Integração Tiny com o Magalu

Integração desenvolvida pela Tiny, com importação de pedidos e produtos, além de sincronização de produtos e estoque.

Fluxo

Pré-requisitos

Veja abaixo o que é necessário para começar a vender na Magazine Luiza Marketplace:

  • Nota no Reclame Aqui acima de Bom.
  • Boa reputação no mercado.
  • Vender produtos idôneos.
  • Oferecer sortimento diversificado e qualificado.
  • Ter, pelo menos, um ano de existência.
  • Não pode ter o seu nome envolvido em processos que abalem o sua reputação, como: trabalho análogo ao escravo, corrupção, contrabando, falsificação ou pirataria, sonegação ou evasão de divisas, histórico de lavagem de dinheiro.
  • A empresa deve ser bem avaliada nos principais sites de relacionamento com o cliente e mídias sociais.
  • A conta corrente de recebimento deverá ser vinculada ao CNPJ de assinatura do contrato.
  • CNPJ ativo há mais de seis meses
  • Razão Social

Mais informações para iniciar suas vendas na Magazine Luiza Marketplace acesse Venda mais com a gente

Passo a passo



1

Acesse as configurações de e-commerce do Tiny em Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações.

2

Agora, clique no botão Incluir integração para adicionar as configurações de integração.

Caso já possua integrações configuradas em sua conta, as mesmas serão exibidas e indicadas com suas respectivas situações.

Cada situação indica:

  • Ativa: Representa que a configuração da integração foi realizada com sucesso e a mesma encontra-se pronta para uso.
  • Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny, a mesma não será utilizada ou mostrada para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
  • Não configurada: Esta situação indica que a configuração ainda não foi realizada.
  • Não instalada: Representa que ainda não houve a comunicação com o e-commerce para ativar a integração.

Observação:

Somente as integrações com a situação Ativa serão exibidas para uso nas sincronizações, importações e demais ações no Tiny.
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Na aba Integração, selecione IntegraCommerce (Magazine Luiza) no campo Integração. Abaixo, no campo Nome informe o nome da sua loja.

Na seção Autenticação, preencha os campos abaixo:

Usuário e Senha são os acessos da API e foram enviados por e-mail pela IntegraCommerce (Magazine Luiza) para você.

Atenção!

Após preencher os campos, verifique se os dados informados estão corretos, em Testar configurações.
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Na aba Canais de venda, pode ser realizado o mapeamento dos canais de venda que utiliza.

Os canais de venda padrão são listados automaticamente para que possa conectá-los e assim configurar o mapeamento dos canais de venda. Primeiramente conecte o canal de venda na seção Gostaria de conectar seus outros canais de venda? e após isso, clique em Editar neste local será definida as configurações para cada canal de venda.

Para importar o valor do frete para cada canal de venda, acesse os canais e habilite a opção Importar valor do frete nos pedidos deste canal.

Caso precise adicionar outros canais que não apareçam na listagem, clique em Adicionar canal de venda.

Observação:

Ao importar os Pedidos do e-commerce para Pedidos de Venda, é possível filtrar o pedidos pelos seus canais de venda, utilizando o filtro Avançado. Selecione a opção E-commerce e será possível localizar os pedidos pelos seus canais de venda. Além disso, no "Relatório de Vendas" também existe a possibilidade utilizar o filtro Canal de venda.
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Em Configurações, defina os seguintes campos abaixo:

Atualizar estoque na loja virtual a partir do Tiny Selecione a opção Enviar saldo físico sempre que houver alguma movimentação de estoque de um produto no Tiny, o saldo em estoque desse produto será automaticamente atualizado na loja virtual.
Depósito a ser considerado na integração Escolha qual será o depósito padrão para as ações: Importar pedido, Importar produtos e Enviar estoque.

Observação:

O campo Depósito a ser considerado na integração será exibido nas contas que possuem a extensão Depósitos de estoque instalada.
Regra de utilização de preços para o e-commerceDefina qual será a regra de preços para a integração, tanto para importação, quanto para envio de produtos ao e-commerce. Escolha entre Preço Fixo, que utiliza os preços praticados nos anúncios, ou Conforme lista de preços. Se escolher a segunda opção, poderá selecionar a lista de preços utilizada nos produtos.
Lista de preços utilizada nos produtos Selecione a lista de preços que será utilizada na importação de pedidos do e-commerce. Saiba como configurar Listas de preços.
Enviar imagens dos produtos ao sincronizar Escolha uma das opções Sim ou Apenas para novos produtos para enviar as imagens dos produtos quando houver o envio para IntegraCommerce (Magazine Luiza).
Ao importar produtosDefina se na importação dos produtos as imagens serão consideradas como Anexos ou será importada somente as URLs das imagens. Através das opções: Importar imagens como anexos ou Apenas importar a URL externa das imagens.
Na importação de produtos, ao atualizar um produto, atualizar o Código (SKU)Habilite este campo para atualizar o Código (SKU) sempre que os produtos forem importados do e-commerce.
Importar forma de recebimento nos pedidosHabilite a opção para receber a forma de recebimento na importação dos pedidos. A configuração das formas de recebimento devem ser realizadas na aba Formas de recebimento.
Importar valor do frete nos pedidosHabilite a opção se desejar importar o valor do frete na importação dos pedidos.
Marcar pedido como entregue ao alterar a situação no Tiny Habilite a opção para sempre que alterar a situação do pedido de venda no Tiny para Entregue, a venda no e-commerce será atualizada para a situação Entregue.
Completar endereço do cliente a partir do CEP na importação de pedidosEscolha a opção Sempre e na importação dos pedidos o CEP será validado junto ao Correios para obter o endereço da venda. Assim, ignorando os dados de endereço obtidos na plataforma de e-commerce.
Destino dos pedidos importados Escolha o local que será enviado os pedidos importados, entre as opções: Pedidos de Venda e Notas Fiscais.
Envio de dados da NFeSelecione a opção Automático ao autorizar a nota fiscal, assim sempre que a nota fiscal for atualizada o envio dos dados da NFe ao e-commerce será automático. As informações sobre envio de dados da NFe de forma Manual, estão disponíveis na ajuda Enviar dados da NFe ao e-commerce (Manual).
Método de impressão de etiquetasDefina se a impressão das etiquetas do Magulu Entregas será feita através de arquivo PDF ou pela Impressora térmica. Saiba como Imprimir etiquetas via arquivo ZPL.
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Na aba, Dados Fiscais, no campo Natureza de operação para venda desta integração selecione uma Natureza de venda padrão para essa plataforma. A natureza selecionada será atribuída na Importação dos pedidos no Tiny e no momento em que gerar a Nota Fiscal através do pedido importado.

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Para mapear as categorias dos produtos, é necessário acessar a aba Categorias e no botão buscar pela categoria no e-commerce.

Caso ainda não possua categorias cadastradas em sua conta no Tiny, as instruções para incluir categorias estão disponíveis em Como cadastrar categorias de produtos.

As instruções pra vincular as categorias no cadastro de produtos, estão disponíveis em Como cadastrar um produto - (Passo 3).


Atenção!

Ressaltamos que, para enviar seus produtos no Tiny junto a IntegraCommerce (Magazine Luiza), é necessário que tenha realizado o mapeamento das categorias e vinculado as mesmas no cadastro dos produtos. Quando realizar a sincronização dos seus produtos, os mesmos serão exportados para o e-commerce nas devidas categorias.
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Todas as situações dos pedidos no e-commerce podem ser mapeadas para as situações de pedidos no Tiny.

Ao clicar em Adicionar situações padrão, é adicionado as situações presentes no e-commerce e as mesmas serão listadas na coluna Código da situação no E-commerce. Abaixo, em Sequência das situações no Tiny é apresentado um fluxo de situações dos pedidos. No campo Permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações ao Habilitar a opção será possível alterar as situações dos pedidos para anteriores da situação atual, por exemplo, um pedido Enviado voltar para a situação Preparando Envio.

Em Situação no Tiny, selecione a situação correspondente no Tiny. Existe também, a possibilidade de adicionar novas situações ao acessar Adicionar mapeamento de situação.

Observação:

Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada. Caso não seja realizada a configuração o pedido será importado e atribuído a situação Em aberto.
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Na aba Formas de Recebimento, pode-se relacionar as formas de pagamento dos seus pedidos da loja virtual com a forma de pagamento no Tiny. Esta configuração fará com que suas contas a receber sejam geradas corretamente no Tiny, com as mesmas informações da sua loja virtual.

No campo Código no e-commerce informe o código da forma de recebimento na plataforma e ao lado no campo Forma de recebimento selecione a opção correspondente. Em Meio de recebimento selecione o meio de recebimento.

Para incluir uma nova forma de recebimento, clique em Adicionar forma de recebimento.

Caso não possua nenhuma forma de recebimento e deseje cadastrar, acesse a ajuda Formas de Recebimento

Observação:

Caso não tenha os códigos para realizar o mapeamento, você pode entrar em contato com o nosso suporte, para que possamos ajudar na configuração.
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Em Formas de frete pode ser realizado o mapeamento das formas de frete presentes no e-commerce, com as formas de envio cadastradas em sua conta no Tiny.

Para isso, no campo Código do e-commerce informe o código da forma de frete no seu e-commerce. Após isso, em Forma de envio selecione a forma de envio correspondente. Ao lado, no campo Forma Frete selecione a forma de frete do serviço.

Ao adicionar as formas de frete selecionadas o Tiny busca as formas de envio já configuradas em sua conta.

Caso precise adicionar novas formas de frete, clique em Adicionar mapeamento de formas de frete.

Observação:

Caso não tenha os códigos para realizar o mapeamento, você pode entrar em contato com o nosso suporte, para que possamos ajudar na configuração.
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Ao final, não esqueça de Salvar as configurações.

Para enviar o cadastro de produtos do Tiny para a IntegraCommerce (Magazine Luiza), acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Marque o item que deseja enviar na lateral esquerda → Enviar para o e-commerce.


Campos enviados:

  • Código (SKU)
  • Descrição
  • Descrição complementar
  • Peso bruto
  • Altura embalagem
  • Largura embalagem
  • Comprimento embalagem
  • Código da categoria principal no e-commerce
  • Descrição categoria principal e-commerce
  • Preço de venda
  • Preço promocional
  • GTIN
  • NCM
  • Estoque atual
  • Imagens
  • Variações
  • Garantia
  • Marca

Observações:

  1. No momento da configuração do seu e-commerce no Tiny, o mapeamento das categorias precisa ser realizado. As instruções para configurar o mapeamento das categorias, estão disponíveis em Configurar integração com a IntegraCommerce (Magazine Luiza) - (Passo 5).
  2. Para enviar as dimensões dos produtos, é necessário ter instalada em sua conta a extensão Embalagens e ter uma embalagem definida no cadastro de produto. Saiba como trabalhar com embalagens.

Selecione a sua loja Magalu, antes de enviar os produtos você pode definir para Atualizar estoque no e-commerce e Parar o envio em lote caso algum produto seja rejeitado. Após isso, clique em Avançar.

Agora, são exibidos os dados dos produtos a serem enviados para IntegraCommerce (Magazine Luiza). Verifique e clique em Enviar.

Observação:

A API da IntegraCommerce (Magazine Luiza) tem um limite de requisições por minuto que podem ser efetuadas, esse limite varia conforme a sua conta na plataforma, dessa forma, você poderá obter essas informações diretamente na IntegraCommerce (Magazine Luiza).

Para enviar a lista completa dos produtos no Tiny para o e-commerce, acesse a ajuda Enviar produtos em lote ao e-commerce.

1

Os produtos cadastrados em sua conta no IntegraCommerce, podem ser recebidos no Tiny. Realize a recepção de produtos, acessando Menu → Cadastros → Produtos → Receber do e-commerce.

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A seguir, selecione o E-commerce para recepção dos seus produtos e clique em Avançar.

Os campos importados são:

  • Descrição
  • Código (SKU)
  • Descrição complementar
  • Peso bruto
  • Peso líquido
  • Marca
  • Código da categoria no e-commerce
  • Preço de venda
  • Preço promocional
  • GTIN
  • GTIN Embalagem
  • Estoque atual
  • Garantia
  • NCM
  • Imagens
  • Variações
  • Altura embalagem
  • Largura embalagem
  • Comprimento embalagem
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Primeiramente, escolha o que deseja receber entre as opções: Todos os anúncios ou Apenas anúncios novos.

Abaixo, defina as opções de atualizações dos dados dos produtos, podendo selecionar Atualizar dados do produto, Atualizar preço do produto, Atualizar o estoque, Atualizar imagens.

Além disso, ao selecionar a opção Preencher dados fiscais (NCM, Origem, Unidade) poderá preencher informações padrão para estes campos, que serão consideradas no recebimentos dos produtos.

Para concluir o processo de recebimentos dos produtos, clique em Importar.

Observação:

A opção Criar exceções na lista de preços vinculada ao e-commerce refere-se a lista de preço selecionada na configuração do e-commerce no Tiny. Ao marcar essa opção, os produtos que estão na lista de produtos com preços diferentes serão criados e atualizados.
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Se durante a importação dos produtos ocorrer algum imprevisto e for necessário interromper a ação ou então ocorrer algum problema devido ao grande número de produtos a serem importados, é possível Interromper a recepção de produtos para continuar a importação num momento posterior.

Com a ação Interromper, é possível continuar a importação num outro momento, continuando do ponto em que parou. É possível retomar esta importação em até 7 dias corridos.

1

Os pedidos realizados na IntegraCommerce (Magazine Luiza) serão listados em Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce → Selecione a loja virtual.

Vale lembrar que é possível Filtrar os pedidos por situação e por período. Após isso, Selecione os pedidos e clique em Receber pedidos.

Observação

Os pedidos serão importados para o Tiny, em Pedidos de Venda ou Notas Fiscais, conforme a opção que selecionou no campo Destino dos pedidos importados na configuração do e-commerce no Tiny.
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Após receber os pedidos no Tiny Pedidos de Venda ou Nota Fiscal, os mesmos podem ser marcados como pedidos já recebidos e assim não serão exibidos na listagem dos pedidos do e-commerce. Para isso, Selecione os pedidos → clique em Marcar como sincronizados.

Informações relacionadas

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Atenção!

Para realizar a sincronização da situação dos pedidos, é necessário que tenha configurado a importação dos pedidos do e-commerce para Pedidos de venda e realizado o Mapeamento das situações. Caso não tenha realizado essas configurações, realize as mesmas com o auxílio da ajuda Configurar integração com a IntegraCommerce (Magazine Luiza).
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Acesse Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce → Selecione a loja virtual → Marque os pedidos que já foram enviados e clique em Sincronizar situação.

Observação:

Ao sincronizar situação, o status presente em Situação no Tiny corresponderá a situação do pedido no e-commerce conforme o mapeamento realizado.
1

Para realizar os ajustes nos preços dos produtos cadastrados no Tiny e após atualizar na loja virtual, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Mais Ações → Reajustar preço dos produtos.

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Utilize as opções de Filtros caso deseje, ou clique direto em Listar produtos .

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Após isso, será exibido a lista dos produtos, clique em Informar reajuste.

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Selecione os produtos que deseja atualizar os preços, utilize uma das opções disponíveis para atualizar os preços, por reajuste de Percentual, ou adicione o novo preço em cada produto na coluna Novo preço, marque a opção Atualizar preços no e-commerce e selecione a integração correspondente, por fim clique em Salvar.

Observação:

A API da IntegraCommerce (Magazine Luiza) tem um limite de requisições por minuto que podem ser efetuadas, esse limite varia conforme a sua conta na plataforma, dessa forma, você poderá obter essas informações diretamente na IntegraCommerce (Magazine Luiza).
1

Para realizar o envio da quantidade em estoque dos produtos ao e-commerce em lote, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações → Enviar estoque ao e-commerce.

2

Agora, no campo Plataforma você pode selecionar mais do que uma integração para o envio da quantidade em estoque dos produtos. Na lista que será exibida, selecione as integrações que deseja enviar a quantidade em estoque.

Após selecionar as integrações, defina se será enviado o saldo Físico ou Disponível dos produtos.

Clique no botão Selecionar. A seguir, serão exibidos os dados deste produto como: Identificador do anúncio, Descrição, Código (SKU) e Preço.

Para concluir o processo de envio, clique em Enviar.

1

Caso queira enviar somente a quantidade em estoque de um produto específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar estoque ao e-commerce.

2

No campo Plataforma você pode selecionar mais do que uma integração para o envio da quantidade em estoque do produto. Na lista que será exibida, selecione aquelas que deseja enviar a quantidade em estoque.

Após selecionar as integrações, defina se será enviado o saldo Físico ou Disponível dos produtos.

Clique no botão Selecionar. A seguir, serão exibidos os dados deste produto como: Identificador do anúncio, Descrição, Código (SKU) e Preço.

Para concluir o processo de envio, clique em Enviar.

Observação:

A API da IntegraCommerce (Magazine Luiza) tem um limite de requisições por minuto que podem ser efetuadas, esse limite varia conforme a sua conta na plataforma, dessa forma, você poderá obter essas informações diretamente na IntegraCommerce (Magazine Luiza).
1

Para realizar o envio dos preços dos produtos ao e-commerce em lote, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações → Enviar preços para o e-commerce.

2

Agora, no campo Plataforma você pode selecionar mais do que uma integração para o envio dos preços. Na lista que será exibida, selecione aquelas que deseja enviar os preços desses produtos.

Após definir para qual ou quais integrações receberão o envio dos preços, clique em Selecionar.

Para concluir o processo de envio, clique em Enviar.

1

Caso queira enviar somente o preço de um produto em específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar preços para o e-commerce.

2

Agora, no campo Plataforma você pode selecionar mais do que uma integração para o envio dos preços. Na lista que será exibida, selecione aquelas que deseja enviar os preços desses produtos.

Após definir para qual ou quais integrações receberão o envio dos preços, clique em Selecionar.

Para concluir o processo de envio, clique em Enviar.

Caso queira enviar somente o estoque de um produto em específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar estoque ao e-commerce.

Observação:

A API da IntegraCommerce (Magazine Luiza) tem um limite de requisições por minuto que podem ser efetuadas, esse limite varia conforme a sua conta na plataforma, dessa forma, você poderá obter essas informações diretamente na IntegraCommerce (Magazine Luiza).

As instruções para configurar a forma de envio Magalu Entregas encontram-se na ajuda Forma de Envio Magalu Entregas.

1

Atenção!

Para enviar o código de rastreamento para a IntegraCommerce (Magazine Luiza), é preciso informar no pedido ou nota fiscal o transportador. O campo será preenchido no Pedido de Venda ou na Nota Fiscal e por fim, gerar o agrupamento (PLP ou Coleta) no módulo de Expedição. Veja como gerar a Expedição.

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Acesse o módulo de Expedição, selecione a forma de envio Magalu Entregas → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Enviar código de rastreio para o e-commerce.

Observação:

Além do código de rastreio, também é enviado a Chave de acesso da Nota Fiscal, Número, Série, Data e Hora e Data prevista. O status do pedido no e-commerce será alterado para o status Despachado.
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Após isso, ao acessar a expedição será adicionado um Marcador que identifica quando o código de rastreio já foi enviado para IntegraCommerce (Magazine Luiza).

Atenção!

Essa opção encontra-se disponível para vendas que já foram enviadas ou listadas em algum agrupamento na expedição.
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Ao acessar o módulo de separação, você pode utilizar a opção de filtro por Forma de envio, selecione a opção Magalu Entregas e assim, localizará as vendas que se encontram na separação vinculadas a Magalu Entregas.

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Agora, para imprimir a etiqueta das vendas acesse o Menu de contexto ao lado da identificação da venda → Clique na opção Imprimir etiqueta Magalu Entregas.

O envio de dados da chave de acesso ao e-commerce pode ser realizado dentro do Tiny pelos módulos de Expedição ou Nota Fiscal.

1

Ao acessar o módulo de expedição, no primeiro Filtro ao lado do campo de busca, selecione por Pedidos e no filtro, ao lado selecione Transportadora.

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Agora, localize a expedição, clique no Menu de contexto e selecione Enviar chave de acesso para o e-commerce.

Observação:

Além da chave de acesso da Nota Fiscal, também é enviado a Data de envio, Número, Série e atualiza o status da venda para Invoice. Sendo que é necessário a Nota Fiscal estar Autorizada no Sefaz, para o envio das informações ocorrer com sucesso.

Ao acessar o módulo de notas fiscais, clique na aba Emitidas e Selecione as notas que deseja enviar os dados para o e-commerce. A seguir, acesse a opção Mais Ações e clique em Enviar dados da NFe para e-commerce.

Observação:

Além da chave de acesso da Nota Fiscal, também é enviado a Data de envio, Número, Série e atualiza o status da venda para Invoice. Sendo que é necessário a Nota Fiscal estar Autorizada no Sefaz, para o envio das informações ocorrer com sucesso.
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Ao marcar os pedidos como entregue no Tiny, os mesmos serão sincronizados com o status Entregue no IntegraCommerce (Magazine Luiza). Para isso, acesse Menu → Vendas → Expedição → Selecione a forma de envio → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Marcar pedidos como entregue.

Observação:

Para marcar os pedidos como “Entregues” no e-commerce, os mesmos deverão estar com o status “Despachado” no e-commerce.
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Após isso, será adicionado na expedição um Marcador que identificará que a venda já foi marcada como entregue e sincronizada no IntegraCommerce (Magazine Luiza).

Receber pedidos
Receber produtos
Enviar produtos
Receber clientesAo importar um pedido o cliente é automaticamente importado no Tiny
Enviar estoque
Enviar preços
Sincronizar situação
OMS
  • Após importar um pedido, é possível realizar o cadastro, do produto no Tiny, através do lançamento de estoque, disponível no menu de contexto, localizado ao lado do pedido ou da nota → Lançar estoque.
  • Sempre que um pedido é importado, o cliente automaticamente é cadastrado em Cadastros → Clientes e fornecedores.

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