Extratos Bancários

A conciliação bancária consiste na comparação do saldo de uma conta bancária de movimento no Tiny com o extrato bancário fornecido pelo banco, de maneira que se possa ter certeza quanto ao saldo da conta.

Passo a passo

1

Acesse Menu → Início → Extensões do Tiny.

2

Na seção Financeiro, clique sobre a extensão Extrato Bancário.

3

Clique em Instalar e após Confirme a instalação.

Lembramos que, o arquivo do seu extrato bancário precisa estar no formato (.ofx) para ser importado em sua conta no Tiny.

Para importar o arquivo, acesse Menu → Finanças → Extratos Bancários → Importar extrato bancário.

Observação:

Através dessa opção, o lançamento existente no extrato será incluído na conta bancária correspondente no Tiny. Neste momento também, é permitido complementar informações referentes ao histórico, categoria e informar cliente ou fornecedor.

Informações relacionadas

Após realizar a importação do extrato bancário em sua conta, algumas opções são disponibilizadas para manutenção dos lançamentos. Inicialmente, é realizada uma busca com base no valor do lançamento e do contato vinculado. Caso seja encontrado algum lançamento compatível, o vínculo será realizado de forma automática.

Através da tela de manutenção dos lançamentos, é possível verificar a data, histórico, categoria e contato. Caso nenhum registro tenha sido localizado automaticamente, após preencher ou alterar todos dados citados, clique na opção Incluir. Se algum dado tenha sido preenchido de forma incorreta, clique no botão de estorno e refaça o lançamento com os dados corretos.

Ao lado de cada lançamento, no Menu de contexto , existem algumas opções disponíveis para uso. Entre elas, podemos citar:

  • Incluir este lançamento: através desta ação, será realizado um lançamento no valor identificado através do extrato na conta financeira selecionada no momento da importação do arquivo OFX.
  • Ignorar / já foi lançado: use esta opção quando o lançamento do extrato já estiver lançado no Tiny. Exemplo: lançamentos manuais ou retornos bancários já realizados.
  • Lançar e receber conta correspondente: esta ação é exibida para os lançamentos de crédito. Ao clicar na mesma, será aberta uma janela de pesquisa de lançamentos, onde será possível filtrar por data (de / até), histórico ou nome. Depois de visualizar os lançamentos filtrados, selecione os lançamentos que deseja receber e clique em Conciliar lançamento. Caso o valor da conta selecionada seja diferente do lançamento no banco ou se várias contas foram selecionadas, serão disponibilizados alguns campos referentes aos valores de taxa, juros, desconto e acréscimo. Isso possibilita um gerenciamento mais completo sobre os recebimentos.
  • Observações:

    • Somente será possível concluir a conciliação do lançamento caso o valor dos títulos selecionados seja compatível com o valor do lançamento no banco. Caso contrário, não será possível concluir a ação.
    • Caso o valor da conta seja menor que o saldo restante, a conta constará como paga parcialmente no Tiny.
  • Lançar e pagar conta correspondente: esta ação é exibida para os lançamentos de débito. Ao clicar na mesma, será aberta uma janela de pesquisa de lançamentos, onde será possível filtrar por data (de / até), histórico ou nome. Depois de visualizar os lançamentos filtrados, selecione os lançamentos que deseja receber e clique em Conciliar lançamento. Caso o valor da conta selecionada seja diferente do lançamento no banco ou se várias contas foram selecionadas, serão disponibilizados alguns campos referentes aos valores de taxa, juros, desconto e acréscimo. Isso possibilita um gerenciamento mais completo sobre os pagamentos.
  • Observações:

    • Somente será possível concluir a conciliação do lançamento caso o valor dos títulos selecionados seja compatível com o valor do lançamento no banco. Caso contrário, não será possível concluir a ação.
    • Caso o valor da conta seja menor que o saldo restante, a conta constará como paga parcialmente no Tiny.
  • Consultar lançamentos existentes: o Tiny proporciona uma consulta de lançamentos já existentes. Utilize esta opção quando você não tiver certeza se o lançamento do extrato já se encontra na conta bancária do Tiny. Esta opção abrirá uma janela, exibindo os lançamentos já realizados na data do extrato. Através desta mesma tela, é possível incluir o lançamento inexistente ou marcá-lo como já realizado.

Acesse Menu → Finanças → Extratos Bancários → Selecione qual extrato quer excluir e clique Excluir extratos.

Atenção!

Após deletar os extratos bancários, as conciliações efetivadas destes não serão estornadas.

Adicione seu e-mail e teste o Tiny 30 dias gratuitamente

Este site usa cookies para gerar estatísticas e para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você declara que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.