Formação de Preços

A formação de preços em notas fiscais de entrada ou ordens de compra tem por objetivo atualizar o custo dos produtos e seu custo médio, bem como gerar o novo valor de venda para os itens.

O custo médio é formado da seguinte forma: Multiplica-se o custo dos produtos antes da compra com o saldo de itens antes da compra e soma-se com a multiplicação entre o custo da compra atual com a quantidade comprada. Ao obter o valor, divide-se pelo saldo de estoque total.

Simplificando:

Formula

Já o preço de custo é composto pela soma do valor unitário de cada item, somado ao imposto de importação, frete, seguro, ICMS ST, IPI e outras despesas, sendo subtraído deste total, o desconto e os valores referentes aos impostos marcados como recuperáveis.

Simplificando:

Formula

Os impostos recuperáveis variam de empresa para empresa e recomendamos que mais informações e orientações sejam obtidas junto à contabilidade de cada empresa. Quando selecionados, os valores passam a ser desconsiderados no custo do produto e, consequentemente, também afetam o valor de venda do mesmo.

Realizar a formação de preços

A

A formação de preços pode ser realizada nos módulos de Notas de Entrada e Ordens de Compra. Para iniciar a formação de preços acesse Menu → Suprimentos → Notas de Entrada ou Ordens de Compra → Clique no menu de contexto ao lado do número da nota ou ordem de compra → Formação de Preços.

Atenção!

Para realizar a formação de preços pela nota de entrada ou ordem de compra, antes é necessário que tenha lançado "Estoque" da nota ou ordem de compra.
B

A tela inicial da formação de preços, vem por padrão com os campos já marcados.

C

Para atualização do preço de custo dos produtos, selecione somente a opção Atualizar o custo dos produtos. Na seção Impostos Recuperáveis ao selecionar alguma opção de imposto o valor do Preço de custo compra ou Preço do custo médio serão descontados conforme sua tributação.

Na seção Itens da nota fiscal/Itens da ordem de compra, selecione o item a ser atualizado e para finalizar, clique em Atualizar preços.

Observação:

Referente as opções Preço de custo da compra e Preço de custo médio, ambos os campos serão atualizados para quem utiliza o módulo de DRE.
D

Para atualizar o preço de venda dos produtos, marque apenas a opção Atualizar o preço de venda dos produtos. Na seção Impostos Recuperáveis ao selecionar alguma opção de imposto o valor do Preço de custo compra ou Preço custo médio serão descontados conforme sua tributação.

Na aba Preço de venda, selecione uma das opções: Preço custo da compra ou Preço de custo médio. Ao lado, no campo Markup informe o valor.

Na seção Itens da nota fiscal/Itens da ordem de compra, selecione o item a ser atualizado e para finalizar, clique em Atualizar preços.

Adicione seu e-mail e teste o Tiny 30 dias gratuitamente