Ordens de Serviço

As ordens de serviço têm a função de emitir comunicações internas e externas. Normalmente, é vista como um meio de controle de serviços a serem executados.

A mesma auxilia na instrução aos executores do serviço, descriminando, o tipo de atividade, a forma de execução, o prazo e para quem estão realizando tal trabalho.

Passo a passo

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Acesse Menu → Serviços → Ordens de Serviço → Incluir ordem de serviço.

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Inicie preenchendo os campos: Cliente, Equipamento, Nº de série do equipamento, Problema e Observações do recebimento.

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Na seção Peças adicione as peças utilizadas na realização do serviço. Para adicionar mais peças, clique em Adicionar outro item.

Observação:

A exibição da seção Peças, esta relacionada ao layout selecionado (Assistência técnica ou Prestação de serviço) na configuração das ordens de serviço. Caso queira alterar o layout, acesse Como configurar as ordens de serviço.
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Agora, na seção Serviços adicione o serviço realizado. Para adicionar mais serviços, clique em Adicionar serviço.

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Na seção Detalhes da ordem de serviço, informe a Data de Início e a Data Prevista para controle da execução do serviço, caso seja necessário inserir algum valor de desconto, preencha no campo Desconto.

Ao marcar a opção Orçar na listagem das ordens de serviço, será exibido um indicador ao lado do número da ordem, que representa a ordem como orçamento. No campo Marcador, pode-se informar uma identificação sobre o serviço, a mesma será exibida na listagem das ordens de serviço.

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Após, realizar o preenchimento da ordem de serviço, salve a mesma no botão Salvar.

Informações relacionadas

Acesse Menu → Configurações → Aba Serviços → Configurações das ordens de serviço.

Observação:

Além das configurações gerais, é possível incluir campos às suas Ordens de Serviços. Logo, é possível realizar esta ação ao acessar Menu → Configurações → Aba Serviços → Configurações de Campos Adicionais para Ordens de Serviço.
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Acesse Menu → Configurações → Aba Suprimentos → Configurações de estoque.

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O campo configurável, reflete para o controle de estoque das ordens de serviço.

No campo Lançamento de estoque para serviços, quando selecionada a opção Manual, o usuário deverá através do menu de contexto, localizado ao lado de cada ordem de serviço e selecionar a opção Lançar estoque.

Se escolhida a opção Automático ao salvar a ordem de serviço, o sistema fará o lançamento no momento determinado.

Ao selecionar a opção Automático ao finalizar a ordem de serviço o lançamento de estoque ocorrerá quando o status da ordem de serviço for Finalizada.

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Acesse Menu → Configurações → Aba Finanças → Configurações Gerais.

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O campo configurável, reflete para o lançamento de contas através das Ordens de Serviços ou Notas Ficais de Serviços.

  • Em Lançamento de contas nos serviços, quando selecionada a opção Manual, o usuário deverá através do menu de contexto, localizado ao lado de cada ordem de serviço ou nota fiscal de serviço, selecionar a opção Lançar contas. Se escolhida alguma das opções de lançamento Automático de contas através da ordem de serviço ou nota fiscal de serviço, o sistema fará o lançamento na opção selecionada.
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Acesse Menu → Configurações → Aba Serviços → Configurações dos Marcadores nas Ordens de Serviço. Após isso, clique em Incluir marcador.

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Posteriormente à configuração, diretamente no módulo é possível administrar os marcadores. Para isso, acesse Menu → Serviços → Ordem de Serviço → Clique no menu de contexto ao lado do número da ordem de serviço → Marcadores.


Além disso, pode-se incluir os marcadores em lote. Para isso, Selecione as ordens de serviço → Mais Ações e clique sobre Incluir marcadores.

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Os marcadores assim como o técnico, poderão ser filtrados no módulo de Ordens de Serviço em Menu → Serviços → Ordens de Serviço → Filtros.


Para retirar marcadores, clique no Menu de contexto ao lado do número da ordem de serviço → Selecione Marcadores → Apague o marcador ou clique sobre o "x".

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Caso seja necessário excluir um marcador, acesse Menu → Configurações → Aba Serviços → Configurações dos Marcadores nas Ordens de Serviço.

Agora, Selecione o marcador desejado → Excluir marcadores.

Acesse Menu → Serviços → Ordens de Serviço → Clique no menu de contexto ao lado do número da ordem de serviço e selecione Clonar ordem de serviço.

Observação:

É importante lembrar que, a ordem clonada será uma ordem própria e portanto, terá uma numeração diferenciada da ordem original.

Acesse Menu → Serviços → Ordens de Serviço → Clique no menu de contexto ao lado do número da ordem de serviço e selecione Gerar nota de serviço.

Observação:

Após emitir a NFSe gerada atrás da Ordem de Serviço, a situação da ordem será automaticamente alterada para Finalizada.
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Acesse Menu → Serviços → Ordens de serviço → Clique no menu de contexto ao lado do número da ordem de serviço → Lançar estoque.

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Acesse Menu → Serviços → Ordens de serviço → Selecione as ordens → Mais Ações → Lançar estoque.

Observação:

Para configurar o lançamento de estoque, acesse Menu → Configurações → Aba Suprimentos → Configurações do Estoque.

Acesse Menu → Serviços → Ordens de serviço → Clique no menu de contexto ao lado do número da ordem → Estornar estoque.

Atenção!

Somente as ordens que não foram integradas aos módulos financeiro e/ou estoque podem ser editadas.
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Acesse Menu → Ordens de serviço → Clique no menu de contexto ao lado do número da ordem de serviço → Lançar contas.

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AcesseMenu → Ordens de serviço → Selecione as ordens → Mais Ações → Lançar contas.

Observações:

  1. Após o lançamento das contas, é possível acessar Menu →Finanças → Contas a Receber e visualizar as contas lançadas a partir da ordem de serviço.
  2. O lançamento de contas este poderá ser configurado em Menu → Configurações → Aba Finanças → Configurações Gerais.

Acesse Menu → Serviços → Ordens de serviço → Clique no menu de contexto ao lado do número da ordem e selecione Estornar contas.

Atenção!

Somente as ordens que não foram integradas aos módulos financeiro e/ou estoque podem ser editadas.
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Para iniciar a configuração acesse Menu → Configurações → Aba Serviços → Configurações do Envio de Documentos.

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Na seção Ordens de Serviço é possível configurar o assunto padrão e a mensagem de envio das ordens por e-mail.

No campo Assunto padrão para envio da ordem de serviço informe o assunto padrão do envio do e-mail. Abaixo, em Mensagem padrão para envio da ordem de serviço insira a mensagem que será exibida no corpo do e-mail.

Além disso, ao clicar em Exibir variáveis disponíveis são listadas as variáveis que são possíveis de utilizar para completar as informações do e-mail.

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Ao final, Salve as configurações realizadas.

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Acesse Menu → Serviços → Ordens de Serviço → Clique no menu de contexto ao lado do número da ordem de serviço e selecione Compartilhar.

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Para adicionar mais um e-mail de envio, separe por vírgula e insira o e-mail, sem espaços. Conforme o exemplo abaixo:

Adicionar e-mail

Observação:

As instruções para configurar o assunto e mensagem padrão no envio por e-mail, encontram-se na ajuda Configurar envio das ordens de serviço por e-mail.
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Ao selecionar Gerar link compartilhável, será gerado um link para compartilhamento.

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Para enviar por e-mail a ordem de serviço, clique em Enviar por e-mail.

Observação:

Para poder compartilhar o pedido via WhatsApp, é necessário realizar a seguinte configuração em Menu → Configurações → Aba Geral → Configurações do Envio de Documentos e selecione a opção Sim no campo Compartilhar documento via Whatsapp.
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Impressão da listagem de ordens de serviços

  • Acesse Menu → Serviços → Ordens de Serviço e clique em Imprimir.
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Impressão única da ordem de serviço

  • Acesse Menu → Serviços → Ordens de Serviço → Clique no menu de contexto ao lado do número da ordem de serviço e selecione Imprimir.
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Impressão única da ordem de serviço para o técnico

  • Acesse Menu → Serviços → Ordens de Serviço → Clique no menu de contexto ao lado do número da ordem de serviço → Imprimir para o técnico.
  • Observação:

    Nas impressões de ordens de serviço para o técnico, não será impresso os preços das peças.

Acesse Menu → Ordens de Serviço → Selecione a(s) ordem(ns) que deseja excluir e clique Excluir.

Atenção!

Após exclusão de Ordem de Serviço, não é possível realizar a restauração desta ação. Lembramos também que, se houverem estoque e contas lançados para esta Ordem de Serviço, não haverá estorno dos mesmos.
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Acesse Menu → Ordens de Serviço → Clique no menu de contexto ao lado do número da ordem de serviço e clique Alterar Situação.

Para alterar em lote a situação das ordens, Selecione as mesmas, acesse Mais e clique em Alterar situação.

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As Ordens de Serviço poderão ser filtradas conforme a sua situação através das Abas por situação.

Acesse Menu → Ordens de Serviço → Mais ações e selecione Exportar ordens de serviço para planilha.

Observação:

É importante salientar que ao realizar a exportação de dados, todas as ordens de serviço serão exportadas e não somente possíveis ordens selecionadas.

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