Primeiros passos

Em apenas 5 dias você centraliza seus pedidos, notas fiscais, estoque e expedição no Tiny ERP.

Dia 01

Ao acessar o TinyERP, na seção Preços, escolha o plano desejado. Após isso, clique em Experimentar agora.

1

Para configurar sua loja virtual no Tiny, acesse a configuração de e-commerce em Vendas → Configurações → Aba E-commerce → Integrações.

2

Para incluir o seu e-commerce, clique em Incluir integração.

Cada Situação indica:

  • Ativa: Representa que a configuração da integração foi realizada com sucesso e a mesma encontra-se pronta para uso.
  • Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny. A mesma não será utilizada ou mostrada para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
  • Não configurada: Esta situação indica que a configuração ainda não foi realizada.
  • Não instalada: Representa que ainda não houve a comunicação com o e-commerce para ativar a integração.

Observação:

Somente as integrações com a situação Ativa serão exibidas para uso nas sincronizações, importações e demais ações no Tiny.
3

Agora, no campo Integração, selecione a plataforma da sua loja virtual.

Obtenha mais informações sobre cada integração com e-commerce em integrações

1

No módulo de Extensões, é possível pesquisar por funcionalidades que vão complementar o seu plano de cadastro no Tiny.

Acesse este módulo em Início → Extensões do Tiny.

2

Para facilitar a busca por extensões, utilize o campo de Pesquisa.

3

Ao localizar a Extensão que deseja Adicionar em sua conta, clique sobre a mesma.

A seguir, clique em Instalar. Após isso, Confirme a instalação.

Obtenha mais informações sobre este módulo em Extensões do Tiny

1

Através da importação de dados, é possível realizar a recepção de produtos, via planilha ou importação dos produtos do e-commerce em sua conta no Tiny.

Para realizar esse processo de importação via planilha, é necessário que faça o download do layout padrão, acessando Início → Ferramentas → Aba Importações → Produtos.

Agora, clique na opção Download do arquivo de layout. E assim, adicionar os dados conforme cabeçalho da planilha.

O download do arquivo, é disponibilizado em dois formatos: Excel (.xls) ou Texto (.csv). Após escolher o formato, clique em Download.

As instruções para importar a planilha de produtos em sua conta, estão disponíveis em Importar planilha de produtos


2

Para iniciar o processo de recepção dos produtos do e-commerce, acesse Cadastros → Produtos → e clique em Receber do e-commerce.

Saiba mais sobre a recepção dos produtos do e-commerce, acessando o tópico Recepção de produtos do e-commerce no Tiny na ajuda Integrações

Dia 02

1

A configuração da nota fiscal é o local que define o ambiente de envio das notas, como demais configurações dos campos da NF-e.

Para realizar essa configurações, acesse Vendas → Configurações → Seção Notas Fiscais → Configuração da Nota Fiscal Eletrônica (NFe).

2

A seguir, selecione o Ambiente e Layout de envio das notas fiscais.

Obtenha mais informações sobre notas fiscais em Notas Fiscais (NFe)

1

O Certificado Digital é um documento eletrônico que contém dados sobre a empresa, que o utiliza para comprovação mútua de autenticidade. Funciona como uma carteira de identidade eletrônica. Há três tipos de certificados: A1 (Arquivo) e A3 (Cartão ou Token).

Para configurar o seu certificado digital no Tiny, acesse Vendas → Configurações → Seção Notas Fiscais → Configuração do Certificado Digital.

2

A seguir, Selecione o tipo de certificado que deseja configurar.

As instruções para configurar os tipos de certificado digital, estão disponíveis em Certificado Digital

1

As naturezas de operação são utilizadas em operações fiscais e definem se a nota emitida recolhe ou não impostos.

Para configurar as naturezas de operação utilizas por sua empresa, acesse Vendas → Configurações → Seção Notas Fiscais → Naturezas de operação (Tributação).

2

A seguir, clique em Incluir natureza de operação.

3

Agora, será possível configurar a parte tributária da emissão das notas fiscais. Ressaltamos a importância de verificar os tributos configuráveis com sua equipe de Contabilidade.

Obtenha mais informações sobre o módulo de naturezas de operação em Natureza de operação

A emissão da sua primeira Nota Fiscal será realizada em Vendas → Notas Fiscais e clique em Incluir nota fiscal.

O detalhamento do preenchimento da Nota Fiscal, encontra-se disponível em Passos para emissão da Nota Fiscal Eletrônica

Dia 03

Para receber seus pedidos do e-commerce, é necessário acessar Vendas → Pedidos do e-commerce → Selecione sua loja virtual → Marque os pedidos → Receber pedidos.

1

A configuração do módulo de expedição facilita a operação de logística da sua empresa.

Realize as configurações acessando Vendas → Configurações → Seção Expedição e Logística e clique em Configurações da expedição.

2

A seguir, são exibidos os Campos referentes a configuração da expedição.

Obtenha mais informações sobre a configuração da expedição em Como configurar a expedição

1

Configure o serviço dos Correios em sua conta, acessando Vendas → Configurações → Seção Expedição e Logística e clique em Formas de Envio.

2

Agora, clique em Incluir forma de envio.

Obtenha mais informações sobre a configuração Sigep Web em Correios Sigep Web

1

A configuração das etiquetas possibilita criar modelos para as dimensões das mesmas, usar um modelo padrão para o conteúdo e também é possível criar uma etiqueta personalizada, ou seja, contendo campos conforme sua necessidade, dentro de uma gama de campos oferecidos.

Configure as etiquetas no Tiny, acessando Início → Configurações → Configurações das etiquetas.

2

Nas configurações das etiquetas, poderá configurar a impressão para Transportador e Correios.

Obtenha mais informações sobre a configuração das etiquetas Configurar Etiquetas

Dia 04

1

A parametrização das finanças, consiste em incluir uma conta bancária. Para configurar a conta bancária da sua empresa no Tiny, acesse Finanças → Configurações → Cadastro de Contas Bancárias.

2

Agora, clique em Incluir conta bancária.

3

A seguir, Selecione o banco que irá configurar a conta bancária.

Obtenha mais informações sobre contas bancárias em Contas Bancárias

1

Definir as formas de recebimento, é selecionar e configurar quais serão utilizadas pelas sua empresa. Para realizar a configuração acesse Finanças → Configurações → Formas de recebimento.

2

Agora, poderá escolher entre Incluir forma de recebimento, ou Editar as Formas já cadastradas em sua conta.

Obtenha mais informações sobre como incluir e editar formas de recebimento em Formas de recebimento

1

O fluxo de caixa consiste em um relatório para projeção das contas a pagar e a receber, de acordo com a categoria.

A configuração das categorias de receitas e despesas, são realizadas em Finanças → Configurações → Categorias de receita e despesa.

2

A seguir, para incluir novas categorias, clique em Incluir categoria. Ao lado em Grupos deve ser utilizado se deseja criar um grupo de categorias.

Abaixo, são listadas as Categorias já cadastradas em sua conta.

Obtenha mais informações sobre como incluir categorias de receita e despesa em Adicionar categorias de receitas e despesas.

Dia 05

A importação de notas via XML facilita o processo de quem recebe a mercadoria, visto que não é necessário o preenchimento manual das informações no Tiny.

Para importar o XML dos fornecedores, acesse Suprimentos → Notas de entrada e clique em Importar XML da NFe.

Ressaltamos que esta função está disponível apenas para empresas que possuem certificado digital A1 configurado no Tiny.

Obtenha mais informações sobre a importação de XML em Importar XML em Notas Fiscais de Entrada

1

A atualização dos preços dos produtos dentro do Tiny pode ser realizada através do relatório de Preço dos Produtos.

Este relatório encontra-se em Cadastros → Relatórios → Relatórios de Preço de Produtos.

2

A seguir, utilize as opções de Filtros pra refinar o relatório. Após isso, clique em Gerar.

Obtenha mais informações sobre a atualização de preços dos produto em Reajustar preço dos produtos

1

O Tiny dispõe do relatório de Necessidades de compra que lhe auxilia na identificação dos produtos que estão chegando em seu limite de estoque e necessitam se comprados.

Para ter acesso ao relatório, acesse Suprimentos → Necessidades de Compra.

2

A seguir, utilize as opções de Filtros pra refinar o relatório. Após isso, clique em Gerar.

Obtenha mais informações sobre relatório de "Necessidades de compra" em Relatório de Necessidades de Compra.

Adicione seu e-mail e teste o Tiny 30 dias gratuitamente