Propostas Comerciais

O módulo de propostas comerciais permite o gerenciamento dos orçamentos enviados aos clientes, bem como toda a negociação de cada proposta comercial.

Neste local, é possível alterar situações de acordo com a evolução da negociação, enviar por e-mail, imprimir, clonar, criar modelo e, após a aprovação por parte do cliente, é possível gerar o pedido de venda com base nos dados da Proposta Comercial.

Passo a passo

1

Acesse Menu → Vendas → Propostas Comerciais → Incluir Proposta.

2

A seguir, Preencha a proposta comercial com seus devidos Dados de contatos, Responsável pelo contato, Vendedor e Produtos ou Serviços.

Na aba Descrições complementares, pode-se visualizar informações complementares do item como: NCM e Descrição complementar.

Observação:

O NCM exibido é o mesmo do cadastro do produto, sem opção de edição na proposta comercial. Caso queira editar a Descrição complementar, na coluna Ações é necessário clicar no botão Editar .
3

Além disso, é possível Incluir informações complementares nas propostas, juntamente com suas devidas condições comerciais.

4

Nas seções Condições gerais, Assinatura, Anexo, pode-se informar Observações sobre a proposta, Inserir assinatura e Anexo.

Além disso, é possível inserir marcadores de identificação para a proposta comercial, sendo esse marcador exibido na listagem das propostas comerciais.

5

Ao final da proposta, salve a mesma em Salvar.

Informações relacionadas

1

Acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações das Propostas Comerciais.

2

Na tela que segue, defina as configurações referentes a Numeração das propostas comerciais, Imprimir NCM dos produtos, Imprimir imagens dos produtos, Imprimir descrição complementar dos produtos, Calcular impostos nas propostas, Impostos na primeira parcela. Ao final, Salve as alterações.

1

Acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações dos Marcadores nas Propostas Comerciais.

2

A seguir, clique em Incluir marcador.

3

Após configurar, acesse Menu → Vendas → Propostas Comerciais → Clique no menu de contexto ao lado do número da proposta → Marcadores.

Além disso, pode-se incluir os marcadores em lote. Para isso, Selecione as propostas comerciais e clique sobre o botão Incluir marcadores.

4

É possível filtrar e localizar as propostas comerciais de acordo com os marcadores vinculados às mesmas.

Para tanto, basta aplicar o filtro pelo marcador pelo qual deseja localizar, acessando Filtro → Marcador → Selecione o marcador desejado → Aplicar.

5

Caso seja necessário excluir um marcador, acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações dos Marcadores nas Propostas Comerciais.

Agora, Selecione o marcador desejado → Excluir marcadores.

Acesse Menu → Vendas → Propostas Comerciais → Clique no menu de contexto ao lado do número da proposta → Alterar situação.

Observação:

Se você incluiu uma proposta no sistema e não a encontra mais, isto pode ter ocorrido em virtude da situação desta proposta ter sido alterada. Sendo assim, acesse a opção de Filtro por situação e acesse a aba Todas.

Acesse Menu → Vendas → Propostas Comerciais → Clique no menu de contexto ao lado do número da proposta → Gerar Venda.

1

Para iniciar a configuração acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações do Envio de Documentos.

2

Na seção Propostas comerciais é possível configurar o assunto padrão e a mensagem de envio das propostas por e-mail.

No campo Assunto padrão para envio da proposta comercial informe o assunto padrão do envio do e-mail. Abaixo, em Mensagem padrão para envio da proposta comercial insira a mensagem que será exibida no corpo do e-mail.

Além disso, ao clicar em Exibir variáveis disponíveis são listadas as variáveis que são possíveis de utilizar para completar as informações do e-mail.

3

Ao final, Salve as configurações realizadas.

1

Acesse Menu → Vendas → Propostas Comerciais → Clique no menu de contexto ao lado do número da proposta → Compartilhar.

2

Para adicionar mais um e-mail de envio, separe por vírgula e insira o e-mail, sem espaços. Conforme o exemplo abaixo:

Adicionar e-mail

Observação:

Caso quiser informar instruções no envio da proposta comercial, você pode configurar uma mensagem padrão em Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações do Envio de Documentos → Propostas Comerciais.
3

Ao selecionar Gerar link compartilhável, será gerado um link para compartilhamento.

4

Para enviar por e-mail a proposta, clique em Enviar por e-mail.

Observação:

Para poder compartilhar o pedido via WhatsApp, é necessário realizar a seguinte configuração em Menu → Configurações → Aba Geral → Configurações do Envio de Documentos e selecione a opção Sim no campo Compartilhar documento via Whatsapp.

Acesse Menu → Vendas → Propostas Comerciais → Clique no menu de contexto ao lado do número da proposta → Clonar Proposta.

Atenção!

Lembrando que, estas propostas não possuem relações de vínculo entre elas e logo, possuirão cada uma, numeração única e específica.
1

Acesse Menu → Vendas → Propostas Comerciais → Clique no menu de contexto ao lado do número da proposta que deseja usar como padrão → Criar modelo.

2

Para criar uma nova proposta a partir de um dos modelos, basta clicar na seta ao lado do botão Incluir proposta → Selecione o modelo desejado.

Observação:

Também é possível acessar os modelos cadastrados através da aba Modelos.
1

Acesse Menu → Vendas → Propostas Comerciais → Aba Modelos e clique sobre a Proposta que deseja editar.

2

Após abrir o modelo de proposta, clique no botão Editar.

Acesse Menu → Vendas → Propostas Comerciais → Aba Modelos → Marque na lateral esquerda os modelos que deseja excluir e clique em Excluir propostas.

Acesse Menu → Vendas → Propostas Comerciais → Clique no menu de contexto ao lado do número da proposta → Excluir Proposta.

Observação:

Uma outra alternativa de exclusão, que permite a exclusão em massa de propostas comerciais, pode ser acessada em Menu → Vendas → Propostas Comerciais → Selecione as propostas que deverão se excluídas → Excluir propostas.

Atenção!

Após realizar a exclusão de propostas comerciais, os registros eliminados não poderão ser recuperados.

A partir da versão 2.56, lançada no dia 26/10/2018 novos recursos estão disponibilizados no módulo de proposta comercial. Acesse em Novos Recursos e fique por dentro das novas funcionalidades.

Adicione seu e-mail e teste o Tiny 30 dias gratuitamente