Forma de Envio Total Express

Passo a passo

1

Configure a forma de envio Total Express em sua conta, acessando em Menu → Configurações → Aba Vendas → Seção Expedição e Logística → Formas de envio.

2

Agora, clique em Incluir forma de envio.

3

A seguir, no campo Tipo Logística selecione a opção Total Express. Ao lado, informe a descrição da forma de envio no campo Descrição da forma de envio.

No campo Situação é necessário que selecione a opção Habilitada, assim a forma de envio estará disponível para uso em sua conta.

4

Em Configurações de autenticação, é necessário preencher os seguintes campos: Usuário, Senha e Código da empresa (reid).

Ambos os campos precisam ser solicitados com a equipe da Total Express.

Após informar os dados de autenticação, clique em Testar credenciais.

5

Na seção Configurações adicionais, informe o nome do transportador no campo Transportador e ao lado, em Serviço utilizado para cotação selecione o serviço para cotação de fretes.

No campo Utiliza declaração de conteúdo, ao marcar como Sim, é necessário ativar na Total Express a possibilidade de envio sem nota fiscal vinculada. Desta forma, o despacho poderá ser realizado apenas com a declaração de conteúdo.

Quando o parâmetro estiver ativado, se uma venda possuir nota fiscal vinculada, a mesma será priorizada para o despacho com a transportadora.

Observação:

Para habilitar o campo Código de barras da etiqueta, você deve habilitar a impressão do mesmo nas configurações de etiqueta de transportadora. Acessando em Menu → Configurações → Aba Geral → Configurações das etiquetas → Aba transportadora e então defina no campo Código de barras como Conforme forma de envio, dessa forma será habilitado a forma de impressão do código de barras para a etiqueta da Total Express.
6

Em Configurações das formas de frete, é necessário que acesse em Buscar formas de frete.

Agora, selecione os serviços da Total Express que irá utilizar. Após isso, clique em Adicionar.

Para realizar a cotação de fretes conforme a forma de envio da Total Express, siga os passos abaixo:

1

É possível obter os prazos e preços para todas as formas de frete previamente cadastradas, assim verificando a Disponibilidade das modalidades de frete para o CEP de destino dos pedidos.

A cotação de frete é realizada através dos pedidos de venda. Para isso, Selecione as vendas e clique em Cotar fretes.

2

A seguir, são listados os pedidos selecionados e os dados de embalagem dos produtos. Os dados da embalagem são carregados conforme os preenchidos no cadastro do produto, na seção Dimensões e peso.

Caso os produtos não possuam os campos citados acima preenchidos, selecione o Tipo de embalagem para cada venda. Após isso, clique em Calcular.

3

Agora, para cada venda são listadas as Formas de envio e as Formas de frete com seus devidos Preços e Prazos. Ao clicar em Marcar as formas de envio mais baratas, são selecionadas as formas mais baratas para cada venda.

Ao clicar em Salvar, será atribuído a cada venda a forma de envio selecionada.

Observação:

Caso o número de volumes seja igual a 0, então, a quantidade padrão definida nas Configurações dos pedidos de venda (Menu → Vendas → Configurações) será utilizada para cotação.
1

Agora, acesse Menu → Vendas → Expedição → Incluir expedição. Escolha a forma de envio Total Express.

2

Abaixo, na seção Pedidos da expedição, selecione a opção Pedidos disponíveis para listar os pedidos que ainda não estão vinculados a nenhuma expedição ou opte por buscar os Pedidos específicos através do seu número ou chave de acesso vinculada.

3

Se as suas vendas não possuírem forma de frete definida, basta definir neste momento. Para isso, Selecione-as → Clique em Ações e clique em Definir forma de frete.

4

Selecione a forma de frete desejada e confirme clicando em Definir forma de frete.

Atenção!

Caso desejar modificar o transportador das venda já definidas, basta marcar a opção Aplicar esta forma de frete à todas as encomendas e isso fará com que todas as vendas selecionadas recebam a mesma forma de frete.
5

Agora, é necessário salvar a expedição com os objetos que estão selecionados. Para isso, clique em Salvar.

6

Pronto, sua expedição está gerada! No cabeçalho é exibida a Forma de envio e o número sequencial da Expedição.

Na área de Objetos da expedição, são relacionados os itens que serão despachados através deste agrupamento. A quantidade de Pedidos e Notas, Peso e Objetos da expedição.

Se precisar editar informações destes objetos, basta clicar sobre o objeto desejado e após, no botão Editar.

1

Os pedidos são enviados à Total Express quando a expedição é Concluída. Para isso, clique em Concluir expedição.

Observação:

É necessário que o objeto na expedição possua uma Nota Fiscal Autorizada no SEFAZ ou que o parâmetro para envio através de declaração de conteúdo esteja ativado. Saiba mais através da configuração Configurar a forma de envio Total Express.
2

Com o pedido recebido com sucesso na Total Express, a situação da expedição é alterada para Concluída e a URL de rastreamento é salva no objeto.

Observação:

Caso um dos objetos presentes na expedição apresente Erro ao ser enviado à Total Express, a situação da expedição permanecerá como Pendente. Se isso ocorrer, Corrija o erro apresentado e realize o Envio novamente.
3

O objeto enviado a Total Express é identificado com o seu marcador.

Para realizar a impressão da ordem de coleta no módulo de expedição, acesse Menu → Vendas → Expedição → Selecione a forma de envio Total Express. Agora, Localize a expedição que deseja imprimir a coleta, acesse no Menu de contexto e clique em Imprimir coleta.

Imprimir etiquetas por agrupamento

Ao concluir a expedição com as vendas que possuem a forma de envio Total Express, no momento que clicar em Imprimir etiquetas de transportadora, as etiquetas dos objetos presentes na logística serão geradas no Tiny.

Caso você já utilize a nova parametrização de etiquetas para transportadoras, será necessário vincular esse modelo como padrão a partir da configuração da Total no Tiny. Desta forma, o código AWB da Total Express será inserido na etiqueta gerada.

Para verificar o padrão que você está utilizando em sua conta, acesse Vendas → Configurações → Formas de envio e edite a configuração da Total. No campo Modelo da etiqueta para impressão, selecione o novo modelo de etiquetas. Se você ainda não tiver feito esse processo, verifique como poderá cadastrar através de nossa ajuda Como utilizar o novo layout de etiquetas para transportadora.

Observação:

O código AWB somente será impresso caso a etiqueta configurada como padrão na configuração da Total Express no Tiny possua, no mínimo, uma variável com a exibição do código de rastreio. Também, o mesmo funcionamento ocorre caso você utilize a impressão de código de barras e a informação seja gerada com base no código de rastreio.
1

Para consultar a situação de entrega dos pedidos despachados pela Total Express, acesse Menu → Vendas → Expedição.

2

Clique em Mais ações → Importar situação de pedidos entregues.

3

Ao concluir a consulta, os pedidos que foram entregues pela Total Express terão a sua situação alterada no Tiny.

Observação:

A consulta só poderá ser realizada de 5 em 5 minutos.

Adicione seu e-mail e teste o Tiny 30 dias gratuitamente

Este site usa cookies para gerar estatísticas e para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você declara que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.