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Integração Tiny com a Rakuten Digital Commerce

Integração desenvolvida pela Tiny, com importação de pedidos.

Fluxo

Passo a passo

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Acesse as configurações de e-commerce do Tiny em Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações.

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Agora, clique no botão Incluir integração para adicionar as configurações de integração.

Caso já possua integrações configuradas em sua conta, as mesmas serão exibidas e indicadas com suas respectivas situações.

Cada situação indica:

  • Ativa: Representa que a configuração da integração foi realizada com sucesso e a mesma encontra-se pronta para uso.
  • Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny, a mesma não será utilizada ou mostrada para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
  • Não configurada: Esta situação indica que a configuração ainda não foi realizada.
  • Não instalada: Representa que ainda não houve a comunicação com o e-commerce para ativar a integração.

Observação:

Somente as integrações com a situação Ativa serão exibidas para uso nas sincronizações, importações e demais ações no Tiny.
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Na aba Integração, selecione Rakuten Digital Commerce no campo Integração. Abaixo, no campo Nome informe o nome da sua loja.

Na seção Autenticação, preencha os campos abaixo:

URL da lojaInforme a URL da sua loja virtual.
A1Verifique com a plataforma da loja virtual o Token A1 e insira neste campo
A2Verifique com a plataforma da loja virtual o Token A2 e insira neste campo.

Atenção!

Após preencher os campos, verifique se os dados informados estão corretos, em Testar configurações.
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Em Configurações, no campo Atualizar estoque na loja virtual a partir do Tiny ao selecionar a opção Enviar saldo físico sempre que houver alguma movimentação de estoque de um produto no Tiny, o saldo em estoque desse produto será automaticamente atualizado na loja virtual.

Agora, na seção Configurações adicionais preencha os campos abaixo:

realizadas na aba Formas de recebimento.
Importar valor do frete nos pedidos Selecione a opção Sim se desejar importar o valor do frete na importação dos pedidos.
Lista de preços utilizada nos produtosSelecione a lista de preços que será utilizada na importação de produtos e pedidos e do e-commerce. Saiba como configurar Listas de preços.
Importar forma de recebimento nos pedidosSelecione com Sim para receber a forma de recebimento na importação dos pedidos. A configuração das formas de recebimento devem ser

Na seção Configurações avançadas, no campo Destino dos pedidos importados, escolha o local que será enviado os pedidos importados, entre as opções: Pedidos de Venda e Notas Fiscais.

No campo Na importação de produtos, ao atualizar um produto, atualizar o Código (SKU) selecione a opção Sim para atualizar o Código (SKU) sempre que os produtos forem importados do e-commerce.

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Para mapear as categorias dos produtos, é necessário acessar a aba Categorias e na Lupa busque pela categoria no e-commerce.

Caso ainda não possua categorias cadastradas em sua conta no Tiny, as instruções para incluir categorias estão disponíveis em Como cadastrar categorias de produtos.

As instruções pra vincular as categorias no cadastro de produtos, estão disponíveis em Como cadastrar um produto - (Passo 3).

Atenção!

Você pode realizar o mapeamento de categorias dos produtos do Tiny com as correspondentes no e-commerce. Fazendo isto, os produtos serão enviados nas devidas categorias mapeadas.
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Todas as situações dos pedidos no e-commerce podem ser mapeadas para as situações de pedidos no Tiny.

Ao clicar em Adicionar situações padrão, são adicionadas as situações presentes no e-commerce e as mesmas serão listadas na coluna Código da situação no E-commerce. Abaixo, em Sequência das situações no Tiny é apresentado um fluxo de situações dos pedidos. No campo Permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações ao marcar a opção Sim será possível alterar as situações dos pedidos para anteriores da situação atual, por exemplo, um pedido Enviado voltar para a situação Preparando Envio.

Em Situação no Tiny, selecione a situação correspondente no Tiny. Existe também, a possibilidade de adicionar novas situações ao acessar Adicionar mapeamento de situação.

Observação:

Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada. Caso não seja realizada a configuração o pedido será importado e atribuído a situação Em aberto.
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Na aba Formas de recebimento pode-se relacionar as formas de pagamento dos seus pedidos da loja virtual com a forma de pagamento no Tiny. Esta configuração fará com que suas contas a receber sejam geradas corretamente no Tiny, com as mesmas informações da sua loja virtual.

Ao clicar em Adicionar formas padrão, será adicionado no campo Código no e-commerceo código das formas de pagamento presentes no e-commerce.

Ao lado, no campo Forma de recebimento selecione a forma de recebimento e defina o meio de recebimento para cada forma no campo Meio de recebimento.

Para incluir uma nova forma de recebimento, clique em Adicionar forma de recebimento.

Observação:

Caso não possua nenhuma forma de recebimento e deseje cadastrar, acesse a ajuda Formas de Recebimento.
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Em Canais de venda, pode ser realizado o mapeamento dos canais de venda. Ao clicar em Adicionar canais de venda padrão, serão adicionados no campo Canal de venda os canais de vendas vinculados o e-commerce.

Ao lado, no campo Código do canal de venda no e-commerce é necessário que informe o código correspondente ao canal de venda selecionado.

Se no passo 4, tenha selecionado a opção Sim no campo Importar o valor do frete na importação dos pedidos, será possível escolher em quais canais de venda será importado o valor do frete, através do campo Importar valor do frete nos pedidos deste canal.

Para adicionar novos canais de vendas, clique em Adicionar canal de venda.

Observação:

Ao importar os Pedidos do e-commerce para Pedidos de Venda, é possível filtrar o pedidos pelos seus canais de venda, utilizando o filtro Avançado. Selecione a opção E-commerce e será possível localizar os pedidos pelos seus canais de venda. Além disso, no Relatório de Vendas também existe a possibilidade utilizar o filtro Canal de venda.
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Em Formas de frete pode ser realizado o mapeamento das formas de frete presentes no e-commerce, com as formas de envio cadastradas em sua conta no Tiny.

Para isso, no campo Código do e-commerce informe o código da forma de frete no seu e-commerce. Após isso, em Forma de envio selecione a forma de envio correspondente. Ao lado, no campo Forma Frete selecione a forma de frete do serviço.

Caso precise adicionar novas formas de frete, clique em Adicionar mapeamento de formas de frete.

Observação:

Ao adicionar as formas de frete selecionadas o Tiny busca as formas de envio já configuradas em sua conta.
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Ao final, não esqueça de Salvar as configurações.

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A recepção inicial de produtos da sua loja para o Tiny pode ser realizada em Menu → Cadastros → Produtos → Receber do e-commerce.

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A seguir, selecione o E-commerce para recepção dos seus produtos e clique em Avançar.

Os campos importados são:

  • Código (SKU)
  • Descrição
  • Código do fornecedor
  • Preço de venda
  • Preço promocional
  • Peso bruto
  • Peso líquido
  • Descrição complementar
  • GTIN
  • GTIN Embalagem
  • Estoque atual
  • Estoque mínimo
  • Variações
  • Descrição completa da categoria principal no e-commerce
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Agora, marque os parâmetros referentes a importação dos produtos. Na seção Atualização de dados, selecione a opção referente aos dados que serão atualizados, em Opções de importação marque as opções sobre dados do e-commerce.

Na seção Preenchimento automático, pode-se preencher os campos com informação padrão que será atribuída aos produtos importados. Ao final, clique em Importar.

Observações:

  1. A opção Criar exceções na lista de preços vinculada ao e-commerce refere-se a lista de preço selecionada na configuração do e-commerce no Tiny. Ao marcar essa opção, os produtos que estão na lista de produtos com preços diferentes serão criados e atualizados.
  2. Quando as opções Não atualizar dados dos produtos e Atualizar as imagens do produto no Tiny estiverem marcadas juntas, serão importados para o Tiny apenas os produtos novos contendo as imagens. Para os produtos já existentes no Tiny não haverão atualizações de quaisquer campos, incluindo as imagens. Caso prefira não importar as imagens para produtos novos, desmarque a opção correspondente.
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Se durante a importação dos produtos ocorrer algum imprevisto e for necessário interromper a ação ou então ocorrer algum problema devido ao grande número de produtos a serem importados, é possível Interromper a recepção de produtos para continuar a importação num momento posterior.

Com a ação Interromper, é possível continuar a importação num outro momento, continuando do ponto em que parou. É possível retomar esta importação em até 7 dias corridos.

Para enviar o cadastro de produtos do Tiny para a PrestaShop, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Marque o item que deseja enviar na lateral esquerda → Enviar para o e-commerce.

Os campos enviados são:

  • Código (SKU)
  • Descrição
  • Código do fornecedor
  • Descrição complementar
  • Peso líquido
  • Peso bruto
  • Altura embalagem
  • Largura embalagem
  • Comprimento embalagem
  • Preço de venda
  • Preço promocional
  • Estoque atual
  • Estoque mínimo
  • Variações
  • Árvore da categoria
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Os pedidos realizados na Rakuten Digital Commerce serão listados em Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce → Selecione a loja virtual.

Vale lembrar que é possível Filtrar os pedidos por situação e por período. Após isso, Selecione os pedidos, clique em Receber pedidos.

Observação

Os pedidos serão recebidos no Tiny, em Pedidos de Venda ou Notas Fiscais, conforme a opção que selecionou no campo Destino dos pedidos importados na configuração do e-commerce no Tiny.
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Para marcar os pedidos como recebidos, pode ser realizada ao acessar Selecionar os pedidos → clique em Marcar como sincronizados.

Informações relacionadas

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Atenção!

Para realizar a sincronização da situação dos pedidos, é necessário que tenha configurado a importação dos pedidos do e-commerce para Pedidos de Venda e realizado o Mapeamento das situações. Caso não tenha realizado essas configurações, realize as mesmas com o auxílio da ajuda Configurar integração com a Rakuten Digital Commerce.
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Acesse Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce → Selecione a loja virtual → Marque os pedidos que já foram enviados e clique em Sincronizar situação.

Observação:

Ao sincronizar situação, o status presente em Situação no Tiny corresponderá a situação do pedido no e-commerce conforme o mapeamento realizado.
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Para realizar o envio do estoque dos produtos ao e-commerce em lote, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações → Enviar estoque ao e-commerce.

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Caso queira enviar somente o estoque de um produto em específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar estoque ao e-commerce.

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Para realizar os ajustes nos preços dos produtos cadastrados no Tiny e após atualizar na loja virtual, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Mais ações → Reajustar preço dos produtos.

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Utilize as opções de Filtros caso deseje, ou clique direto em Listar produtos.

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Após isso, será exibido a lista dos produtos, clique em Informar reajuste.

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Selecione os produtos que deseja atualizar os preços, utilize uma das opções disponíveis para atualizar os preços, por reajuste de Percentual, ou adicione o novo preço em cada produto na coluna Novo preço, marque a opção Atualizar preços no e-commerce e selecione a integração correspondente, por fim clique em Salvar.

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Atenção!

Para enviar o código de rastreamento para a Rakuten Digital Commerce, é preciso informar no pedido ou nota fiscal o transportador, sendo ele Correios ou Transportadora. O campo será preenchido no Pedido de Venda ou na Nota Fiscal e por fim, gerar o agrupamento (PLP ou Coleta) no módulo de Expedição. Veja como gerar a Expedição.

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Acesse o módulo de Expedição, selecione a forma de envio Correios → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Enviar código de rastreio para o e-commerce.

Observação:

Ao enviar o código de rastreio, é enviado também o Número e Série da Nota Fiscal, sendo que a Nota Fiscal deve estar Autorizada no Sefaz para o envio das informações ocorrer com sucesso. O status do pedido na Rakuten Digital Commerce será alterado para Despachado.
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Após isso, ao acessar a expedição será adicionado um Marcador que identifica quando o código de rastreio já foi enviado.

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Ao marcar os pedidos como entregue no Tiny, os mesmos serão sincronizados com o status Entregue na Rakuten Digital Commerce. Para isso, acesse Menu → Vendas → Expedição → Selecione a forma de envio Correios → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Marcar pedidos como entregue.

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Após isso, será adicionado na expedição, um Marcador que identificará que a venda já foi marcada como entregue e sincronizada na Rakuten Digital Commerce.

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Acesse o painel administrativo da sua loja. Agora localize o menu Configurações → Status do pedido → Consulta.

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Neste local, localize a seção Executa alguma ação e marque a opção Sim. Abaixo, na seção Quais Ações e marque Integra o pedido?. Agora, Salve as configurações realizadas.

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Na listagem dos pedidos no painel administrativo da sua loja, na coluna Ações os pedidos estarão com a opção Integra_Pedido.

Receber pedidos
Receber produtos
Enviar produtos
Receber clientesAo importar um pedido o cliente é automaticamente importado no Tiny
Enviar estoque
Enviar preços
Sincronizar situação
OMS
  • Sempre que um pedido é importado, o cliente automaticamente é cadastrado em Cadastros → Clientes e fornecedores.

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