Frenet

A Frenet é um gateway logístico que integra seu e-commerce com as melhores transportadoras através de um serviço de alta disponibilidade, facilitando a escolha do transportador através da cotação de fretes.

Fluxo

Observação:

Após realizar a cotação de frete é necessário incluir uma expedição de envio ao transportador.

Pré-requisitos

  • Estar inscrito no Plano Básico, Essencial ou Grande
  • Ter as extensões Frenet e Cotação de Fretes instaladas

Passo a passo

1

Inicie adicionando a extensão Frenet em sua conta. Para isso, acesse Menu → Início → Extensões do Tiny.

2

Na seção Vendas, adicione a extensão Frenet.

3

Agora, clique em Instalar e Confirme a instalação da extensão.

1

Adicione a extensão Cotação de Fretes em sua conta. Para isso, acesse Menu → Início → Extensões do Tiny.

2

Na seção Vendas, adicione a extensão Cotação de Fretes.

3

Agora, clique em Instalar e Confirme a instalação da extensão.

1

Para iniciar a configuração, acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Seção Expedição e Logística → Gateways Logísticos.

2

Agora, clique em Incluir gateway logístico.

3

A seguir, no campo Tipo selecione a opção Frenet. Ao lado, no campo Descrição preencha a descrição do gateway que será exibida no Tiny.

Atenção!

A integração com este gateway logístico está em fase de testes. Desta forma, recomendamos que realize alguns testes, verificando se os objetos são postados normalmente.
4

Na seção Configurações de autenticação é necessário informar o Token de integração presente no painel administrativo da Frenet. Saiba como localizar o seu Token.

Após informar o Token, clique em Efetuar login.

5

Agora, na seção Criar formas de frete são listadas as formas de envio vinculadas ao seu contrato com a Frenet.

No campo Forma de envio no Tiny há duas possibilidades: Criar uma nova forma de envio vinculada a Frenet ou Vincular essa forma de envio com alguma já cadastrada em sua conta no Tiny.

O mesmo ocorre no campo Forma de frete no Tiny possibilitando Criar uma nova forma de frete ou Vincular a um serviço já cadastrado no Tiny.

6

Caso precise remover alguma forma de frete que não seja utilizar, clique no botão .

7

Após configurar as formas de frete, clique em Salvar.

1

É possível obter os prazos e preços para todas as formas de frete previamente cadastradas, assim verificando a Disponibilidade das modalidades de frete para o CEP de destino dos pedidos.

Para realizar a cotação de fretes em pedidos de venda, Selecione as vendas e clique em Cotar fretes.

Observação:

A cotação de fretes não poderá ser realizada nas vendas que já possuem uma nota fiscal gerada.
2

A seguir, são listados os pedidos selecionados e os dados de embalagem dos produtos. Os dados da embalagem são carregados conforme os preenchidos no cadastro do produto, na seção Dimensões e peso.

Caso os produtos não possuam os campos citados acima preenchidos, selecione o Tipo de embalagem para cada venda. Após isso, clique em Calcular.

3

Agora, para cada venda são listadas as Formas de envio e as Formas de frete com seus devidos Preços e Prazos. Ao clicar em Marcar as formas de envio mais baratas, são selecionas as formas mais baratas para cada venda.

Ao clicar em Salvar, será atribuído a cada venda a forma de envio selecionada.

1

É possível obter os prazos e preços para todas as formas de frete previamente cadastradas, assim verificando a Disponibilidade das modalidades de frete para o CEP de destino dos pedidos.

Para realizar a cotação de fretes nas propostas comerciais, Selecione as vendas e clique em Cotar fretes.

2

A seguir, são listadas as propostas comerciais selecionadas e os dados de embalagem dos produtos. Os dados da embalagem são carregados conforme os preenchidos no cadastro do produto, na seção Dimensões e peso.

Caso os produtos não possuam os campos citados acima preenchidos, selecione o Tipo de embalagem para cada proposta. Após isso, clique em Calcular.

3

Agora, para cada proposta são listadas as Formas de envio e as Formas de frete com seus devidos Preços e Prazos. Ao clicar em Marcar as formas de envio mais baratas, são selecionas as formas mais baratas para cada proposta.

Ao clicar em Salvar, será atribuído a cada proposta comercial a forma de envio selecionada.

Informações relacionadas

A criação de novas formas de envio e frete no Tiny, especificadamente para a Frenet, são indicadas caso prefira comparar as cotações feitas com as integrações de transportadoras, diretamente do Tiny, com as cotações que você fará com a Frenet, ou seja, ainda terás as formas de envio integradas pelo Tiny e outras específicas para a Frenet. É importante salientar que o cadastro destas formas de envio servirão apenas para cotações, a geração de PLP e etiquetas deverão ser feitas pela integração nativa do Tiny, mudando manualmente nas vendas.

Indicamos que você faça apenas o vínculo das formas de envio cadastradas no Tiny com aquelas da Frenet quando elas forem iguais, ou seja, você utilizará apenas o serviço da Frenet para cotações.

1

Após ter vinculado uma forma de envio a Frenet, caso queira remover o vínculo de um serviço de frete, acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Seção Expedição e Logística → Formas de envio.

2

Clique sobre a forma de envio.

3

Agora, na seção Configurações das formas de frete, clique sobre o Serviço que deseja remover o vínculo.

4

Localize o campo Código externo e Remova o código presente no campo. Após isso, clique em Salvar.

1

Acesse o painel administrativo da sua conta na Frenet.

2

Agora em sua conta, acesse o menu no canto direito superior e clique em Dados Cadastrais.

Token

3

Na lista de dados apresentados, localize o campo Token e Copie o código presente para informar na configuração da integração no Tiny.

Token

Adicione seu e-mail e teste o Tiny 30 dias gratuitamente

Este site usa cookies para gerar estatísticas e para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você declara que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.