Integração Tiny com a Moovin (Ecomece) beta

Com esta integração, você gerencia seus pedidos e catálogo de produtos. Além disso, os estoques serão atualizados automaticamente e os clientes relacionados aos pedidos vão ser importados para o Tiny.

Fluxo

Passo a passo

Configurar a integração no Tiny
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Acesse as configurações de e-commerce do Tiny em Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações.

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Agora, clique no botão Incluir integração para adicionar as configurações de integração.

Incluir integracao

Caso já possua integrações configuradas em sua conta, as mesmas serão exibidas e indicadas com suas respectivas situações.

Cada situação indica:

  • Ativa: Representa que a configuração da integração foi realizada com sucesso e a mesma encontra-se pronta para uso.
  • Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny, a mesma não será utilizada ou mostrada para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
  • Não configurada: Esta situação indica que a configuração ainda não foi realizada.
  • Não instalada: Representa que ainda não houve a comunicação com o e-commerce para ativar a integração.

Observação:

Somente as integrações com a situação Ativa serão exibidas para uso nas sincronizações, importações e demais ações no Tiny.
Configurar aba Integração
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Na aba Integração, selecione Moovin (Ecomece) - Beta no campo Integração. Assim irá abrir todas as abas de configuração desta integração.

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No campo Nome informe o nome da sua loja na integração. Este campo já vem preenchido com o nome da integração.

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Na seção Autenticação, preencha os campos abaixo:

Identificador da conta Preencha este campo com o identificador de sua conta na plataforma.
Usuário Preencha esta informação com o usuário da plataforma. Essa informação é específica para uso através de integrações.
Senha Preencha esta informação com a senha. Essa informação é específica para uso através de integrações.
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Para concluir, verifique se os dados informados estão corretos clicando no botão Testar configurações.

Configurar aba Configurações
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Agora, na aba Configurações, defina os campos conforme abaixo:

Atualizar estoque na loja virtual a partir do Tiny Entre as opções disponíveis estão: Não atualizar, Enviar saldo físico e Enviar saldo disponível. Selecione a opção Enviar saldo físico, assim, sempre que houver alguma movimentação de estoque de um produto no Tiny, o saldo em estoque deste produto será automaticamente atualizado na loja virtual.
Depósito a ser considerado na integração Defina qual será o depósito padrão para as ações: Importar pedido, Importar produtos e Enviar estoque.
Identificador do estoque na Moovin 1EG Neste campo, será necessário informar o ID do estoque presente na Moovin e que será utilizado para armazenamento das informações de saldo. Caso deseje verificar as opções existentes em sua conta, clique em Verifique as opções disponíveis.

Observação:

O campo Depósito a ser considerado na integração somente será exibido nas contas que possuem a extensão Depósitos de estoque instalada.
Enviar imagens dos produtos ao sincronizarAtravés desta opção, defina se as imagens dos produtos serão importadas Apenas para novos produtos ou se será importada para todos os itens (ao habilitar a opção Sim).
Ao importar produtosDefina se na importação dos produtos as imagens serão consideradas como Anexos ou será importada somente as URLs das imagens. Através das opções: Importar imagens como anexos ou Apenas importar a URL externa das imagens.
Enviar dias para preparação ao sincronizarHabilite esta opção para enviar os dias para preparação dos itens para a plataforma.
Na importação de produtos, ao atualizar um produto, atualizar o Código (SKU)Habilite esta opção para atualizar o Código (SKU) sempre que os produtos forem importados do e-commerce.
Importar forma de recebimento nos pedidosHabilite a opção para receber a forma de recebimento na importação dos pedidos. A configuração das formas de recebimento devem ser realizadas na aba Formas de recebimento.
Importar valor do frete nos pedidosHabilite a opção se deseja importar o valor do frete na importação dos pedidos.
Enviar rastreamento ao alterar a situação no Tiny para enviadoSe esta opção estiver habilitada, sempre que a situação de envio do pedido for alterada para Enviado no Tiny, o código de rastreio será enviado de forma automática para a plataforma. Saiba mais sobre essa rotina através da ajuda Atualizar situação de envio dos pedidos.
Marcar pedido como entregue ao alterar a situação no Tiny Ao habilitar esta opção, sempre que um pedido for alterado para a situação Entregue no Tiny, o mesmo também terá o seu status alterado na plataforma. Saiba mais sobre essa rotina através da ajuda Atualizar situação de envio dos pedidos.
Formatar nome dos contatos no recebimento dos pedidos Ao habilitar esta opção, o nome do cliente na importação dos pedidos será formatado com as iniciais maiúsculas em seu Nome e Sobrenome.
Completar endereço do cliente a partir do CEP na importação de pedidosCaso você escolha a opção Sempre, na importação dos pedidos da plataforma, o CEP será validado junto ao Correios para obter o endereço da venda, ignorando os dados de endereço obtidos na plataforma de e-commerce.
Configurar aba Dados Fiscais
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Na aba Dados Fiscais, no campo Natureza de operação para venda desta integração selecione uma Natureza de venda padrão para essa plataforma. A natureza selecionada será atribuída na Importação dos pedidos no Tiny e no momento em que gerar a Nota Fiscal através do pedido importado.

Configurar aba Gestão de preços
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Na aba Gestão de preços, defina qual será a regra de preços para a integração, tanto para importação, quanto para envio de produtos ao e-commerce.

  • Preço fixo: conforme o preço do produto, o anúncio pode receber um valor fixo de preço de venda, levando em consideração acréscimos e descontos aplicados individualmente;
  • Conforme regras de preço: trata-se de todas as regras do marketplace no que diz respeito ao percentual de comissão, adicional de frete para produtos com preço mínimo e/ou por faixa de peso cubado dos produtos e fórmula de cálculo para aplicar os valores adicionais;
  • Conforme lista de preços: para uso de listas de preços dos produtos, específicas para o e-commerce ou marketplace.
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Ao definir a regra como Conforme lista de preços, no campo Lista de preços utilizada nos produtos, selecione a lista de preços que será utilizada na importação de pedidos do e-commerce. Saiba como configurar Listas de preços.

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Ao definir a regra como Conforme regras de preço, siga a configuração de Precificação de anúncios com base nas regras das plataformas de e-commerce e marketplaces.

Configurar aba Categorias

Na aba Categorias é possível realizar o mapeamento entre os códigos de categorias no e-commerce com as categorias no Tiny.

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Para mapear as categorias dos produtos, é necessário acessar a aba Categorias e no botão para buscar pela categoria no e-commerce.

Caso ainda não possua categorias cadastradas em sua conta no Tiny, as instruções para incluir categorias estão disponíveis em Como cadastrar categorias de produtos.

As instruções para vincular as categorias no cadastro de produtos, estão disponíveis em Como cadastrar um produto - (Passo 3).

Configurar aba Situações
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Na aba Situações, ao clicar em Adicionar situações padrão, é adicionado as situações presentes no e-commerce e as mesmas serão listadas na coluna Código da situação no E-commerce.

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Abaixo, em Sequência das situações no Tiny é apresentado um fluxo de situações dos pedidos.

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No campo Permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações, habilite a opção se deseja permitir a alteração da situação do pedido para uma situação anterior da situação atual, por exemplo, um pedido Enviado voltar para a situação Preparando Envio.

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Na coluna Situação no Tiny, selecione a situação correspondente no Tiny. Existe também, a possibilidade de adicionar novas situações ao clicar em + Adicionar mapeamento de situação.

Observação:

Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada. Caso não seja realizada a configuração o pedido será importado e atribuído a situação Em aberto.
Configurar aba Formas de Recebimento

Na aba Formas de Recebimento, pode-se relacionar as formas de pagamento dos seus pedidos da loja virtual com a forma de pagamento no Tiny. Esta configuração fará com que suas contas a receber sejam geradas corretamente no Tiny, com as mesmas informações da sua loja virtual.

Observação:

Esta aba somente ficará visível se você habilitar a opção Importar forma de recebimento nos pedidos.
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Na configuração Forma de recebimento padrão para os pedidos importados deste e-commerce, selecione a forma de recebimento que será utilizada caso o pedido seja importado sem nenhuma forma mapeada.

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Ao clicar em Adicionar formas padrão, é adicionado as formas de recebimento Cartão de Crédito e Boleto. Será necessário que no campo Meio de recebimento selecione o meio de recebimento para cada forma.

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Caso deseje buscar as formas de recebimento que possui cadastradas em sua Loja Virtual, clique em Obter formas do e-commerce.

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Após isso, selecione a forma de recebimento e o meio de recebimento para cada Código no e-commerce.

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Para incluir uma nova forma de recebimento, clique em Adicionar forma de recebimento. Caso não possua nenhuma forma de recebimento e deseje cadastrar, acesse a ajuda Formas de Recebimento.

Observação:

Caso não tenha os códigos para realizar o mapeamento, você pode entrar em contato com o nosso suporte, para que possamos ajudar na configuração.
Configurar aba Formas de frete

Em Formas de frete pode ser realizado o mapeamento das formas de frete presentes no e-commerce, com as formas de envio cadastradas em sua conta no Tiny.

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Clique em Obter formas do e-commerce para selecionar quais as formas de frete que deseja mapear. Agora, selecione as Formas de frete e clique em Adicionar.

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A seguir, em Forma de envio selecione a forma de envio correspondente.

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Ao lado, no campo Forma de Frete, selecione a forma de frete do serviço.

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Caso precise adicionar novas formas de frete, clique em Adicionar mapeamento de formas de frete.

Observações:

  • Ao adicionar as formas de frete selecionadas o Tiny busca as formas de envio já configuradas em sua conta.
  • Para mapear as formas de frete da Frenet, acesse a ajuda Mapear formas de frete Frenet.
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Ao final, não esqueça de Salvar as configurações.

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Os pedidos realizados na Moovin (Ecomece) serão listados em Menu → Vendas → Pedidos no e-commerce na Aba da loja virtual.

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Vale lembrar que é possível Filtrar os pedidos por situação e por período.

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Após isso, Selecione os pedidos desejados e clique em Receber pedidos. Com esta ação os pedidos serão recebidos no Tiny e ficarão visíveis em Menu → Vendas → Pedidos de Venda.

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Os produtos cadastrados em sua loja virtual, podem ser recebidos em sua conta no Tiny. Para isso, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Receber do e-commerce.

Receber produtos

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A seguir, selecione o e-commerce Moovin (Ecomece) no campo Integração e clique em Avançar.

Segue abaixo, os campos que são importados:

  • Código (SKU)
  • Descrição
  • Descrição complementar
  • Preço de venda
  • Preço promocional
  • Preço de custo
  • Estoque atual
  • GTIN
  • Marca
  • Peso líquido
  • Peso bruto
  • Altura embalagem
  • Largura embalagem
  • Comprimento embalagem
  • Imagens
  • Variações
  • Código da categoria principal no e-commerce
  • Dias para preparação
  • Atributos
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Primeiramente, escolha o que deseja receber entre as opções: Todos os anúncios, Apenas anúncios novos ou Anúncio individual.

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Se selecionou a opção Anúncio individual, será necessário preencher o campo Identificador do anúncio para localizar o anúncio.

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Abaixo, defina as opções de atualizações dos dados dos produtos, podendo selecionar Atualizar dados do produto, Atualizar preço do produto, Atualizar o estoque e Atualizar imagens.

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Além disso, ao selecionar a opção Preencher dados fiscais (NCM, Origem, Unidade) poderá preencher informações padrão para estes campos, que serão consideradas no recebimentos dos produtos.

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Para concluir o processo de recebimentos dos produtos, clique em Importar.

Observação:

A opção Criar exceções na lista de preços vinculada ao e-commerce refere-se à lista de preços selecionada na configuração do e-commerce no Tiny. Ao marcar essa opção, os produtos que estão na lista de produtos com preços diferentes serão criados e atualizados.

Se durante a importação dos produtos ocorrer algum imprevisto e for necessário interromper a ação ou então ocorrer algum problema devido ao grande número de produtos a serem importados, é possível Interromper a recepção de produtos para continuar a importação num momento posterior.

Com a ação Interromper, é possível continuar a importação num outro momento, continuando do ponto em que parou. É possível retomar esta importação em até 7 dias corridos.

Receber produtos
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Para enviar o cadastro de produtos do Tiny para a Moovin (Ecomece), acesse Menu → Cadastros → Produtos → Marque o item que deseja enviar na lateral esquerda → Enviar para o e-commerce.

Receber produtos

Campos enviados:

  • Código (SKU)
  • Descrição
  • Descrição complementar
  • Preço de venda
  • Preço promocional
  • Preço de custo
  • Estoque atual
  • GTIN
  • Marca
  • Peso bruto
  • Altura embalagem
  • Largura embalagem
  • Comprimento embalagem
  • Imagens
  • Variações
  • Código da categoria principal no e-commerce
  • Dias para preparação
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A seguir, no campo Plataforma, selecione a opção Moovin (Ecomece).

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Para atualizar o estoque do produto, marque a opção Atualizar estoque no e-commerce.

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Caso desejar interromper o envio se algum produto for rejeitado, marque a opção Parar o envio em lote caso algum produto seja rejeitado.

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Agora, clique em Avançar para prosseguir com o envio dos produtos.

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A seguir, são apresentados os dados de envio dos produtos, por exemplo: Identificador na Moovin (Ecomece), Descrição, Código (SKU), Preço e Estoque.

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Clique em Enviar para concluir o envio dos produtos para a Moovin (Ecomece).

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O aviso do envio de produtos com sucesso, representa que os mesmos foram enviados à Moovin (Ecomece).

Receber produtos

Para enviar a lista completa dos produtos no Tiny para o e-commerce, acesse a ajuda Enviar produtos em lote ao e-commerce.

Informações relacionadas

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Para realizar os ajustes nos preços dos produtos cadastrados no Tiny e após atualizar na loja virtual, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Mais ações → Reajustar preço dos produtos.

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Utilize as opções de Filtros caso deseje, ou clique direto em Listar produtos.

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Após isso, será exibido a lista dos produtos, clique em Informar reajuste.

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Selecione os produtos que deseja atualizar os preços, utilize uma das opções disponíveis para atualizar os preços: por reajuste de Percentual, ou adicione o novo preço em cada produto na coluna Novo preço, marque a opção Atualizar preços no e-commerce e selecione a integração correspondente, por fim clique em Salvar.

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Para realizar o envio da quantidade em estoque dos produtos ao e-commerce em lote, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações → Enviar estoque ao e-commerce.

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Agora, no campo Plataforma você pode selecionar mais do que uma integração para o envio da quantidade em estoque dos produtos na lista que será exibida.

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Após selecionar as integrações, defina se será enviado o saldo Físico ou Disponível dos produtos.

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Clique no botão Selecionar. A seguir, serão exibidos os dados deste produto como: Identificador do anúncio, Descrição, Código (SKU) e Estoque.

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Para concluir o processo de envio, clique em Enviar.

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Caso queira enviar somente a quantidade em estoque de um produto específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar estoque ao e-commerce.

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No campo Plataforma você pode selecionar mais do que uma integração para o envio da quantidade em estoque do produto na lista que será exibida.

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Após selecionar as integrações, defina se será enviado o saldo Físico ou Disponível dos produtos.

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Clique no botão Selecionar. A seguir, serão exibidos os dados deste produto como: Identificador do anúncio, Descrição, Código (SKU) e Estoque.

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Para concluir o processo de envio, clique em Enviar.

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Para realizar o envio dos preços dos produtos ao e-commerce em lote, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações → Enviar preços para o e-commerce.

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Agora, no campo Plataforma você pode selecionar mais do que uma integração para o envio dos preços na lista que será exibida.

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Após definir para qual ou quais integrações será realizado o envio dos preços, clique em Selecionar. A seguir, serão exibidos os dados deste produto como: Identificador do anúncio, Descrição, Código (SKU) e Preço.

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Para concluir o processo de envio, clique em Enviar.

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Caso queira enviar somente o preço de um produto em específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar preços para o e-commerce.

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Agora, no campo Plataforma você pode selecionar mais do que uma integração para o envio dos preços na lista que será exibida.

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Após definir para qual ou quais integrações será realizado o envio dos preços, clique em Selecionar. A seguir, serão exibidos os dados deste produto como: Identificador do anúncio, Descrição, Código (SKU) e Preço.

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Para concluir o processo de envio, clique em Enviar.

Enviar Precos

Atenção!

Para realizar a sincronização da situação dos pedidos, é necessário que tenha configurado a importação dos pedidos do e-commerce para Pedidos de venda e realizado o Mapeamento das situações. Caso não tenha realizado essas configurações, realize as mesmas com o auxílio da ajuda Configurar integração com a Moovin (Ecomece).
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Acesse Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce → Selecione a loja virtual → Marque os pedidos que já foram enviados e clique em Sincronizar situação.

Observação:

Ao sincronizar situação, o status presente em Situação no Tiny corresponderá a situação do pedido no e-commerce conforme o mapeamento realizado.

Atenção!

O envio do código de rastreio para Moovin (Ecomece), pode ser realizado com o transportador Correios, Transportadora ou demais formas de envio. Deve ser informado o transportador no Pedido de Venda ou na Nota Fiscal e por fim, gerar o agrupamento (PLP) no módulo de Expedição. Veja como gerar a Expedição.

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Acesse o módulo de Expedição, selecione a forma de envio Correios/Transportadora → Aba Concluídas → Clique no Menu de contexto ao lado da expedição gerada → Enviar código de rastreio para o e-commerce.

Observação:

Ao enviar o código de rastreio, o status dos pedidos serão alterados para Enviados na Moovin (Ecomece). Também, a URL de rastreio é sincronizada.
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Após isso, ao acessar a expedição será adicionado um Marcador que identifica quando o código de rastreio já foi enviado para Moovin (Ecomece).

Enviar rastreio

Ao marcar os pedidos como entregue no Tiny, os mesmos serão sincronizados com o status Entregue na Moovin (Ecomece).

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Para isso, acesse Menu → Vendas → Expedição → Selecione a forma de envio → Aba Concluídas → Clique no Menu de contexto ao lado da expedição gerada → Marcar pedidos como entregue.

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Assim, será adicionado na expedição um Marcador que identificará que a venda já foi marcada como entregue e sincronizada na Moovin (Ecomece).

Marcar como entregue

O envio de dados da chave de acesso ao e-commerce pode ser realizado dentro do Tiny pelos módulos de Expedição ou Nota Fiscal.

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Ao acessar o módulo de expedição, no primeiro Filtro ao lado do campo de busca, selecione por Pedidos e no filtro, ao lado selecione Transportadora.

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Agora, localize a expedição, clique no Menu de contexto e selecione Enviar chave de acesso para o e-commerce.

Observação:

Além da chave de acesso da Nota Fiscal, também é enviado o Link do XML da NFe, número da NF, série e data de emissão. É necessário que a Nota Fiscal esteja Autorizada no Sefaz, para o envio das informações ocorrer com sucesso.

Ao acessar o módulo de notas fiscais, clique na aba Emitidas e Selecione as notas que deseja enviar os dados para o e-commerce. A seguir, acesse a opção Mais Ações e clique em Enviar dados da NFe para e-commerce.

Observação:

Além da chave de acesso da Nota Fiscal, também é enviado o Link do XML da NFe, número da NF, série e data de emissão. É necessário que a Nota Fiscal esteja Autorizada no Sefaz, para o envio das informações ocorrer com sucesso.
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Primeiramente, acesse o painel administrativo da Frenet com seu Usuário e Senha.

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Agora, no menu lateral, acesse a opção Transportadoras. A seguir, serão listadas todas as transportadoras possíveis de serem integradas. As transportadoras que já integrou com seu e-commerce são identificadas pelo marcador em destaque, conforme imagem abaixo:

Frenet

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Para localizar o código do serviço das transportadoras para mapear a forma de frete no Tiny, é necessário acessar a transportadora desejada.

Frenet

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A lista de serviços de entrega exibe os serviços disponíveis e os quais já possui integração ativa. Para mapear a forma de frete no Tiny é necessário que informe o Código do serviço, conforme imagem abaixo:

Frenet

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O próximo passo, é acessar a configuração do e-commerce em sua conta no Tiny. Para isso, acesse Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações e clique sobre a sua Integração.

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Na aba Formas de frete o mapeamento será realizado diretamente pela transportadora. Clique em Adicionar mapeamento de frete.

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Agora, no campo Código no e-commerce informe o código localizado na Frenet, conforme o Passo 4.

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Ao lado, em Forma de envio selecione a forma de frete, caso ainda não tenha cadastrada será necessário incluir uma forma de envio. A Forma de frete é selecionada conforme cadastrou a forma de envio.

Frenet

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Ao finalizar o mapeamento da forma de frete, clique em Salvar.

Receber pedidos
Receber produtos
Enviar produtos
Receber clientesAo importar um pedido o cliente é automaticamente importado no Tiny
Enviar estoque
Enviar preços
Sincronizar situação
OMS
  • Após importar um pedido, é possível realizar o cadastro do produto no Tiny, através do lançamento de estoque, disponível no Menu de contexto , localizado ao lado do pedido ou da nota → Lançar estoque.
  • Quando o código de rastreio for gerado na loja virtual, este mesmo código é considerado na importação das vendas. Caso não possua o rastreio no pedido da loja virtual, será considerada a forma de frete para gerar o código de rastreamento no Tiny.
  • Se desejar, você pode realizar a importação de produtos através de planilha de acordo com o nosso layout disponibilizado em Importador de produtos.
  • Sempre que um pedido é importado, o cliente automaticamente é cadastrado em Cadastros → Clientes e fornecedores.

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