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Integração Tiny com a Yampi

Com esta integração, você gerencia seus pedidos e catálogo de produtos. Além disso, os estoques serão atualizados automaticamente e os clientes relacionados aos pedidos vão ser importados para o Tiny.

Fluxo

Passo a passo

Configurar a integração no Tiny
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Acesse as configurações de e-commerce do Tiny em Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações.

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Agora, clique no botão Incluir integração para adicionar as configurações de integração.

Incluir integracao

Caso já possua integrações configuradas em sua conta, as mesmas serão exibidas e indicadas com suas respectivas situações.

Cada situação indica:

  • Ativa: Representa que a configuração da integração foi realizada com sucesso e a mesma encontra-se pronta para uso.
  • Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny, a mesma não será utilizada ou mostrada para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
  • Não configurada: Esta situação indica que a configuração ainda não foi realizada.
  • Não instalada: Representa que ainda não houve a comunicação com o e-commerce para ativar a integração.

Observação:

Somente as integrações com a situação Ativa serão exibidas para uso nas sincronizações, importações e demais ações no Tiny.
Configurar aba Integração
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Na aba Integração, selecione Yampi no campo Integração. Assim irá abrir todas as abas de configuração desta integração.

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No campo Nome informe o nome da sua loja na integração. Este campo já vem preenchido com o nome da integração.

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Na seção Autenticação, preencha o campo abaixo:

Alias Preencha este campo com o Alias da integração.
Token Preencha esta informação com o Token utilizado para integração.
Chave secreta Preencha esta informação com a chave secreta para API.
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Para concluir, verifique se os dados informados estão corretos clicando no botão Testar configurações.

Configurar aba Configurações
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Agora, na aba Configurações, defina os campos conforme abaixo:

Atualizar estoque na loja virtual a partir do Tiny Entre as opções disponíveis estão: Não atualizar, Enviar saldo físico e Enviar saldo disponível. Selecione a opção Enviar saldo físico, assim, sempre que houver alguma movimentação de estoque de um produto no Tiny, o saldo em estoque deste produto será automaticamente atualizado na loja virtual.
Depósito a ser considerado na integração Defina qual será o depósito padrão para as ações: Importar pedido, Importar produtos e Enviar estoque.

Observação:

O campo Depósito a ser considerado na integração somente será exibido nas contas que possuem a extensão Depósitos de estoque instalada.
Enviar imagens dos produtos ao sincronizarAtravés desta opção, defina se as imagens dos produtos serão importadas Apenas para novos produtos ou se será importada para todos os itens (ao habilitar a opção Sim).
Ao importar produtosDefina se na importação dos produtos as imagens serão consideradas como Anexos ou será importada somente as URLs das imagens. Através das opções: Importar imagens como anexos ou Apenas importar a URL externa das imagens.
Enviar dias para preparação ao sincronizarHabilite a opção para enviar a informação do campo Dias para preparação no envio de produtos para Yampi. Para preencher este campo, acesse o Cadastro do seu produto, clique em Editar e na aba Dados gerais, na seção Estoque preencha o campo Dias para preparação.
Na importação de produtos, ao atualizar um produto, atualizar o Código (SKU)Habilite esta opção para atualizar o Código (SKU) sempre que os produtos forem importados do e-commerce.
Sincronização automática de pedidosSe você deseja utilizar o recurso de OMS na integração com seu e-commerce, é necessário que habilite essa opção. Saiba mais sobre o gerenciador de pedidos (OMS).
Importar forma de recebimento nos pedidosHabilite a opção para receber a forma de recebimento na importação dos pedidos. A configuração das formas de recebimento devem ser realizadas na aba Formas de recebimento.
Importar valor do frete nos pedidosHabilite a opção se deseja importar o valor do frete na importação dos pedidos.
Enviar rastreamento ao alterar a situação no Tiny para enviadoSe esta opção estiver habilitada, sempre que a situação de envio do pedido for alterada para Enviado no Tiny, o código de rastreio será enviado de forma automática para a plataforma. Saiba mais sobre essa rotina através da ajuda Atualizar situação de envio dos pedidos.
Marcar pedido como entregue ao alterar a situação no Tiny Ao habilitar esta opção, sempre que um pedido for alterado para a situação Entregue no Tiny, o mesmo também terá o seu status alterado na plataforma. Saiba mais sobre essa rotina através da ajuda Atualizar situação de envio dos pedidos.
Formatar nome dos contatos no recebimento dos pedidos Ao habilitar esta opção, o nome do cliente na importação dos pedidos será formatado com as iniciais maiúsculas em seu Nome e Sobrenome.
Completar endereço do cliente a partir do CEP na importação de pedidosEscolha a opção Sempre e na importação dos pedidos o CEP será validado junto ao Correios para obter o endereço da venda. Assim, ignorando os dados de endereço obtidos na plataforma de e-commerce.
Enviar e-mail, através da plataforma, ao alterar a situação do pedido no TinyAo habilitar este parâmetro, sempre que o pedido for alterado para o status de Enviado no Tiny, a plataforma irá disparar o e-mail com o rastreio da venda automaticamente para o cliente.
Configurar aba Dados Fiscais
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Na aba Dados Fiscais, no campo Natureza de operação para venda desta integração selecione uma Natureza de venda padrão para essa plataforma. A natureza selecionada será atribuída na Importação dos pedidos no Tiny e no momento em que gerar a Nota Fiscal através do pedido importado.

Configurar aba Gestão de preços
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Na aba Gestão de preços, defina qual será a regra de preços para a integração, tanto para importação, quanto para envio de produtos ao e-commerce.

  • Preço fixo: conforme o preço do produto, o anúncio pode receber um valor fixo de preço de venda, levando em consideração acréscimos e descontos aplicados individualmente;
  • Conforme regras de preço: trata-se de todas as regras do marketplace no que diz respeito ao percentual de comissão, adicional de frete para produtos com preço mínimo e/ou por faixa de peso cubado dos produtos e fórmula de cálculo para aplicar os valores adicionais;
  • Conforme lista de preços: para uso de listas de preços dos produtos, específicas para o e-commerce ou marketplace.
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Ao definir a regra como Conforme lista de preços, no campo Lista de preços utilizada nos produtos, selecione a lista de preços que será utilizada na importação de pedidos do e-commerce. Saiba como configurar Listas de preços.

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Ao definir a regra como Conforme regras de preço, siga a configuração de Precificação de anúncios com base nas regras das plataformas de e-commerce e marketplaces.

Configurar aba Categorias

Para mapear as categorias dos produtos, é necessário acessar a aba Categorias e no botão buscar pela categoria no e-commerce.

Caso ainda não possua categorias cadastradas em sua conta no Tiny, as instruções para incluir categorias estão disponíveis em Como cadastrar categorias de produtos.

As instruções pra vincular as categorias no cadastro de produtos, estão disponíveis em Como cadastrar um produto - (Passo 3).

Atenção!

Ressaltamos que, para enviar seus produtos do Tiny para a Yampi, é necessário que tenha realizado o mapeamento das categorias e vinculado as mesmas no cadastro dos produtos. Quando realizar a sincronização dos seus produtos, os mesmo serão exportados para o e-commerce nas devidas categorias.
Configurar aba Situações
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Na aba Situações, ao clicar em Adicionar situações padrão, é adicionado as situações presentes no e-commerce e as mesmas serão listadas na coluna Código da situação no E-commerce.

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Abaixo, em Sequência das situações no Tiny é apresentado um fluxo de situações dos pedidos.

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No campo Permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações, habilite a opção se deseja permitir a alteração da situação do pedido para uma situação anterior da situação atual, por exemplo, um pedido Enviado voltar para a situação Preparando Envio.

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Na coluna Situação no Tiny, selecione a situação correspondente no Tiny. Existe também, a possibilidade de adicionar novas situações ao clicar em + Adicionar mapeamento de situação.

Observação:

Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada. Caso não seja realizada a configuração o pedido será importado e atribuído a situação Em aberto.
Configurar aba Formas de Recebimento

Na aba Formas de Recebimento, pode-se relacionar as formas de pagamento dos seus pedidos da loja virtual com a forma de recebimento no Tiny. Esta configuração fará com que suas contas a receber sejam geradas corretamente no Tiny, com as mesmas informações.

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Ao habilitar o parâmetro Importar forma de recebimento nos pedidos, será possível realizar o mapeamento das formas de pagamento presentes em sua plataforma com os respectivos destinos no Tiny.

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Na configuração Forma de recebimento padrão para os pedidos importados deste e-commerce, selecione a forma de recebimento que será utilizada caso o pedido seja importado sem nenhuma forma mapeada.

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Logo abaixo, em Relacione as formas de recebimento do Tiny com as da integração, no campo de Forma de recebimento, selecione a forma de recebimento do Tiny que deseja mapear.

Depois, através do campo Código na integração, clique sobre o botão Relacionar forma de recebimento.

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Na janela que será exibida, selecione a forma de recebimento de sua plataforma que será vinculada à forma de pagamento escolhida anteriormente.

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Caso nenhuma forma de recebimento seja exibida ou se a forma que você deseja vincular não está sendo exibida na listagem, existe a possibilidade de realizar a busca da forma vinculada em um pedido da plataforma através do botão Obter via pedido. Também, caso você já possua a informação de qual código deverá utilizar para realizar o vínculo, clique em Informar código manualmente.

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Após realizar o vínculo, clique em Selecionar.

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Para incluir uma nova forma de recebimento, clique em Adicionar forma de recebimento. Caso não possua nenhuma forma de recebimento e deseje cadastrar, acesse a ajuda Formas de Recebimento.

Observação:

Sempre que um pedido for importado sem uma forma de recebimento mapeada, a forma selecionada no campo Forma de recebimento padrão será utilizada.
Configurar aba Formas de frete

Em Formas de frete pode ser realizado o mapeamento das formas de frete presentes no e-commerce, com as formas de envio cadastradas em sua conta no Tiny.

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Para isso, no campo Forma de envio e Forma de frete, selecione a forma de frete que deseja mapear.

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Em Código na integração, clique no botão Relacionar forma de frete.

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Na janela que será exibida, informe o Identificador do pedido na integração para que o Tiny realize a busca de qual forma de frete está inserida no mesmo para que o vínculo seja realizado. Desta forma, todas as vendas com a mesma forma de envio do pedido utilizado como exemplo, serão identificadas com a forma escolhida anteriormente.

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Se a forma de envio não for localizada na busca pela venda e você tiver o código para mapeamento, clique no botão Informar código manualmente e insira a respectiva informação.

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Caso precise adicionar novas formas de frete, clique em Adicionar.

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Ao final, não esqueça de Salvar as configurações.

Observações:

  • Ao adicionar as formas de frete selecionadas o Tiny busca as formas de envio já configuradas em sua conta.
  • Para mapear as formas de frete da Frenet, acesse a ajuda Mapear formas de frete Frenet.
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Os pedidos realizados na Yampi serão listados em Menu → Vendas → Pedidos no e-commerce na Aba da loja virtual.

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Vale lembrar que é possível Filtrar os pedidos por situação e por período.

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Após isso, Selecione os pedidos desejados e clique em Receber pedidos. Com esta ação os pedidos serão recebidos no Tiny e ficarão visíveis em Menu → Vendas → Pedidos de Venda.

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Os produtos cadastrados em sua loja virtual, podem ser recebidos em sua conta no Tiny. Para isso, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Receber do e-commerce.

Receber produtos

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A seguir, selecione o e-commerce Yampi no campo Integração e clique em Avançar.

Segue abaixo, os campos que são importados:

  • Código (SKU)
  • Descrição
  • Descrição complementar
  • Preço de venda
  • Preço promocional
  • Preço de custo
  • Estoque atual
  • GTIN
  • NCM
  • Garantia
  • Marca
  • Peso líquido
  • Peso bruto
  • Altura embalagem
  • Largura embalagem
  • Comprimento embalagem
  • Imagens
  • Variações
  • Código da categoria principal no e-commerce
  • Dias para preparação
  • Título para SEO
  • Descrição para SEO
  • Keywords para SEO
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Primeiramente, escolha o que deseja receber entre as opções: Todos os anúncios, Apenas anúncios novos ou Anúncio individual.

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Se selecionou a opção Anúncio individual, será necessário preencher o campo Identificador do anúncio para localizar o anúncio.

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Abaixo, defina as opções de atualizações dos dados dos produtos, podendo selecionar Atualizar dados do produto, Atualizar preço do produto, Atualizar o estoque e Atualizar imagens.

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Além disso, ao selecionar a opção Preencher dados fiscais (NCM, Origem, Unidade) poderá preencher informações padrão para estes campos, que serão consideradas no recebimentos dos produtos.

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Para concluir o processo de recebimentos dos produtos, clique em Importar.

Observação:

A opção Criar exceções na lista de preços vinculada ao e-commerce refere-se à lista de preços selecionada na configuração do e-commerce no Tiny. Ao marcar essa opção, os produtos que estão na lista de produtos com preços diferentes serão criados e atualizados.

Se durante a importação dos produtos ocorrer algum imprevisto e for necessário interromper a ação ou então ocorrer algum problema devido ao grande número de produtos a serem importados, é possível Interromper a recepção de produtos para continuar a importação num momento posterior.

Com a ação Interromper, é possível continuar a importação num outro momento, continuando do ponto em que parou. É possível retomar esta importação em até 7 dias corridos.

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Para enviar o cadastro de produtos do Tiny para a Yampi, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Marque o item que deseja enviar na lateral esquerda → Enviar para o e-commerce.

Receber produtos

Campos enviados:

  • Código (SKU)
  • Descrição
  • Descrição complementar
  • Preço de venda
  • Preço promocional
  • Preço de custo
  • Estoque atual
  • GTIN
  • NCM
  • Garantia
  • Marca
  • Peso bruto
  • Altura embalagem
  • Largura embalagem
  • Comprimento embalagem
  • Imagens
  • Variações
  • Código da categoria principal no e-commerce
  • Dias para preparação
  • Título para SEO
  • Descrição para SEO
  • Keywords para SEO
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A seguir, no campo Plataforma, selecione a opção Yampi.

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Para atualizar o estoque do produto, marque a opção Atualizar estoque no e-commerce.

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Caso desejar interromper o envio se algum produto for rejeitado, marque a opção Parar o envio em lote caso algum produto seja rejeitado.

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Agora, clique em Avançar para prosseguir com o envio dos produtos.

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A seguir, são apresentados os dados de envio dos produtos, por exemplo: Identificador na Yampi, Descrição, Código (SKU), Preço e Estoque.

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Clique em Enviar para concluir o envio dos produtos para a Yampi.

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O aviso do envio de produtos com sucesso, representa que os mesmos foram enviados à Yampi.

Para enviar a lista completa dos produtos no Tiny para o e-commerce, acesse a ajuda Enviar produtos em lote ao e-commerce.

Informações relacionadas

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Para realizar os ajustes nos preços dos produtos cadastrados no Tiny e após atualizar na loja virtual, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Mais ações → Reajustar preço dos produtos.

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Utilize as opções de Filtros caso deseje, ou clique direto em Listar produtos.

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Após isso, será exibido a lista dos produtos, clique em Informar reajuste.

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Selecione os produtos que deseja atualizar os preços, utilize uma das opções disponíveis para atualizar os preços: por reajuste de Percentual, ou adicione o novo preço em cada produto na coluna Novo preço, marque a opção Atualizar preços no e-commerce e selecione a integração correspondente, por fim clique em Salvar.

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Para realizar o envio da quantidade em estoque dos produtos ao e-commerce em lote, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações → Enviar estoque ao e-commerce.

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Agora, no campo Plataforma você pode selecionar mais do que uma integração para o envio da quantidade em estoque dos produtos na lista que será exibida.

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Após selecionar as integrações, defina se será enviado o saldo Físico ou Disponível dos produtos.

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Clique no botão Selecionar. A seguir, serão exibidos os dados deste produto como: Identificador do anúncio, Descrição, Código (SKU) e Estoque.

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Para concluir o processo de envio, clique em Enviar.

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Caso queira enviar somente a quantidade em estoque de um produto específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar estoque ao e-commerce.

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No campo Plataforma você pode selecionar mais do que uma integração para o envio da quantidade em estoque do produto na lista que será exibida.

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Após selecionar as integrações, defina se será enviado o saldo Físico ou Disponível dos produtos.

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Clique no botão Selecionar. A seguir, serão exibidos os dados deste produto como: Identificador do anúncio, Descrição, Código (SKU) e Estoque.

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Para concluir o processo de envio, clique em Enviar.

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Para realizar o envio dos preços dos produtos ao e-commerce em lote, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações → Enviar preços para o e-commerce.

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Agora, no campo Plataforma você pode selecionar mais do que uma integração para o envio dos preços na lista que será exibida.

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Após definir para qual ou quais integrações será realizado o envio dos preços, clique em Selecionar. A seguir, serão exibidos os dados deste produto como: Identificador do anúncio, Descrição, Código (SKU) e Preço.

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Para concluir o processo de envio, clique em Enviar.

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Caso queira enviar somente o preço de um produto em específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar preços para o e-commerce.

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Agora, no campo Plataforma você pode selecionar mais do que uma integração para o envio dos preços na lista que será exibida.

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Após definir para qual ou quais integrações será realizado o envio dos preços, clique em Selecionar. A seguir, serão exibidos os dados deste produto como: Identificador do anúncio, Descrição, Código (SKU) e Preço.

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Para concluir o processo de envio, clique em Enviar.

Enviar Precos

Atenção!

Para realizar a sincronização da situação dos pedidos, é necessário que tenha configurado a importação dos pedidos do e-commerce para Pedidos de venda e realizado o Mapeamento das situações. Caso não tenha realizado essas configurações, realize as mesmas com o auxílio da ajuda Configurar integração com a Yampi.
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Acesse Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce → Selecione a loja virtual → Marque os pedidos que já foram enviados e clique em Sincronizar situação.

Observação:

Ao sincronizar situação, o status presente em Situação no Tiny corresponderá a situação do pedido no e-commerce conforme o mapeamento realizado.

Atenção!

O envio do código de rastreio para Yampi, pode ser realizado com o transportador Correios, Transportadora ou demais formas de envio. Deve ser informado o transportador no Pedido de Venda ou na Nota Fiscal e por fim, gerar o agrupamento (PLP) no módulo de Expedição. Veja como gerar a Expedição.

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Acesse o módulo de Expedição, selecione a forma de envio Correios/Transportadora → Aba Concluídas → Clique no Menu de contexto ao lado da expedição gerada → Enviar código de rastreio para o e-commerce.

Observação:

Ao enviar o código de rastreio, o status dos pedidos serão alterados para Enviados na Yampi. Também, a URL para rastreamento será enviada para a plataforma.
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Após isso, ao acessar a expedição será adicionado um Marcador que identifica quando o código de rastreio já foi enviado para Yampi.

Enviar rastreio

O envio de dados da chave de acesso ao e-commerce pode ser realizado dentro do Tiny pelos módulos de Expedição ou Nota Fiscal.

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Ao acessar o módulo de expedição, no primeiro Filtro ao lado do campo de busca, selecione a Visão por Pedidos.

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Agora, localize a expedição, clique no Menu de contexto e selecione Enviar chave de acesso para o e-commerce.

Observação:

Além da chave de acesso da Nota Fiscal, também é enviada a Data de emissão, Número, Valor da NFe e URL para o XML. É necessário que a Nota Fiscal esteja Autorizada no Sefaz, para o envio das informações ocorrer com sucesso.

Ao acessar o módulo de notas fiscais, clique na aba Emitidas e Selecione as notas que deseja enviar os dados para o e-commerce. A seguir, acesse a opção Mais Ações e clique em Enviar dados da NFe para e-commerce.

Observação:

Além da chave de acesso da Nota Fiscal, também é enviada a Data de emissão, Número, Valor da NFe e URL para o XML. É necessário que a Nota Fiscal esteja Autorizada no Sefaz, para o envio das informações ocorrer com sucesso.

Ao marcar os pedidos como entregue no Tiny, os mesmos serão sincronizados com o status Entregue na Yampi.

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Para isso, acesse Menu → Vendas → Expedição → Selecione a forma de envio → Aba Concluídas → Clique no Menu de contexto ao lado da expedição gerada → Marcar pedidos como entregue.

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Assim, será adicionado na expedição um Marcador que identificará que a venda já foi marcada como entregue e sincronizada na Yampi.

Marcar como entregue

Receber pedidos
Receber produtos
Enviar produtos
Enviar estoque
Enviar preços
Sincronizar situação
OMS
  • Caso seja necessário realizar a exclusão dos mapeamentos dos produtos com a sua plataforma, acesse Configurações → Aba E-commerce → Integrações e marque a integração desejada. Depois, clique em Mais ações → Excluir todos os anúncios no Tiny. É importante mencionar que esta ação, depois de concluída, não poderá ser desfeita.
  • Após importar um pedido, é possível realizar o cadastro do produto no Tiny, através do lançamento de estoque, disponível no Menu de contexto , localizado ao lado do pedido ou da nota → Lançar estoque.
  • Se desejar, você pode realizar a importação de produtos através de planilha de acordo com o nosso layout disponibilizado em Importador de produtos.
  • Sempre que um pedido é importado, o cliente automaticamente é cadastrado em Cadastros → Clientes e fornecedores.

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