Integração Tiny com a Leroy Merlin

Fluxo

Passo a passo

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Acesse as configurações de e-commerce do Tiny em Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações.

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Agora, clique no botão Incluir integração para adicionar as configurações de integração.

Caso já possua integrações configuradas em sua conta, as mesmas serão exibidas e indicadas com suas respectivas situações.

Cada situação indica:

  • Ativa: Representa que a configuração da integração foi realizada com sucesso e a mesma encontra-se pronta para uso.
  • Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny, a mesma não será utilizada ou mostrada para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
  • Não configurada: Esta situação indica que a configuração ainda não foi realizada.
  • Não instalada: Representa que ainda não houve a comunicação com o e-commerce para ativar a integração.

Observação:

Somente as integrações com a situação Ativa serão exibidas para uso nas sincronizações, importações e demais ações no Tiny.
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Na aba Integração, selecione Leroy Merlin (beta) no campo Integração. Abaixo, no campo Nome informe o nome da sua loja.

Na seção Autenticação, no campo Chave da API informe a chave de API que se encontra no painel administrativo da sua loja. Saiba como localizar a Chave API.

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Em Configurações, defina os seguintes campos abaixo:

Atualizar estoque na loja virtual a partir do Tiny Selecione a opção Enviar saldo físico sempre que houver alguma movimentação de estoque de um produto no Tiny, o saldo em estoque desse produto será automaticamente atualizado na loja virtual.
Depósito a ser considerado na integraçãoEscolha qual será o depósito padrão para as ações: Importar pedido, Importar produtos e Enviar estoque.

Observação:

O campo Depósito a ser considerado na integração será exibido nas contas que possuem a extensão Depósitos de estoque instalada.
Enviar imagens dos produtos ao sincronizarEscolha uma das opções Sim ou Apenas para novos produtos para enviar as imagens dos produtos quando houver o envio para Leroy Merlin.
Importar valor do frete nos pedidosHabilite a opção se desejar importar o valor do frete na importação dos pedidos.
Enviar rastreamento ao alterar a situação no Tiny para enviadoSe este parâmetro estiver ativo, sempre que o pedido for alterado para Enviado no Tiny, o código de rastreio será enviado de forma automática para a plataforma. Saiba mais sobre essa rotina através da ajuda Atualizar situação de envio dos pedidos.
Sincronização automáticaSe você deseja utilizar o recurso de OMS na intregração com seu e-commerce, é ncessário que Habilite essa opção. Saiba mais sobre OMS.
Adicionar o endereço do cliente nas observações da vendaHabilite esta opção para adicionar o endereço do cliente nas obervações da venda, ao importar o pedido do e-commerce.
Formatar nome dos contatos no recebimento dos pedidos Ao habilitar este campo, o nome do cliente na importação dos pedidos será formatado com as iniciais maiúsculas em seu Nome e Sobrenome.
Completar endereço do cliente a partir do CEP na importação de pedidosEscolha a opção Sempre e na importação dos pedidos o CEP será validado junto ao Correios para obter o endereço da venda. Assim, ignorando os dados de endereço obtidos na plataforma de e-commerce.
Envio de dados da NFeSelecione a opção Automático ao autorizar a nota fiscal, assim sempre que a nota fiscal for atualizada o envio dos dados da NFe ao e-commerce será automático. As informações sobre envio de dados da NFe de forma Manual, estão disponíveis na ajuda Enviar dados da NFe ao e-commerce (Manual).
Intermediador Neste campo, selecione o intermediador de suas operações. Saiba mais através da ajuda Como utilizar e configurar os intermediadores de operações.

Observação

Referente ao campo Envio de dados da NFe, é enviado para Leroy Merlin o XML da NFe, Chave de acesso da NFe, Data de envio, Número, Série e o CFOP do primeiro item da NFe.
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Na aba Dados Fiscais, no campo Natureza de operação para venda desta integração selecione uma Natureza de venda padrão para essa plataforma. A natureza selecionada será atribuída na Importação dos pedidos no Tiny e no momento em que gerar a Nota Fiscal através do pedido importado.

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Na aba Gestão de preços, defina qual será a regra de preços para a integração, tanto para importação, quanto para envio de produtos ao e-commerce.

  • Preço fixo: conforme o preço do produto, o anúncio pode receber um valor fixo de preço de venda, levando em consideração acréscimos e descontos aplicados individualmente;
  • Conforme regras de preço: trata-se de todas as regras do marketplace no que diz respeito ao percentual de comissão, adicional de frete para produtos com preço mínimo e/ou por faixa de peso cubado dos produtos e fórmula de cálculo para aplicar os valores adicionais;
  • Conforme lista de preços: para uso de listas de preços dos produtos, específicas para o e-commerce ou marketplace.

Ao definir a regra como Conforme lista de preços, no campo Lista de preços utilizada nos produtos, selecione a lista de preços que será utilizada na importação de pedidos do e-commerce. Saiba como configurar Listas de preços.

Ao definir a regra como Conforme regras de preço, siga a configuração de Precificação de anúncios com base nas regras das plataformas de e-commerce e marketplaces.

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Para mapear as categorias dos produtos, é necessário acessar a aba Categorias e no botão buscar pela categoria no e-commerce.

Caso ainda não possua categorias cadastradas em sua conta no Tiny, as instruções para incluir categorias estão disponíveis em Como cadastrar categorias de produtos.

As instruções pra vincular as categorias no cadastro de produtos, estão disponíveis em Como cadastrar um produto - (Passo 3).

Atenção!

Você pode realizar o mapeamento de categorias dos produtos do Tiny com as correspondentes no e-commerce. Fazendo isto, os produtos serão enviados nas devidas categorias mapeadas.
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Todas as situações dos pedidos no e-commerce podem ser mapeadas para as situações de pedidos no Tiny.

Ao clicar em Adicionar situações padrão, é adicionado as situações presentes no e-commerce e as mesmas serão listadas na coluna Código da situação no E-commerce. Abaixo, em Sequência das situações no Tiny é apresentado um fluxo de situações dos pedidos. No campo Permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações ao Habilitar a opção será possível alterar as situações dos pedidos para anteriores da situação atual, por exemplo, um pedido Enviado voltar para a situação Preparando Envio.

Em Situação no Tiny, selecione a situação correspondente no Tiny. Existe também, a possibilidade de adicionar novas situações ao acessar Adicionar mapeamento de situação.

Observação:

Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada. Caso não seja realizada a configuração o pedido será importado e atribuído a situação Em aberto.
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Em Formas de frete pode ser realizado o mapeamento das formas de frete presentes no e-commerce, com as formas de envio cadastradas em sua conta no Tiny.

Clique em Obter formas do e-commerce para selecionar quais as formas de frete que deseja mapear. Agora, selecione as formas de frete e clique em Adicionar.

A seguir, em Forma de envio selecione a forma de envio correspondente.

Ao lado, no campo Forma Frete selecione a forma de frete do serviço.

Caso precise adicionar novas formas de frete, clique em Adicionar mapeamento de formas de frete.

Observações:

  • Ao adicionar as formas de frete selecionadas o Tiny busca as formas de envio já configuradas em sua conta.
  • Para mapear as formas de frete da Frenet, acesse a ajuda Mapear formas de frete Frenet.
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Em Cotação de frete, você pode configurar as formas de envio que serão utilizadas nas cotações de frete realizadas pela Leroy Merlin. Na configuração, as formas de envio são separadas em dois grupos:

Formas de envio preferenciais
No momento em que a plataforma solicita ao Tiny os valores de cotação para um pedido, o Tiny realiza o cálculo primeiramente através das formas de envio preferenciais. Recomendamos que você cadastre no máximo duas formas de envio preferenciais e que essas sejam Gateways Logísticos, dessa forma o retorno dos dados para a plataforma será mais rápido.
Clique em Adicionar forma de envio preferencial, selecione as formas de envio desejadas e clique em adicionar.

Formas de envio alternativas
Serão utilizadas apenas se não existir cotação para o pedido nas formas de envio preferenciais.
Clique em Adicionar forma de envio alternativa, selecione as formas de envio desejadas e clique em adicionar.

Para remover uma forma de envio que não deseja utilizar, clique no botão .

Abaixo, no campo Modo de cotação dos pedidos defina como será realizada a cotação, entre as opções: Menor preço, Menor prazo ou Maior prazo.

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Ao final, não esqueça de Salvar as configurações.

Os pedidos realizados na Leroy Merlin serão listados em Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce → Selecione a loja virtual.

Vale lembrar que é possível Filtrar os pedidos por período. Após isso, Selecione os pedidos e clique em Receber pedidos.

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O envio dos produtos do Tiny para Leroy Merlin pode ser realizado em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos que desejar enviar → Enviar para o e-commerce.

Os campos enviados são:

  • Código (SKU)
  • Descrição
  • Peso bruto
  • GTIN
  • Descrição complementar
  • Largura embalagem
  • Altura embalagem
  • Comprimento embalagem
  • Imagens
  • Variações
  • Atributos

Atenção!

É obrigatório que o produto tenha imagens, peso bruto e dimensões preenchidas.

Observações:

  • Ao enviar um produto com variações para o Leroy Merlin, o mesmo terá uma oferta criada para cada variação.
  • Ao enviar variações que não possuem imagens, as imagens do produto pai serão utilizadas.
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O Tiny organiza os produtos em lotes para serem enviados para Leroy Merlin e, para ser compatível com o limite de cada canal, este processo de envio se inicia em 1 hora.

Também, é possível selecionar as opções Atualizar estoque no e-commerce e Parar o envio em lote caso algum produto seja rejeitado.

Ao clicar, em Avançar serão listados os produtos a serem enviados.

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No momento que clicar em Enviar, será realizada uma consulta diária e automática pelo Tiny, para verificar a situação de cada produto enviado, que podem ser aprovados ou rejeitados:

  • Quando o produto for aprovado pela Leroy Merlin, será enviada a oferta de preço automaticamente e você já poderá começar a vender;
  • Se o produto foi rejeitado, será atualizada a informação do anúncio no mapeamento no produto.
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Quando todos os produtos forem enviados para os marketplaces, o usuário será notificado no Tiny.

Para acompanhar o retorno do processamento em sua conta no Tiny, retorne à tela de Produtos e acesse o menu Mais ações e clique em Consultar anúncios enviados em lote (beta).

A seguir, Selecione a integração e clique em Buscar protocolos.

Serão listados todos os protocolos independente de sua situação Pendente ou Finalizado. Lembramos que protocolos com a situação Finalizado só permencerão para consulta no período de 7 dias.

Você pode selecionar o protocolo desejado e clicar em Consultar protocolo.

Após clicar em consultar protocolo é possível visualizar os anúncios que foram Enviados com sucesso, Com erro e os que estão Em processamento.

Observação:

Para acompanhar o retorno do processamento no Carrefour, acesse o painel de importações da sua loja, que pode ser acessado através do caminho Meu estoque → Importação a partir do arquivo → Monitorar as importações de produtos no seu e-commerce.

Atenção!

  • Somente será possível enviar as ofertas após receber a aprovação dos produtos enviados para Leroy Merlin.
  • Os preços e estoques das ofertas só podem ser alterados após sua publicação.
  • Após as ofertas serem enviadas e publicadas na Leroy Merlin, campos como descrição e Imagem só poderão ser editados via chamado direto na Leroy Merlin.
  • O envio de ofertas irá ocorrer de forma assíncrona, ou seja, não será no momento de enviar as ofertas no Tiny, elas ocorrerão de 5 em 5 minutos com o envio máximo de 100 preços, até que ocorram todas as atualizações enviadas.

Você pode enviar as ofertas para Leroy Merlin seguindo os passos abaixo:

Para realizar o envio das ofertas para Leroy Merlin, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações → Enviar preços para o e-commerce.

Caso queira enviar a oferta de um produto em específico, acesse o Menu → Cadastros → Produtos → Menu de contexto do produto e clique em Enviar preços para o e-commerce.

Informações relacionadas

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Atenção!

Para realizar a sincronização da situação dos pedidos, é necessário que tenha configurado a importação dos pedidos do e-commerce para Pedidos de Venda e realizado o Mapeamento das situações. Caso não tenha realizado essas configurações, realize as mesmas com o auxílio da ajuda Configurar integração com o Carrefour.
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Acesse Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce → Selecione a loja virtual → Marque os pedidos que já foram enviados e clique em Sincronizar situação.

Observação:

Ao sincronizar situação, o status presente em Situação no Tiny corresponderá a situação do pedido no e-commerce conforme o mapeamento realizado.
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Atenção!

Para enviar o código de rastreamento para Leroy Merlin, é preciso informar no pedido ou nota fiscal o transportador, sendo ele Correios ou Transportadora. O campo será preenchido no Pedido de Venda ou na Nota Fiscal e por fim, gerar o agrupamento (PLP ou Coleta) no módulo de Expedição. Veja como gerar a Expedição.

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Acesse o módulo de Expedição, Selecione a forma de envio → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Enviar código de rastreio para o e-commerce.

Observação:

Ao enviar o código de rastreio, os pedidos são marcados como Entregue na Leroy Merlin.
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Após isso, ao acessar a expedição será adicionado um Marcador que identifica quando o código de rastreio já foi enviado para Leroy Merlin.

O envio de dados da chave de acesso ao e-commerce pode ser realizado dentro do Tiny pelos módulos de Expedição ou Nota Fiscal.

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Ao acessar o módulo de expedição, no primeiro Filtro ao lado do campo de busca, selecione por Pedidos e no filtro, ao lado selecione Transportadora.

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Agora, localize a expedição, clique no Menu de contexto e selecione Enviar chave de acesso para o e-commerce.

Observação:

Além da chave de acesso da Nota Fiscal, também é enviado o Número, Série e a Data de emissão. Sendo que é necessário a Nota Fiscal estar Autorizada no Sefaz, para o envio das informações ocorrer com sucesso.

Ao acessar o módulo de notas fiscais, clique na aba Emitidas e Selecione as notas que deseja enviar os dados para o e-commerce. A seguir, acesse a opção Mais Ações e clique em Enviar dados da NFe para e-commerce.

Observação:

Além da chave de acesso da Nota Fiscal, também é enviado o Número, Série e a Data de emissão. Sendo que é necessário a Nota Fiscal estar Autorizada no Sefaz, para o envio das informações ocorrer com sucesso.
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Atenção!

O estoque das ofertas só podem ser enviados para Leroy Merlin após as ofertas estar publicadas.
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Para realizar o envio do estoque dos produtos ao e-commerce em lote, acesseMenu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações e clique em Enviar estoque ao e-commerce.

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Caso queira enviar somente o estoque de um produto em específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar estoque ao e-commerce.

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Para localizar a sua Chave de API, acesse o painel administrativo de sua loja.

Agora, clique sobre o Nome do Usuário → Aba Chave de API. No campo Chave de API, clique sobre Copiar para área de transferência.

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Em sua conta no Tiny, abra um chamando de suporte enviado a de Chave de API para solicitar a integração.

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Para utilizar a API de cotação de fretes da Leroy Merlin, é necessário que acesse Menu → Início → Extensões do Tiny e instale em sua conta a extensão Token API.

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Com a extensão Token API instalada na sua conta, o próximo passo será acessar Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações e clique sobre a integração com a Leroy Merlin.

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Na tela de configuração, clique em Gerar link para utilizar a API de fretes. Será exibido na tela o link gerado, é necessário que Copie e Envie esse link para equipe de Setup da Leroy Merlin.

Observação:

A cotação do frete é realizada com base nas informações dos produtos cadastrados no Tiny (Dimensões da embalagem, peso bruto e estoque). Portanto, é de extrema importância que esses dados estejam cadastrados corretamente.

No Tiny, você poderá utilizar o serviço de cotação de fretes através da Frenet, Melhor Envio e Correios.

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Ao importar os pedidos do e-commerce em Pedidos de Venda quando o pedido for importado com algum incidente, o mesmo será identificado com o marcador Revisar.

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Para verificar a ocorrência, Clique sobre o pedido e acesse Mais ações → Ocorrências. Verifique a mensagem apresentada e realize a correção do pedido no painel do Carrefour.

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Primeiramente, acesse o painel administrativo da Frenet com seu Usuário e Senha.

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Agora, no menu lateral, acesse a opção Transportadoras. A seguir, serão listadas todas as transportadoras possíveis de serem integradas. As transportadoras que já integrou com seu e-commerce são identificadas pelo marcador em destaque, conforme imagem abaixo:

Frenet

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Para localizar o código do serviço das transportadoras para mapear a forma de frete no Tiny, é necessário acessar a transportadora desejada.

Frenet

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A lista de serviços de entrega exibe os serviços disponíveis e os quais já possui integração ativa. Para mapear a forma de frete no Tiny é necessário que informe o Código do serviço, conforme imagem abaixo:

Frenet

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O próximo passo, é acessar a configuração do e-commerce em sua conta no Tiny. Para isso, acesse Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações e clique sobre a sua Integração.

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Na aba Formas de frete o mapeamento será realizado diretamente pela transportadora. Clique em Adicionar mapeamento de frete.

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Agora, no campo Código no e-commerce informe o código localizado na Frenet, conforme o Passo 4.

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Ao lado, em Forma de envio selecione a forma de frete, caso ainda não tenha cadastrada será necessário incluir uma forma de envio. A Forma de frete é selecionada conforme cadastrou a forma de envio.

Frenet

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Ao finalizar o mapeamento da forma de frete, clique em Salvar.

Receber pedidos
Receber produtos
Enviar produtos
Receber clientesAo importar um pedido o cliente é automaticamente importado no Tiny
Enviar estoque
Enviar preços
Sincronizar situação
OMS
  • Sempre que um pedido é importado, o cliente automaticamente é cadastrado em Cadastros → Clientes e fornecedores.
  • Após importar um pedido, é possível realizar o cadastro do produto no Tiny, através do lançamento de estoque, disponível no menu de contexto, localizado ao lado do pedido ou da nota → Lançar estoque.

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