Integração Tiny com a Via Varejo (beta)

Fluxo

Informações adicionais

 Lembrete: Se você possui outra integradora e deseja migrar para o Tiny é necessário solicitar via chamado de suporte o nosso Client ID para posteriormente solicitar a Via Varejo a Revogação do Token de sua antiga integradora e Habilitar apenas o Token para o Tiny, repassando o nosso Client ID e também solicitando o Usuário e Senha para realizar a integração.

O login utilizado na integração da Via Varejo com o Tiny possui uma formatação diferente. No Tiny o formato para realizar a integração deve ser: MINHACONTA\usuário.

Onde a conta na Via Varejo é MINHACONTA e o usuário é usuário. Essa informação deve ser solicitada ao suporte da Via Varejo.

Passo a passo

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Acesse as configurações de e-commerce do Tiny em Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações.

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Agora, clique no botão Incluir integração para adicionar as configurações de integração.

Caso já possua integrações configuradas em sua conta, as mesmas serão exibidas e indicadas com suas respectivas situações.

Cada situação indica:

  • Ativa: Representa que a configuração da integração foi realizada com sucesso e a mesma encontra-se pronta para uso.
  • Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny, a mesma não será utilizada ou mostrada para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
  • Não configurada: Esta situação indica que a configuração ainda não foi realizada.
  • Não instalada: Representa que ainda não houve a comunicação com o e-commerce para ativar a integração.

Observação:

Somente as integrações com a situação Ativa serão exibidas para uso nas sincronizações, importações e demais ações no Tiny.
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Na aba Integração, selecione Via Varejo (beta) no campo Integração. Abaixo, no campo Nome informe o nome da sua loja.

Na seção Autenticação, clique em Logar na viavarejo e informe o Usuário e Senha de acesso a sua loja.

Observação:

O login utilizado na integração da Via Varejo com o Tiny possui uma formatação diferente. No Tiny o formato para realizar a integração deve ser: MINHACONTA\usuário.
Onde a conta na Via Varejo é MINHACONTA e o usuário é usuário. Essa informação deve ser solicitada ao suporte da Via Varejo.
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Na aba Canais de venda, pode ser realizado o mapeamento dos canais de venda que utiliza.

Os canais de venda padrão são listados automaticamente para que possa conectá-los e assim configurar o mapeamento dos canais de venda. Primeiramente conecte o canal de venda na seção Gostaria de conectar seus outros canais de venda? e após isso, clique em Editar neste local será definida as configurações para cada canal de venda.

Caso precise adicionar outros canais que não apareçam na listagem, clique em Adicionar canal de venda.

Observação:

Ao importar os Pedidos do e-commerce para Pedidos de Venda, é possível filtrar o pedidos pelos seus canais de venda, utilizando o filtro Avançado. Selecione a opção E-commerce e será possível localizar os pedidos pelos seus canais de venda. Além disso, no "Relatório de Vendas" também existe a possibilidade utilizar o filtro Canal de venda.
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Em Configurações, defina os seguintes campos abaixo:

Atualizar estoque na loja virtual a partir do Tiny Selecione a opção Enviar saldo físico sempre que houver alguma movimentação de estoque de um produto no Tiny, o saldo em estoque desse produto será automaticamente atualizado na loja virtual.
Depósito a ser considerado na integração Escolha qual será o depósito padrão para as ações: Importar pedido, Importar produtos e Enviar estoque.

Observação:

O campo Depósito a ser considerado na integração será exibido nas contas que possuem a extensão Depósitos de estoque instalada.
Regra de utilização de preços para o e-commerceDefina qual será a regra de preços para a integração, tanto para importação, quanto para envio de produtos ao e-commerce. Escolha entre Preço Fixo, que utiliza os preços praticados nos anúncios, ou Conforme lista de preços. Se escolher a segunda opção, poderá selecionar a lista de preços utilizada nos produtos.
Lista de preços utilizada nos produtos Selecione a lista de preços que será utilizada na importação de pedidos do e-commerce. Saiba como configurar Listas de preços.
Enviar imagens dos produtos ao sincronizar Escolha uma das opções Sim ou Apenas para novos produtos para enviar as imagens dos produtos quando houver o envio para Via Varejo.
Regra para match automático Defina o modo que será realizado o match automático para o envio e vínculo dos produto na Via Varejo, através das opções: Caso for o mesmo EAN do produto, Maior ou igual a 80%, Maior ou igual 95% ou Não atribuir automaticamente.
Importar forma de recebimento nos pedidosHabilite a opção para receber a forma de recebimento na importação dos pedidos. A configuração das formas de recebimento devem ser realizadas na aba Formas de recebimento.
Importar valor do frete nos pedidosHabilite a opção se desejar importar o valor do frete na importação dos pedidos.
Formatar nome dos contatos no recebimento dos pedidos Ao habilitar este campo, o nome do cliente na importação dos pedidos será formatado com as iniciais maiúsculas em seu Nome e Sobrenome.
Marcar pedido como entregue ao alterar a situação no Tiny Habilite a opção para sempre que alterar a situação do pedido de venda no Tiny para Entregue, a venda no e-commerce será atualizada para a situação Entregue.
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Na aba, Dados Fiscais, no campo Natureza de operação para venda desta integração selecione uma Natureza de venda padrão para essa plataforma. A natureza selecionada será atribuída na Importação dos pedidos no Tiny e no momento em que gerar a Nota Fiscal através do pedido importado.

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Para mapear as categorias dos produtos, é necessário acessar a aba Categorias e no botão buscar pela categoria no e-commerce.

Caso ainda não possua categorias cadastradas em sua conta no Tiny, as instruções para incluir categorias estão disponíveis em Como cadastrar categorias de produtos.

As instruções pra vincular as categorias no cadastro de produtos, estão disponíveis em Como cadastrar um produto - (Passo 3).

Observação:

Ao cadastrar produtos do tipo Variação em sua conta no Tiny, antes de enviar para Via Varejo é necessário realizar o mapeamento da grade de Variação com a Categoria presente na Via Varejo.
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Todas as situações dos pedidos no e-commerce podem ser mapeadas para as situações de pedidos no Tiny.

Ao clicar em Adicionar situações padrão, é adicionado as situações presentes no e-commerce e as mesmas serão listadas na coluna Código da situação no E-commerce. Abaixo, em Sequência das situações no Tiny é apresentado um fluxo de situações dos pedidos. No campo Permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações ao Habilitar a opção será possível alterar as situações dos pedidos para anteriores da situação atual, por exemplo, um pedido Enviado voltar para a situação Preparando Envio.

Em Situação no Tiny, selecione a situação correspondente no Tiny. Existe também, a possibilidade de adicionar novas situações ao acessar Adicionar mapeamento de situação.

Observação:

Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada. Caso não seja realizada a configuração o pedido será importado e atribuído a situação Em aberto.
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Na aba Formas de recebimento pode-se relacionar as formas de pagamento dos seus pedidos da loja virtual com a forma de pagamento no Tiny. Esta configuração fará com que suas contas a receber sejam geradas corretamente no Tiny, com as mesmas informações da sua loja virtual.

Ao clicar em Adicionar formas padrão, será adicionados no campo Código no e-commerce os códigos das formas de pagamento presentes no e-commerce.

Ao lado, no campo Forma de recebimento selecione a forma de recebimento e no campo Meio de recebimento, defina o meio de recebimento para cada forma.

Para incluir uma nova forma de recebimento, clique em Adicionar forma de recebimento.

Observação:

Caso não possua nenhuma forma de recebimento e deseje cadastrar, acesse a ajuda Formas de Recebimento.
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Em Formas de frete pode ser realizado o mapeamento das formas de frete presentes no e-commerce, com as formas de envio cadastradas em sua conta no Tiny.

Para isso, no campo Código do e-commerce informe o código da forma de frete no seu e-commerce. Após isso, em Forma de envio selecione a forma de envio correspondente. Ao lado, no campo Forma Frete selecione a forma de frete do serviço.

Ao adicionar as formas de frete selecionadas o Tiny busca as formas de envio já configuradas em sua conta.

Caso precise adicionar novas formas de frete, clique em Adicionar mapeamento de formas de frete.

Observação:

Caso não tenha os códigos para realizar o mapeamento, você pode entrar em contato com o nosso suporte, para que possamos ajudar na configuração.
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Em Cotação de frete, você pode configurar as formas de envio que serão utilizadas nas cotações de frete realizadas pela Via Varejo. Na configuração, as formas de envio são separadas em dois grupos:

Formas de envio preferenciais
No momento em que a plataforma solicita ao Tiny os valores de cotação para um pedido, o Tiny realiza o cálculo primeiramente através das formas de envio preferenciais. Recomendamos que você cadastre no máximo duas formas de envio preferenciais e que essas sejam Gateways Logísticos, dessa forma o retorno dos dados para a plataforma será mais rápido.
Clique em Adicionar forma de envio preferencial, selecione as formas de envio desejadas e clique em adicionar.

Formas de envio alternativas
Serão utilizadas apenas se não existir cotação para o pedido nas formas de envio preferenciais.
Clique em Adicionar forma de envio alternativa, selecione as formas de envio desejadas e clique em adicionar.

Para remover uma forma de envio que não deseja utilizar, clique no botão .

Abaixo, no campo Modo de cotação dos pedidos defina como será realizada a cotação, entre as opções: Menor preço, Menor prazo ou Maior prazo.

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Ao final, não esqueça de Salvar as configurações.

Os pedidos realizados na Via Varejo serão listados em Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce → Selecione a loja virtual.

Vale lembrar que é possível Filtrar os pedidos por situação. Após isso, Selecione os pedidos e clique em Receber pedidos.

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Os produtos cadastrados em sua conta na Via Varejo, podem ser recebidos no Tiny. Realize a recepção de produtos, acessando Menu → Cadastros → Produtos → Receber do e-commerce.

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A seguir, selecione o E-commerce para recepção dos seus produtos e clique em Avançar.

Os campos importados são:

  • Código (SKU)
  • Descrição
  • Peso bruto
  • Preço de venda
  • Preço promocional
  • Marca
  • Estoque atual
  • Código da categoria no e-commerce
  • Descrição complementar
  • Imagens
  • Altura embalagem
  • Largura embalagem
  • Comprimento embalagem
  • GTIN
  • Variações
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Primeiramente, escolha o que deseja receber entre as opções: Todos os anúncios ou Apenas anúncios novos.

Abaixo, defina as opções de atualizações dos dados dos produtos, podendo selecionar Atualizar dados do produto, Atualizar preço do produto, Atualizar o estoque, Atualizar imagens.

Além disso, ao selecionar a opção Preencher dados fiscais (NCM, Origem, Unidade) poderá preencher informações padrão para estes campos, que serão consideradas no recebimentos dos produtos.

Para concluir o processo de recebimentos dos produtos, clique em Importar.

Observação:

A opção Criar exceções na lista de preços vinculada ao e-commerce refere-se a lista de preço selecionada na configuração do e-commerce no Tiny. Ao marcar essa opção, os produtos que estão na lista de produtos com preços diferentes serão criados e atualizados.
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Se durante a importação dos produtos ocorrer algum imprevisto e for necessário interromper a ação ou então ocorrer algum problema devido ao grande número de produtos a serem importados, é possível Interromper a recepção de produtos para continuar a importação num momento posterior.

Com a ação Interromper, é possível continuar a importação num outro momento, continuando do ponto em que parou. É possível retomar esta importação em até 7 dias corridos.

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Para enviar o cadastro de produtos do Tiny para Via Varejo, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Marque o item que deseja enviar na lateral esquerda → Enviar para o e-commerce.

Campos enviados:

  • Código (SKU)
  • Descrição
  • Peso bruto
  • Preço de venda
  • Preço promocional
  • Marca
  • Estoque atual
  • Código da categoria no e-commerce
  • Descrição complementar
  • Imagens
  • Altura embalagem
  • Largura embalagem
  • Comprimento embalagem
  • GTIN
  • Variações
  • Garantia
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A seguir, selecione a plataforma em que os produtos serão enviados. Também, é possível selecionar as opções Atualizar estoque no e-commerce e Parar o envio em lote caso algum produto seja rejeitado.

Ao clicar, em Avançar serão listados os produtos a serem enviados.

Observações:

  • Ao cadastrar produtos do tipo Variação em sua conta no Tiny, antes de enviar para Via Varejo é necessário realizar o mapeamento da grade de Variação com a Categoria presente na Via Varejo.
  • Quando um produto é enviado para a Via Varejo, e estiver inválido (apresentar algum erro), será removido o SKU antigo e o produto do envio atual receberá um novo SKU.
  • Sobre o envio do campo Garantia é necessário que a informação seja preenchida no formato de meses. Por exemplo: 6 meses, 12 meses, 24 meses.
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No momento que clicar em Enviar, seus produtos serão enviados para Via Varejo. Os produtos enviados dependem de validação da própria Via Varejo e ficam com status de Processando aguardando retorno de Aprovação ou Reprovação para se anunciado.

Pedimos que acompanhe o processo de validação do envio dos produtos, diretamente no painel da Via Varejo.

Informações relacionadas

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Atenção!

Para realizar a sincronização da situação dos pedidos, é necessário que tenha configurado a importação dos pedidos do e-commerce para Pedidos de Venda e realizado o Mapeamento das situações. Caso não tenha realizado essas configurações, realize as mesmas com o auxílio da ajuda Configurar integração com Via Varejo.
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Acesse Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce → Selecione a loja virtual → Marque os pedidos que já foram enviados e clique em Sincronizar situação.

Observação:

Ao sincronizar situação, o status presente em Situação no Tiny corresponderá a situação do pedido no e-commerce conforme o mapeamento realizado.
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Atenção!

Para enviar o código de rastreamento para Via Varejo, é preciso informar no pedido ou nota fiscal o transportador, sendo ele Correios ou Transportadora. O campo será preenchido no Pedido de Venda ou na Nota Fiscal e por fim, gerar o agrupamento (PLP ou Coleta) no módulo de Expedição. Veja como gerar a Expedição.

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Acesse o módulo de Expedição, Selecione a forma de envio → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Enviar código de rastreio para o e-commerce.

Observação:

Além do código de rastreio, também são enviadas informações como URL de rastreio, Nome e CNPJ do transportador, Número, Série, Data e Hora de envio da nota fiscal e a sua Chave de acesso. Sendo que é necessário a Nota Fiscal estar Autorizada no Sefaz, para o envio das informações ocorrer com sucesso. o status dos pedidos serão alterados para Enviado na Via Varejo.
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Após isso, ao acessar a expedição será adicionado um Marcador que identifica quando o código de rastreio já foi enviado ao Via Varejo.

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Ao marcar os pedidos como entregue no Tiny, os mesmos serão sincronizados com o status Entregue na Via Varejo. Para isso, acesse Menu → Vendas → Expedição → Selecione a forma de envio Correios → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Marcar pedidos como entregue.

Observação:

Ao marcar pedidos como entregue, também são enviadas informações como Código de rastreio, URL de rastreio, Nome do transportador, Número, Série, Data e Hora de envio da nota fiscal e a sua Chave de acesso. Sendo que é necessário a Nota Fiscal estar Autorizada no Sefaz, para o envio das informações ocorrer com sucesso. o status dos pedidos serão alterados para Enviado na Via Varejo.
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Após isso, será adicionado na expedição, um Marcador que identificará que a venda já foi marcada como entregue e sincronizada na Via Varejo.

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Para realizar o envio do estoque dos produtos ao e-commerce em lote, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações e clique em Enviar estoque ao e-commerce.

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Caso queira enviar somente o estoque de um produto em específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar estoque ao e-commerce.

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Para realizar o envio dos preços dos produtos ao e-commerce em lote, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações → Enviar preços para o e-commerce.

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Agora no campo Plataforma você pode selecionar mais que uma plataforma para o envio dos preços. Na lista de plataformas que será exibida, selecione aquelas que deseja enviar os preços desses produtos.

Após definir para qual ou quais plataformas receberão o envio dos preços, clique em Enviar.

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Caso queira enviar somente o preço de um produto em específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar preços para o e-commerce.

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No campo Plataforma você pode selecionar mais que uma plataforma para o envio do preço. Na lista de plataformas que será exibida, selecione aquelas que deseja enviar o preço desse produto.

Após definir para qual ou quais plataformas receberão o envio do preço, clique em Enviar.

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Para realizar os ajustes nos preços dos produtos cadastrados no Tiny e após atualizar na loja virtual, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Mais ações → Reajustar preço dos produtos.

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Utilize as opções de Filtros caso deseje, ou clique direto em Listar produtos.

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Após isso, será exibido a lista dos produtos, clique em Informar reajuste.

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Selecione os produtos que deseja atualizar os preços, utilize uma das opções disponíveis para atualizar os preços, por reajuste de Percentual, ou adicione o novo preço em cada produto na coluna Novo preço, marque a opção Atualizar preços no e-commerce e selecione a integração correspondente, por fim clique em Salvar.

Na tela de configuração, clique em Gerar link para utilizar a API de fretes. Será exibido na tela o link gerado, é necessário que Copie e Envie esse link para equipe da Via Varejo.

Observação:

A cotação do frete é realizada com base nas informações dos produtos cadastrados no Tiny (Dimensões da embalagem, peso bruto e estoque). Portanto, é de extrema importância que esses dados estejam cadastrados corretamente.
Receber pedidos
Receber produtos
Enviar produtos
Receber clientesAo importar um pedido o cliente é automaticamente importado no Tiny
Enviar estoque
Enviar preços
Sincronizar situação
OMS
  • Sempre que um pedido é importado, o cliente automaticamente é cadastrado em Cadastros → Clientes e fornecedores.
  • Após importar um pedido, é possível realizar o cadastro do produto no Tiny, através do lançamento de estoque, disponível no menu de contexto, localizado ao lado do pedido ou da nota → Lançar estoque.

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