Integração Tiny com a Moovin
Integração desenvolvida pela equipe Tiny, possibilitando a importação dos pedidos incluídos na loja virtual Moovin para o Tiny.
Recursos disponíveis
Receber pedidos | |
Receber produtos | |
Enviar produtos | |
Receber clientesAo importar um pedido o cliente é automaticamente importado no Tiny | |
Enviar estoque | |
Enviar preços | |
Sincronizar situação | |
OMS |
Passo a passo
- 1
-
Acesse as configurações de e-commerce do Tiny em Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações.
- 2
-
Agora, clique no botão Incluir integração para adicionar as configurações de integração.
Caso já possua integrações configuradas em sua conta, as mesmas serão exibidas e indicadas com suas respectivas situações.
Cada situação indica:
- Ativa: Representa que a configuração da integração foi realizada com sucesso e a mesma encontra-se pronta para uso.
- Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny, a mesma não será utilizada ou mostrada para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
- Não configurada: Esta situação indica que a configuração ainda não foi realizada.
- Não instalada: Representa que ainda não houve a comunicação com o e-commerce para ativar a integração.
Observação:
Somente as integrações com a situação Ativa serão exibidas para uso nas sincronizações, importações e demais ações no Tiny. - 3
-
Na aba Integração selecione Moovin no campo Integração.
Abaixo, no campo Nome informe o nome da sua loja.
Na seção Autenticação, preencha os campos abaixo:
URL da loja Informe a URL da sua loja virtual. Por exemplo: http://nomedaloja.integration.moovin.com.br Token Verifique com a plataforma da loja virtual o Token de identificação e insira neste campo. Atenção!
Após preencher os campos, verifique se os dados informados estão corretos, em Testar configurações. - 4
-
Em Canais de venda, pode ser realizado o mapeamento dos canais de venda que utiliza.
Ao clicar em Obter canais de venda do e-commerce os canais de venda listados em Código do canal de venda no e-commerce. Ao lado, no campo Canal de venda selecione os canais correspondentes.
Caso precise adicionar novos canais de venda, clique em Adicionar canal de venda.
Observação:
Ao importar os Pedidos do e-commerce para Pedidos de Venda, é possível filtrar os pedidos pelos seus canais de venda, utilizando o filtro Avançado. Selecione a opção E-commerce e será possível localizar os pedidos pelos seus canais de venda. Além disso, no Relatório de Vendas também existe a possibilidade de utilizar o filtro Canal de venda. - 5
-
Em Configurações, defina os seguintes campos abaixo:
Regras de estoque
Atualizar estoque na loja virtual a partir do Tiny Selecione a opção Enviar saldo físico sempre que houver alguma movimentação de estoque de um produto no Tiny, o saldo em estoque desse produto será automaticamente atualizado na loja virtual. Depósito a ser considerado na integração Escolha qual será o depósito padrão para as ações: Importar pedido, Importar produtos e Enviar estoque. Observação:
O campo Depósito a ser considerado na integração será exibido nas contas que possuem a extensão Depósitos de estoque instalada.Regras de preço
Regra de utilização de preços para o e-commerce Defina qual será a regra de preços para a integração, tanto para importação, quanto para envio de produtos ao e-commerce. Escolha entre Preço Fixo, que utiliza os preços praticados nos anúncios, ou Conforme lista de preços. Se escolher a segunda opção, poderá selecionar a lista de preços utilizada nos produtos. Lista de preços utilizada nos produtos Selecione a lista de preços que será utilizada na importação de pedidos do e-commerce. Saiba como configurar Listas de preços. Sincronização de pedidos
Importar forma de recebimento nos pedidos Habilite a opção para receber a forma de recebimento na importação dos pedidos. A configuração das formas de recebimento devem ser realizadas na aba Formas de recebimento. Importar valor do frete nos pedidos Habilite a opção se desejar importar o valor do frete na importação dos pedidos. Marcar pedido como entregue ao alterar a situação no Tiny Habilite a opção para sempre que alterar a situação do pedido de venda no Tiny para Entregue, a venda no e-commerce será atualizada para a situação Entregue. Destino dos pedidos importados Escolha o local que será enviado os pedidos importados, entre as opções: Pedidos de Venda e Notas Fiscais. Formatar nome dos contatos no recebimento dos pedidos Ao habilitar este campo, o nome do cliente na importação dos pedidos será formatado com as iniciais maiúsculas em seu Nome e Sobrenome. Configurações adicionais
Código da loja Para que a atualização de estoque ocorra com sucesso é necessário que preencha este campo com o Código de identificação da sua loja. Saiba como localizar o Código da loja. ID do status para envio do código de rastreio Inserindo o ID do status para o envio do código de rastreio, quando for enviando o código de rastreio para o e-commerce o pedido será automaticamente alterado para o status configurado. ID do status para marcar pedido como entregue Informe o ID do status para marcar o pedido como entregue. Ao marcar a venda como entregue no Tiny, no e-commerce o pedido será atribuído ao status configurado. ID do status para envio dos dados da Nfe Quando enviar os dados da chave de acesso da nota fiscal, o pedido será atribuído ao ID status informado neste campo. Observação:
Caso não tenha o ID de cada situação para preencher os campos ID do status para envio do código de rastreio, ID do status para marcar pedido como entregue e ID do status para envio dos dados da Nfe é possível obter os ID através da opção Verifique as opções disponíveis na sua loja aqui. - 6
-
Na aba, Dados Fiscais, no campo Natureza de operação para venda desta integração selecione uma Natureza de venda padrão para essa plataforma. A natureza selecionada será atribuída na Importação dos pedidos no Tiny e no momento em que gerar a Nota Fiscal através do pedido importado.
- 7
-
Todas as situações dos pedidos no e-commerce podem ser mapeadas para as situações de pedidos no Tiny.
Ao clicar em Adicionar situações padrão, é adicionado as situações presentes no e-commerce e as mesmas serão listadas na coluna Código da situação no E-commerce. Abaixo, em Sequência das situações no Tiny é apresentado um fluxo de situações dos pedidos. No campo Permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações ao Habilitar a opção será possível alterar as situações dos pedidos para anteriores da situação atual, por exemplo, um pedido Enviado voltar para a situação Preparando Envio.
Em Situação no Tiny, selecione a situação correspondente no Tiny. Existe também, a possibilidade de adicionar novas situações ao acessar Adicionar mapeamento de situação.
Observação:
Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada. Caso não seja realizada a configuração o pedido será importado e atribuído a situação Em aberto. - 8
-
Na aba Formas de recebimento pode-se relacionar as formas de pagamento dos seus pedidos da loja virtual com a forma de pagamento no Tiny. Esta configuração fará com que suas contas a receber sejam geradas corretamente no Tiny, com as mesmas informações da sua loja virtual.
Na configuração Forma de recebimento padrão para os pedidos importados deste e-commerce, selecione a forma de recebimento que será utilizada caso o pedido seja importado sem nenhuma forma mapeada.
Ao clicar em Adicionar formas padrão, será adicionado no campo Código no e-commerceo código das formas de pagamento presentes no e-commerce.
Ao lado, no campo Forma de recebimento selecione a forma de recebimento e defina o meio de recebimento para cada forma no campo Meio de recebimento.
Para incluir uma nova forma de recebimento, clique em Adicionar forma de recebimento.
Observações:
- Caso não tenha os códigos para realizar o mapeamento, você pode entrar em contato com o nosso suporte, para que possamos ajudar na configuração.
- Sempre que um pedido for importado sem uma forma de recebimento mapeada, a forma selecionada no campo Forma de recebimento padrão para os pedidos importados deste e-commerce será utilizada.
- Caso não possua nenhuma forma de recebimento e deseje cadastrar, acesse a ajuda Formas de Recebimento.
- 9
-
Em Formas de frete pode ser realizado o mapeamento das formas de frete presentes no e-commerce, com as formas de envio cadastradas em sua conta no Tiny.
Para isso, no campo Código do e-commerce informe o código da forma de frete no seu e-commerce. Após isso, em Forma de envio selecione a forma de envio correspondente. Ao lado, no campo Forma Frete selecione a forma de frete do serviço.
Ao adicionar as formas de frete selecionadas o Tiny busca as formas de envio já configuradas em sua conta.
Caso precise adicionar novas formas de frete, clique em Adicionar mapeamento de formas de frete.
Observação:
Caso não tenha os códigos para realizar o mapeamento, você pode entrar em contato com o nosso suporte, para que possamos ajudar na configuração. - 10
-
Ao final, não esqueça de Salvar as configurações.
- 1
-
Os produtos cadastrados em sua conta na Moovin, podem ser recebidos no Tiny. Realize a recepção de produtos, acessando Menu → Cadastros → Produtos → Receber do e-commerce.
- 2
-
A seguir, selecione o E-commerce para recepção dos seus produtos e clique em Avançar.
Os campos importados são:
- Código (SKU)
- Descrição
- Descrição complementar
- Peso líquido
- Peso bruto
- Preço de venda
- Preço de custo
- NCM
- Marca
- Origem
- Estoque atual
- Altura embalagem
- Largura embalagem
- Comprimento embalagem
- 3
-
Primeiramente, escolha o que deseja receber entre as opções: Todos os anúncios ou Apenas anúncios novos.
Abaixo, defina as opções de atualizações dos dados dos produtos, podendo selecionar Atualizar dados do produto, Atualizar preço do produto, Atualizar o estoque, Atualizar imagens.
Além disso, ao selecionar a opção Preencher dados fiscais (NCM, Origem, Unidade) poderá preencher informações padrão para estes campos, que serão consideradas no recebimentos dos produtos.
Para concluir o processo de recebimentos dos produtos, clique em Importar.
Observação:
A opção Criar exceções na lista de preços vinculada ao e-commerce refere-se a lista de preço selecionada na configuração do e-commerce no Tiny. Ao marcar essa opção, os produtos que estão na lista de produtos com preços diferentes serão criados e atualizados. - 4
-
Se durante a importação dos produtos ocorrer algum imprevisto e for necessário interromper a ação ou então ocorrer algum problema devido ao grande número de produtos a serem importados, é possível Interromper a recepção de produtos para continuar a importação num momento posterior.
Com a ação Interromper, é possível continuar a importação num outro momento, continuando do ponto em que parou. É possível retomar esta importação em até 7 dias corridos.
-
Os pedidos realizados na Moovin serão listados em Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce → Selecione a loja virtual.
Vale lembrar que é possível Filtrar os pedidos por situação e por período. Após isso, Selecione os pedidos e clique em Receber pedidos.
Observação:
Caso o destino dos pedidos seja Notas Fiscais, os mesmos serão listados como Notas Fiscais prontas para serem faturadas. Para emitir e validar as notas, acesse Menu → Vendas → Notas Fiscais e envie-as para o SEFAZ (requer configuração prévia do certificado digital no Tiny). Saiba como configurar seu certificado digital.
Informações relacionadas
- 1
-
Atenção!
Para enviar o código de rastreamento para Moovin, é preciso informar no pedido ou nota fiscal o transportador, sendo ele Correios ou Transportadora. O campo será preenchido no Pedido de Venda ou na Nota Fiscal e por fim, gerar o agrupamento (PLP ou Coleta) no módulo de Expedição. Veja como gerar a Expedição. - 2
-
Acesse o módulo de Expedição, selecione a forma de envio Correios → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Enviar código de rastreio para o e-commerce.
Observação:
Ao enviar o código de rastreio, é enviado também a URL de rastreio. Além disso, o status do pedido é alterado para Enviado, conforme configurado no e-commerce. - 3
-
Após isso, ao acessar a expedição será adicionado um Marcador que identifica quando o código de rastreio já foi enviado para Moovin.
- 1
-
Ao marcar os pedidos como entregue no Tiny, os mesmos serão sincronizados com o status Entregue na Loja Integrada. Para isso, acesse Menu → Vendas → Expedição → Selecione a forma de envio → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Marcar pedidos como entregue.
- 2
-
Após isso, será adicionado na expedição, um Marcador que identificará que a venda já foi marcada como entregue e sincronizado na Moovin.
-
O envio de dados da chave de acesso ao e-commerce pode ser realizado dentro do Tiny pelos módulos de Expedição ou Nota Fiscal.
- 1
-
Ao acessar o módulo de expedição, no primeiro Filtro ao lado do campo de busca, selecione por Pedidos e no filtro, ao lado selecione Transportadora.
- 2
-
Agora, localize a expedição, clique no Menu de contexto e selecione Enviar chave de acesso para o e-commerce.
Observação:
Além da chave de acesso da Nota Fiscal, também é enviado a Data e Hora de envio, Número, Série e atualiza o pedido no e-commerce para o ID status configurado no Tiny. Sendo que é necessário a Nota Fiscal estar Autorizada no Sefaz, para o envio das informações ocorrer com sucesso. -
Ao acessar o módulo de notas fiscais, clique na aba Emitidas e Selecione as notas que deseja enviar os dados para o e-commerce. A seguir, acesse a opção Mais Ações e clique em Enviar dados da NFe para e-commerce.
Observação:
Além da chave de acesso da Nota Fiscal, também é enviado a Data e Hora de envio, Número, Série e atualiza o pedido no e-commerce para o ID status configurado no Tiny, sendo que é necessário a Nota Fiscal estar Autorizada no Sefaz, para o envio das informações ocorrer com sucesso.
Envio pela expedição
Envio pelas notas fiscais
- 1
-
Para realizar o envio da quantidade em estoque dos produtos ao e-commerce em lote, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações → Enviar estoque ao e-commerce.
- 2
-
Agora, no campo Plataforma você pode selecionar mais do que uma integração para o envio da quantidade em estoque dos produtos. Na lista que será exibida, selecione as integrações que deseja enviar a quantidade em estoque.
Após selecionar as integrações, defina se será enviado o saldo Físico ou Disponível dos produtos.
Clique no botão Selecionar. A seguir, serão exibidos os dados deste produto como: Identificador do anúncio, Descrição, Código (SKU) e Preço.
Para concluir o processo de envio, clique em Enviar.
- 1
-
Caso queira enviar somente a quantidade em estoque de um produto específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar estoque ao e-commerce.
- 2
-
No campo Plataforma você pode selecionar mais do que uma integração para o envio da quantidade em estoque do produto. Na lista que será exibida, selecione aquelas que deseja enviar a quantidade em estoque.
Após selecionar as integrações, defina se será enviado o saldo Físico ou Disponível dos produtos.
Clique no botão Selecionar. A seguir, serão exibidos os dados deste produto como: Identificador do anúncio, Descrição, Código (SKU) e Preço.
Para concluir o processo de envio, clique em Enviar.
Enviar quantidade em estoque em lote
Enviar quantidade em estoque de forma individual
- 1
-
Para localizar o Código da loja, acesse o painel administrativo na Moovin.
Agora, clique em Configurações → Lojas → Centro de Distribuições.
- 2
-
O Código da loja que deve informar na configuração da integração no Tiny, encontra-se em destaque na imagem abaixo:
- Atualmente não é possível enviar produtos para Moovin.
- A Moovin não possui a opção de endereço de entrega diferente do endereço do cliente. Assim, na importação de uma venda para o Tiny, verificamos se o cliente já está cadastrado no Tiny e, caso afirmativo, confrontamos o endereço do pedido com o endereço de seu cadastro no Tiny. Caso sejam diferentes, é marcada automaticamente a opção de endereço de entrega diferente do endereço de cobrança, os dados do endereço do pedido serão atribuídos à seção de endereço de entrega e os dados de endereço do cliente não serão atualizados.
- Após receber um pedido, é possível realizar o cadastro, do produto, no Tiny, através do lançamento de estoque, disponível no menu de contexto, localizado ao lado do pedido ou da nota → Lançar estoque.
- Se desejar, você pode realizar a importação através de planilha de acordo com o nosso layout disponibilizado em Importador de produtos.
- Sempre que um pedido é recebido, o cliente automaticamente é cadastrado em Cadastros → Clientes e fornecedores.