Integração Tiny com o Carrefour Marketplace

Fluxo

Pré-requisitos

  • Informar no cadastro dos produtos as suas dimensões;
  • Ter o contrato com os Correios através do Sigep, configurado em sua conta para que seja possível realizar o cálculo de preços e prazos. Caso não possua integração com o Correios, existe a possibilidade de usar a Intelipost ou a Melhor Envio.

Passo a passo

1

Acesse as configurações de e-commerce do Tiny em Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações.

2

Agora, clique no botão Incluir integração para adicionar as configurações de integração.

Caso já possua integrações configuradas em sua conta, as mesmas serão exibidas e indicadas com suas respectivas situações.

Cada situação indica:

  • Ativa: Representa que a configuração da integração foi realizada com sucesso e a mesma encontra-se pronta para uso.
  • Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny, a mesma não será utilizada ou mostrada para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
  • Não configurada: Esta situação indica que a configuração ainda não foi realizada.
  • Não instalada: Representa que ainda não houve a comunicação com o e-commerce para ativar a integração.

Observação:

Somente as integrações com a situação Ativa serão exibidas para uso nas sincronizações, importações e demais ações no Tiny.
3

Na aba Integração, selecione Carrefour no campo Integração. Abaixo, no campo Nome informe o nome da sua loja.

Na seção Autenticação, no campo Chave da API informe a chave de API que se encontra no painel administrativo da sua loja. Saiba como localizar a Chave API.

4

Em Configurações, defina os seguintes campos abaixo:

Atualizar estoque na loja virtual a partir do Tiny Selecione a opção Enviar saldo físico sempre que houver alguma movimentação de estoque de um produto no Tiny, o saldo em estoque desse produto será automaticamente atualizado na loja virtual.
Depósito a ser considerado na integração Escolha qual será o depósito padrão para as ações: Importar pedido, Importar produtos e Enviar estoque.

Observação:

O campo Depósito a ser considerado na integração será exibido nas contas que possuem a extensão Depósitos de estoque instalada.
Regra de utilização de preços para o e-commerceDefina qual será a regra de preços para a integração, tanto para importação, quanto para envio de produtos ao e-commerce. Escolha entre Preço Fixo, que utiliza os preços praticados nos anúncios, ou Conforme lista de preços. Se escolher a segunda opção, poderá selecionar a lista de preços utilizada nos produtos.
Lista de preços utilizada nos produtos Selecione a lista de preços que será utilizada na importação de pedidos do e-commerce. Saiba como configurar Listas de preços.
Marcar pedido como entregue ao alterar a situação no Tiny Habilite a opção para sempre que alterar a situação do pedido de venda no Tiny para Entregue, a venda no e-commerce será atualizada para a situação Entregue.
5

Todas as situações dos pedidos no e-commerce podem ser mapeadas para as situações de pedidos no Tiny.

Ao clicar em Adicionar situações padrão, é adicionado as situações presentes no e-commerce e as mesmas serão listadas na coluna Código da situação no E-commerce. Abaixo, em Sequência das situações no Tiny é apresentado um fluxo de situações dos pedidos. No campo Permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações ao Habilitar a opção será possível alterar as situações dos pedidos para anteriores da situação atual, por exemplo, um pedido Enviado voltar para a situação Preparando Envio.

Em Situação no Tiny, selecione a situação correspondente no Tiny. Existe também, a possibilidade de adicionar novas situações ao acessar Adicionar mapeamento de situação.

Observação:

Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada. Caso não seja realizada a configuração o pedido será importado e atribuído a situação Em aberto.
6

Em Formas de frete pode ser realizado o mapeamento das formas de frete presentes no e-commerce, com as formas de envio cadastradas em sua conta no Tiny.

Clique em Obter formas do e-commerce para selecionar quais as formas de frete que deseja mapear.

Agora, selecione as formas de frete e clique em Adicionar.

A seguir, em Forma de envio selecione a forma de envio correspondente. Ao lado, no campo Forma Frete selecione a forma de frete do serviço.

Caso precise adicionar novas formas de frete, clique em Adicionar mapeamento de formas de frete.

7

Em Cotação de frete, você pode configurar as formas de envio que serão utilizadas nas cotações de frete realizadas pelo Carrefour. Na configuração, as formas de envio são separadas em dois grupos:

Formas de envio preferenciais
No momento em que a plataforma solicita ao Tiny os valores de cotação para um pedido, o Tiny realiza o cálculo primeiramente através das formas de envio preferenciais. Recomendamos que você cadastre no máximo duas formas de envio preferenciais e que essas sejam Gateways Logísticos, dessa forma o retorno dos dados para a plataforma será mais rápido.
Clique em Adicionar forma de envio preferencial, selecione as formas de envio desejadas e clique em adicionar.

Formas de envio alternativas
Serão utilizadas apenas se não existir cotação para o pedido nas formas de envio preferenciais.
Clique em Adicionar forma de envio alternativa, selecione as formas de envio desejadas e clique em adicionar.

Para remover uma forma de envio que não deseja utilizar, clique no botão .

Abaixo, no campo Modo de cotação dos pedidos defina como será realizada a cotação, entre as opções: Menor preço, Menor prazo ou Maior prazo.

8

Ao final, não esqueça de Salvar as configurações.

Os pedidos realizados no Carrefour serão listados em Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce → Selecione a loja virtual.

Vale lembrar que é possível Filtrar os pedidos por período. Após isso, Selecione os pedidos e clique em Receber pedidos.

1

O envio dos produtos do Tiny para o Carrefour pode ser realizado em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos que desejar enviar → Enviar para o e-commerce.

Os campos enviados são:

  • Código (SKU)
  • Descrição
  • Peso bruto
  • GTIN
  • Descrição complementar
  • Largura embalagem
  • Altura embalagem
  • Comprimento embalagem
  • Imagens
  • Variações

Atenção!

É obrigatório que o produto tenha imagens, peso bruto e dimensões preenchidas.

Observações:

  • Ao enviar um produto com variações para o carrefour, o mesmo terá uma oferta criada para cada variação.
  • Ao enviar variações que não possuem imagens, as imagens do produto pai serão utilizadas.
2

O Tiny organiza os produtos em lotes para serem enviados ao Carrefour e, para ser compatível com o limite de cada canal, este processo de envio se inicia em 1 hora.

Também, é possível selecionar as opções Atualizar estoque no e-commerce e Parar o envio em lote caso algum produto seja rejeitado.

Ao clicar, em Avançar serão listados os produtos a serem enviados.

3

No momento que clicar em Enviar, será realizada uma consulta diária e automática pelo Tiny, para verificar a situação de cada produto enviado, que podem ser aprovados ou rejeitados:

  • Quando o produto for aprovado pelo Carrefour, será enviada a oferta de preço automaticamente e você já poderá começar a vender;
  • Se o produto foi rejeitado, será atualizada a informação do anúncio no mapeamento no produto.

Observação:

  • O Carrefour tem o limite de 60 requisições de envio de dados para a plataforma por hora.
  • Caso tenha sido exibido o erro The category could not be identified, entre em contato com a equipe de suporte do Carrefour solicitando que seja removido o mapeamento de categorias.
4

Quando todos os produtos forem enviados para os marketplaces, o usuário será notificado no Tiny.

Para acompanhar o retorno do processamento em sua conta no Tiny, retorne à tela de Produtos e acesse o menu Mais ações e clique em Consultar anúncios enviados em lote (beta).

A seguir, Selecione a integração e clique em Buscar protocolos.

Serão listados todos os protocolos independente de sua situação Pendente ou Finalizado. Lembramos que protocolos com a situação Finalizado só permencerão para consulta no período de 7 dias.

Você pode selecionar o protocolo desejado e clicar em Consultar protocolo.

Após clicar em consultar protocolo é possível visualizar os anúncios que foram Enviados com sucesso, Com erro e os que estão Em processamento.

Observação:

Para acompanhar o retorno do processamento no Carrefour, acesse o painel de importações da sua loja, que pode ser acessado através do caminho Meu estoque → Importação a partir do arquivo → Monitorar as importações de produtos no seu e-commerce.

Atenção!

  • Somente será possível enviar as ofertas após receber a aprovação dos produtos enviados ao Carrefour.
  • Os preços e estoques das ofertas só podem ser alterados após sua publicação.
  • Após as ofertas serem enviadas e publicadas no Carrefour, campos como descrição e Imagem só poderão ser editados via chamado direto no Carrefour.
  • O envio de ofertas irá ocorrer de forma assíncrona, ou seja, não será no momento de enviar as ofertas no Tiny, elas ocorrerão de 5 em 5 minutos com o envio máximo de 100 preços, até que ocorram todas as atualizações enviadas.

Você pode enviar as ofertas ao Carrefour seguindo os passos abaixo:

Para realizar o envio das ofertas ao Carrefour, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações → Enviar preços para o e-commerce.

Caso queira enviar a oferta de um produto em específico, acesse o Menu → Cadastros → Produtos → Menu de contexto do produto e clique em Enviar preços para o e-commerce.

Informações relacionadas

1

Atenção!

Para realizar a sincronização da situação dos pedidos, é necessário que tenha configurado a importação dos pedidos do e-commerce para Pedidos de Venda e realizado o Mapeamento das situações. Caso não tenha realizado essas configurações, realize as mesmas com o auxílio da ajuda Configurar integração com o Carrefour.
2

Acesse Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce → Selecione a loja virtual → Marque os pedidos que já foram enviados e clique em Sincronizar situação.

Observação:

Ao sincronizar situação, o status presente em Situação no Tiny corresponderá a situação do pedido no e-commerce conforme o mapeamento realizado.
1

Atenção!

Para enviar o código de rastreamento para o Carrefour, é preciso informar no pedido ou nota fiscal o transportador, sendo ele Correios ou Transportadora. O campo será preenchido no Pedido de Venda ou na Nota Fiscal e por fim, gerar o agrupamento (PLP ou Coleta) no módulo de Expedição. Veja como gerar a Expedição.

2

Acesse o módulo de Expedição, Selecione a forma de envio → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Enviar código de rastreio para o e-commerce.

Observação:

Ao enviar o código de rastreio, os pedidos são marcados como Entregue no Carrefour.
3

Após isso, ao acessar a expedição será adicionado um Marcador que identifica quando o código de rastreio já foi enviado ao Carrefour.

O envio de dados da chave de acesso ao e-commerce pode ser realizado dentro do Tiny pelos módulos de Expedição ou Nota Fiscal.

1

Ao acessar o módulo de expedição, no primeiro Filtro ao lado do campo de busca, selecione por Pedidos e no filtro, ao lado selecione Transportadora.

2

Agora, localize a expedição, clique no Menu de contexto e selecione Enviar chave de acesso para o e-commerce.

Observação:

Além da chave de acesso da Nota Fiscal, também é enviado o Número, Série e a Data de emissão. Sendo que é necessário a Nota Fiscal estar Autorizada no Sefaz, para o envio das informações ocorrer com sucesso.

Ao acessar o módulo de notas fiscais, clique na aba Emitidas e Selecione as notas que deseja enviar os dados para o e-commerce. A seguir, acesse a opção Mais Ações e clique em Enviar dados da NFe para e-commerce.

Observação:

Além da chave de acesso da Nota Fiscal, também é enviado o Número, Série e a Data de emissão. Sendo que é necessário a Nota Fiscal estar Autorizada no Sefaz, para o envio das informações ocorrer com sucesso.
1

Ao marcar os pedidos como entregue no Tiny, os mesmos serão sincronizados com o status Entregue no Carrefour. Para isso, acesse Menu → Vendas → Expedição → Selecione a forma de envio Correios → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Marcar pedidos como entregue.

2

Após isso, será adicionado na expedição, um Marcador que identificará que a venda já foi marcada como entregue e sincronizada no Carrefour.

1

Atenção!

O estoque das ofertas só podem ser enviados ao Carrefour após as ofertas estar publicadas.
2

Para realizar o envio do estoque dos produtos ao e-commerce em lote, acesseMenu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações e clique em Enviar estoque ao e-commerce.

3

Caso queira enviar somente o estoque de um produto em específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar estoque ao e-commerce.

1

Para localizar a sua Chave de API, acesse o painel administrativo de sua loja.

Agora, clique sobre o Nome do Usuário → Aba Chave de API. No campo Chave de API, clique sobre Copiar para área de transferência.

Configurações Carrefour

2

Em sua conta no Tiny, na tela de configuração da integração, no campo Chave de API cole/insira a sua chave de API.

1

Para utilizar a API de cotação de fretes do Carrefour, é necessário que acesse Menu → Início → Extensões do Tiny e instale em sua conta a extensão Token API.

2

Com a extensão Token API instalada na sua conta, o próximo passo será acessar Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações e clique sobre a integração com o Carrefour.

3

Na tela de configuração, clique em Gerar link para utilizar a API de fretes. Será exibido na tela o link gerado, é necessário que Copie e Envie esse link para equipe de Setup do Carrefour.

Configurações Carrefour

Observação:

A cotação do frete é realizada com base nas informações dos produtos cadastrados no Tiny (Dimensões da embalagem, peso bruto e estoque). Portanto, é de extrema importância que esses dados estejam cadastrados corretamente.

No Tiny, você poderá utilizar o serviço de cotação de fretes através da Frenet, Melhor Envio e Correios.

1

Ao importar os pedidos do e-commerce em Pedidos de Venda quando o pedido for importado com algum incidente, o mesmo será identificado com o marcador Revisar.

Configurações Carrefour

2

Para verificar a ocorrência, Clique sobre o pedido e acesse Mais ações → Ocorrências. Verifique a mensagem apresentada e realize a correção do pedido no painel do Carrefour.

Receber pedidos
Receber produtos
Enviar produtos
Receber clientesAo importar um pedido o cliente é automaticamente importado no Tiny
Enviar estoque
Enviar preços
Sincronizar situação
OMS
  • Sempre que um pedido é importado, o cliente automaticamente é cadastrado em Cadastros → Clientes e fornecedores.
  • Após importar um pedido, é possível realizar o cadastro do produto no Tiny, através do lançamento de estoque, disponível no menu de contexto, localizado ao lado do pedido ou da nota → Lançar estoque.

Informações adicionais

CategoriaComissão
Auto e Ferramentas13%
Casa e Decoração14%
Eletrodomésticos12%
Eletroportáteis13%
CD e DVD10%
Instrumentos Musicais14%
Livros10%
Papelaria10%
Estilo e Beleza14%
Infantil13%
Tecnologia12%
Pet13%
Saúde e Bem Estar13%
*Observação: Comissões atualizadas em Agosto de 2019. Procure o marketplace para obter a tabela vigente.

Apoio ao seller

Acesse apoio ao seller e conheça os canais de atendimento do Carrefour Marketplace para suporte e dicas.

Dicas adicionais

Para ter acesso aos conteúdos adicionais do Carrefour Marketplace, acesse dicas adicionais e confira os treinamentos disponinilizados pela equipe do Carrefour Marketplace.

Adicione seu e-mail e teste o Tiny 30 dias gratuitamente

Este site usa cookies para gerar estatísticas e para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você declara que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.