PDV
Através do módulo de PDV é possível gerar vendas rápidas, sem a necessidade de nenhum pré cadastro, seja de clientes ou produtos. As vendas incluídas a partir do módulo de PDV são incluídas como pedidos de venda, em Vendas → Pedidos de Venda.
Pré-requisitos
- Estar inscrito no Plano Básico, Essencial ou Grande
- Para que vendedores possam emitir NFC-e, sugerimos a utilização de certificados A1
Como funciona o PDV do Tiny ERP
Passo a passo
- 1
-
Para iniciar o uso do módulo de PDV, é necessário instalar a extensão do mesmo. Para efetuar, acesse Menu → Início → Extensões do Tiny.
- 2
-
Na seção Vendas, clique sobre a extensão PDV.
- 3
-
Clique em Instalar e após Confirme a instalação.
-
Observação:
Você pode configurar sua conta para fazer controle de abertura e fechamento de caixa, bem como o compartilhamento de caixa entre usuários do Tiny, para os casos de operadores que trabalham no mesmo caixa, em horários diferentes. Para isso, acesse Configurações do PDV. -
Ao acessar o módulo de PDV, você pode fazer abertura do caixa. É o momento que você indica o início do trabalho do seu operador e também informa o o caixa inicial, que é o valor disponível para as operações de vendas no dia.
Para isso, acesse Menu → Vendas → PDV e clique em Abrir caixa (ctrl + enter).
Agora, no campo Valor disponível em caixa preencha com o valor inicial presente em seu caixa. Para imprimir um comprovante de abertura do seu caixa, marque a opção Imprimir comprovante de abertura de caixa.
Ao clicar no botão Abrir caixa (ctrl + enter) seu caixa será iniciado com o valor inserido e será impresso o comprovante de abertura.
- 1
-
Para incluir sua venda no PDV, acesse Vendas → PDV.
- 2
-
Na tela inicial você pode selecionar o Vendedor antes de gerar a venda.
- 3
-
Agora inicie pesquisando pelo seu produto. Essa busca pode ser realizada pela Descrição, Código (SKU), GTIN ou utilizando o Leitor de código de barras.
Ao localizar o produto desejado, use o Enter como atalho em seu teclado para Confirmar a inclusão do produto na venda de forma rápida.
- 4
-
Para adicionar mais itens, utilize o campo de Pesquisa do produto.
- 5
-
Caso precise adicionar itens não cadastrados, clique em Mais ações → Adicionar item não cadastrado ou (ctrl + k) .
- 6
-
Com os produtos incluídos em sua venda, ao clicar sobre algum item você poderá Alterar a quantidade ou Aplicar desconto (ctrl + d) diretamente no produto ou até mesmo remover esse item da venda.
- 7
-
Agora, clique em Finalizar (ctrl + enter) para continuar o processamento da venda.
- 8
-
A seguir, são exibidas as Formas de pagamento para a venda. Clique sobre a forma de pagamento desejada e preencha os dados necessários. Além dos dados referentes ao pagamento, também é possível informar o valor de Desconto no total da venda e Frete se houver.
- 9
-
Caso queira informar um cliente cadastrado acesse o campo Cliente (ctrl + e) digite parte do nome do cliente e selecione. Caso queira informar um cliente que não está cadastrado em sua base, acesse o campo Cliente (ctrl + e), clique em Adicionar cliente informe os dados e Salve.
Se você utiliza listas de preços diferenciadas por cliente, orientamos selecionar o cliente no início da venda.
Caso não selecione nenhum cliente em específico, será utilizado Consumidor final.
- 10
-
Para preencher somente o CPF nas vendas definidas como Consumidor final, clique em Informar CPF.
- 11
-
Com os dados da venda devidamente preenchidos, clique em Finalizar (ctrl + enter).
- 12
-
Após finalizar a venda, escolha qual forma de impressão será realizada: Imprimir recibo (ctrl + 1), Imprimir NFC-e (ctrl + 3) ou opte por Compartilhar (ctrl + 2) podendo enviar o link de acesso da venda por E-mail e/ou via WhatsApp.
- 13
-
Com a venda finalizada, escolha qual será o próximo passo entre Incluir outra venda (ctrl + enter) ou Tudo pronto (esc) para encerrar o processo de venda.
-
Ao encerrar as suas operações de vendas do dia, você deve fechar o caixa.
Para isso, dentro do módulo do PDV, acesse Mais ações e clique em Fechamento de caixa.
Agora, informe o valor total de vendas que ocorreram para cada forma de recebimento. Ao marcar a opção Imprimir comprovante de fechamento de caixa, após informar os valores e Fechar caixa (ctrl + enter) será impresso um comprovante do fechamento do seu caixa.
Informações relacionadas
-
Para realizar as configurações, acesse em Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações do PDV e defina as opções para os seguintes campos:
Composição do código de barras gerado na balança Selecione como será realizada a composição do código de barras gerado pela balança, entre as opções: Por preço ou Por peso. Lista de preço para o PDV Selecione a lista de preços que será utilizada ao incluir uma venda no PDV. Saiba como configurar Listas de preços. Marcador padrão Selecione um marcador padrão que será atribuído a todas as vendas realizadas no PDV. Este marcador será exibido ao acessar o módulo de Pedidos de venda. Caso, deseje cadastrar um novo marcador para utilizar nas vendas do PDV, acesse a ajuda Configurar marcadores nos pedidos de venda. Situação padrão para vendas finalizadas Defina qual a situação será atribuída ao pedido de venda quando finalizar uma venda no PDV. Controlar abertura e fechamento de caixa Para utilizar a abertura e fechamento de caixa no PDV, selecione a opção Sim. Caso contrário, selecione a opção Não. Permitir compartilhamento de caixa entre usuários Ao trabalhar com abertura e fechamento de caixa, você pode configurar se haverá (Sim) ou Não o compartilhamento de caixa entre os usuários cadastros em sua conta no Tiny.
Observação: Essa opção somente será habilitada caso você ative o parâmetro citado anteriormente.Depósito para lançamento de estoque Selecione o Depósito padrão que será utilizado nas vendas realizadas a partir do PDV. Emitir automaticamente a NFCe ao finalizar uma venda no pdv Habilite essa opção caso você deseje que as vendas concluídas pelo PDV tenham as suas Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e) lançadas e emitidas de forma automática ao finalizar a venda.
-
Você pode definir como obrigatório o preenchimento do campo Vendedor em suas vendas no PDV. Para isso, siga os passos abaixo:
- 1
-
Acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações dos Pedidos de Venda.
- 2
-
Agora, localize o campo Vendedor obrigatório e escolha uma das opções: Sim, apenas para pedidos e PDV ou Sim, para pedidos, PDV e propostas comerciais.
- 3
-
Salve a configuração realizada.
Pronto! Agora ao finalizar uma venda no PDV, sempre será verificado se o campo Vendedor encontra-se preenchido.
-
No momento que estiver preenchendo os dados de pagamento ou do cliente dessa venda, se for necessário adicionar novos itens, acesse o menu Mais ações e clique em Voltar e incluir mais itens .
Após finalizar a venda, você pode clicar na seta ao lado do botão Salvar e selecionar Voltar e incluir mais itens (ctrl + backspace).
- 1
-
Diretamente do módulo de PDV, poderá buscar informações detalhadas de produtos. Para isso, na tela inicial do PDV, clique em Busca Avançada (ctrl + b).
- 2
-
A seguir, no campo de Pesquisa localize o produto por sua Descrição, Código (SKU) ou GTIN.
- 3
-
Após, localizar o produto são exibidas as informações do mesmo. Para visualizar outros detalhes do produto clique em Detalhes. Assim, podendo visualizar informações como: Preço promocional, GTIN, Descrição complementar, Imagens, Categoria, Atributos e Marca.
- 4
-
Com as informações encontradas sobre o produto opte por Adicionar o item (ctrl + enter) na venda ou clique em Voltar (esc) para voltar a tela inicial do PDV.
-
Na tela inicial do PDV, ao clicar em Mais opções encontra-se a opção Imprimir última venda. Ao realizar essa ação, você pode imprimir a Última venda realizada ou a NFCe vinculada.
-
Após adicionar um item na venda, havendo necessidade do cancelamento dessa venda, acesse o menu Ações e clique em Cancelar venda (ctrl + del).
-
O reforço de caixa representa a adição de um valor em dinheiro em seu caixa.
Para lançar em seu caixa um valor de reforço, acesse o módulo de PDV, em Mais ações e clique em Lançar reforço de caixa.
Agora, informe o valor de reforço no campo Valor. Abaixo, no campo Observação você pode relatar o motivo deste reforço em seu caixa.
Ao marcar a opção Imprimir comprovante de reforço de caixa quando finalizar esta ação, clicando em Lançar (ctrl + enter) junto será impresso um comprovante do reforço realizado em seu caixa.
-
Atenção!:
Se na abertura do caixa no PDV o saldo informado for zero ou o saldo em caixa for inferior ao valor que deseja realizar de sangria, essa ação não será permitida. -
A sangria de caixa significa que houve uma retirada não programada de dinheiro do caixa.
Para lançar em seu caixa um valor de sangria, acesse o módulo de PDV, em Mais ações e clique em Lançar sangria de caixa.
Agora, informe o valor da sangria no campo Valor. Abaixo, no campo Observação você pode relatar o motivo desta sangria.
Ao marcar a opção Imprimir comprovante de sangria de caixa quando finalizar esta ação, clicando em Lançar (ctrl + enter) junto será impresso um comprovante da sangria realizada em seu caixa.
-
O relatório de controle de caixa tem o objetivo de acompanhar as aberturas e fechamentos de caixa de cada operador. Isso inclui as movimentações financeiras efetuadas, como vendas, reforços de caixa, sangrias e valores informados.
O relatório está disponível em Vendas → Relatórios → Aba PDV → Relatório de controle de caixa.
-
O relatório de movimentações do PDV tem por objetivo detalhar todas movimentações realizadas no caixa. Assim, identificando o operador do caixa e apresentando os dados como data e hora, forma de recebimento, valores e tipo de operação.
O relatório está disponível em Vendas → Relatórios → Aba PDV → Relatório de movimentações do PDV.
Perguntas Frequentes
O PDV do Tiny não emite cupom fiscal. Apenas comprovantes não-fiscais (recibos) e Notas Fiscais do Consumidor Eletrônicas (NFC-e).
Para o estados que utilizam o SAT, permanecemos sem a possibilidade de emissão de cupom fiscal eletrônico (CF-e-SAT). Porém, possuímos um parceiro PDV que possui emissão de CF-e-SAT, a DEVI Tecnologia, no qual integra com SAT, realizando a integração do sistema junto ao Tiny para emissão das vendas.
Saiba como funciona a integração DEVI PDV com o Tiny.
O lançamento de estoque e contas é automático quando originado de uma venda do PDV.
A emissão de cupom fiscal é realizada a partir de um emissor específico fiscal (ECF), enquanto a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) é emitida e validada totalmente de forma eletrônica pelo Sefaz de cada Estado.
A NFC-e foi criada a fim de exibir e armazenar mais informações relacionadas às vendas, trazendo agilidade em processos de geração e validação das mesmas.