Contas Bancárias

As contas bancárias têm a função de gerenciar seus recebimentos e pagamentos, além de permitir a emissão de boletos, remessas e retornos bancários.

Passo a passo

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Para incluir uma conta bancária, acesse Menu → Configurações → Aba Finanças → Cadastro de Contas Bancárias.

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Agora, clique em Incluir conta bancária.

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Selecione o banco que irá configurar e ao lado, em Descrição da conta, informe o nome da conta que está configurando.

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Após selecionar o banco, informe os Dados da sua conta e selecione o Meio de recebimento para esta conta.

Atenção!

Marcando a opção Cobrança registrada (remessas e retornos), é possível enviar remessas e ler retornos dos principais bancos do mercado. Veja os bancos disponíveis. As instruções de como gerar remessas e retornos estão em Remessas Bancárias e Retornos Bancários.
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Na seção Configuração dos boletos, informe os dados para emissão de boletos.

Observação:

Ressaltamos que, os dados para configuração precisam ser obtidos junto ao banco.
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Em caso de cobrança registrada, nos campos Primeira e Segunda instrução, pode-se adicionar instruções referente à remessa bancária. Para instruções somente para os boletos, adicione a mensagem padrão no campo Instruções para impressão no boleto.

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Em Dados Adicionais, os campos referem-se aos dados de cobrança com o banco e devem ser preenchidos conforme instruções recebidas do seu gerente bancário.

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Por fim, Salve as configurações e realize a Validação com o banco.

Informações relacionadas

Através do Tiny, é possível emitir boletos, com ou sem registro, para os principais bancos:

Com e Sem registro

  • Banco do Brasil
  • Banco do Nordeste
  • Banrisul
  • Bradesco
  • Caixa Econômica Federal
  • HSBC
  • Itaú
  • Santander
  • Sicredi
  • Sicoob (beta)
  • Safra (beta)
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Para realizar o boleto de homologação, acesse Menu → Finanças → Contas a Receber → Incluir conta a receber.

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O boleto de homologação será preenchido com um baixo valor ou com as orientações repassadas pelo banco. Ao final, clique em Salvar.

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Após ter gerado a conta, para imprimir o boleto de homologação, clique em Imprimir boleto.

Observação:

Outra maneira possível de imprimir boleto, é acessando em Menu → Finanças → Contas a Receber → Clique no menu de contexto ao lado da conta a receber → Imprimir boleto.
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Realize a impressão do boleto e Entre em contato com o seu Banco, para que o mesmo seja Validado.

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Para incluir os boletos que vão fazer parte da remessa bancária de homologação, será necessário acessar em Menu → Finanças → Contas a Receber → Incluir conta a receber.

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Acesse Finanças → Cobranças Bancárias → Aba Remessas → Incluir remessa.

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Para incluir uma remessa, você deve Escolher o banco desejado. Serão exibidas as contas a receber com o portador igual ao banco escolhido, porém é possível também trabalhar com contas que não possuam portador vinculado, marcando a opção Incluir títulos sem portador. Após Selecionar os títulos desejados para a remessa, basta Salvá-la.

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O terceiro passo é gerar o arquivo da remessa bancária. Para tanto, após salvar a remessa, acesse o menu Ações ao lado da opção editar e clique em Gerar remessa.

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Agora, você poderá estar acessando o Site do banco e Inserir este arquivo de remessa gerado, para que estes possam registrar as contas.

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Para finalizar, o banco irá fornecer um arquivo de retorno com as baixas já efetuadas em sua conta no banco e os registros dos títulos. Para poder ler este retorno, você precisa acessar Finanças → Cobranças Bancárias → Aba Retornos → Ler retorno.

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