Integração Tiny com a Amazon

A integração com a Amazon possibilita o recebimento de pedidos de forma automática, envio de estoque, sincronização das situações dos pedidos e recepção dos produtos presentes na Amazon.

Fluxo

Pré-requisitos

Veja abaixo o que é necessário para começar a vender na Amazon

  • Emitir nota fiscal eletrônica (e-NF) de todos os produtos vendidos.
  • Definir a categoria de venda.
  • CPF ou CNPJ válido.
  • Conta bancária e cartão de crédito (Visa, MasterCard, Diner ou Elo) ativos.

Mais informações para iniciar suas vendas na Amazon, acesse Como começar a vender

Passo a passo

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Acesse as configurações de e-commerce do Tiny em Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações.

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Para incluir o seu e-commerce, clique em Incluir integração.

Cada situação indica:

  • Ativa: Representa que a configuração da integração foi realizada com sucesso e a mesma encontra-se pronta para uso.
  • Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny, a mesma não será utilizada ou mostrada para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
  • Não configurada: Esta situação indica que a configuração ainda não foi realizada.
  • Não instalada: Representa que ainda não houve a comunicação com o e-commerce para ativar a integração.

Observação:

Somente as integrações com a situação "Ativa" serão exibidas para uso nas sincronizações, importações e demais ações no Tiny.
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Na aba Integração selecione Amazon no campo Integração.

Abaixo, no campo Nome informe o nome da sua loja.

Na seção Autenticação, os campos Seller ID e MWS Auth Token devem ser obtidos através do painel administrativo da Amazon.

Saiba com obter os dados de autenticação na Amazon.

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Em Configurações, defina os seguintes campos abaixo:

Atualizar estoque na loja virtual a partir do Tiny Selecione a opção Enviar saldo físico sempre que houver alguma movimentação de estoque de um produto no Tiny, o saldo em estoque desse produto será automaticamente atualizado na loja virtual.
Depósito a ser considerado na integração escolha qual será o depósito padrão para as ações: Importar pedido, Importar produtos e Enviar estoque.

Observação:

O campo Depósito a ser considerado na integração será exibido nas contas que possuem a extensão Depósitos de estoque instalada.
Regra de utilização de preços para o e-commerceDefina se os preços para importação e envio de produtos considerarão a Lista de preços configurada e selecionada no campo abaixo Lista de preços utilizada nos produtos ou se os preços respeitarão os valor informados nos Anúncios dos produtos. Independente da regra selecionada, no momento de enviar o produto ao e-commerce poderá selecionar se deseja enviar o preço do Produto ou a opção configurada.
Lista de preços utilizada nos produtos Selecione a lista de preços que será utilizada na importação de pedidos do e-commerce. Saiba como configurar Listas de preços.
Ao importar produtosDefina se na importação dos produtos as imagens serão consideradas como Anexos ou será importada somente as URLs das imagens. Através das opções: Importar imagens como anexos ou Apenas importar a URL externa das imagens.
Importar forma de recebimento nos pedidosSelecione com Sim para receber a forma de recebimento na importação dos pedidos. A configuração das formas de recebimento devem ser realizadas na aba Formas de recebimento.
Importar valor do frete nos pedidos Selecione a opção Sim se desejar importar o valor do frete na importação dos pedidos.
Formatar nome dos contatos no recebimento dos pedidosAo marcar como Sim, o nome do cliente na importação dos pedidos será formatado com as iniciais maiúsculas em seu Nome e Sobrenome.
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Na aba, Dados Fiscais, no campo Natureza de operação para venda desta integração selecione uma Natureza de venda padrão para essa plataforma. A natureza selecionada será atribuída na Importação dos pedidos no Tiny e no momento em que gerar a Nota Fiscal através do pedido importado.

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Todas as situações dos pedidos no e-commerce podem ser mapeadas para as situações de pedidos no Tiny.

Ao clicar em Adicionar situações padrão, são adicionadas as situações presentes no e-commerce e as mesmas serão listadas na coluna Código da situação no E-commerce. Abaixo, em Sequência das situações no Tiny é apresentado um fluxo de situações dos pedidos. No campo Permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações ao marcar a opção Sim será possível alterar as situações dos pedidos para anteriores da situação atual, por exemplo, um pedido Enviado voltar para a situação Preparando Envio.

Em Situação no Tiny, selecione a situação correspondente no Tiny. Existe também, a possibilidade de adicionar novas situações ao acessar Adicionar mapeamento de situação.

Observação:

Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada. Caso não seja realizada a configuração o pedido será importado e atribuído a situação Em aberto.
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Na aba Formas de Recebimento, pode-se relacionar as formas de pagamento dos seus pedidos da loja virtual com a forma de pagamento no Tiny. Esta configuração fará com que suas contas a receber sejam geradas corretamente no Tiny, com as mesmas informações da sua loja virtual.

No campo Código no e-commerce informe o código da forma de recebimento na plataforma e ao lado no campo Forma de recebimento selecione a opção correspondente. Em Meio de recebimento selecione o meio de recebimento.

Para incluir uma nova forma de recebimento, clique em Adicionar forma de recebimento.

Observações:

  • Para realizar o mapeamento de formas de recebimento, será necessário verificar com a Amazon quais códigos são retornados para cada caso e após, será possível realizar as configurações das formas de recebimento presentes na configuração de sua plataforma. Em caso de dúvidas, contate nosso suporte.
  • Caso não possua nenhuma forma de recebimento e deseje cadastrar, acesse a ajuda Formas de Recebimento
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Em Formas de frete pode ser realizado o mapeamento das formas de frete presentes no e-commerce, com as formas de envio cadastradas em sua conta no Tiny.

Clique em Obter formas do e-commerce para selecionar quais as formas de frete que deseja mapear.

Agora, selecione as formas de frete e clique em Adicionar.

A seguir, em Forma de envio selecione a forma de envio correspondente. Ao lado, no campo Forma Frete selecione a forma de frete do serviço.

Caso precise adicionar novas formas de frete, clique em Adicionar mapeamento de formas de frete.

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Ao final, não esqueça de Salvar as configurações.

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Os produtos cadastrados em sua conta na Amazon, podem ser recebidos no Tiny. Realize a recepção de produtos, acessando Menu → Cadastros → Produtos → Receber do e-commerce.

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A seguir, selecione o E-commerce para recepção dos seus produtos e clique em Avançar.

Os campos importados são:

  • Código (SKU)
  • Descrição
  • Peso bruto
  • Peso líquido
  • Preço de venda
  • Marca
  • Estoque atual
  • Imagens
  • Altura embalagem
  • Largura embalagem
  • Comprimento embalagem
  • Variações
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Primeiramente, escolha o que deseja receber entre as opções: Todos os anúncios ou Apenas anúncios novos.

Abaixo, defina as opções de atualizações dos dados dos produtos, podendo selecionar Atualizar dados do produto, Atualizar preço do produto, Atualizar o estoque, Atualizar imagens.

Além disso, ao selecionar a opção Preencher dados fiscais (NCM, Origem, Unidade) poderá preencher informações padrão para estes campos, que serão consideradas no recebimentos dos produtos.

Para concluir o processo de recebimentos dos produtos, clique em Importar.

Observação:

A opção Criar exceções na lista de preços vinculada ao e-commerce refere-se a lista de preço selecionada na configuração do e-commerce no Tiny. Ao marcar essa opção, os produtos que estão na lista de produtos com preços diferentes serão criados e atualizados.

Atenção!

Caso seus produtos não estejam sendo importados, verifique se o relatório de processamento de arquivos encontra-se no idioma em Inglês. Se estiver em outro idioma, os produtos não serão importados. Para alterar essa informação, no painel administrativo da Amazon, acesse em Configurações → Informações da conta → Idioma do relatório de processamento de arquivo → Alterar idioma e selecione English (US).
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Se durante a importação dos produtos ocorrer algum imprevisto e for necessário interromper a ação ou então ocorrer algum problema devido ao grande número de produtos a serem importados, é possível Interromper a recepção de produtos para continuar a importação num momento posterior.

Com a ação Interromper, é possível continuar a importação num outro momento, continuando do ponto em que parou. É possível retomar esta importação em até 7 dias corridos.

Os pedidos realizados na Amazon serão importados automaticamente em sua conta. O processo de atualização dos pedidos ocorre no intervalo de 10 minutos.

Seus pedidos da Amazon serão recebidos em Vendas → Pedidos de venda.

Para localizar somente os pedidos da Amazon, utilize o filtro E-commerce, selecione a sua loja Amazon e clique em Aplicar.

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Para enviar ofertas de produtos do Tiny para Amazon, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Marque o item que deseja enviar na lateral esquerda → Enviar para o e-commerce.

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A seguir, selecione a plataforma em que os produtos serão enviados. Também é possível selecionar as opções Atualizar estoque no e-commerce e Parar o envio em lote caso algum produto seja rejeitado.

Ao clicar em Avançar, serão listados os produtos a serem enviados.

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No momento que clicar em Enviar, o Tiny verificará quais dos produtos selecionados possuem o campo GTIN na Amazon igual ao cadastro de produto no Tiny. No caso do produto existir na Amazon, o Tiny fará o envio de estoque e preço para a Amazon, criando uma oferta para o produto.

Após o envio, as ofertas passam por um processamento. Para acompanhar a situação da oferta, acesse a aba e-commerce no cadastro dos produtos enviados.

Informações relacionadas

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Para se autenticar e conseguir usar os métodos da Amazon MWS, é necessário que o usuário tenha posse de algumas chaves de autenticação, segue o passo a passo para conseguir as chaves:

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Para obter a chave de acesso, chave secreta e id do desenvolvedor, acesse Painel do vendedor na Amazon → Configurações e clique em Permissões do Usuário.

Configuração Amazon

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A seguir, na seção Desenvolvedor e Aplicativos de Terceiros é necessário acessar a opção Gerencie sua página de aplicativos.

Configuração Amazon

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Agora, clique em Autorizar novo desenvolvedor.

Configuração Amazon

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O próximo passo é preencher o Nome do desenvolvedor e o ID do desenvolvedor, com as seguinte informações:

  • Nome do desenvolvedor: TinyERP
  • ID do desenvolvedor: 373472476536

Configuração Amazon

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Na próxima tela aceite os termos e clique em Próximo.

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É necessário guardar o Id do vendedor(SellerId) e o Token de autorização do MWS(AuthToken).

Configuração Amazon

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Atenção!

Para enviar o código de rastreamento para Amazon, é preciso informar no pedido ou nota fiscal o transportador, sendo ele Correios ou Transportadora. O campo será preenchido no Pedido de Venda ou na Nota Fiscal e por fim, gerar o agrupamento (PLP ou Coleta) no módulo de Expedição. Veja como gerar a Expedição.

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Acesse o módulo de Expedição, selecione a forma de envio Correios → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Enviar código de rastreio para o e-commerce.

Observação:

Ao enviar o código de rastreio, é Identificado o transportador, Tipo de serviço e a Data de envio.
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Após isso, ao acessar a expedição será adicionado um Marcador que identifica quando o código de rastreio já foi enviado para Amazon.

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Para realizar o envio do estoque dos produtos ao e-commerce em lote, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações e clique em Enviar estoque ao e-commerce.

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Caso queira enviar somente o estoque de um produto em específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar estoque ao e-commerce.

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Para realizar o envio dos preços dos produtos ao e-commerce em lote, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações → Enviar preços para o e-commerce.

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Agora no campo Plataforma você pode selecionar mais que uma plataforma para o envio dos preços. Na lista de plataformas que será exibida, selecione aquelas que deseja enviar os preços desses produtos.

Após definir para qual ou quais plataformas receberão o envio dos preços, clique em Enviar.

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Caso queira enviar somente o preço de um produto em específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar preços para o e-commerce.

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No campo Plataforma você pode selecionar mais que uma plataforma para o envio do preço. Na lista de plataformas que será exibida, selecione aquelas que deseja enviar o preço desse produto.

Após definir para qual ou quais plataformas receberão o envio do preço, clique em Enviar.

Receber pedidos
Receber produtos
Enviar produtos Criação de ofertas para produtos que possuem GTIN na Amazon
Receber clientesAo importar um pedido o cliente é automaticamente importado no Tiny
Enviar estoque
Enviar preços
Sincronizar situação
OMS
  • Para atualizar o estoque, é necessário na configuração da integração, no campo Atualizar estoque na loja virtual a partir do Tiny presente na aba Configurações, selecionar a opção Enviar saldo físico. Lembrando que, para haver esta atualização é necessário ou Mapear manualmente seus produtos, na aba E-commerce do cadastro do seu produto ou quando receber os pedidos, Lançar o estoque do mesmo.
  • Se precisar importar um pedido de forma individual, poderá realizar essa importação acessando em Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Mais ações e clique em Importar pedido do e-commece. Também, é possível realizar essa importação diretamente em Notas Fiscais, acessando em Menu → Vendas → Notas Fiscais → Mais ações e clique em Importar pedido do e-commece.
  • Sempre que um pedido é importado, o cliente automaticamente é cadastrado em Cadastros → Clientes e fornecedores.

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