Gerenciador de Pedidos (OMS)

O OMS (Order Management System) é um orquestrador de pedidos. Através do OMS o fluxo dos pedidos de venda é automaticamente gerenciado.

Através do OMS, o Tiny passa a importar automaticamente os pedidos dos canais de venda, recebe as atualizações das situações do pedido, gerencia as reservas e cancelamentos e mantém os estoques sincronizados em todos os canais.

Visão Geral

O OMS busca a cada 30 minutos os pedidos de venda do seu e-commerce e canais de venda para a área de pedidos de venda do Tiny. As situações dos pedidos são atualizadas conforme a situação do pedido na loja virtual. Por exemplo, um pedido está aguardando pagamento na loja virtual e o cliente efetuou o pagamento, tornando este pedido aprovado, esta alteração da situação também é refletida no Tiny.

É importante utilizar o recurso de Reserva de Estoques para que a automação faça mais sentido. Esta funcionalidade coloca os produtos em reserva enquanto os seus pedidos ainda não tiveram a saída efetiva da sua empresa, e o estoque disponível (estoque físico menos as reservas) é enviado para sua loja virtual, deixando na loja apenas as quantidades reais de produtos que estão disponíveis para venda. Quando um pedido é cancelado, a reserva de estoques também é, e a quantidade disponível aumenta, também refletindo na loja virtual. Quando o estoque é lançado (podemos configurar para o lançamento do estoque acontecer automaticamente quando a nota fiscal for autorizada) então ele será considerado uma saída efetiva, diminuindo da quantidade física de produtos. Para saber mais consulte a seção sobre reserva de estoques.

Pré-requisitos

  • Estar inscrito no Plano Essencial ou Grande
  • Extensão OMS instalada

Passo a passo

1

Para instalar o OMS, você deve acessar Menu → Início → Extensões do Tiny → OMS. Esta extensão está disponível apenas para os planos Essencial e Grande.

Observação:

Ao confirmar a instalação da extensão OMS, automaticamente será instalada a extensão Reserva de Estoques em sua conta.
2

Para configurar o OMS, acesse Menu → Configurações → Aba E-commerce e clique em Sincronização automática.

3

Nesse local, no campo Intervalo entre sincronizações de pedidos selecione o tempo que as sincronizações ocorrerão, podendo ser a cada 15 minutos, 30 minutos, 1 hora ou 2 horas.

Observação:

O processamento a cada 15 minutos está disponível somente para contas que estão no plano Grande.
4

Ao final, clique em Salvar.

1

Para habilitar o serviço OMS, é necessário acessar Menu → Configurações → Aba E-commerce e clique em Integrações.

2

Clique sobre a Integração que deseja habilitar a sincronização automática.

3

Agora, na aba Configurações é necessário selecionar a opção Sim no campo Sincronização automática de pedidos.

Observação:

Caso utilize a integração com o Mercado Livre a explicação de como habilitar a sincronização automática, encontra-se no passo 4 dessa ajuda.
4

Ao acessar configuração da integração com o Mercado Livre, no campo Aplicativo utilizado para comunicação entre o Tiny e o Mercado Livre selecione a opção Com importação automática de pedidos. Após isso, será solicitado que realize o Login em sua conta do Mercado Livre.

5

Finalmente, para que automação funcione corretamente, é obrigatório realizar o Mapeamento de situações. Acesse a aba Situações e vá adicionando as suas situações de pedidos da loja virtual e escolha as correspondentes no Tiny.

Atenção:

No campo Permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações recomendamos que selecione a opção Não.

Informações adicionais

1

Como trata-se dos primeiros momentos da configuração da importação automática de pedidos, recomendamos que modifique o estoque de um produto no Tiny e verifique se o mesmo é alterado corretamente no E-commerce vinculado.

Acesse Suprimentos → Controle de estoques → Acesse o produto e clique em Incluir lançamento e informe a quantidade de estoque e salve o lançamento.

2

Para enviar o estoque ao e-commerce, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Mais Ações e clique em Enviar estoque ao e-commerce.

3

A seguir, selecione a integração e clique em Enviar.

Atenção:

Após enviar o estoque, verifique se a quantidade de estoque no e-commerce é correspondente a informada em sua conta no Tiny.

Observação:

Quando ocorrer alguma exceção no processo de OMS será exibido um alerta de notificação em sua conta.
1

O processo de sincronização automática pode ser monitorado através do relatório de Resumo de Sincronizações. Para isso, acesse Menu → Início → Ferramentas → Aba Geral e clique em Resumo de Sincronizações.

2

A seguir, na aba Pendentes, são exibidas as sincronizações que ainda não foram realizadas.

Ao lado, na aba Finalizadas são exibidas todas as sincronizações realizadas.

As ações realizadas na aba Finalizadas, podem ser buscadas por sua situação através do filtro Qualquer situação.

Abaixo, segue a lista das plataformas que possibilitam o serviço de OMS:

  • Amazon
  • AnyMarket
  • Carrefour
  • Loja Integrada
  • MadeiraMadeira
  • Magalu Marketplace
  • Magento
  • Mercado Livre
  • NuvemShop
  • Olist
  • OpenCart
  • Prestashop
  • Plugg.To
  • GenComm
  • GenHub
  • SkyHub
  • Shopify
  • Tray (REST)
  • Tray Corp
  • Via Varejo
  • Vtex
  • Xtech
  • WooCommerce

Adicione seu e-mail e teste o Tiny 30 dias gratuitamente

Este site usa cookies para gerar estatísticas e para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você declara que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.