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Integração Tiny com o OpenCart

Integração desenvolvida pela equipe Tiny, possibilitando a importação dos pedidos incluídos na loja virtual OpenCart para o Tiny.
Essa integração também permite a importação de produtos, sincronização do cadastro de produtos entre a loja virtual e o Tiny e a atualização automática do estoque da loja virtual a partir de movimentações de estoque dos produtos realizadas no Tiny.

Fluxo

Passo a passo

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Acesse as configurações de e-commerce do Tiny em Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações.

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Agora, clique no botão Incluir integração para adicionar as configurações de integração.

Caso já possua integrações configuradas em sua conta, as mesmas serão exibidas e indicadas com suas respectivas situações.

Cada situação indica:

  • Ativa: Representa que a configuração da integração foi realizada com sucesso e a mesma encontra-se pronta para uso.
  • Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny, a mesma não será utilizada ou mostrada para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
  • Não configurada: Esta situação indica que a configuração ainda não foi realizada.
  • Não instalada: Representa que ainda não houve a comunicação com o e-commerce para ativar a integração.

Observação:

Somente as integrações com a situação Ativa serão exibidas para uso nas sincronizações, importações e demais ações no Tiny.
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Na aba Integração, selecione OpenCart no campo Integração. Abaixo, no campo Nome informe o nome da sua loja.

Na seção Autenticação, preencha os campos abaixo:

URL da lojaInforme a URL da sua loja virtual.
Usuário e SenhaEstes campos, precisam ser Verificados com o responsável da loja virtual.
Diretório de administração da sua loja OpenCartInforme o Diretório de administração da sua loja OpenCart.
Versão do OpenCart de sua lojaSelecione a Versão da plataforma OpenCart que está utilizando.

Atenção!

Após preencher os campos, verifique se os dados informados estão corretos, em Testar configurações.
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Em Configurações, preencha os seguintes campos abaixo:

Regra de utilização de preços para o e-commerceDefina se os preços para importação e envio de produtos considerarão a Lista de preços configurada e selecionada no campo abaixo Lista de preços utilizada nos produtos ou se os preços respeitarão os valores informados nos Anúncios dos produtos. Independente da regra selecionada, no momento de enviar o produto ao e-commerce poderá selecionar se deseja enviar o preço do Produto ou a opção configurada.
Lista de preços utilizada nos produtos Selecione a lista de preços que será utilizada na importação de pedidos do e-commerce. Saiba como configurar Listas de preços.
Atualizar estoque na loja virtual a partir do Tiny Ao selecionar a opção Enviar saldo físico sempre que houver alguma movimentação de estoque de um produto no Tiny, o saldo em estoque desse produto será automaticamente atualizado na loja virtual.
Depósito a ser considerado na integração Escolha qual será o depósito padrão para as ações: Importar pedido, Importar produtos, Enviar produtos e Enviar estoque.

Observação:

O campo Depósito a ser considerado na integração será exibido nas contas que possuem a extensão Depósitos de estoque instalada.

Agora, na seção Configurações adicionais, preencha os campos abaixo:

Enviar imagens dos produtos ao sincronizar Selecione entre Sim ou Não para enviar as imagens dos produtos quando houver o envio para OpenCart.
Enviar imagens do produto pai nas variações Ao selecionar a opção Sim no momento de enviar um produto para o e-commerce, serão adicionadas as imagens do produto pai nas variações que não possuem imagens.
Importar valor do frete nos pedidos Selecione a opção Sim se desejar importar o valor do frete na importação dos pedidos.
Importar forma de recebimento nos pedidosSelecione com Sim para receber a forma de recebimento na importação dos pedidos. A configuração das formas de recebimento devem ser realizadas na aba Formas de recebimento.
Formatar nome dos contatos no recebimento dos pedidosAo marcar como Sim, o nome do cliente na importação dos pedidos será formatado com as iniciais maiúsculas em seu Nome e Sobrenome.

Na seção Configurações avançadas, preencha os seguintes campos abaixo:

Destino dos pedidos importadosSelecione o destino dos pedidos importados, entre as opções: Pedidos de Venda e Notas Fiscais.
Na importação de produtos, ao atualizar um produto, atualizar o Código (SKU)Selecione a opção Sim para atualizar o Código (SKU) sempre que os produtos forem importados do e-commerce.
Utilizar produtos com opções Selecione Sim ou Não se seus produtos possuem variações. Lembramos, que produtos com variações não é possível realizar a sincronização de estoques.
Campo código do produto no OpenCart Neste campo, selecione a opção de validação do código do produto no OpenCart, entre as opções: Modelo ou SKU.
Endereço de entrega/cobrança Selecione entre as opções: Usar dados do pedido de venda ou Usar dados do castrado do cliente para validação do Endereço de entrega/cobrança.
Completar endereço do cliente a partir do CEP na importação de pedidosAo selecionar a opção Sim na importação dos pedidos o CEP será validado junto ao Correios para obter o endereço da venda. Assim, ignorando os dados de endereço obtidos na plataforma de e-commerce.
Natureza de operação de vendaSelecione uma Natureza de venda padrão para essa plataforma. A natureza selecionada será atribuída na Importação dos pedidos no Tiny e no momento em que gerar a Nota Fiscal através do pedido importado.
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Ao acessar a aba Campos personalizados pode-se mapear campos que serão importados na importação dos pedidos ou produtos. Para mapear os campos informe suas descrições do e-commerce.

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Todas as situações dos pedidos no e-commerce podem ser mapeadas para as situações de pedidos no Tiny.

Ao clicar em Adicionar situações padrão, são adicionadas as situações presentes no e-commerce e as mesmas serão listadas na coluna Código da situação no E-commerce. Abaixo, em Sequência das situações no Tiny é apresentado um fluxo de situações dos pedidos. No campo Permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações ao marcar a opção Sim será possível alterar as situações dos pedidos para anteriores da situação atual, por exemplo, um pedido Enviado voltar para a situação Preparando Envio.

Em Situação no Tiny, selecione a situação correspondente no Tiny. Existe também, a possibilidade de adicionar novas situações ao acessar Adicionar mapeamento de situação.

Observação:

Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada. Caso não seja realizada a configuração o pedido será importado e atribuído a situação Em aberto.
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Na aba Formas de recebimento pode-se relacionar as formas de pagamento dos seus pedidos da loja virtual com a forma de pagamento no Tiny. Esta configuração fará com que suas contas a receber sejam geradas corretamente no Tiny, com as mesmas informações da sua loja virtual.

Ao clicar em Adicionar formas padrão, será adicionado no campo Código no e-commerceo código das formas de pagamento presentes no e-commerce.

Ao lado, no campo Forma de recebimento selecione a forma de recebimento e defina o meio de recebimento para cada forma no campo Meio de recebimento.

Para incluir uma nova forma de recebimento, clique em Adicionar forma de recebimento.

Observação:

Caso não possua nenhuma forma de recebimento e deseje cadastrar, acesse a ajuda Formas de Recebimento.

Atenção!

Para que a importação de informações do Pagar.me para o Tiny a partir da OpenCart seja possível, é necessário que atualize o arquivo tiny.api.php presente no diretório admin do servidor onde a sua loja virtual está hospedada.
Os links para download da nova versão da extensão são os seguintes: Recomendamos que antes de atualizar a extensão, você faça um backup da versão anterior do arquivo tiny.api.php da sua loja virtual.
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Em Formas de frete pode ser realizado o mapeamento das formas de frete presentes no e-commerce, com as formas de envio cadastradas em sua conta no Tiny.

Para isso, no campo Código do e-commerce informe o código da forma de frete no seu e-commerce. Após isso, em Forma de envio selecione a forma de envio correspondente. Ao lado, no campo Forma Frete selecione a forma de frete do serviço.

Caso precise adicionar novas formas de frete, clique em Adicionar mapeamento de formas de frete.

Observações:

  • Ao adicionar as formas de frete selecionadas o Tiny busca as formas de envio já configuradas em sua conta.
  • Para mapear as formas de frete da Frenet, acesse a ajuda Mapear formas de frete Frenet.
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Ao final, não esqueça de Salvar as configurações.

Os pedidos realizados na OpenCart serão listados em Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce → Selecione a loja virtual.

Vale lembrar que é possível Filtrar os pedidos por situação e por período. Após isso, Selecione os pedidos, clique em Receber pedidos.

Observação

Os pedidos serão recebidos no Tiny, em Pedidos de Venda ou Notas Fiscais, conforme a opção que selecionou no campo Destino dos pedidos importados na configuração do e-commerce no Tiny.
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A recepção inicial de produtos da sua loja para o Tiny pode ser realizada em Menu → Cadastros → Produtos → Receber do e-commerce.

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A seguir, selecione o E-commerce para recepção dos seus produtos e clique em Avançar.

Segue abaixo, os campos que são importados:

  • Código (SKU)
  • Descrição
  • Peso líquido
  • Peso bruto
  • Preço de venda
  • Preço promocional
  • NCM
  • Unidade
  • Estoque atual
  • Descrição completa da categoria principal no e-commerce
  • Altura embalagem
  • Largura embalagem
  • Comprimento embalagem
  • Imagens
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Primeiramente, escolha o que deseja receber entre as opções Todos os anúncios ou Apenas anúncios novos.

Abaixo, defina as opções de atualizações dos dados dos produtos, podendo selecionar Atualizar dados do produto, Atualizar preço do produto, Atualizar o estoque, Atualizar imagens.

Além disso, ao selecionar a opção Preencher dados fiscais (NCM, Origem, Unidade) poderá preencher informações padrão para estes campos, que serão consideradas no recebimentos dos produtos.

Para concluir o processo de recebimentos dos produtos, clique em Importar.

Observação:

A opção Criar exceções na lista de preços vinculada ao e-commerce refere-se a lista de preço selecionada na configuração do e-commerce no Tiny. Ao marcar essa opção, os produtos que estão na lista de produtos com preços diferentes serão criados e atualizados.
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Se durante a importação dos produtos ocorrer algum imprevisto e for necessário interromper a ação ou então ocorrer algum problema devido ao grande número de produtos a serem importados, é possível Interromper a recepção de produtos para continuar a importação num momento posterior.

Com a ação Interromper, é possível continuar a importação num outro momento, continuando do ponto em que parou. É possível retomar esta importação em até 7 dias corridos.

Para enviar o cadastro de produtos do Tiny para o OpenCart, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Marque o item que deseja enviar na lateral esquerda → Enviar para e-commerce.

Os campos enviados são:

  • Código (SKU)
  • Descrição
  • Descrição complementar
  • Preço de venda
  • Preço promocional
  • Peso bruto
  • GTIN
  • Estoque atual
  • Imagens
  • Situação
  • Descrição completa da categoria principal no e-commerce
  • Largura embalagem
  • Altura embalagem
  • Comprimento embalagem

Para enviar a lista completa dos produtos no Tiny para o e-commerce, acesse a ajuda Enviar produtos em lote ao e-commerce.

Informações relacionadas

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Para vincular os códigos presentes no OpenCart aos produtos, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Clique sobre o produto e após isso, clique sobre o botão Editar.

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Agora, na aba E-commerce → Seção Mapeamento com os e-commerces, clique em Adicionar mapeamento.

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No campo E-commerce selecione a loja, ao lado no campo Identificador do produto no e-commerce informe o código do produto e no campo Descrição preencha a descrição correspondente ao produto no e-commerce, ao lado em Descrição complementar informe as informações adicionais do produto.

Por fim, clique em Aplicar para salvar os mapeamentos realizados.

Observações:

  1. Caso o produto tenha mais que um código no e-commerce, deve-se mapear cada código individualmente.
  2. Os campos Descrição e Descrição complementar são considerados no momento do envio do produto ao e-commerce. Caso não informados, será utilizada a descrição do cadastro do produto.
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Para realizar o envio dos preços dos produtos ao e-commerce em lote, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações → Enviar preços para o e-commerce.

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Agora no campo Plataforma você pode selecionar mais que uma plataforma para o envio dos preços. Na lista de plataformas que será exibida, selecione aquelas que deseja enviar os preços desses produtos.

Após definir para qual ou quais plataformas receberão o envio dos preços, clique em Enviar.

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Caso queira enviar somente o preço de um produto em específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar preços para o e-commerce.

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No campo Plataforma você pode selecionar mais que uma plataforma para o envio do preço. Na lista de plataformas que será exibida, selecione aquelas que deseja enviar o preço desse produto.

Após definir para qual ou quais plataformas receberão o envio do preço, clique em Enviar.

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Para realizar o envio do estoque dos produtos ao e-commerce em lote, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações e clique em Enviar estoque ao e-commerce.

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Caso queira enviar somente o estoque de um produto em específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar estoque ao e-commerce.

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Atenção!

Para realizar a sincronização da situação dos pedidos, é necessário que tenha configurado a importação dos pedidos do e-commerce para "Pedidos de venda" e realizado o Mapeamento das situações. Caso não tenha realizado essas configurações, realize as mesmas com o auxílio da ajuda Configurar integração com o OpenCart.
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Acesse Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce → Selecione a loja virtual → Marque os pedidos que já foram enviados e clique em Sincronizar situação.

Observação:

Ao sincronizar situação, o status presente em Situação no Tiny corresponderá a situação do pedido no e-commerce conforme o mapeamento realizado.
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Atenção!

Para enviar o código de rastreamento para o OpenCart, é preciso informar no pedido ou nota fiscal o transportador, sendo ele Correios ou Transportadora. O campo será preenchido no Pedido de Venda ou na Nota Fiscal e por fim, gerar o agrupamento (PLP ou Coleta) no módulo de Expedição. Veja como gerar a Expedição.

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Acesse o módulo de Expedição, selecione a forma de envio Correios → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Enviar código de rastreio para o e-commerce.

Observação:

Ao enviar o código de rastreio, é enviado também a Chave de acesso da Nota Fiscal e a Data de emissão, sendo que é necessário a Nota Fiscal estar Autorizada no Sefaz, para o envio das informações ocorrer com sucesso.

Atenção!

Para enviar o código de rastreio para o Opencart, é necessário que atualize o arquivo tiny.api.php presente no diretório admin do servidor onde a sua loja virtual está hospedada.
Os links para download da nova versão da extensão são os seguintes: Recomendamos que antes de atualizar a extensão, você faça um backup da versão anterior do arquivo tiny.api.php da sua loja virtual.
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Após isso, ao acessar a expedição será adicionado um Marcador que identifica quando o código de rastreio já foi enviado ao OpenCart.

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Ao marcar os pedidos como entregue no Tiny, os mesmos serão sincronizados com o status Entregue no OpenCart. Para isso, acesse Menu → Vendas → Expedição → Selecione a forma de envio → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Marcar pedidos como entregue.

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Após isso, será adicionado na expedição um Marcador que identificará que a venda já foi marcada como entregue e sincronizada no OpenCart.

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Primeiramente, acesse o painel administrativo da Frenet com seu Usuário e Senha.

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Agora, no menu lateral, acesse a opção Transportadoras. A seguir, serão listadas todas as transportadoras possíveis de serem integradas. As transportadoras que já integrou com seu e-commerce são identificadas pelo marcador em destaque, conforme imagem abaixo:

Frenet

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Para localizar código do serviço da transportadoras para mapear a forma de frete no Tiny, é necessário acessar a transportadora desejada.

Frenet

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A lista de serviços de entrega exibe os serviços disponíveis e os quais já possui integração ativa. Para mapear a forma de frete no Tiny é necessário que informe o Código do serviço, conforme imagem abaixo:

Frenet

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O próximo passo, é acessar a configuração do e-commerce em sua conta no Tiny. Para isso, acesse Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações e clique sobre a sua Integração.

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Na aba Formas de frete o mapeamento será realizado diretamente pela transportada. Clique em Adicionar mapeamento de frete.

Agora, no campo Código no e-commerce informe o código localizado na Frente, conforme o Passo 4. Ao lado, em Forma de envio selecione a forma de frete, caso ainda não tenha cadastrada será necessário incluir uma forma de envio. A Forma de frete é selecionada conforme cadastrou a forma de envio.

Frenet

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Ao finalizar o mapeamento da forma de frete, clique em Salvar.

No momento, a integração com a OpenCart pode ser realizada nas seguintes versões:

  • 2.0.0 e superiores
  • 1.5.6
  • 1.5.5
  • 1.5.4
  • 1.5.3
  • 1.5.2
  • 1.5.1
Receber pedidos
Receber produtos
Enviar produtos
Receber clientesAo importar um pedido o cliente é automaticamente importado no Tiny
Enviar estoque
Enviar preços
Sincronizar situação
OMS
  • Sempre que um pedido é importado, o cliente automaticamente é cadastrado em Cadastros → Clientes e fornecedores.
  • Se utilizadas variações em sua loja virtual, é possível trabalhar com a importação de pedidos e produtos do OpenCart para o Tiny, não sendo possível realizar a sincronização de produto ou atualização do estoque do Tiny para o OpenCart.
  • Quando a integração estiver configurada para utilizar produtos com opções, ao importar produtos ou pedidos da loja virtual para o Tiny, são considerados os produtos com seus detalhes, não o produto base.
  • É permitido que o usuário defina se o código do produto será obtido a partir do campo Model ou SKU.
  • Descontos concedidos e frete são importados dos pedidos do OpenCart para o Tiny.

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