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Integração Tiny com o Olist (BETA)

Fluxo

Pré-requisitos

Veja abaixo o que é necessário para começar a vender no Olist:

  • Ter empresa aberta e regularizada.
  • Ser capaz de emitir Nota Fiscal eletrônica no formato XML.
  • Possuir conta de pessoa jurídica.
  • Possuir código de barras para os produtos/kits que forem publicados.
  • Produtos a pronta entrega para envio (não aceitamos dropshipping).
  • Mínimo: 2cm de altura, 11cm de largura, 16cm de comprimento.
  • Máximo: 105cm de altura, 105cm de largura, 105cm de comprimento. A soma dos três não pode passar de 2 metros.
  • Peso máximo de 30kg.
  • Alimentos perecíveis
  • Calçados
  • Flores
  • Marketing multinível
  • Moda
  • Plantas naturais
  • Produtos digitais
  • Produtos eróticos
  • Produtos personalizados
  • Remanufaturados
  • Seminovos
  • Serviços
  • Qualquer outra categoria que os canais não operem (Ex: armas de fogo).

Mais informações para iniciar suas vendas no Olist acesse Quero vender no Olist

Passo a passo

1

Acesse as configurações de e-commerce do Tiny em Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações.

2

Agora, clique no botão Incluir integração para adicionar as configurações de integração.

Caso já possua integrações configuradas em sua conta, as mesmas serão exibidas e indicadas com suas respectivas situações.

Cada situação indica:

  • Ativa: Representa que a configuração da integração foi realizada com sucesso e a mesma encontra-se pronta para uso.
  • Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny, a mesma não será utilizada ou mostrada para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
  • Não configurada: Esta situação indica que a configuração ainda não foi realizada.
  • Não instalada: Representa que ainda não houve a comunicação com o e-commerce para ativar a integração.

Observação:

Somente as integrações com a situação Ativa serão exibidas para uso nas sincronizações, importações e demais ações no Tiny.
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Na aba Integração, selecione Olist (Beta) no campo Integração. Abaixo, no campo Nome informe o nome da sua loja.

Na seção Autenticação, clique no botão Logar no Olist. Após logar na sua conta, você será redirecionado para o Tiny para concluir suas configurações.

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Em Configurações, preencha os campos abaixo:

Importar valor do frete nos pedidosSelecione a opção Sim se desejar importar o valor do frete na importação dos pedidos.
Importar forma de recebimento nos pedidosSelecione com Sim para receber a forma de recebimento na importação dos pedidos. A configuração das formas de recebimento devem ser realizadas na aba Formas de recebimento.
Formatar nome dos contatos no recebimento dos pedidosAo marcar como Sim, o nome do cliente na importação dos pedidos será formatado com as iniciais maiúsculas em seu Nome e Sobrenome.
Atualizar estoque na loja virtual a partir do TinyAo selecionar a opção Enviar saldo físico sempre que houver alguma movimentação de estoque de um produto no Tiny, o saldo em estoque desse produto será automaticamente atualizado na loja virtual.

Em Configurações adicionais, no campo Sincronização automática de pedidos ao selecionar como Sim utilizará o processo de OMS na importação dos seus pedidos. Para conhecer essa funcionalidade, acesse a ajuda Gerenciador de Pedidos (OMS)Beta

No campo Completar endereço do cliente a partir do CEP na importação de pedidos ao selecionar a opção Sim na importação dos pedidos o CEP será validado junto ao Correios para obter o endereço da venda. Assim, ignorando os dados de endereço obtidos na plataforma de e-commerce.

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Todas as situações dos pedidos no e-commerce podem ser mapeadas para as situações de pedidos no Tiny.

Ao clicar em Adicionar situações padrão, são adicionadas as situações presentes no e-commerce e as mesmas serão listadas na coluna Código da situação no E-commerce. Abaixo, em Sequência das situações no Tiny é apresentado um fluxo de situações dos pedidos. No campo Permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações ao marcar a opção Sim será possível alterar as situações dos pedidos para anteriores da situação atual, por exemplo, um pedido Enviado voltar para a situação Preparando Envio.

Em Situação no Tiny, selecione a situação correspondente no Tiny. Existe também, a possibilidade de adicionar novas situações ao acessar Adicionar mapeamento de situação.

Observação:

Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada. Caso não seja realizada a configuração o pedido será importado e atribuído a situação Em aberto.
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Na aba Formas de Recebimento, pode-se relacionar as formas de pagamento dos seus pedidos da loja virtual com a forma de pagamento no Tiny. Esta configuração fará com que suas contas a receber sejam geradas corretamente no Tiny, com as mesmas informações da sua loja virtual.

No campo Código no e-commerce informe o código da forma de recebimento na plataforma e ao lado no campo Forma de recebimento selecione a opção correspondente. Em Meio de recebimento selecione o meio de recebimento.

Para incluir uma nova forma de recebimento, clique em Adicionar forma de recebimento.

Observação:

Caso não possua nenhuma forma de recebimento e deseje cadastrar, acesse a ajuda Formas de Recebimento.
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Em Canais de venda, pode ser realizado o mapeamento dos canais de venda. Ao clicar em Adicionar canais de venda padrão, serão adicionados no campo Canal de venda os canais de vendas vinculados ao e-commerce.

Ao lado, no campo Código do canal de venda no e-commerce é necessário que informe o código correspondente ao canal de venda selecionado.

Se no passo 4, tenha selecionado a opção Sim no campo Importar o valor do frete na importação dos pedidos, será possível escolher em quais canais de venda será importado o valor do frete, através do campo Importar valor do frete nos pedidos deste canal.

Para adicionar novos canais de vendas, clique em Adicionar canal de venda.

Observação:

Ao importar os Pedidos do e-commerce para Pedidos de Venda, é possível filtrar o pedidos pelos seus canais de venda, utilizando o filtro Avançado. Selecione a opção E-commerce e será possível localizar os pedidos pelos seus canais de venda. Além disso, no Relatório de Vendas também existe a possibilidade utilizar o filtro Canal de venda.
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Ao final, não esqueça de Salvar as configurações.

Observação:

Ao clicar Salvar será criada automaticamente a Forma de envio com o nome Olist.

Os pedidos realizados no Olist serão listados em Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce e acesse a Aba da loja virtual.

Vale lembrar que é possível Filtrar os pedidos por situação e por período. Após isso, Selecione os pedidos e clique em Receber pedidos.

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Atenção!

A recepção de produtos do e-commerce só irá importar produtos com a situação Enviado.

Os produtos cadastrados em sua loja virtual, podem ser recebidos em sua conta no Tiny. Para isso, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Receber do e-commerce.

2

A seguir, selecione o E-commerce para recepção dos seus produtos e clique em Avançar.

Os campos importados são:

  • Código (SKU)
  • Descrição
  • Preço de venda
  • Preço promocional
  • Peso bruto
  • Peso líquido
  • Marca
  • GTIN
  • GTIN Embalagem
  • Descrição complementar
  • Estoque atual
  • Imagens
  • Variações
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Agora, marque os parâmetros referentes a importação dos produtos. Na seção Atualização de dados, selecione a opção referente aos dados que serão atualizados, em Opções de importação marque as opções sobre dados do e-commerce.

Na seção Preenchimento automático, pode-se preencher os campos com informação padrão que será atribuída aos produtos importados. Ao final, clique em Importar.

Observações:

  1. A opção Criar exceções na lista de preços vinculada ao e-commerce refere-se a lista de preço selecionada na configuração do e-commerce no Tiny. Ao marcar essa opção, os produtos que estão na lista de produtos com preços diferentes serão criados e atualizados.
  2. Quando as opções Não atualizar dados dos produtos e Atualizar as imagens do produto no Tiny estiverem marcadas juntas, serão importados para o Tiny apenas os produtos novos contendo as imagens. Para os produtos já existentes no Tiny não haverão atualizações de quaisquer campos, incluindo as imagens. Caso prefira não importar as imagens para produtos novos, desmarque a opção correspondente.
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Se durante a importação dos produtos ocorrer algum imprevisto e for necessário interromper a ação ou então ocorrer algum problema devido ao grande número de produtos a serem importados, é possível "Interromper" a recepção de produtos para continuar a importação num momento posterior.

Com a ação Interromper, é possível continuar a importação num outro momento, continuando do ponto em que parou. É possível retomar esta importação em até 7 dias corridos.

Atenção!

Os produtos com varições precisam estar no padrão de estrutura do Tiny para serem importados. No Olist, verifique se os produtos com variações seguem o exemplo: Camiseta - Azul - GG (Nome do produto pai - Variação 1 - Variação 2).
1

Para enviar o cadastro de produtos do Tiny para o Olist, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Marque o item que deseja enviar na lateral esquerda → Enviar para o e-commerce.

Campos exportados:

  • Código (SKU)
  • Descrição
  • Preço de venda
  • Preço promocional
  • Peso bruto
  • Marca
  • GTIN
  • Descrição complementar
  • Estoque atual
  • Largura embalagem
  • Altura embalagem
  • Comprimento embalagem
  • Imagens
  • Variações

Observações:

  1. Os campos enviados citados acima precisam estar preenchidos para que ocorra a sincronização com o e-commerce.
  2. Para enviar as dimensões dos produtos, é necessário ter instalada em sua conta a extensão Embalagens e ter uma embalagem definida no cadastro de produto. Saiba como trabalhar com embalagens.
2

A seguir, no campo Plataforma, selecione a opção Olist. Para atualizar o estoque do produto, marque a opção Atualizar estoque no e-commerce.

Agora, clique em Avançar para prosseguir com o envios dos produtos.

3

Agora, são apresentados os dados de envio dos produtos, por exemplo: Identificador no Olist (BETA), Descrição, Código (SKU), Preço, Preço promocional e Estoque.

Clique em Enviar para concluir o envio dos produtos para o Olist.

4

O envio de produtos com sucesso, representa que os mesmos foram enviados ao Olist e estão Aguardando o retorno do processamento.

Envio Produtos Olist

Ao acessar o cadastro dos produtos enviados, na aba E-commerce é possível verificar a situação do envio e se houve algum retorno de erro.

Envio Produtos Olist

5

Para verificar a Situação dos produtos no Olist, acesse o painel administrativo em Produtos → Meus Produtos.

Envio Produtos Olist

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No Tiny, para Corrigir algum produto que foi sinalizado com Erro, clique sobre a Identificação do processamento.

Envio Produtos Olist

Agora, clique sobre o marcador Erro e verifique qual correção precisa ser realizada. Após corrigir, Envie o produto novamente ao Olist.

Envio Produtos Olist

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Ao acessar novamente o cadastro do produto, na aba E-commerce e Verificar a identificação do mapeamento, quando não houver a descrição em processamento e a sinalização estiver com a cor Verde, significa que o produto foi Enviado e Processado com Sucesso no Olist.

Envio Produtos Olist

Informações relacionadas

As instruções para configurar a forma de envio Olist, encontram-se na ajuda Forma de Envio Olist.

O envio de dados da chave de acesso para o Olist, pode ser realizado através do módulo de expedição.

Ao acessar o módulo de expedição, deve-se selecionar a visão por Pedidos → Forma de envio Olist → Acesse o menu de contexto ao lado número da expedição da venda → Enviar chave de acesso para o e-commerce.

Observação:

Além da chave de acesso, também é enviado XML da NFe e a situação do pedido no Olist é alterado para Faturado, sendo que é necessário a Nota Fiscal estar Autorizada no Sefaz, para o envio das informações ocorrer com sucesso.
1

Para realizar o envio do estoque dos produtos ao e-commerce em lote, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações e clique em Enviar estoque ao e-commerce.

2

Caso queira enviar somente o estoque de um produto em específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar estoque ao e-commerce.

1

Para realizar o envio dos preços dos produtos ao e-commerce em lote, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações → Enviar preços para o e-commerce.

2

Caso queira enviar somente o preço de um produto em específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar preços para o e-commerce.

Receber pedidos
Receber produtos
Enviar produtos
Receber clientesAo importar um pedido o cliente é automaticamente importado no Tiny
Enviar estoque
Enviar preços
Sincronizar situação
OMS
  • Sempre que um pedido é importado, o cliente automaticamente é cadastrado em Cadastros → Clientes e fornecedores.

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