Formas de Recebimento

As formas de recebimento são os métodos como os seus clientes farão os pagamentos das contas emitidas por você, ou seja, através de cartão de crédito, crédito na sua conta corrente, boletos, crediário, etc.

Passo a passo

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Primeiramente, acesse Menu → Configurações → Aba Finanças → Formas de Recebimento.

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A seguir, são exibidas as opções das formas de recebimento já Cadastradas por padrão em sua conta.

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Se desejar desabilitar as formas de recebimento que não utiliza, basta clicar sobre a forma e no campo Situação, selecionar a opção Desabilitada, ao final, clique em Salvar.

Após salvar as alterações, pode-se observar que a forma de recebimento estará com o marcador na cor cinza, indicando que a forma de recebimento está Desabilitada e, não será exibida para seleção nas vendas ou nas contas a receber.

Observação:

As formas de recebimento que se encontram com o marcador na cor verde estão habilitadas para uso. Sendo assim, serão exibidas como opções de recebimento em sua vendas ou contas que você cadastrar.
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Além de desabilitar, é possível definir as formas de recebimento que mais utiliza como preferenciais. Para isso, clique em Preferências.

Na tela a seguir, Selecione os meios de recebimento preferenciais e salve as configurações em Salvar.

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Se o desejo é incluir novas formas de recebimento, basta clicar em Incluir forma de recebimento.

Próximo passo, defina o Nome da forma de recebimento e a sua Situação.

Na seção Destino dos valores recebidos através desta forma de recebimento, deve ser configurado qual o destino das contas geradas através desta forma de recebimento. Ou seja, a sua nova forma de recebimento poderá ser direcionada ao Contas a receber ou Conta financeira.

Ao exibir as Configurações adicionais, será possível configurar a Tarifação e Antecipação dos recebíveis.

Ao final, salve a forma de recebimento em Salvar.

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As formas de recebimento podem ser configuradas de acordo com sua necessidade. Para isso, Clique sobre a forma de pagamento que desejar editar.

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Dinheiro

Para esta forma de recebimento, é preciso configurar o destino desta conta, ou seja, quando escolhido "Dinheiro" nas vendas, as contas serão geradas em contas a receber ou diretamente numa conta financeira. A escolha é efetuada no campo Destinos dos valores.

As instruções de como cadastrar uma conta financeira estão em Como incluir contas financeiras.

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Cartão de crédito

Na forma de recebimento Cartão de crédito, deve-se relacionar os gateways que serão responsáveis pelas operações.

Para relacionar os gateways cadastrados à sua forma de recebimento, basta Selecionar os gateways correspondentes. Se você ainda não possui gateways cadastrados, acesse a opção Adicionar gateway e cadastre-os.

As instruções de como configurar seu gateway estão em Configure seu gateway.

Para editar gateways já cadastrados clique no botão Editar.

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Cartão de débito

Na forma de recebimento Cartão de débito, deve-se relacionar os gateways que serão responsáveis pelas operações.

Para relacionar os gateways cadastrados à sua forma de recebimento, basta Selecionar os gateways correspondentes. Se você ainda não possui gateways cadastrados, acesse a opção Adicionar gateway e Cadastre-os.

As instruções de como configurar seu gateway estão em Configure seu gateway.

Para editar gateways já cadastrados clique no botão Editar.

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Boleto

Na forma de recebimento Boleto, é possível relacionar gateways e contas bancárias que serão responsáveis pelas operações.

Para relacionar os gateways e/ou as contas bancárias à sua forma de recebimento, basta Selecionar marcando a caixinha correspondente. Se você ainda não possui conta bancária cadastrada, acesse a opção Adicionar conta bancária e Cadastre-o e se você ainda não possui um gateway e deseja cadastrá-lo, acesse a opção Adicionar gateway.

Para editar gateways ou contas bancárias já cadastradas, clique no botão Editar.

As instruções de como configurar seu gateway estão em Configure seu gateway.

As instruções de como cadastrar as contas bancárias estão em Como incluir contas bancárias.

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Cheque

A forma de recebimento Cheque pode ser destinada diretamente ao caixa ou ao contas a receber, a escolha do destino deve ser feita no campo Destino dos valores. Também, é preciso informar a conta padrão para o movimento ocorrer. Ou seja, escolher a conta financeira que vai receber o crédito proveniente de um cheque de clientes, esta escolha é feita no campo Conta financeira.

As instruções de como cadastrar uma conta financeira estão em Como incluir uma conta financeira.

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Depósito

Na forma de recebimento Depósito, deve-se relacionar as contas bancárias que serão responsáveis pela operação. A escolha do destino deve ser feita no campo Destino dos valores.

Para relacionar as contas bancárias cadastradas à sua forma de recebimento, basta Selecionar marcando as contas correspondentes. Se você ainda não possui contas bancárias cadastradas, acesse a opção Adicionar conta bancária e Cadastre-a.

As instruções de como cadastrar as contas bancárias estão em Como incluir contas bancárias.

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Crediário

Para esta forma de recebimento, é preciso configurar o destino desta conta. Ou seja, quando escolhido Crediário nas vendas, as contas serão geradas em contas a receber ou diretamente numa conta financeira. A escolha é efetuada no campo Destinos dos valores.

As instruções de como cadastrar uma conta financeira estão em Como incluir contas financeiras.

Informações relacionadas

Fluxo

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Para incluir um gateway, acesse Menu → Configurações → Aba Finanças → Cadastro de Gateways.

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A seguir, visualizará os Gateways que já cadastrou em sua conta. Para incluir um gateway, clique em Incluir gateway.

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No campo Gateway, selecione a opção Outro e ao lado em Descrição do gateway, informe o nome do gateway que será incluso.

Ao incluir um gateway, será automaticamente cadastrada uma Conta financeirapara gerenciar os movimentos de crédito e débito.

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Na seção Configurações das tarifas, realize a configuração referente a tarifação do gateway.

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Em Configurações do Gateway, deve-se selecionar as bandeiras atendidas pelo gateway.

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Na seção Condições comerciais das formas selecionadas, encontram-se as informações dos valores de taxas e tarifas da bandeira informada.

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Por fim, Salve as configurações do meio de pagamento.

As instruções para configurar o gateway Pagar.me, encontram-se na ajuda Gateway Pagar.me.

As instruções para configurar o gateway Moip, encontram-se na ajuda Gateway Moip.

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Para incluir uma conta bancária, acesse Menu → Configurações → Aba Finanças → Cadastro de Contas Bancárias.

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Agora, clique em Incluir conta bancária.

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Selecione o banco que irá configurar e ao lado em Descrição da conta, informe o nome da conta que está configurando.

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Após selecionar o banco, informe os Dados da sua conta e selecione o Meio de recebimento para esta conta.

Atenção!

Marcando a opção Cobrança registrada (remessas e retornos), é possível enviar remessas e ler retornos dos principais bancos do mercado. Veja os bancos disponíveis. As instruções de como gerar remessas e retornos estão em Remessas Bancárias e Retornos Bancários.
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Na seção Configuração dos boletos, informe os dados para emissão de boletos.

Observação:

Ressaltamos que, os dados para configuração precisam ser obtidos junto ao banco.
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Em caso de cobrança registrada, nos campos Primeira e Segunda instrução, pode-se adicionar instruções referente à remessa bancária. Para instruções somente para os boletos, adicione a mensagem padrão no campo Instruções para impressão no boleto.

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Em Dados Adicionais, os campos referem-se aos dados de cobrança com o banco e devem ser preenchidos conforme instruções recebidas do seu gerente bancário.

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Por fim, Salve as configurações e realize a Validação com o banco.

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Para incluir uma conta financeira, acesse Menu → Configurações → Aba Finanças → Cadastro de Contas Financeiras.

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Por padrão, a conta Caixa já vem previamente cadastrada e para você adicionar novas contas clique no botão Incluir conta.

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Agora, no campo Nome da conta informe a descrição da sua conta. Caso não deseje que as movimentações financeiras desta conta sejam consideradas em seu fluxo de caixa, marque a opção Não considerar esta conta no saldo para fluxo de caixa e no saldo inicial do caixa e por fim, Salve a conta.

Observação:

Ao marcar a opção Não considerar esta conta no saldo para fluxo de caixa e no saldo inicial do caixa, ao acessar o módulo Caixa e selecionar Todas as contas não será considerando o saldo desta conta financeira.
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Através do Menu de contexto, é possível atribuir um número para as contas e também definir uma delas como preferencial para as movimentações.

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O relatório financeiro de vendas mostra as contas que foram geradas a partir dos seus pedidos ou notas, detalhando as taxas e tarifas, os meios de pagamento escolhidos e as condições de pagamento.

O relatório encontra-se disponível em Menu → Vendas → Relatórios → Relatório Financeiro de Vendas.

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Na tela abaixo, é possível visualizar as opções de Filtros para gerar o relatório:

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Ao Gerar relatório, é exibida a tela com os valores detalhados.

Como funciona o Prazo Médio de Recebimento (PMR)?

O PMR auxilia na conferência e gerenciamento dos recebimentos através de um indicador que mede em quantos dias há o recebimento das receitas de vendas.

A fórmula para o cálculo do PMR é ilustrada a seguir:

Relatório Financeiro de Vendas

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