Ordens de Produção

O módulo de Ordens de Produção (PCP) consiste no planejamento e controle dos recursos do processo produtivo e permite um controle simplificado da produção da empresa.

Quando houver a necessidade de fabricação de determinado produto na empresa cria-se uma nova Ordem de Produção com a quantidade de produtos que se deseja produzir ou gerá-las com base na demanda de pedidos.

Através de uma Ordem de Produção cadastrada, o sistema fornece a quantidade de materiais necessários para a produção, com base na estrutura do produto.

Permite gerar ordens de produção de produtos compostos por diversos materiais ou componentes, efetuar o controle dessas ordens, gerenciando os processos de fabricação dos produtos, relacionando todos os componentes e as etapas de fabricação determinadas pela sua estrutura e também é possível realizar a apuração das necessidades dos materiais.

Para utilizar Ordens de Produção é preciso:

  • Estar cadastrado no plano Essencial ou contratar a extensão Controle de Produção.
  • Possuir produtos cadastrados com estrutura.

Passo a passo

1

Primeiramente, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Incluir produto.

2

Na aba Dados Gerais informe os dados do produto e no campo Tipo, selecione a opção Fabricado.

3

Após selecionar o tipo do produto, acesse a aba Produção e adicione a estrutura do produto.

4

Após em Menu → Suprimentos → Ordens de Produção → Incluir ordem de produção, é possível incluir as ordens de produção desejadas.

Informações relacionadas

1

Acesse em Menu → Configurações → Aba Suprimentos → Configurações dos Marcadores nas Ordens de Produção. Após isso, clique em Incluir marcador.

2

Depois de incluir o marcador, acesse Menu → Suprimentos → Ordens de Produção → Clique no menu de contexto ao lado do número da ordem de produção → Marcadores.

Além disso, pode-se incluir os marcadores em lote. Para isso, Selecione as ordens de produção e clique sobre o botão Incluir marcadores.

3

Após inserção dos marcadores, é possível filtrar e localizar as ordens de produção com base nos mesmos, usando a opção Filtros disponibilizada na tela de Ordens de Produção.

4

Caso seja necessário excluir um marcador, acesse Menu → Configurações → Aba Suprimentos → Configurações dos Marcadores nas Ordens de Produção → Selecione o marcador desejado → Excluir marcadores.

Passos para impressão da Tabela de Ordens de Produção, acesse Suprimentos → Ordens de Produção e clique no ícone Imprimir relatório, ao lado do botão Incluir ordem de produção.

Passos para impressão de uma Ordem de Produção específica, acesse Suprimentos → Ordens de Produção, no Menu de contexto e clique em Imprimir.

Passos para impressão de Necessidade de Materiais, acesse Suprimentos → Ordens de Produção, no Menu de contexto e clique em Necessidade materiais.

Acesse Menu → Suprimentos → Ordens de Produção → Clique no menu de contexto ao lado do número da ordem de produção → Lançar estoque.

Para lançar estoque em lote, Selecione as ordens → Mais → Lançar estoque.

Observação:

Para configurar o lançamento de estoque, acesse Menu → Configurações → Aba Suprimentos → Configurações de Ordem de Produção.

Acesse Menu → Ordens de Produção → Clique no menu de contexto ao lado do número da ordem de produção → Clonar.

Observação:

Esta ação de clonar a ordem, é voltada para facilitar a inclusão de uma nova ordem no sistema. Logo, a ordem clonada, não tem vínculo algum com a ordem que gerou esta segunda (clonada).

Acesse Menu → Ordens de Produção → Clique no menu de contexto ao lado do número da ordem de produção → Alterar situação.

Para alterar em lote a situação das ordens de compra, Selecione as ordens → Mais → Alterar situação.

Acesse Menu → Ordens de Produção → Selecione a(s) Ordem(ns) que deseja excluir → Excluir ordens de produção.

Adicione seu e-mail e teste o Tiny 30 dias gratuitamente