Moovin Acesse o site da Moovin

Integração Tiny com a Moovin

Integração desenvolvida pela equipe Tiny, possibilitando a importação dos pedidos incluídos na loja virtual Moovin para o Tiny.

Receber pedidos
Receber produtos
Enviar produtos
Receber clientesAo importar um pedido o cliente é automaticamente importado no Tiny
Enviar estoque
Enviar preços
Sincronizar situação
OMS

Passo a passo

1

Acesse as configurações de e-commerce do Tiny em Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações.

2

Agora, clique no botão Incluir integração para adicionar as configurações de integração.

Caso já possua integrações configuradas em sua conta, as mesmas serão exibidas e indicadas com suas respectivas situações.

Cada situação indica:

  • Ativa: Representa que a configuração da integração foi realizada com sucesso e a mesma encontra-se pronta para uso.
  • Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny, a mesma não será utilizada ou mostrada para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
  • Não configurada: Esta situação indica que a configuração ainda não foi realizada.
  • Não instalada: Representa que ainda não houve a comunicação com o e-commerce para ativar a integração.

Observação:

Somente as integrações com a situação Ativa serão exibidas para uso nas sincronizações, importações e demais ações no Tiny.
3

Na aba Integração selecione Moovin no campo Integração.

Abaixo, no campo Nome informe o nome da sua loja.

Na seção Autenticação, preencha os campos abaixo:

URL da lojaInforme a URL da sua loja virtual.
TokenVerifique com a plataforma da loja virtual o Token de identificação e insira neste campo.

Atenção!

Após preencher os campos, verifique se os dados informados estão corretos, em Testar configurações.
4

Em Configurações, preencha os seguintes campos abaixo:

Importar valor do frete nos pedidos Selecione a opção Sim se desejar importar o valor do frete na importação dos pedidos.
Lista de preços utilizada nos produtos Selecione a lista de preços que será utilizada na importação de produtos e pedidos e do e-commerce. Saiba como configurar Listas de preços.
Importar forma de recebimento nos pedidosSelecione com Sim para receber a forma de recebimento na importação dos pedidos. A configuração das formas de recebimento devem ser realizadas na aba Formas de recebimento.
Sincronização automática de pedidos Ao selecionar como Sim utilizará o processo de OMS na importação dos seus pedidos. Para conhecer essa funcionalidade, acesse a ajuda Gerenciador de Pedidos (OMS)Beta.
Formatar nome dos contatos no recebimento dos pedidosAo marcar como Sim, o nome do cliente na importação dos pedidos será formatado com as iniciais maiúsculas em seu Nome e Sobrenome.

Na seção Configurações avançadas, é necessário informar:

Destino dos pedidos importadosSelecione o destino dos pedidos importados, entre as opções: Pedidos de Venda e Notas Fiscais.
Código da lojaPara que a atualização de estoque ocorra com sucesso é necessário que preencha este campo com o Código de identificação da sua loja. Saiba como localizar o Código da loja.
ID do status para envio do código de rastreioInserindo o ID do status para o envio do código de rastreio, quando for enviando o código de rastreio para o e-commerce o pedido será automaticamente alterado para o status configurado.
ID do status para marcar pedido como entregueInforme o ID do status para marcar o pedido como entregue. Ao marcar a venda como entregue no Tiny, no e-commerce o pedido será atribuído ao status configurado.
ID do status para envio dos dados da NfeQuando enviar os dados da chave de acesso da nota fiscal, o pedido será atribuído ao ID status informado neste campo.

Observação:

Caso não tenha o ID de cada situação para preencher os campos ID do status para envio do código de rastreio, ID do status para marcar pedido como entregue e ID do status para envio dos dados da Nfe é possível obter os ID através da opção Verifique as opções disponíveis na sua loja aqui.
5

Todas as situações dos pedidos no e-commerce podem ser mapeadas para as situações de pedidos no Tiny.

Ao clicar em Adicionar situações padrão, são adicionadas as situações presentes no e-commerce e as mesmas serão listadas na coluna Código da situação no E-commerce. Abaixo, em Sequência das situações no Tiny é apresentado um fluxo de situações dos pedidos. No campo Permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações ao marcar a opção Sim será possível alterar as situações dos pedidos para anteriores da situação atual, por exemplo, um pedido Enviado voltar para a situação Preparando Envio.

Em Situação no Tiny, selecione a situação correspondente no Tiny. Existe também, a possibilidade de adicionar novas situações ao acessar Adicionar mapeamento de situação.

Observação:

Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada. Caso não seja realizada a configuração o pedido será importado e atribuído a situação Em aberto.
6

Na aba Formas de recebimento pode-se relacionar as formas de pagamento dos seus pedidos da loja virtual com a forma de pagamento no Tiny. Esta configuração fará com que suas contas a receber sejam geradas corretamente no Tiny, com as mesmas informações da sua loja virtual.

Ao clicar em Adicionar formas padrão, será adicionado no campo Código no e-commerceo código das formas de pagamento presentes no e-commerce.

Ao lado, no campo Forma de recebimento selecione a forma de recebimento e defina o meio de recebimento para cada forma no campo Meio de recebimento.

Para incluir uma nova forma de recebimento, clique em Adicionar forma de recebimento.

Observação:

Caso não possua nenhuma forma de recebimento e deseje cadastrar, acesse a ajuda Formas de Recebimento.
7

Em Canais de venda, pode ser realizado o mapeamento dos canais de venda que utiliza.

Ao clicar em Obter canais de venda do e-commerce os canais de venda listados em Código do canal de venda no e-commerce são as formas de pagamento presentes na situação Inativo Invisível. Ao lado, no campo Canal de venda selecione os canais correspondentes.

Caso precise adicionar novos canais de venda, clique em Adicionar canal de venda.

Se no passo 4, tenha selecionado a opção Sim no campo Importar o valor do frete na importação dos pedidos, será possível escolher em quais canais de venda será importado o valor do frete, através do campo Importar valor do frete nos pedidos deste canal.

Observação:

Ao importar os Pedidos do e-commerce para Pedidos de Venda, é possível filtrar os pedidos pelos seus canais de venda, utilizando o filtro Avançado. Selecione a opção E-commerce e será possível localizar os pedidos pelos seus canais de venda. Além disso, no Relatório de Vendas também existe a possibilidade de utilizar o filtro Canal de venda.
8

Em Formas de frete pode ser realizado o mapeamento das formas de frete presentes no e-commerce, com as formas de envio cadastradas em sua conta no Tiny.

Para isso, no campo Código do e-commerce informe o código da forma de frete no seu e-commerce. Após isso, em Forma de envio selecione a forma de envio correspondente. Ao lado, no campo Forma Frete selecione a forma de frete do serviço.

Caso precise adicionar novas formas de frete, clique em Adicionar mapeamento de formas de frete.

Observação:

Ao adicionar as formas de frete selecionadas o Tiny busca as formas de envio já configuradas em sua conta.
9

Ao final, não esqueça de Salvar as configurações.

1

Os produtos cadastrados em sua conta na Moovin, podem ser recebidos no Tiny. Realize a recepção de produtos, acessando Menu → Cadastros → Produtos → Receber do e-commerce.

2

A seguir, selecione o E-commerce para recepção dos seus produtos e clique em Avançar.

Os campos importados são:

  • Código (SKU)
  • Descrição
  • Descrição complementar
  • Peso líquido
  • Peso bruto
  • Preço de venda
  • Preço de custo
  • NCM
  • Marca
  • Origem
  • Estoque atual
3

Agora, marque os parâmetros referentes a importação dos produtos. Na seção Atualização de dados, selecione a opção referente aos dados que serão atualizados, em Opções de importação marque as opções sobre dados do e-commerce.

Na seção Preenchimento automático, pode-se preencher os campos com informação padrão que será atribuída aos produtos importados. Ao final, clique em Importar.

Observações:

  1. A opção Criar exceções na lista de preços vinculada ao e-commerce refere-se a lista de preço selecionada na configuração do e-commerce no Tiny. Ao marcar essa opção, os produtos que estão na lista de produtos com preços diferentes serão criados e atualizados.
  2. Quando as opções Não atualizar dados dos produtos e Atualizar as imagens do produto no Tiny estiverem marcadas juntas, serão importados para o Tiny apenas os produtos novos contendo as imagens. Para os produtos já existentes no Tiny não haverão atualizações de quaisquer campos, incluindo as imagens. Caso prefira não importar as imagens para produtos novos, desmarque a opção correspondente.
4

Se durante a importação dos produtos ocorrer algum imprevisto e for necessário interromper a ação ou então ocorrer algum problema devido ao grande número de produtos a serem importados, é possível Interromper a recepção de produtos para continuar a importação num momento posterior.

Com a ação Interromper, é possível continuar a importação num outro momento, continuando do ponto em que parou. É possível retomar esta importação em até 7 dias corridos.

Os pedidos realizados na Moovin serão listados em Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce → Selecione a loja virtual.

Vale lembrar que é possível Filtrar os pedidos por situação e por período. Após isso, Selecione os pedidos e clique em Receber pedidos.

Observação:

Caso o destino dos pedidos seja Notas Fiscais, os mesmos serão listados como Notas Fiscais prontas para serem faturadas. Para emitir e validar as notas, acesse Menu → Vendas → Notas Fiscais e envie-as para o SEFAZ (requer configuração prévia do certificado digital no Tiny). Saiba como configurar seu certificado digital.

Informações relacionadas

1

Atenção!

Para enviar o código de rastreamento para Moovin, é preciso informar no pedido ou nota fiscal o transportador, sendo ele Correios ou Transportadora. O campo será preenchido no Pedido de Venda ou na Nota Fiscal e por fim, gerar o agrupamento (PLP ou Coleta) no módulo de Expedição. Veja como gerar a Expedição.

2

Acesse o módulo de Expedição, selecione a forma de envio Correios → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Enviar código de rastreio para o e-commerce.

Observação:

Ao enviar o código de rastreio, é enviado também a URL de rastreio. Além disso, o status do pedido é alterado para Enviado, conforme configurado no e-commerce.
3

Após isso, ao acessar a expedição será adicionado um Marcador que identifica quando o código de rastreio já foi enviado para Moovin.

1

Ao marcar os pedidos como entregue no Tiny, os mesmos serão sincronizados com o status Entregue na Loja Integrada. Para isso, acesse Menu → Vendas → Expedição → Selecione a forma de envio Correios → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Marcar pedidos como entregue.

2

Após isso, será adicionado na expedição, um Marcador que identificará que a venda já foi marcada como entregue e sincronizado na Moovin.

O envio de dados da chave de acesso ao e-commerce pode ser realizado dentro do Tiny pelos módulos de Expedição ou Nota Fiscal.

O envio de dados da chave de acesso para Moovin, pode ser realizado através do módulo de expedição.

Ao acessar o módulo de expedição, deve-se selecionar a visão por Pedidos → Transportadora → Acesse o menu de contexto ao lado do número da expedição → Enviar chave de acesso para o e-commerce.

Observação:

Além da chave de acesso da Nota Fiscal, também é enviado a Data e Hora de envio, Número, Série e atualiza o pedido no e-commerce para o ID status configurado no Tiny. Sendo que é necessário a Nota Fiscal estar Autorizada no Sefaz, para o envio das informações ocorrer com sucesso.

O envio de dados da chave de acesso para Moovin, pode ser realizado através do módulo de notas fiscais.

Ao acessar o módulo de notas fiscais, deve-se Selecionar as notas fiscais já Emitidas, acesse a opção Mais ações e clique em Enviar dados da NFe para e-commerce.

Observação:

Além da chave de acesso da Nota Fiscal, também é enviado a Data e Hora de envio, Número, Série e atualiza o pedido no e-commerce para o ID status configurado no Tiny, sendo que é necessário a Nota Fiscal estar Autorizada no Sefaz, para o envio das informações ocorrer com sucesso.
1

Para realizar o envio do estoque dos produtos ao e-commerce em lote, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais e clique em Enviar estoque ao e-commerce.

2

Caso queira enviar somente o estoque de um produto em específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar estoque ao e-commerce.

1

Para localizar o Código da loja, acesse o painel administrativo na Moovin.

Agora, clique em Configurações → Lojas → Centro de Distribuições.

Configurações Moovin

2

O Código da loja que deve informar na configuração da integração no Tiny, encontra-se em destaque na imagem abaixo:

Configurações Moovin

  • Atualmente não é possível enviar produtos para Moovin.
  • Após receber um pedido, é possível realizar o cadastro, do produto, no Tiny, através do lançamento de estoque, disponível no menu de contexto, localizado ao lado do pedido ou da nota → Lançar estoque.
  • Se desejar, você pode realizar a importação através de planilha de acordo com o nosso layout disponibilizado em Importador de produtos.
  • Sempre que um pedido é recebido, o cliente automaticamente é cadastrado em Cadastros → Clientes e fornecedores.

Adicione seu e-mail e teste o Tiny 30 dias gratuitamente