Frete Rápido

A Frete Rápido é um HUB de transporte digital que fornece a função Gateway logístico para o serviço de cotação de fretes com os Correios e outras transportadoras. Além disso, possibilita a geração de etiquetas e códigos de rastreio, auditoria de fatura e BI.

Pré-requisitos

  • Estar inscrito no Plano Básico, Essencial ou Grande
  • Ter as extensões Frete Rápido e Cotação de fretes instaladas

Fluxo de integração

Fluxo

Passo a passo

1

Inicie adicionando a extensão Frete Rápido em sua conta. Para isso acesse Menu → Início → Extensões do Tiny.

2

Na seção Vendas, adicione a extensão Frete Rápido.

3

Agora, clique em Instalar e Confirme a instalação da extensão.

1

Adicione agora a extensão Cotação de fretes em sua conta. Para isso acesse Menu → Início → Extensões do Tiny.

2

Na seção Vendas, adicione a extensão Cotação de fretes.

3

Agora, clique em Instalar e Confirme a instalação da extensão.

1

Para iniciar a configuração, acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Seção Expedição e Logística → Gateways Logísticos.

2

Agora, clique em Incluir gateway logístico.

3

A seguir, no campo Tipo selecione a opção Frete Rápido. Ao lado, no campo Descrição preencha a descrição do gateway que será exibida no Tiny.

4

Na seção Configurações de autenticação é necessário que insira token de integração da Frete Rápido. Após isso, clique em Testar configuração.

Observação:

Lembramos que o token da Frete Rápido é vinculado ao CNPJ da empresa, este CNPJ deve ser o mesmo utilizado em sua conta no Tiny.
5

Abaixo, na seção Configurações adicionais você pode definir as seguintes configurações:

Tipo de volume padrãoSelecione o tipo de volume Padrão para o envio das mercadorias.
Modelo da etiqueta para impressãoSelecione qual o modelo de etiqueta que será utilizado para impressões, entre as opções: Correios 2 por A4 ou Frete Rápido 9 por A4, Térmica (Correios e Frete Rápido: 10cm x 14cm), Correios e Frete Rápido: 4 por A4 ou Correios e Frete Rápido: 6 por A4.
Consolidar volumesAo selecionar a opção Sim, os volumes serão agrupados para otimizar as dimensões das embalagens.
Sobrepor volume sobre outroDefina entre as opções Sim ou Não para sobrepor volume sobre outro. Essa configuração irá influenciar nos preços dos fretes.
Tombar volumeDefina entre as opções Sim ou Não para tombar o volume. Essa configuração irá influenciar nos preços dos fretes.
Dimensões para cotaçãoDefina se a cotação de fretes será realizada pelas Dimensões informadas na tela de cotação ou pelas Dimensões dos produtos.
6

Agora, Selecione as formas de frete que utilizará nesta integração. Para remover um serviço que não deseja utilizar, clique no botão .

Em seguida, escolha as formas de envio desejadas e clique em Salvar. Com a integração concluída, será cadastrada em sua conta uma forma de envio para cada serviço selecionado.

Observação:

Para visualizar as formas de envio cadastradas, acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Seção Expedição e Logística → Formas de envio.
7

Pronto! Agora com as configurações realizadas é só Salvar e começar a trabalhar com a Frete Rápido em sua conta no Tiny.

1

Para incluir a venda no Tiny, acesse Menu → Vendas → Pedidos de venda e clique em Incluir pedido.

2

A seguir, preencha os Dados do pedido e Adicione os itens dessa venda.

3

Com os dados da venda preenchidos, clique em Salvar.

Observação:

Lembramos que, para utilizar a cotação de fretes é necessário ter configurado as formas de envio em sua conta.
1

Para realizar a cotação de fretes nos pedidos de venda, selecione as vendas e clique em Cotar fretes.

2

A seguir, são listados os pedidos selecionados e os dados de embalagem dos produtos. São carregadas as informações do cadastro do produto na seção Dimensões e peso.

Caso os produtos não possuam os campos citados acima preenchidos, você deve preencher manualmente os dados de embalagem, altura e peso para poder realizar a cotação. Após isso, clique em Calcular.

Observação:

O valor que será atribuído ao campo Valor declarado precisa ser configurado em Menu → Configurações → Aba Vendas → Expedição e Logística → Configurações da Expedição. Mais informações sobre a configuração do valor declarado, acesse a ajuda Como configurar a expedição.
3

Agora, para cada venda são listadas as Formas de envio e as Formas de frete com seus devidos Preços e Prazos. Selecione as formas que melhor se adaptam ao envio dos seus pedidos.

Outra opção é clicar em Marcar as formas de envio mais baratas, assim são selecionadas as opções de envio com o menor preço. Se o campo Atualizar o valor de frete pago pelo cliente estiver marcado, será atribuído o valor cotado no campo Frete pago pelo cliente, dentro do Pedido de venda.

Após concluir o processo de cotação de fretes, clique em Salvar.

Observação:

Lembramos que, para utilizar a cotação de fretes é necessário ter configurado as formas de envio em sua conta.
1

Para realizar a cotação de fretes nas notas fiscais, selecione as notas e clique em Cotar fretes.

2

A seguir, são listadas as notas selecionadas e os dados de embalagem dos produtos. São carregadas as informações do cadastro do produto na seção Dimensões e peso.

Caso os produtos não possuam os campos citados acima preenchidos, você deve preencher manualmente os dados de embalagem, altura e peso para poder realizar a cotação. Após isso, clique em Calcular.

Observação:

O valor que será atribuído ao campo Valor declarado precisa ser configurado em Menu → Configurações → Aba Vendas → Expedição e Logística → Configurações da Expedição. Mais informações sobre a configuração do valor declarado, acesse a ajuda Como configurar a expedição.
3

Agora, para cada nota fiscal são listadas as Formas de envio e as Formas de frete com seus devidos Preços e Prazos. Selecione as formas que melhor se adaptam ao envio.

Outra opção é clicar em Marcar as formas de envio mais baratas, assim são selecionadas as opções de envio com o menor preço. Se o campo Atualizar o valor de frete pago pelo cliente estiver marcado, será atribuído o valor cotado no campo Frete pago pelo cliente, dentro do Nota Fiscal.

Após concluir o processo de cotação de fretes, clique em Salvar.

Observação:

Lembramos que, para utilizar a cotação de fretes é necessário ter configurado as formas de envio em sua conta.
1

Para realizar a cotação de fretes nas propostas comerciais, selecione as propostas e clique em Cotar fretes.

2

A seguir, são listados as propostas selecionadas e os dados de embalagem dos produtos. São carregadas as informações do cadastro do produto na seção Dimensões e peso.

Caso os produtos não possuam os campos citados acima preenchidos, você deve preencher manualmente os dados de embalagem, altura e peso para poder realizar a cotação. Após isso, clique em Calcular.

Observação:

O valor que será atribuído ao campo Valor declarado precisa ser configurado em Menu → Configurações → Aba Vendas → Expedição e Logística → Configurações da Expedição. Mais informações sobre a configuração do valor declarado, acesse a ajuda Como configurar a expedição.
3

Agora, para cada proposta são listadas as Formas de envio e as Formas de frete com seus devidos Preços e Prazos. Selecione as formas que melhor se adaptam ao envio.

Outra opção é clicar em Marcar as formas de envio mais baratas, assim são selecionadas as opções de envio com o menor preço.

Após concluir o processo de cotação de fretes, clique em Salvar.

1

Primeiramente, no módulo de Pedidos de venda é necessário Selecionar as vendas que deseja enviar para expedição e acessar o menu Mais ações e clicar em Enviar para expedição.

2

Agora, para incluir uma expedição acesse Menu → Vendas → Expedição → Incluir expedição.

3

A seguir, adicione os objetos na expedição. Selecione a forma de envio → Marque os objetos e clique em Salvar.

Observação:

Algumas transportadoras solicitam a informação do valor declarado para os agrupamentos que serão enviados. Para fazer isso, acesse o objeto presente na expedição e clique em Editar, no campo Possui valor declarado selecione a opção Sim. Feito isso, será possível definir o valor no campo Valor declarado.
1

Os pedidos são enviados para Frete Rápido quando a expedição é concluída. Para isso, clique em Concluir expedição.

Observação:

Somente é possível enviar pedidos com mais de um volume caso os mesmos possuam as mesmas dimensões.
2

Com os pedidos recebidos com sucesso na Frete Rápido, a situação da expedição é alterada para Concluída e os dados de rastreamento (código e url) são salvos no objeto.

Para imprimir todas as etiquetas da logística presentes na expedição, clique em Imprimir etiquetas do gateway logístico.

Se precisar imprimir a etiqueta de forma individual, acesse o Menu de contexto ao lado do número de identificação do objeto e clique na opção Imprimir etiquetas do gateway logístico.

A impressão das etiquetas dos pedidos será realizada, mesmo que não haja vínculo com alguma nota fiscal autorizada no SEFAZ.

3

O objeto enviado a Frete Rápido é Identificado com um marcador.

1

O código de rastreio pode ser consultado através das vendas, acessando acesse Menu → Vendas → Pedidos de venda → Localize a venda.

2

Agora, clique sobre o Código de rastreio associado a venda. Assim, será direcionado para o link de rastreamento no Frete Rápido.

3

A seguir, são exibidos os Dados de rastreamento do pedido.

Informações relacionadas

Abaixo, será mostrado o passo a passo para obter o link para webhook e como adicionar em sua conta na Frete Rápido:

1

Em sua conta no Tiny, acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Seção Expedição e Logística → Gateways Logísticos.

2

Na listagem apresentada, encontre o gateway logístico Frete Rápido que já configurou em sua conta e acesse o Menu de contexto do gateway e clique em Obter o link para webhook

3

Agora, será aberto um pop-up com o link a ser copiado. Para isso, clique no botão .

4

Com o link copiado, acesse o painel administrativo de sua conta na Frete Rápido. No menu lateral, clique em Configurações e no campo Webhook, você deve Colar o link gerado no Tiny.

5

Clique em Salvar.

Ao obter o link para webhook de rastreio e adicioná-lo em seu painel adminstrativo na Frete Rápido, sempre que os pedidos estiverem com a situação Entregue na Frete Rápido, no Tiny os pedidos também serão marcados como Entregue.

Adicione seu e-mail e teste o Tiny 30 dias gratuitamente

Este site usa cookies para gerar estatísticas e para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você declara que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.