Integração Tiny com a MadeiraMadeira

Fluxo

Pré-requisitos

  • Antes de realizar a integração, abra um chamado de suporte no painel do MadeiraMadeira solicitando a troca de integradora para o Tiny ERP.

Passo a passo

1

Acesse as configurações de e-commerce do Tiny em Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações.

2

Agora, clique no botão Incluir integração para adicionar as configurações de integração.

Caso já possua integrações configuradas em sua conta, as mesmas serão exibidas e indicadas com suas respectivas situações.

Cada situação indica:

  • Ativa: Representa que a configuração da integração foi realizada com sucesso e a mesma encontra-se pronta para uso.
  • Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny, a mesma não será utilizada ou mostrada para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
  • Não configurada: Esta situação indica que a configuração ainda não foi realizada.
  • Não instalada: Representa que ainda não houve a comunicação com o e-commerce para ativar a integração.

Observação:

Somente as integrações com a situação Ativa serão exibidas para uso nas sincronizações, importações e demais ações no Tiny.
3

Agora, selecione MadeiraMadeira no campo Integração. Abaixo, no campo Nome informe o nome da sua loja.

Na seção Autenticação, é necessário inserir o Token de integração presente no painel administrativo da sua conta na MadeiraMadeira. Saiba como localizar o seu Token.

4

Em Configurações, defina os seguintes campos abaixo:

Atualizar estoque na loja virtual a partir do Tiny Selecione a opção Enviar saldo físico sempre que houver alguma movimentação de estoque de um produto no Tiny, o saldo em estoque desse produto será automaticamente atualizado na loja virtual.
Depósito a ser considerado na integração Escolha qual será o depósito padrão para as ações: Importar pedido, Importar produtos e Enviar estoque.

Observação:

O campo Depósito a ser considerado na integração será exibido nas contas que possuem a extensão Depósitos de estoque instalada.
Regra de utilização de preços para o e-commerceDefina qual será a regra de preços para a integração, tanto para importação, quanto para envio de produtos ao e-commerce. Escolha entre Preço Fixo, que utiliza os preços praticados nos anúncios, ou Conforme lista de preços. Se escolher a segunda opção, poderá selecionar a lista de preços utilizada nos produtos.
Lista de preços utilizada nos produtos Selecione a lista de preços que será utilizada na importação de pedidos do e-commerce. Saiba como configurar Listas de preços.
Ao importar produtosDefina se na importação dos produtos as imagens serão consideradas como Anexos ou será importada somente as URLs das imagens. Através das opções: Importar imagens como anexos ou Apenas importar a URL externa das imagens.
Importar valor do frete nos pedidosHabilite a opção se desejar importar o valor do frete na importação dos pedidos.
Marcar pedido como entregue ao alterar a situação no Tiny Habilite a opção para sempre que alterar a situação do pedido de venda no Tiny para Entregue, a venda no e-commerce será atualizada para a situação Entregue.
Completar endereço do cliente a partir do CEP na importação de pedidosEscolha a opção Sempre e na importação dos pedidos o CEP será validado junto ao Correios para obter o endereço da venda. Assim, ignorando os dados de endereço obtidos na plataforma de e-commerce.
Formatar nome dos contatos no recebimento dos pedidos Ao habilitar este campo, o nome do cliente na importação dos pedidos será formatado com as iniciais maiúsculas em seu Nome e Sobrenome.
Envio de dados da NFeSelecione a opção Automático ao autorizar a nota fiscal, assim sempre que a nota fiscal for atualizada o envio dos dados da NFe ao e-commerce será automático. As informações sobre envio de dados da NFe de forma Manual, estão disponíveis na ajuda Enviar dados da NFe ao e-commerce (Manual).

Observação:

Referente ao campo Envio de dados da NFe, é enviado ao MadeiraMadeira o XML da NFe, Chave de acesso da NFe, Data de envio, Número, Série e o CFOP do primeiro item da NFe.
5

Na aba, Dados Fiscais, no campo Natureza de operação para venda desta integração selecione uma Natureza de venda padrão para essa plataforma. A natureza selecionada será atribuída na Importação dos pedidos no Tiny e no momento em que gerar a Nota Fiscal através do pedido importado.

6

Para mapear as categorias dos produtos, é necessário acessar a aba Categorias e no botão buscar pela categoria no e-commerce.

Caso ainda não possua categorias cadastradas em sua conta no Tiny, as instruções para incluir categorias estão disponíveis em Como cadastrar categorias de produtos.

As instruções pra vincular as categorias no cadastro de produtos, estão disponíveis em Como cadastrar um produto - (Passo 3).

7

Todas as situações dos pedidos no e-commerce podem ser mapeadas para as situações de pedidos no Tiny.

Ao clicar em Adicionar situações padrão, é adicionado as situações presentes no e-commerce e as mesmas serão listadas na coluna Código da situação no E-commerce. Abaixo, em Sequência das situações no Tiny é apresentado um fluxo de situações dos pedidos. No campo Permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações ao Habilitar a opção será possível alterar as situações dos pedidos para anteriores da situação atual, por exemplo, um pedido Enviado voltar para a situação Preparando Envio.

Em Situação no Tiny, selecione a situação correspondente no Tiny. Existe também, a possibilidade de adicionar novas situações ao acessar Adicionar mapeamento de situação.

Observação:

Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada. Caso não seja realizada a configuração o pedido será importado e atribuído a situação Em aberto.
8

Em Cotação de frete, você pode configurar as formas de envio que serão utilizadas nas cotações de frete realizadas pelo MadeiraMadeira. Na configuração, as formas de envio são separadas em dois grupos:

Formas de envio preferenciais
No momento em que a plataforma solicita ao Tiny os valores de cotação para um pedido, o Tiny realiza o cálculo primeiramente através das formas de envio preferenciais. Recomendamos que você cadastre no máximo duas formas de envio preferenciais e que essas sejam Gateways Logísticos, dessa forma o retorno dos dados para a plataforma será mais rápido.
Clique em Adicionar forma de envio preferencial, selecione as formas de envio desejadas e clique em adicionar.

Formas de envio alternativas
Serão utilizadas apenas se não existir cotação para o pedido nas formas de envio preferenciais.
Clique em Adicionar forma de envio alternativa, selecione as formas de envio desejadas e clique em adicionar.

Para remover uma forma de envio que não deseja utilizar, clique no botão .

Atenção!

Para utilizar a API de cotação de fretes MadeiraMadeira, é necessário que acesse Menu → Início → Extensões do Tiny e instale em sua conta a extensão Token API.
9

Ao final, não esqueça de Salvar as configurações.

Após clicar em Salvar são exibidas as URLs de notificação do MadeiraMadeira. Essas URLs precisam ser repassadas para equipe do MadeiraMadeira para que a integração funcione corretamente.

Observação:

Sempre que precisar ter acesso às URLs de notificação do MadeiraMadeira, acesse as configurações da integração em Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações, clique sobre a integração MadeiraMadeira e acesse Gerar link para utilizar a API de fretes e pedidos.

Os pedidos realizados na Madeira Madeira serão listados em Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce → Selecione a loja virtual.

Vale lembrar que é possível Filtrar os pedidos por situação e por período. Após isso, Selecione os pedidos e clique em Receber pedidos.

1

Os produtos cadastrados em sua loja virtual, podem ser recebidos em sua conta no Tiny. Para isso, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Receber do e-commerce.

2

A seguir, selecione o E-commerce para recepção dos seus produtos e clique em Avançar.

Os campos importados são:

  • Código (SKU)
  • Descrição
  • Peso bruto
  • Preço de venda
  • Preço promocional
  • Marca
  • Unidade
  • Estoque atual
  • Código da categoria no e-commerce
  • Descrição complementar
  • Imagens
  • Altura embalagem
  • Largura embalagem
  • Comprimento embalagem
  • GTIN
  • GTIN Embalagem
3

Primeiramente, escolha o que deseja receber entre as opções: Todos os anúncios ou Apenas anúncios novos.

Abaixo, defina as opções de atualizações dos dados dos produtos, podendo selecionar Atualizar dados do produto, Atualizar preço do produto, Atualizar o estoque, Atualizar imagens.

Além disso, ao selecionar a opção Preencher dados fiscais (NCM, Origem, Unidade) poderá preencher informações padrão para estes campos, que serão consideradas no recebimentos dos produtos.

Para concluir o processo de recebimentos dos produtos, clique em Importar.

Observação:

A opção Criar exceções na lista de preços vinculada ao e-commerce refere-se a lista de preço selecionada na configuração do e-commerce no Tiny. Ao marcar essa opção, os produtos que estão na lista de produtos com preços diferentes serão criados e atualizados.
4

Se durante a importação dos produtos ocorrer algum imprevisto e for necessário interromper a ação ou então ocorrer algum problema devido ao grande número de produtos a serem importados, é possível "Interromper" a recepção de produtos para continuar a importação num momento posterior.

Com a ação Interromper é possível retomar esta importação em até 7 dias corridos.

Informações relacionadas

1

Atenção!

Para realizar a sincronização da situação dos pedidos, é necessário que tenha configurado a importação dos pedidos do e-commerce para Pedidos de Venda e realizado o Mapeamento das situações. Caso não tenha realizado essas configurações, realize as mesmas com o auxílio da ajuda Configurar integração com MadeiraMadeira.
2

Acesse Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce → Selecione a loja virtual → Marque os pedidos que já foram enviados e clique em Sincronizar situação.

Observação:

Ao sincronizar situação, o status presente em Situação no Tiny corresponderá a situação do pedido no e-commerce conforme o mapeamento realizado.

O envio de dados da chave de acesso ao e-commerce pode ser realizado dentro do Tiny pelos módulos de Expedição ou Nota Fiscal.

1

Ao acessar o módulo de expedição, no primeiro Filtro ao lado do campo de busca, selecione por Pedidos e no filtro, ao lado selecione Transportadora.

2

Agora, localize a expedição, clique no Menu de contexto e selecione Enviar chave de acesso para o e-commerce.

Observação:

Além da chave de acesso da Nota Fiscal, também é enviada a Data de emissão, sendo que é necessário a Nota Fiscal estar Autorizada no Sefaz, para o envio das informações ocorrer com sucesso. O status do pedido na MadeiraMadeira será atualizado para Faturado.

Ao acessar o módulo de notas fiscais, clique na aba Emitidas e Selecione as notas que deseja enviar os dados para o e-commerce. A seguir, acesse a opção Mais Ações e clique em Enviar dados da NFe para e-commerce.

Observação:

Além da chave de acesso da Nota Fiscal, também é enviada a Data de emissão, sendo que é necessário a Nota Fiscal estar Autorizada no Sefaz, para o envio das informações ocorrer com sucesso. O status do pedido na MadeiraMadeira será atualizado para Faturado.
1

Atenção!

Para enviar o código de rastreamento para MadeiraMadeira, é preciso informar no Pedido de Venda, Nota fiscal ou na Expedição o Transportador e a URL de rastreio, sendo ele Correios ou Transportadora. Saiba como gerar a Expedição.

2

Acesse o módulo de Expedição e utilize o filtro para buscar a Forma de envio desejada. Na sba Concluídas, acesse o menu de contexto ao lado da expedição gerada e clique em Enviar código de rastreio para o e-commerce.

Observação:

Ao enviar o código de rastreio, também é enviado o Transportador, a URL de rastreio e os pedidos são marcados como Enviado na MadeiraMadeira.
3

Após isso, ao acessar a expedição será adicionado um Marcador que identifica quando o código de rastreio já foi enviado para MadeiraMadeira.

Observação:

Os pedidos só poderão ser marcados como entregues, se os mesmos já possuírem o código de rastreio ou dados da chave de acesso na MadeiraMadeira.
1

Ao marcar os pedidos como entregue no Tiny, os mesmos serão sincronizados com o status Entregue na Madeira Madeira. Para isso, acesse Menu → Vendas → Expedição → Selecione a forma de envio → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Marcar pedidos como entregue.

2

Após isso, será adicionado na expedição, um Marcador que identificará que a venda já foi marcada como entregue e sincronizada na Madeira Madeira.

1

Para realizar o envio da quantidade em estoque dos produtos ao e-commerce em lote, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações → Enviar estoque ao e-commerce.

2

Agora, no campo Plataforma você pode selecionar mais do que uma integração para o envio da quantidade em estoque dos produtos. Na lista que será exibida, selecione as integrações que deseja enviar a quantidade em estoque.

Após selecionar as integrações, defina se será enviado o saldo Físico ou Disponível dos produtos.

Clique no botão Selecionar. A seguir, serão exibidos os dados deste produto como: Identificador do anúncio, Descrição, Código (SKU) e Preço.

Para concluir o processo de envio, clique em Enviar.

1

Caso queira enviar somente a quantidade em estoque de um produto específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar estoque ao e-commerce.

2

No campo Plataforma você pode selecionar mais do que uma integração para o envio da quantidade em estoque do produto. Na lista que será exibida, selecione aquelas que deseja enviar a quantidade em estoque.

Após selecionar as integrações, defina se será enviado o saldo Físico ou Disponível dos produtos.

Clique no botão Selecionar. A seguir, serão exibidos os dados deste produto como: Identificador do anúncio, Descrição, Código (SKU) e Preço.

Para concluir o processo de envio, clique em Enviar.

1

Para realizar o envio dos preços dos produtos ao e-commerce em lote, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações → Enviar preços para o e-commerce.

2

Agora, no campo Plataforma você pode selecionar mais do que uma integração para o envio dos preços. Na lista que será exibida, selecione aquelas que deseja enviar os preços desses produtos.

Após definir para qual ou quais integrações receberão o envio dos preços, clique em Selecionar.

Para concluir o processo de envio, clique em Enviar.

1

Caso queira enviar somente o preço de um produto em específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar preços para o e-commerce.

2

Agora, no campo Plataforma você pode selecionar mais do que uma integração para o envio dos preços. Na lista que será exibida, selecione aquelas que deseja enviar os preços desses produtos.

Após definir para qual ou quais integrações receberão o envio dos preços, clique em Selecionar.

Para concluir o processo de envio, clique em Enviar.

1

Acesse o painel administrativo da sua conta na MadeiraMadeira.

2

Agora em sua conta, acesse o menu Administração e clique em Integração.

Token

3

O Token de integração estará localizado á direta da tela. Copie o código presente para informar na configuração da integração no Tiny.

Token

Receber pedidos
Receber produtos
Enviar produtos
Receber clientes
Enviar estoque
Enviar preços
Sincronizar situação
OMS
  • Sempre que um pedido é importado, o cliente automaticamente é cadastrado em Cadastros → Clientes e fornecedores.
  • No momento não é possível enviar produtos para MadeiraMadeira.

Adicione seu e-mail e teste o Tiny 30 dias gratuitamente

Este site usa cookies para gerar estatísticas e para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você declara que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.