pagamento para a venda. Clique sobre a forma de pagamento desejada e preencha os dados necessários. Além dos dados referentes ao pagamento, também é possível informar o valor de Desconto no total da venda e Frete se houver.

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Caso queira informar um cliente cadastrado acesse o campo Cliente (ctrl + e) digite parte do nome do cliente e selecione. Caso queira informar um cliente que não está cadastrado em sua base, acesse o campo Cliente (ctrl + e), clique em Adicionar cliente informe os dados e Salve.

Se você utiliza listas de preços diferenciadas por cliente, orientamos selecionar o cliente no início da venda.

Caso não selecione nenhum cliente em específico, será utilizado Consumidor final.

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Para preencher somente o CPF nas vendas definidas como Consumidor final, clique em Informar CPF.

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Com os dados da venda devidamente preenchidos, clique em Finalizar (ctrl + enter).

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Após finalizar a venda, escolha qual forma de impressão será realizada: Imprimir recibo (ctrl + 1), Imprimir NFC-e (ctrl + 3) ou opte por Compartilhar (ctrl + 2) podendo enviar o link de acesso da venda por E-mail e/ou via WhatsApp.

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Com a venda finalizada, escolha qual será o próximo passo entre Incluir outra venda (ctrl + enter) ou Tudo pronto (esc) para encerrar o processo de venda.

Ao encerrar as suas operações de vendas do dia, você deve fechar o caixa.

Para isso, dentro do módulo do PDV, acesse Mais ações e clique em Fechamento de caixa.

Agora, informe o valor total de vendas que ocorreram para cada forma de recebimento. Ao marcar a opção Imprimir comprovante de fechamento de caixa, após informar os valores e Fechar caixa (ctrl + enter) será impresso um comprovante do fechamento do seu caixa.

Adicionar a extensão Devoluções do PDV
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Para iniciar o uso do módulo de Devoluções do PDV, é necessário instalar a extensão do mesmo. Para efetuar, acesse Menu → Início → Extensões do Tiny.

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Na seção Vendas, clique sobre a extensão Devoluções do PDV.

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Clique em Instalar e após Confirme a instalação.

Como gerar uma devolução
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Acesse Vendas → PDV → Mais Ações → Devolver produtos.

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Nesta tela pesquise pela venda que será devolvida. É possível pesquisar pelo pedido de venda, pela nota fiscal ou pelo produto. Após localizar a venda, clique em Selecionar.

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Se o cliente já estiver cadastrado apenas confira os Dados do cliente, caso a venda tenha sido feita como consumidor final, agora é necessário realizar o cadastro rápido do cliente para a emissão da NF-e de devolução.

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No campo Itens para devolução, apenas habilite a opção Devolução parcial caso a devolução seja de uma parte dos produtos vendidos, neste caso, informe a quantidade de itens a ser devolvida.

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Clique em Continuar.

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Agora, selecione a Forma de devolução desejada conforme as opções abaixo:

Sem pagamentoNeste caso, não será gerado nenhum crédito ao cliente.
DinheiroQuando o crédito da devolução será entregue em dinheiro para o cliente. O valor referente à devolução será lançado automaticamente no Caixa.
Vale-trocaÉ gerado um vale-troca com um código único e aleatório que pode ser impresso e entregue ao cliente. O vale-troca poderá ser usado pelo cliente para efetuar uma nova compra.
Contas a pagarSerá gerada uma conta a pagar com o valor da devolução, para ser baixada em momento posterior.
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Na janela de resumo, confira todos os dados da devolução. Se desejar, você poderá alterar o depósito que será utilizado para o lançamento de estoque da devolução e, também, incluir observações internas.

Observação:

Por padrão, o depósito trazido será o mesmo utilizado na venda que está sendo devolvida. Essa informação é editável e você pode alterar no respectivo campo citado acima.
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Agora, basta imprimir a NF-e de devolução bem como o Vale-troca, caso tenha sido a forma de devolução escolhida.

Observação:

Será incluído o marcador “devolução” no pedido de venda e na NFC-e da venda de origem.
Devolver

Como usar o vale-troca
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Acesse Vendas → PDV e inicie a sua venda.

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Após incluir os produtos e finalizar o pedido, abrirá uma nova tela. Assim, no campo Outras formas de recebimento escolha Vale Troca e clique em Continuar.

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Na tela Finalizar Venda, adicione o vale-troca digitando o Código do vale manualmente ou pelo Leitor de código de barras, se estiver com o vale-troca impresso e clique em adicionar. O vale-troca funciona como um desconto, podendo ser do valor total ou parcial da venda.

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Se o valor do vale-troca for menor que a venda, será necessário adicionar Condição de Pagamento e Gerar parcelas.

Observações:

  • Caso o vale-troca não apareça para ser incluído, basta habilitar em Configurações → aba Finanças → Formas de recebimento.
  • Sendo os vales-troca parte do pagamento das vendas, também serão considerados no fechamento de caixa.

Informações relacionadas

Para realizar as configurações, acesse em Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações do PDV e defina as opções para os seguintes campos:

Composição do código de barras gerado na balança Selecione como será realizada a composição do código de barras gerado pela balança, entre as opções: Por preço ou Por peso.
Lista de preço para o PDV Selecione a lista de preços que será utilizada ao incluir uma venda no PDV. Saiba como configurar Listas de preços.
Marcador padrãoSelecione um marcador padrão que será atribuído a todas as vendas realizadas no PDV. Este marcador será exibido ao acessar o módulo de Pedidos de venda. Caso, deseje cadastrar um novo marcador para utilizar nas vendas do PDV, acesse a ajuda Configurar marcadores nos pedidos de venda.
Situação padrão para vendas finalizadasDefina qual a situação será atribuída ao pedido de venda quando finalizar uma venda no PDV.
Controlar abertura e fechamento de caixaPara utilizar a abertura e fechamento de caixa no PDV, selecione a opção Sim. Caso contrário, selecione a opção Não.
Permitir compartilhamento de caixa entre usuáriosAo trabalhar com abertura e fechamento de caixa, você pode configurar se haverá (Sim) ou Não o compartilhamento de caixa entre os usuários cadastros em sua conta no Tiny.

Observação: Essa opção somente será habilitada caso você ative o parâmetro citado anteriormente.
Depósito para lançamento de estoqueSelecione o Depósito padrão que será utilizado nas vendas realizadas a partir do PDV.
Emitir automaticamente a NFCe ao finalizar uma venda no pdvHabilite essa opção caso você deseje que as vendas concluídas pelo PDV tenham as suas Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e) lançadas e emitidas de forma automática ao finalizar a venda.

Você pode definir como obrigatório o preenchimento do campo Vendedor em suas vendas no PDV. Para isso, siga os passos abaixo:

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Acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações dos Pedidos de Venda.

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Agora, localize o campo Vendedor obrigatório e escolha uma das opções: Sim, apenas para pedidos e PDV ou Sim, para pedidos, PDV e propostas comerciais.

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Salve a configuração realizada.

Pronto! Agora ao finalizar uma venda no PDV, sempre será verificado se o campo Vendedor encontra-se preenchido.

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Acesse Menu → Vendas → PDV e clique em Mais ações.

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Ao clicar em Selecionar lista de preços, selecione a lista de preço para a venda atual.

Observação:

Caso você já tenha informado itens na sua venda, os preços de venda serão atualizados conforme a lista selecionada.

No momento que estiver preenchendo os dados de pagamento ou do cliente dessa venda, se for necessário adicionar novos itens, acesse o menu Mais ações e clique em Voltar e incluir mais itens .

Após finalizar a venda, você pode clicar na seta ao lado do botão Salvar e selecionar Voltar e incluir mais itens (ctrl + backspace).

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Diretamente do módulo de PDV, poderá buscar informações detalhadas de produtos. Para isso, na tela inicial do PDV, clique em Busca Avançada (ctrl + b).

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A seguir, no campo de Pesquisa localize o produto por sua Descrição, Código (SKU) ou GTIN.

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Após, localizar o produto são exibidas as informações do mesmo. Para visualizar outros detalhes do produto clique em Detalhes. Assim, podendo visualizar informações como: Preço promocional, GTIN, Descrição complementar, Imagens, Categoria, Atributos e Marca.

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Com as informações encontradas sobre o produto opte por Adicionar o item (ctrl + enter) na venda ou clique em Voltar (esc) para voltar a tela inicial do PDV.

Na tela inicial do PDV, ao clicar em Mais opções encontra-se a opção Imprimir última venda. Ao realizar essa ação, você pode imprimir a Última venda realizada ou a NFCe vinculada.

Após adicionar um item na venda, havendo necessidade do cancelamento dessa venda, acesse o menu Ações e clique em Cancelar venda (ctrl + del).

Acessando o menu Vendas → Devoluções de Venda é possível acompanhar todas as devoluções de venda da sua loja física.

Através dos ícones na coluna Integrações é possível identificar o pedido de venda e a nota fiscal do consumidor que originou a devolução, se o vale-troca foi lançado, e se o estoque da entrada da mercadoria também já foi lançado. Além disso, é possível checar a nota fiscal de devolução gerada. Caso alguma devolução tenha gerado contas a pagar, também é possível visualizar nesta tela.

Se deseja liberar o módulo de Devolução de Vendas do PDV aos seus vendedores, deverá acessar o menu Cadastros → Vendedores e editar o cadastro do seu vendedor desejado. Nos módulos que podem ser acessados pelo vendedor, marque a opção Devoluções de vendas na seção PDV e clique em Salvar.

Acessando o menu Vendas → Devoluções de Venda, na opção Gerenciar vales-troca você pode gerenciar todos os vales gerados.

Nesta tela você visualiza todos os vales-troca na aba Todos, como também separados pelas abas em aberto e utilizado. Na coluna Integrações é possível identificar a devolução de venda onde o vale-troca foi gerado e o pedido de venda no qual foi utilizado.

Através do Menu de contexto do código do vale-troca, é possível Imprimir o vale-troca novamente ou Excluir o vale-troca definitivamente. Você também poderá incluir um vale-troca manualmente nesta tela, através do botão incluir vale-troca.

O reforço de caixa representa a adição de um valor em dinheiro em seu caixa.

Para lançar em seu caixa um valor de reforço, acesse o módulo de PDV, em Mais ações e clique em Lançar reforço de caixa.

Agora, informe o valor de reforço no campo Valor. Abaixo, no campo Observação você pode relatar o motivo deste reforço em seu caixa.

Ao marcar a opção Imprimir comprovante de reforço de caixa quando finalizar esta ação, clicando em Lançar (ctrl + enter) junto será impresso um comprovante do reforço realizado em seu caixa.

Atenção!

Se na abertura do caixa no PDV o saldo informado for zero ou o saldo em caixa for inferior ao valor que deseja realizar de sangria, essa ação não será permitida.

A sangria de caixa significa que houve uma retirada não programada de dinheiro do caixa.

Para lançar em seu caixa um valor de sangria, acesse o módulo de PDV, em Mais ações e clique em Lançar sangria de caixa.

Agora, informe o valor da sangria no campo Valor. Abaixo, no campo Observação você pode relatar o motivo desta sangria.

Ao marcar a opção Imprimir comprovante de sangria de caixa quando finalizar esta ação, clicando em Lançar (ctrl + enter) junto será impresso um comprovante da sangria realizada em seu caixa.

O relatório de controle de caixa tem o objetivo de acompanhar as aberturas e fechamentos de caixa de cada operador. Isso inclui as movimentações financeiras efetuadas, como vendas, reforços de caixa, sangrias e valores informados.

O relatório está disponível em Vendas → Relatórios → Aba PDV → Relatório de controle de caixa.

O relatório de movimentações do PDV tem por objetivo detalhar todas movimentações realizadas no caixa. Assim, identificando o operador do caixa e apresentando os dados como data e hora, forma de recebimento, valores e tipo de operação.

O relatório está disponível em Vendas → Relatórios → Aba PDV → Relatório de movimentações do PDV.

Perguntas Frequentes

O Tiny não emite cupom fiscal, apenas Notas Fiscais do Consumidor Eletrônicas (NFC-e) ou comprovantes não-fiscais (recibos).

Possuímos um parceiro que realiza a emissão de cupom fiscal integrado ao Tiny ERP, o qual desenvolveu essa integração utilizando a nossa API externa. Saiba como funciona a integração DEVI PDV com o Tiny.

O Tiny não emite cupom fiscal através do SAT, porém possuímos um parceiro, o qual desenvolveu integração com o Tiny através de nossa API externa para a emissão de cupom fiscal utilizando o SAT, que trabalha em contingência (sem conexão à internet) e integrado ao Tiny ERP para consolidar as vendas. Saiba como funciona a integração DEVI PDV com o Tiny.

No Tiny será possível emitir sua NFC-e, desde que sua empresa esteja habilitada no Sefaz do seu Estado para emitir esse modelo de nota fiscal. Além disso, precisará possuir um integrador, o qual ofereça uma solução SAT requerida.

Para isso, temos um parceiro que desenvolveu integração com o Tiny através de nossa API externa. Saiba como funciona a integração DEVI PDV com o Tiny.

O lançamento de estoque e contas é automático quando originado de uma venda do PDV.

A emissão de cupom fiscal é realizada a partir de um emissor específico fiscal (ECF), enquanto a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) é emitida e validada totalmente de forma eletrônica pelo Sefaz de cada Estado.

A NFC-e foi criada a fim de exibir e armazenar mais informações relacionadas às vendas, trazendo agilidade em processos de geração e validação das mesmas.

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