Integração Tiny com o Mercado Envios Full

A integração com o Mercado Envios Fulfillment, permite o recebimento de pedidos de vendas e notas fiscais de forma automática.

Também é possível enviar os dados fiscais do produto e as parametrizações de uma natureza de operação, necessárias para emissão da nota fiscal.

A integração Mercado Envios Full está disponível tanto para optantes do regime Simples Nacional quanto optantes pelo Regime Normal.

Fluxo

Pré-requisitos

  • Ter contrato Mercado Envios Full no Mercado Livre

Passo a passo



1

Acesse as configurações de e-commerce do Tiny em Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações.

2

Agora, clique no botão Incluir integração para adicionar as configurações de integração.

3

Na aba Integração, selecione Mercado Livre no campo Integração. Abaixo, no campo Nome informe o nome da sua loja.

Observação:

No campo Nome indicamos que você insira uma descrição que identifique a sua integração como Fulfillment, a fim de diferenciá-la das demais. Por exemplo, (Minha Loja_Full).

Na seção Autenticação, selecione a opção Aplicativo Fulfillment. A seguir, clique no botão Logar no Mercado Livre. Após logar na sua conta, você será redirecionado para o Tiny para concluir suas configurações.

Observação:

Caso o pop-up do navegador esteja bloqueado é necessário que o libere, para poder carregar o pop-up de login no Mercado Livre.
4

Em Configurações, defina o depósito de estoque específico para integração:

Depósito a ser considerado na integração Defina o depósito padrão para integração. Saiba como criar um depósito específico para integração.

Observação:

O campo Depósito a ser considerado na integração será exibido nas contas que possuem a extensão Depósitos de estoque instalada.
5

Na aba, Dados fiscais defina as seguintes configurações para o envio de dados fiscais para o Mercado Livre, conforme seu regime tributário:

Simples Nacional

Para optantes do Simples Nacional, no campo Natureza de operação para venda desta integração, selecione a natureza de operação na qual será atribuída para o envio de dados fiscais dos produtos ao Mercado Livre.

Por padrão é selecionada a natureza de operação que marcou como Padrão venda em sua conta no Tiny.


Regime Normal

Os optantes do Regime Normal devem definir as configurações para os seguintes campos:

  • Modelo fiscal de operação no Mercado Envios Full
  • Natureza de operação para transferência de mercadorias
  • Natureza de operação de venda para contribuinte
  • Natureza de operação de venda para não contribuinte
  • Natureza de operação para venda desta integração

Observação:

Caso precise configurar uma nova natureza de operação para utilizar nesta integração, acesse a ajuda Natureza de operação e inclua uma natureza conforme seu regime tributário e orientações da sua contabilidade.
6

Os demais campos e abas não precisam ser configurados, pelo fato que o Mercado Livre é quem controla o catálogo de produtos e seu devido estoque.

Ao final, não esqueça de Salvar as configurações.

1

Os produtos cadastrados no Mercado Livre do tipo Fulfillment, podem ser recebidos em sua conta no Tiny. Para isso, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Receber do e-commerce.

Atenção!

Somente serão importados os produtos do tipo Fulfillment em sua conta.
2

A seguir, selecione a sua loja Mercado Livre para recepção dos seus produtos e clique em Avançar.

Os campos importados são:

  • Código (SKU)
  • Descrição
  • Descrição complementar
  • Preço de venda
  • Estoque atual
  • Variações
  • Imagens
  • Garantia
  • Link do vídeo
  • Data de início da promoção
  • Data de término da promoção
  • Dias para preparação
3

Agora, marque os parâmetros referentes a importação dos produtos. Na seção Atualização de dados, selecione a opção referente aos dados que serão atualizados, em Opções de importação marque as opções sobre dados do e-commerce.

Na seção Preenchimento automático, pode-se preencher os campos com informação padrão que será atribuída aos produtos importados. Ao final, clique em Importar.

Observação:

A opção Criar exceções na lista de preços vinculada ao e-commerce refere-se a lista de preço selecionada na configuração do e-commerce no Tiny. Ao marcar essa opção, os produtos que estão na lista de produtos com preços diferentes serão criados e atualizados.

Para enviar os dados fiscais dos produtos do Tiny para o Mercado Livre, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Menu de contexto do produto e clique em Enviar dados fiscais para e-commerce.

Para enviar os dados fiscais dos produtos do Tiny para o Mercado Livre, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Marque os itens que deseja enviar e clique em Enviar dados fiscais para e-commerce.

A seguir, selecione a sua loja Mercado Livre e clique em Selecionar.

Os campos enviados correspondem ao seu regime tributário, confira a lista abaixo:

Simples Nacional

  • Descrição
  • SKU
  • Preço de custo
  • NCM
  • Origem
  • GTIN
  • CSOSN
  • CEST

Observações:

  • Para o envio dos dados ocorrer com sucesso, todos os campos acima precisam estar preenchidos.
  • Se enviar dados fiscais de um produto tipo kit todos os campos acima precisam estar preenchidos no kit e em seus componentes também.

Regime Normal

Para os optantes do Regime Normal, são enviados todos os campos presentes nas naturezas de operação que selecionou na Configuração da integração - passo 4.

A seguir, são exibidos os dados dos produtos que serão enviados. Para enviar os seus produtos, clique em Selecionar.

Os pedidos de venda e notas fiscais serão recebidos em sua conta no Tiny automaticamente em seus respectivos módulos.

Após importados, tanto a Nota Fiscal quanto o Pedido de Venda, serão identificados com um marcador Fulfillment.

Observação:

Se a nota fiscal já estiver no Tiny e for cancelada no Mercado Livre Fulfillment, a mesma será cancelada no ERP e, também, terá o estorno do estoque e de suas contas. Porém, caso a mesma não esteja no Tiny e seja cancelada no marketplace antes da importação, a mesma já será importada no respectivo status e as contas e estoque da mesma serão estornados.

É necessário ter o módulo Depósitos de estoque para seguir com essa configuração. Verifique acessando em Início → Extensões do Tiny se o módulo já está instalado. Caso não, realize a instalação e o cadastro do depósito conforme os passos abaixo:

1

Acesse Menu → Suprimentos → Configurações e clique em Depósitos de estoque.

2

Preencha e defina cada campo com as informações que você possuir, sendo que:

  • Descrição: Nome ou referência deste depósito;
  • Tipo: Selecione qual o CNPJ do seu depósito FF;
  • CNPJ deste depósito: Nome ou referência deste depósito;
  • Criar transferências de estoque para notas fiscais cujo destinatário possui o CNPJ acima: Ative esta opção caso queira que, ao lançar estoque de notas fiscais de transferência para o CNPJ informado acima, automaticamente seja criada uma movimentação do tipo entrada para o depósito do Fulfillment;
  • Desconsiderar saldo deste depósito: Marque esta opção. Isso é necessário para que não ocorra nenhuma atualização do saldo em estoque dos produtos presentes neste depósito nas demais integrações.
3

Agora, Salve as alterações.

Observação:

Indicamos que seja utilizada uma descrição específica para esse depósito, para que seja possível distingui-lo dos demais.

Este recurso permite que, quando notas fiscais de transferência para os depósitos do tipo Fulfillment sejam importadas para o Tiny, haja a possibilidade de transferir automaticamente a quantidade de mercadoria movimentada entre depósitos.

Em outras palavras, esta rotina permite que a quantidade enviada ao CD do Fulfillment seja removida do seu estoque principal e acrescida no depósito específico de destino.

Sempre que precisar importar uma nota de transferência de mercadoria, saindo de sua empresa e com destino ao depósito do Fulfillment, o XML deverá ser importado em Menu → Vendas → Notas fiscais → Mais ações → Importar XML da NFe.

Após ter a nota importada corretamente no Tiny, siga os passos abaixo:

1

Clique no menu de contexto presente sobre a nota fiscal e após, em Lançar estoque.

2

Na janela que será aberta, selecione o depósito de saída das mercadorias e conclua o lançamento.

3

A partir desta ação o Tiny fará a remoção de estoque no depósito selecionado e entrará com a mesma quantidade no depósito do Fulfillment.

Informações relacionadas

  • Como o Mercado Livre seleciona os anúncios que passarão a ser da modalidade Fulfillment, não é possível enviar produtos pelo Tiny, somente importá-los.
  • Como o estoque é controlado diretamente pelo Mercado Livre, não é possível enviar estas movimentações pelo Tiny.
  • No Tiny, não é possível realizar a impressão de Danfes das notas emitidas no painel do Mercado Livre Fulfillment.

Adicione seu e-mail e teste o Tiny 30 dias gratuitamente

Este site usa cookies para gerar estatísticas e para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você declara que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.