Melhor Envio

O Melhor Envio é um gateway logístico que disponibiliza o serviço de cotação de fretes com os Correios e outras transportadoras. Além disso, possibilita a geração de etiquetas e códigos de rastreio.

Pré-requisitos

  • Estar inscrito no Plano Básico, Essencial ou Grande
  • Extensão Melhor Envio instalada

Fluxo de integração

Fluxo

Como funciona a integração do Tiny com o Melhor Envio

Passo a passo

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Inicie adicionando a extensão Melhor Envio em sua conta. Para isso acesse Menu → Início → Extensões do Tiny.

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Na seção Vendas, adicione a extensão Melhor Envio.

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Agora, clique em Instalar e Confirme a instalação da extensão.

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Para iniciar a configuração, acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Seção Expedição e Logística → Gateways Logísticos.

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Agora, clique em Incluir gateway logístico.

Observação:

É possível utilizar mais de uma conta com o Melhor Envio a partir do Tiny.
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A seguir, no campo Tipo será automaticamente preenchido com o tipo Melhor Envio. Ao lado, no campo Descrição preencha a descrição do gateway que será exibida no Tiny.

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Na seção Configurações de autenticação é necessário que realize o login na sua conta no Melhor Envio. Para isso, clique em Efetuar login.

Informe os seus dados de acesso no Melhor Envio.

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Abaixo, na seção Configurações adicionais defina se na impressão das etiquetas será impresso a Razão social ou o nome Fantasia.

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Agora, Selecione as formas de frete que utilizará nesta integração. Para remover um serviço que não deseja utilizar, clique no botão .

Em seguida, escolha as formas de envio desejadas e clique em Salvar. Com a integração concluída, será cadastrada em sua conta uma forma de envio para cada serviço selecionado.

Observação:

Para visualizar as formas de envio cadastradas, acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Seção Expedição e Logística → Formas de envio.
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Para incluir a venda no Tiny, acesse Menu → Vendas → Pedidos de venda e clique em Incluir pedido.

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A seguir, preencha os Dados do pedido e Adicione os itens dessa venda.

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Com os dados da venda preenchidos, clique em Salvar.

Observação:

Lembramos que, para utilizar a cotação de fretes é necessário ter configurado as formas de envio em sua conta.
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A cotação de frete é realizada através dos pedidos de venda. Para isso, Selecione as vendas e clique em Cotar fretes.

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A seguir, são listados os pedidos selecionados e os dados de embalagem dos produtos. São carregadas as informações do cadastro do produto na seção Dimensões e peso.

Caso os produtos não possuam os campos citados acima preenchidos, você deve preencher manualmente os dados de embalagem, altura e peso para poder realizar a cotação. Após isso, clique em Calcular.

Observação:

O valor que será atribuído ao campo Valor declarado precisa ser configurado em Menu → Configurações → Aba Vendas → Expedição e Logística → Configurações da Expedição. Mais informações sobre a configuração do valor declarado, acesse a ajuda Como configurar a expedição.
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Agora, para cada venda são listadas as Formas de envio e as Formas de frete com seus devidos Preços e Prazos. Selecione as formas que melhor se adaptam ao envio dos seus pedidos.

Outra opção é clicar em Marcar as formas de envio mais baratas, assim são selecionadas as opções de envio com o menor preço. Se o campo Atualizar o valor de frete pago pelo cliente estiver marcado, será atribuído o valor cotado no campo Frete pago pelo cliente, dentro do Pedido de venda.

Após concluir o processo de cotação de fretes, clique em Salvar.

Observação:

Lembramos que, para utilizar a cotação de fretes é necessário ter configurado as formas de envio em sua conta.
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A cotação de frete é realizada através das notas fiscais. Para isso, Selecione as vendas e clique em Cotar fretes.

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A seguir, são listadas as notas selecionados e os dados de embalagem dos produtos. São carregadas as informações do cadastro do produto na seção Dimensões e peso.

Caso os produtos não possuam os campos citados acima preenchidos, você deve preencher manualmente os dados de embalagem, altura e peso para poder realizar a cotação. Após isso, clique em Calcular.

Observação:

O valor que será atribuído ao campo Valor declarado precisa ser configurado em Menu → Configurações → Aba Vendas → Expedição e Logística → Configurações da Expedição. Mais informações sobre a configuração do valor declarado, acesse a ajuda Como configurar a expedição.
3

Agora, para cada nota fiscal são listadas as Formas de envio e as Formas de frete com seus devidos Preços e Prazos. Selecione as formas que melhor se adaptam ao envio.

Outra opção é clicar em Marcar as formas de envio mais baratas, assim são selecionadas as opções de envio com o menor preço. Se o campo Atualizar o valor de frete pago pelo cliente estiver marcado, será atribuído o valor cotado no campo Frete pago pelo cliente, dentro do Nota Fiscal.

Após concluir o processo de cotação de fretes, clique em Salvar.

Observação:

Lembramos que, para utilizar a cotação de fretes é necessário ter configurado as formas de envio em sua conta.
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A cotação de frete é realizada através dos propostas comerciais. Para isso, Selecione as propostas e clique em Cotar fretes.

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A seguir, são listados as propostas selecionadoas e os dados de embalagem dos produtos. São carregadas as informações do cadastro do produto na seção Dimensões e peso.

Caso os produtos não possuam os campos citados acima preenchidos, você deve preencher manualmente os dados de embalagem, altura e peso para poder realizar a cotação. Após isso, clique em Calcular.

Observação:

O valor que será atribuído ao campo Valor declarado precisa ser configurado em Menu → Configurações → Aba Vendas → Expedição e Logística → Configurações da Expedição. Mais informações sobre a configuração do valor declarado, acesse a ajuda Como configurar a expedição.
3

Agora, para cada proposta são listadas as Formas de envio e as Formas de frete com seus devidos Preços e Prazos. Selecione as formas que melhor se adaptam ao envio.

Outra opção é clicar em Marcar as formas de envio mais baratas, assim são selecionadas as opções de envio com o menor preço.

Após concluir o processo de cotação de fretes, clique em Salvar.

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Primeiramente, no módulo de Pedidos de venda é necessário Selecionar as vendas que deseja enviar para expedição e acessar o menu Mais ações e clicar em Enviar para expedição.

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Agora, para incluir uma expedição acesse Menu → Vendas → Expedição → Incluir expedição.

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A seguir, adicione os objetos na expedição. Selecione a forma de envio → Marque os objetos e clique em Salvar.

Observação:

Algumas transportadoras solicitam a informação do valor declarado para os agrupamentos que serão enviados. Para fazer isso, acesse o objeto presente na expedição e clique em Editar, no campo Possui valor declarado selecione a opção Sim. Feito isso, será possível definir o valor no campo Valor declarado.
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Os pedidos são enviados para o Melhor Envio quando a expedição é concluída. Para isso, clique em Concluir expedição.

Observação:

Somente é possível enviar pedidos com mais de um volume caso os mesmos possuam as mesmas dimensões.
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Com os pedidos recebidos com sucesso no Melhor Envio, a situação da expedição é alterada para Concluída e os dados de rastreamento (código e url) são salvos no objeto.

Para imprimir todas as etiquetas da logística presentes na expedição, clique em Imprimir etiquetas do gateway logístico.

Se precisar imprimir a etiqueta de forma individual, acesse o Menu de contexto ao lado do número de identificação do objeto e clique na opção Imprimir etiquetas do gateway logístico.

A impressão das etiquetas dos pedidos será realizada, mesmo que não haja vínculo com alguma nota fiscal autorizada no SEFAZ.

Observações:

  • Se o usuário que realizou a integração da loja com o Melhor Envio tenha crédito na sua Melhor Carteira, será realizada a geração da etiqueta e o pagamento se dará automaticamente com os créditos da carteira.
  • Caso Não tenha crédito na sua Melhor Carteira, o sistema informa que não foi possível continuar por falta de crédito, mas as etiquetas ficarão presentes no carrinho dentro da plataforma Melhor Envio, possibilitando o vendedor de continuar o processo e Pagar diretamente na plataforma.
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O objeto enviado ao Melhor Envio é Identificado com um marcador.

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O código de rastreio pode ser consultado através das vendas, acessando acesse Menu → Vendas → Pedidos de venda → Localize a venda.

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Agora, clique sobre o Código de rastreio associado a venda. Assim, será direcionado para o link de rastreamento no Melhor Envios.

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A seguir, são exibidos os Dados de rastreamento do pedido.

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Havendo a necessidade de cancelar um pedido na logística, acesse o módulo Expedição e Clique sobre a expedição desejada.

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Agora, acesse o Menu de contexto ao lado do número de identificação do objeto e clique na opção Cancelar pedido no gateway logístico.

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Após Cancelar pedido no gateway logístico, o mesmo será cancelado no Melhor Envio, sendo assim removido o marcador de identificação.

Observação:

Após o cancelamento do pedido, os dados de rastreamento são automaticamente removidos do pedido e/ou nota fiscal.

Informações relacionadas

Caso seja necessário refazer alguma das suas etiquetas, por exemplo, se algum dado estiver incompleto ou inconsistente que não foi aceito pela transportadora, você precisa cancelar o pedido na logística e incluir uma nova expedição. As instruções para cancelar o pedido na logística estão disponíveis na ajuda Cancelar pedido na logística.

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