Nota Fiscal Consumidor (NFC-e)

O módulo de Nota Fiscal Consumidor permite a emissão, assinatura e transmissão da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) ao SEFAZ.

A NFC-e é um arquivo digital que visa substituir cupons fiscais emitidos por ECF e também a nota fiscal de modelo 2 que são utilizadas, principalmente no varejo.

Transmitido pela Internet para a Secretaria da Fazenda do estado da empresa emitente responsável pela nota fiscal. Ao enviar uma NFC-e ao SEFAZ, é realizada a pré-validação do arquivo, sendo devolvido um protocolo de recebimento (Autorização de Uso).

Para emitir Nota Fiscal ao consumidor final é preciso:

  • Estar habilitado para a emissão de Nota Fiscal do Consumidor no SEFAZ do seu estado.
  • Ter o Certificado Digital configurado em sua conta. Saiba como configurar seu certificado digital.
  • Realizar a configuração da Natureza de Operação. Veja como configurar naturezas de operação.
  • Selecionar o ambiente de envio das Notas Fiscais de Consumidor (Homologação/Produção).

Passo a passo

1

Acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configuração da Nota Fiscal Eletrônica para Consumidor Final (NFCe).

2

A seguir, é possível fazer algumas configurações para emissão das notas fiscais de consumidor, podendo definir se o Layout para impressão da DANFE será Compacto ou Normal.

1

O Tiny permite a emissão de notas fiscais de testes (sem valor fiscal - homologação) e notas fiscais com valor fiscal (produção). Ao acessar Menu → Configurações →Aba Vendas → Configuração da Nota Fiscal Eletrônica (NFe).

2

Nesse local, é possível definir o Tipo de Ambiente da NFe. Você pode deixar em Homologação para testar a emissão de suas primeiras notas e após, trocar este ambiente para Produção, para assim, emitir notas fiscais com valor fiscal.

1

Acesse Menu → Vendas → Notas Fiscais Consumidor.

Você encontrará nesta tela todas as notas fiscais que já foram inseridas, podendo visualizar em que situação cada uma se encontra.

Para inserir uma nova Nota Fiscal de Consumidor pode clicar no botão Incluir nota consumidor.

2

Inicie informando os dados da NFCe: Série, Número e Natureza de Operação. Na Nota Fiscal de Consumidor, não é obrigatório informar os dados do cliente. Caso queira informar, pode clicar em Informar cliente.

3

Agora, informe os Itens que compõe a nota.

4

Na seção Cálculo do imposto, visualiza-se os valores tributários de acordo com a natureza de operação que configurou.

5

Em Pagamento, informe as condições de pagamento da venda.

6

Na seção de Dados adicionais, pode-se adicionar observações sobre essa nota.

Observação:

No campo Observações do sistema, a mensagem presente neste campo é automaticamente puxada do campo Observações que se encontra na Natureza de Operação.
7

Ao finalizar o preenchimento da Nota Fiscal do Consumidor, salve a mesma em Salvar.

8

Para poder autorizar a nota de consumidor ao Sefaz: acesse o Menu de contexto ao lado da nota fiscal salva e clique em Autorizar nota fiscal.

Informações relacionadas

Acesse Menu → Vendas → Notas Fiscais Consumidor → Clique no menu de contexto ao lado do número da nota fiscal que você deseja cancelar e selecione Cancelar NFe.

Atenção!

Para cancelar a Nota Fiscal de Consumidor Fora do prazo de cancelamento, pedimos que você entre em contato com sua contabilidade, para que esta possa lhe informar o procedimento correto a ser realizado.

Acesse Menu → Vendas → Notas Fiscais Consumidor → Clique no menu de contexto ao lado do número da nota fiscal que é necessário complementar e selecione NFe Complementar.

1

Acesse Menu → Vendas → Notas Fiscais para Consumidor → Clique no menu de contexto ao lado do número da nota fiscal e selecione Lançar contas.

2

As configurações de lançamento de contas poderão ser efetuadas em Menu → Configurações → Aba Finanças → Configurações Gerais → Lançamento de contas.

Somente notas que não foram integradas aos módulos financeiro e/ou estoque podem ser editadas.

Atenção!

Se a configuração for realizada para lançamento automático de contas, essa configuração será atribuída somente para as novas vendas.

Acesse Menu → Vendas → Notas Fiscais para Consumidor → Clique no menu de contexto ao lado do número da nota fiscal e selecione Estornar contas.

Atenção!

Somente notas que não foram integradas aos módulos financeiro e/ou estoque podem ser editadas.
1

Ao incluir a Nota Fiscal, na seção Dados adicionais selecione em qual depósito de estoque será realizado o lançamento de saída.

Observação:

Se o lançamento de estoque estiver configurado como Automático, a baixa será realizada no depósito selecionado nas notas fiscais.
2

Acesse Menu → Vendas → Notas Fiscais para Consumidor → Clique no menu de contexto ao lado do número da nota fiscal e selecione Lançar estoque.

Para configuração de estoque acesse Menu → Configurações → Aba Suprimentos → Configurações de Estoque → Lançamento de estoque.

Somente notas que não foram integradas aos módulos financeiro e/ou estoque podem ser editadas.

Atenção!

Se a configuração for realizada para lançamento automático de estoque, essa configuração será atribuída somente para as novas vendas.

Acesse Menu → Vendas → Notas Fiscais para Consumidor → Clique no menu de contexto ao lado do número da nota fiscal e selecione Estornar estoque.

Atenção!

Somente notas que não foram integradas aos módulos financeiro e/ou estoque podem ser editadas.
1

Veja como configurar a forma de pagamento boleto, a mesma pode ser configurada com Carteira registrada ou Carteira sem registro, dependendo do banco utilizado.

2

Para imprimir boleto em Notas Fiscais de Consumidor, acesse em:

  • Menu → Vendas → Notas Fiscais Consumidor → Clique no menu de contexto ao lado do número da nota fiscal → Imprimir boletos.

Observação:

Para conseguir emitir o boleto, é necessário que na nota fiscal, na seção Pagamento, informe a condição de pagamento da venda e a mesma seja enviada para Contas a Receber.

Acesse Menu → Vendas → Notas Fiscais Consumidor → Clique no menu de contexto ao lado do número da nota fiscal → Clonar nota.

Além da opção para clonar uma Nota Fiscal de Consumidor, o Tiny disponibiliza a opção de gerar uma Nota Fiscal de Entrada usando os dados de uma Nota Fiscal de Consumidor, através do recurso clonar para entrada.

Esta ação é possível ao clicar no Menu de contexto ao lado do número da Nota Fiscal de Consumidor e selecionar Clonar para entrada.

1

Acesse Menu → Vendas → Notas Fiscais Consumidor → Selecione as notas que deseja excluir e clique em Excluir notas.

Atenção!

Notas fiscais que possuam estoque e/ou contas lançadas, não terão os lançamentos gerados a partir da nota fiscal eliminados de forma automática pelo sistema. Caso você queira excluir os lançamentos de estoque e/ou financeiros gerados a partir da nota fiscal que está sendo excluída, você pode usar as funções para estornar estoque e estornar contas antes de excluir a nota fiscal.
2

Também é possível excluir notas fiscais em massa ao agendar uma tarefa de Exclusão de Registros, acessando Início → Ferramentas → Agendar Tarefas de Backup ou Exclusão de Registros → Incluir uma Tarefa do tipo Exclusão de Registros.

Atenção!

Antes de realizar a exclusão das notas fiscais, é importante obter o backup e verificar o recebimento do arquivo no e-mail configurado. Para tanto, acesse Início → Ferramentas → Agendar Tarefas de Backup ou Exclusão de Registros → Incluir uma Tarefa, do tipo Backup.
1

Acesse Menu → Vendas → Notas Fiscais Consumidor → Clique no menu de contexto ao lado do número da nota fiscal → Enviar por e-mail.

2

Para adicionar mais um e-mail de envio, separe por vírgula e insira o e-mail, sem espaços. Conforme o exemplo abaixo:

Adicionar e-mail

Acesse Menu → Vendas → Notas Fiscais Consumidor → Clique no menu de contexto ao lado do número da nota fiscal → Selecione Outras opções → Consultar situação da NFe.

Atenção!

Caso a nota fiscal tenha sido recebida e sua utilização autorizada pelo Sefaz, a situação da nota fiscal será modificada para Autorizada. Caso não tiver sido autorizada pelo Sefaz, a situação da nota fiscal voltará para a situação Pendente, permitindo assim, que você envie-a novamente ao Sefaz.
1

Imprimir DANFE:

  • Acesse Menu → Vendas → Notas Fiscais Consumidor → Clique no menu de contexto ao lado do número da nota fiscal e selecione Imprimir DANFE.
  • É possível também imprimir DANFE das notas selecionadas:Menu → Vendas → Notas Fiscais Consumidor → Selecione as notas que desejar imprimir → Imprimir DANFEs.
  • Como também, imprimir DANFE das notas autorizadas: Menu → Vendas → Notas Fiscais Consumidor → Ao lado do botão Incluir nota fiscal → Imprimir DANFEs.
2

Para imprimir a lista das notas fiscais:

  • Acesse Menu → Vendas → Notas Fiscais Consumidor → Mais Ações e clique em Imprimir relatório.

Acesse Menu → Vendas → Notas Fiscais Consumidor e clique em Autorizar pendentes.

A função de envio de Notas Fiscais de Consumidor em lote também permite o envio de e-mail com as DANFEs e XMLs das NFes aos respectivos clientes.

Atenção!

Ao enviar notas pendentes em lote, serão enviadas todas as notas que se encontram nesta situação Pendentes.

Acesse Menu → Vendas → Notas Fiscais Consumidor → Clique no botão Mais ações e selecione Inutilizar numeração.

Atenção!

As numerações inutilizadas ficarão visíveis em Menu → Início → Ferramentas → Inutilizações de NFes.

Acesse Menu → Vendas → Notas Fiscais Consumidor → Mais Ações → Exportar XML das NFes.

Observação:

Além desta opção, é possível exportar suas Notas de Consumidor para uma planilha, acessando Menu → Vendas → Notas fiscais consumidor → Mais ações → Exportar NFes para planilha.

Adicione seu e-mail e teste o Tiny 30 dias gratuitamente