PDV

Através do módulo de PDV é possível gerar vendas rápidas, sem a necessidade de nenhum pré cadastro, seja de clientes ou produtos. As vendas incluídas a partir do módulo de PDV são incluídas como pedidos de venda, em Vendas → Pedidos de Venda.

Pré-requisitos

  • Estar inscrito no Plano Básico, Essencial ou Grande
  • Para que vendedores possam emitir NFC-e, sugerimos a utilização de certificados A1

Como funciona o PDV do Tiny ERP

Passo a passo

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Para iniciar o uso do módulo de PDV, é necessário instalar a extensão do mesmo. Para efetuar, acesse Menu → Início → Extensões do Tiny.

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Na seção Vendas, clique sobre a extensão PDV.

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Clique em Instalar e após Confirme a instalação.

Observação:

Você pode configurar sua conta para fazer controle de abertura e fechamento de caixa, bem como o compartilhamento de caixa entre usuários do Tiny, para os casos de operadores que trabalham no mesmo caixa, em horários diferentes. Para isso, acesse Configurações do PDV.

Ao acessar o módulo de PDV, você pode fazer abertura do caixa. É o momento que você indica o início do trabalho do seu operador e também informa o o caixa inicial, que é o valor disponível para as operações de vendas no dia.

Para isso, acesse Menu → Vendas → PDV e clique em Abrir caixa (ctrl + enter).

Agora, no campo Valor disponível em caixa preencha com o valor inicial presente em seu caixa. Ao clicar no botão Abrir caixa (ctrl + enter) seu caixa será iniciado com o valor inserido.

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Para incluir sua venda no PDV, acesse em Vendas → PDV.

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Agora inicie pesquisando pelo seu produto. Essa busca pode ser realizada pela Descrição, Código (SKU), GTIN ou utilize o Leitor de código de barras.

Ao localizar o produto desejado, use o Enter como atalho em seu teclado para Confirmar a inclusão do produto na venda de forma rápida.

Para adicionar mais itens, utilize o campo de Pesquisa do produto. Caso precise adicionar itens não cadastrados, clique em Adicionar item não cadastrado.

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Com os produtos incluídos em sua venda, ao clicar sobre algum item você poderá Aplicar desconto (ctrl + d) diretamente no produto ou até mesmo remover esse item da venda.

Agora, clique em Finalizar (ctrl + enter) para continuar o processamento da venda.

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A seguir, são exibidas as Formas de pagamento para a venda. Clique sobre a forma de pagamento e preencha os dados Necessários. Além dos dados referentes ao pagamento, também é possível informar o valor de Desconto no total da venda e Frete se houver.

Para informar os dados do cliente na compra, acesse o campo Cliente (ctrl + e) e preencha os dados do cliente ou busque pelo cliente já cadastrado em sua conta.

Para preencher somente o CPF nas vendas definidas como Consumidor final, clique em Informar CPF (ctrl + l).

Para informar um vendedor específico para venda, acesse o campo Vendedor.

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Com os dados da venda devidamente preenchidos, clique em Finalizar (ctrl + enter).

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Após finalizar a venda, escolha qual forma de impressão será realizada: Imprimir recibo (ctrl + 1), Imprimir NFC-e (ctrl + 3) ou opte por Compartilhar (ctrl + 2) podendo enviar o link de acesso da venda por E-mail e/ou via WhatsApp.

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Com a venda finalizada, escolha qual será o próximo passo entre Incluir uma nova venda (ctrl + enter) ou Tudo pronto (esc) para encerrar o processo de venda.

Ao encerrar as suas operações de vendas do dia, você deve fechar o caixa.

Para isso, dentro do módulo do PDV, acesse Mais ações e clique em Fechamento de caixa.

Agora, informe o valor total de vendas que ocorreram para cada forma de recebimento. Após informar os valores, clique em Fechar caixa (ctrl + enter).

Informações relacionadas

Nas configurações do PDV, poderá definir as seguintes situações: Lista de preço para o PDV, Composição do código de barras gerado na balança e o Marcador padrão.

Para realizar as configurações, acesse em Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações do PDV e defina as opções para os seguintes campos:

Lista de preço para o PDV Selecione a lista de preços que será utilizada ao incluir uma venda no PDV. Saiba como configurar Listas de preços.
Composição do código de barras gerado na balança Selecione como será realizada a composição do código de barras gerado pela balança, entre as opções: Por preço ou Por peso.
Marcador padrãoSelecione um marcador padrão que será atribuído a todas as vendas realizadas no PDV. Este marcador será exibido ao acessar o módulo de Pedidos de venda. Caso, deseje cadastrar um novo marcador para utilizar nas vendas do PDV, acesse a ajuda Configurar marcadores nos pedidos de venda.
Situação padrão para vendas finalizadasDefina qual a situação será atribuída ao pedido de venda quando finalizar uma venda no PDV.
Controlar abertura e fechamento de caixaPara utilizar a abertura e fechamento de caixa no PDV, selecione a opção Sim. Caso contrário, selecione a opção Não.
Permitir compartilhamento de caixa entre usuáriosAo trabalhar com abertura e fechamento de caixa, você pode configurar se haverá (Sim) ou Não o compartilhamento de caixa entre os usuários cadastros em sua conta no Tiny.

No momento que estiver preenchendo os dados de pagamento ou do cliente dessa venda, se for necessário adicionar novos itens, acesse o menu Mais ações e clique em Voltar e incluir mais itens .

Após finalizar a venda, você pode clicar na seta ao lado do botão Salvar e selecionar Voltar e incluir mais itens (ctrl + backspace).

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Diretamente do módulo de PDV, poderá buscar informações detalhadas de produtos. Para isso, na tela inicial do PDV, clique em Busca Avançada (ctrl + b).

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A seguir, no campo de Pesquisa localize o produto por sua Descrição, Código (SKU) ou GTIN.

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Após, localizar o produto são exibidas as informações do mesmo. Para visualizar outros detalhes do produto clique em Detalhes. Assim, podendo visualizar informações como: Preço promocional, GTIN, Descrição complementar, Imagens, Categoria e Atributos.

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Com as informações encontradas sobre o produto opte por Adicionar o item (ctrl + enter) na venda ou clique em Voltar (esc) para voltar a tela inicial do PDV.

Na tela inicial do PDV, ao clicar em Mais opções encontra-se a opção Imprimir última venda. Ao realizar essa ação, você pode imprimir a Última venda realizada ou a NFCe vinculada.

Após adicionar um item na venda, havendo necessidade do cancelamento dessa venda, acesse o menu Ações e clique em Cancelar venda (ctrl + del).

O reforço de caixa representa a adição de um valor em dinheiro em seu caixa.

Para lançar em seu caixa um valor de reforço, acesse o módulo de PDV, em Mais ações e clique em Lançar reforço de caixa.

Agora, informe o valor de reforço no campo Valor. Abaixo, no campo Observação você pode relatar o motivo deste reforço em seu caixa.

Para finalizar esta ação, clique em Lançar (ctrl + enter).

A sangria de caixa significa que houve uma retirada não programada de dinheiro da caixa.

Para lançar em seu caixa um valor de sangria, acesse o módulo de PDV, em Mais ações e clique em Lançar sangria de caixa.

Agora, informe o valor da sangria no campo Valor. Abaixo, no campo Observação você pode relatar o motivo desta sangria.

Para finalizar esta ação, clique em Lançar (ctrl + enter).

O relatório de controle de caixa tem o objetivo de acompanhar as aberturas e fechamentos de caixa de cada operador. Isso inclui as movimentações financeiras efetuadas, como vendas, reforços de caixa, sangrias e valores informados.

O relatório está disponível em Vendas → Relatórios → Aba PDV → Relatório de controle de caixa.

Perguntas Frequentes

O PDV do Tiny não emite cupom fiscal. Apenas comprovantes não-fiscais (recibos) e Notas Fiscais do Consumidor Eletrônicas (NFC-e).

Para o estados que utilizam o SAT, permanecemos sem a possibilidade de emissão de cupom fiscal eletrônico (CF-e-SAT). Porém, possuímos um parceiro PDV que possui emissão de CF-e-SAT, a DEVI Tecnologia, no qual integra com SAT, realizando a integração do sistema junto ao Tiny para emissão das vendas.

Saiba como funciona a integração DEVI PDV com o Tiny.

O lançamento de estoque e contas é automático quando originado de uma venda do PDV.

A emissão de cupom fiscal é realizada a partir de um emissor específico fiscal (ECF), enquanto a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) é emitida e validada totalmente de forma eletrônica pelo Sefaz de cada Estado.

A NFC-e foi criada a fim de exibir e armazenar mais informações relacionadas às vendas, trazendo agilidade em processos de geração e validação das mesmas.

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