Integração Tiny com a JetNEO

Integração desenvolvida pela Tiny, com importação de pedidos, envio de produtos e sincronização de estoque.

Fluxo

Passo a passo



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Acesse as configurações de e-commerce do Tiny em Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações.

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Agora, clique no botão Incluir integração para adicionar as configurações de integração.

Caso já possua integrações configuradas em sua conta, as mesmas serão exibidas e indicadas com suas respectivas situações.

Cada situação indica:

  • Ativa: Representa que a configuração da integração foi realizada com sucesso e a mesma encontra-se pronta para uso.
  • Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny, a mesma não será utilizada ou mostrada para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
  • Não configurada: Esta situação indica que a configuração ainda não foi realizada.
  • Não instalada: Representa que ainda não houve a comunicação com o e-commerce para ativar a integração.

Observação:

Somente as integrações com a situação Ativa serão exibidas para uso nas sincronizações, importações e demais ações no Tiny.
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Na aba Integração selecione JetNEO no campo Integração.

Abaixo, no campo Nome informe o nome da sua loja.

Na seção Autenticação, os campos a serem preenchidos devem ser solicitados diretamente a equipe de implantação ou suporte da JetNEO.

Atenção!

Após preencher os campos, verifique se os dados informados estão corretos, em Testar configurações.
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Em Configurações, defina os seguintes campos abaixo:

Atualizar estoque na loja virtual a partir do Tiny Selecione a opção Enviar saldo físico, assim, sempre que houver alguma movimentação de estoque de um produto no Tiny, o saldo em estoque deste produto será automaticamente atualizado na loja virtual.
Depósito a ser considerado na integração Escolha qual será o depósito padrão para as ações: Importar pedido, Importar produtos e Enviar estoque.
Utilizar reserva de estoque na JetNeo Se você utiliza o serviço de Reserva de estoque na JETNEO, selecione a opção Sim. Também será preciso Utilizar o módulo de Reserva de estoque em sua conta no Tiny. Saiba como trabalhar com o módulo Reserva de estoque.

Observação:

O campo Depósito a ser considerado na integração será exibido nas contas que possuem a extensão Depósitos de estoque instalada.
Enviar imagens dos produtos ao sincronizar Escolha uma das opções Sim ou Apenas para novos produtos para enviar as imagens dos produtos quando houver o envio para JetNEO.
Enviar categorias ao atualizar Selecione como Sim este campo e será enviada a categoria do produto quando realizar a atualização dos produtos já existentes na e-JetNEO.
Importar forma de recebimento nos pedidosHabilite a opção para receber a forma de recebimento na importação dos pedidos. A configuração das formas de recebimento devem ser realizadas na aba Formas de recebimento.
Importar valor do frete nos pedidosHabilite a opção se desejar importar o valor do frete na importação dos pedidos.
Enviar rastreamento ao alterar a situação no Tiny para enviadoSe este parâmetro estiver ativo, sempre que o pedido for alterado para Enviado no Tiny, o código de rastreio será enviado de forma automática para a plataforma. Saiba mais sobre essa rotina através da ajuda Atualizar situação de envio dos pedidos.
Destino dos pedidos importados Escolha o local que será enviado os pedidos importados, entre as opções: Pedidos de Venda e Notas Fiscais.
Marcar pedido como entregue ao alterar a situação no Tiny Ao habilitar este parâmetro, sempre que um pedido for alterado para a situação Entregue no Tiny, o mesmo também terá o seu status alterado na plataforma. Saiba mais sobre essa rotina através da ajuda Atualizar situação de envio dos pedidos.
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Na aba Dados Fiscais, no campo Natureza de operação para venda desta integração selecione uma Natureza de venda padrão para essa plataforma. A natureza selecionada será atribuída na Importação dos pedidos no Tiny e no momento em que gerar a Nota Fiscal através do pedido importado.

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Na aba Gestão de preços, defina qual será a regra de preços para a integração, tanto para importação, quanto para envio de produtos ao e-commerce.

  • Preço fixo: conforme o preço do produto, o anúncio pode receber um valor fixo de preço de venda, levando em consideração acréscimos e descontos aplicados individualmente;
  • Conforme regras de preço: trata-se de todas as regras do marketplace no que diz respeito ao percentual de comissão, adicional de frete para produtos com preço mínimo e/ou por faixa de peso cubado dos produtos e fórmula de cálculo para aplicar os valores adicionais;
  • Conforme lista de preços: para uso de listas de preços dos produtos, específicas para o e-commerce ou marketplace.

Ao definir a regra como Conforme lista de preços, no campo Lista de preços utilizada nos produtos, selecione a lista de preços que será utilizada na importação de pedidos do e-commerce. Saiba como configurar Listas de preços.

Ao definir a regra como Conforme regras de preço, siga a configuração de Precificação de anúncios com base nas regras das plataformas de e-commerce e marketplaces.

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Para mapear as categorias dos produtos, é necessário acessar a aba Categorias e no botão buscar pela categoria no e-commerce.

Caso ainda não possua categorias cadastradas em sua conta no Tiny, as instruções para incluir categorias estão disponíveis em Como cadastrar categorias de produtos.

As instruções pra vincular as categorias no cadastro de produtos, estão disponíveis em Como cadastrar um produto - (Passo 3).

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Todas as situações dos pedidos no e-commerce podem ser mapeadas para as situações de pedidos no Tiny.

Ao clicar em Adicionar situações padrão, é adicionado as situações presentes no e-commerce e as mesmas serão listadas na coluna Código da situação no E-commerce. Abaixo, em Sequência das situações no Tiny é apresentado um fluxo de situações dos pedidos. No campo Permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações ao Habilitar a opção será possível alterar as situações dos pedidos para anteriores da situação atual, por exemplo, um pedido Enviado voltar para a situação Preparando Envio.

Em Situação no Tiny, selecione a situação correspondente no Tiny. Existe também, a possibilidade de adicionar novas situações ao acessar Adicionar mapeamento de situação.

Observação:

Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada. Caso não seja realizada a configuração o pedido será importado e atribuído a situação Em aberto.
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Na aba Formas de recebimento pode-se relacionar as formas de pagamento dos seus pedidos da loja virtual com a forma de pagamento no Tiny. Esta configuração fará com que suas contas a receber sejam geradas corretamente no Tiny, com as mesmas informações da sua loja virtual.

Na configuração Forma de recebimento padrão para os pedidos importados deste e-commerce, selecione a forma de recebimento que será utilizada caso o pedido seja importado sem nenhuma forma mapeada.

Ao clicar em Obter formas do e-commerce, será adicionado no campo Código no e-commerce o código das formas de pagamento presentes no e-commerce.

Ao lado, no campo Forma de recebimento selecione a forma de recebimento e defina o meio de recebimento para cada forma no campo Meio de recebimento.

Para incluir uma nova forma de recebimento, clique em Adicionar forma de recebimento.

Observações:

  • Sempre que um pedido for importado sem uma forma de recebimento mapeada, a forma selecionada no campo Forma de recebimento padrão para os pedidos importados deste e-commerce será utilizada.
  • Ao clicar na opção Mostrar formas do e-commerce será exibida as formas de recebimento presentes no e-commerce, com seus respectivos códigos e descrições.
  • Caso não tenha os códigos para realizar o mapeamento, você pode entrar em contato com o nosso suporte, para que possamos ajudar na configuração.
  • Caso não possua nenhuma forma de recebimento e deseje cadastrar, acesse a ajuda Formas de Recebimento.
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Em Formas de frete pode ser realizado o mapeamento das formas de frete presentes no e-commerce, com as formas de envio cadastradas em sua conta no Tiny.

Para isso, no campo Código do e-commerce informe o código da forma de frete no seu e-commerce. Após isso, em Forma de envio selecione a forma de envio correspondente. Ao lado, no campo Forma Frete selecione a forma de frete do serviço.

Ao adicionar as formas de frete selecionadas o Tiny busca as formas de envio já configuradas em sua conta.

Caso precise adicionar novas formas de frete, clique em Adicionar mapeamento de formas de frete.

Observação:

Caso não tenha os códigos para realizar o mapeamento, você pode entrar em contato com o nosso suporte, para que possamos ajudar na configuração.
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Ao final, não esqueça de Salvar as configurações.

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Para importar os pedidos da JetNEO, acesse Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce → Selecione a loja virtual → Marque os pedidos que deseja importar e clique em Receber pedidos.

Observação:

Caso o destino dos pedidos seja Notas Fiscais, os mesmos serão listados como Notas Fiscais prontas para serem faturadas. Para emitir e validar as notas, acesse Menu → Vendas → Notas Fiscais e envie-as para o SEFAZ (requer configuração prévia do certificado digital no Tiny). Saiba como configurar seu certificado digital.
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Para marcar os pedidos como recebidos, Selecione os pedidos → Mais Ações clique em Marcar como sincronizados.

Para enviar o cadastro de produtos do Tiny para a JetNEO, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Marque o item que deseja enviar na lateral esquerda → Enviar para o e-commerce.

Campos enviados:

  • Código (SKU)
  • Descrição
  • Estoque atual
  • Preço de venda
  • Preço promocional
  • Altura embalagem
  • Largura embalagem
  • Comprimento embalagem
  • Diâmetro embalagem
  • Peso bruto
  • Descrição complementar
  • Imagens
  • Variações
  • Id da categoria no Tiny
  • GTIN
  • Slug
  • Marca
  • Código da categoria principal no e-commerce

Para enviar a lista completa dos produtos no Tiny para o e-commerce, acesse a ajuda Enviar produtos em lote ao e-commerce.

Informações relacionadas

Essa ação percorre uma fila de atualização de status dos pedidos e sincroniza no Tiny para obter o último status dos pedidos na plataforma.

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Acesse Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce → Selecione a loja virtual.

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Agora, no menu Ações clique em Processar fila de situação.

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Para realizar o envio da quantidade em estoque dos produtos ao e-commerce em lote, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações → Enviar estoque ao e-commerce.

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Agora, no campo Plataforma você pode selecionar mais do que uma integração para o envio da quantidade em estoque dos produtos. Na lista que será exibida, selecione as integrações que deseja enviar a quantidade em estoque.

Após selecionar as integrações, defina se será enviado o saldo Físico ou Disponível dos produtos.

Clique no botão Selecionar. A seguir, serão exibidos os dados deste produto como: Identificador do anúncio, Descrição, Código (SKU) e Preço.

Para concluir o processo de envio, clique em Enviar.

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Caso queira enviar somente a quantidade em estoque de um produto específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar estoque ao e-commerce.

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No campo Plataforma você pode selecionar mais do que uma integração para o envio da quantidade em estoque do produto. Na lista que será exibida, selecione aquelas que deseja enviar a quantidade em estoque.

Após selecionar as integrações, defina se será enviado o saldo Físico ou Disponível dos produtos.

Clique no botão Selecionar. A seguir, serão exibidos os dados deste produto como: Identificador do anúncio, Descrição, Código (SKU) e Preço.

Para concluir o processo de envio, clique em Enviar.

1

Para realizar o envio dos preços dos produtos ao e-commerce em lote, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações → Enviar preços para o e-commerce.

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Agora, no campo Plataforma você pode selecionar mais do que uma integração para o envio dos preços. Na lista que será exibida, selecione aquelas que deseja enviar os preços desses produtos.

Após definir para qual ou quais integrações receberão o envio dos preços, clique em Selecionar.

Para concluir o processo de envio, clique em Enviar.

1

Caso queira enviar somente o preço de um produto em específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar preços para o e-commerce.

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Agora, no campo Plataforma você pode selecionar mais do que uma integração para o envio dos preços. Na lista que será exibida, selecione aquelas que deseja enviar os preços desses produtos.

Após definir para qual ou quais integrações receberão o envio dos preços, clique em Selecionar.

Para concluir o processo de envio, clique em Enviar.

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Atenção!

Para enviar o código de rastreamento para a JetNEO, é preciso informar no pedido ou nota fiscal o transportador, sendo ele Correios ou Transportadora. O campo será preenchido no Pedido de Venda ou na Nota Fiscal e por fim, gerar o agrupamento (PLP ou Coleta) no módulo de Expedição. Veja como gerar a Expedição.

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Acesse o módulo de Expedição, selecione a forma de envio Correios → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Enviar código de rastreio para o e-commerce.

Observações:

  • Ao enviar o código de rastreio, a situação do pedido na JetNEO é alterada para Tracking e é identificado o transportador e o tipo de serviço. Além disso, é enviado a Chave de acesso da Nota Fiscal, Data de emissão, Número e Série, sendo que é necessário a Nota Fiscal estar Autorizada no Sefaz, para o envio das informações ocorrer com sucesso.
  • Ao enviar o código de rastreio para a JetNEO, a plataforma irá disparar um e-mail automático para o seu cliente, informando o rastreio do objeto despachado.
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Após isso, ao acessar a expedição será adicionado um Marcador que identifica quando o código de rastreio já foi enviado para JetNEO.

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Ao marcar os pedidos como entregue no Tiny, os mesmos serão sincronizados com o Status configurado.

Para isso, acesse Menu → Vendas → Expedição → Selecione a forma de envio → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Marcar pedidos como entregues.

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Após isso, será adicionado na expedição um Marcador que identificará que a venda já foi marcada como entregue e sincronizada na JetNEO.

O envio de dados da chave de acesso ao e-commerce pode ser realizado dentro do Tiny pelos módulos de Expedição ou Nota Fiscal.

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Ao acessar o módulo de expedição, no primeiro Filtro ao lado do campo de busca, selecione por Pedidos e no filtro, ao lado selecione Transportadora.

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Agora, localize a expedição, clique no Menu de contexto e selecione Enviar chave de acesso para o e-commerce.

Observação:

Além da chave de acesso da Nota Fiscal, também é enviado o Número da NF-e, Data de emissão, Série e XML. É necessário que a Nota Fiscal esteja Autorizada no Sefaz, para o envio das informações ocorrer com sucesso.

Ao acessar o módulo de notas fiscais, clique na aba Emitidas e Selecione as notas que deseja enviar os dados para o e-commerce. A seguir, acesse a opção Mais Ações e clique em Enviar dados da NFe para e-commerce.

Observação:

Além da chave de acesso da Nota Fiscal, também é enviado o Número da NF-e, Data de emissão, Série e XML. É necessário que a Nota Fiscal esteja Autorizada no Sefaz, para o envio das informações ocorrer com sucesso.
Receber pedidos
Receber produtos
Enviar produtos
Enviar estoque
Enviar preços
Sincronizar situação
OMS
  • Caso seja necessário realizar a exclusão dos mapeamentos dos produtos com a sua plataforma, acesse Configurações → Aba E-commerce → Integrações e marque a integração desejada. Depois, clique em Mais ações → Excluir todos os anúncios no Tiny. É importante mencionar que esta ação, depois de concluída, não poderá ser desfeita.
  • Sempre que um pedido é importado, o cliente automaticamente é cadastrado em Cadastros → Clientes e fornecedores

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