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Expedição

O módulo de expedição permite gerenciar os pedidos ou notas fiscais para envio para transportadoras e correios.

O novo formato da expedição permite visualizar de forma fácil o conteúdo da PLP para os Correios ou coleta para Transportadora, pois trabalha em forma de agrupamento das vendas, ou seja, cada expedição contém um agrupamento de pedidos e notas que formam uma PLP ou coleta.

Utilizando o serviço dos Correios em sua conta, é possível orçar preços e prazos online para optar pela melhor forma de envio. Além disso, possibilita definir qual o tipo de embalagem que será utilizado.

Passo a passo

1

Ao acessar o módulo Expedição, as expedições cadastradas aparecerão nas abas a Todas, Pendentes, Concluídas.

As opções de filtros b podem ser utilizadas para visualizar as expedições por "Agrupamentos" ou "Pedidos", buscar as expedições pela forma de envio (Todas, Correios, Transportadoras, Mercado Envios e B2W Entrega) ou pelo mês que elas foram cadastradas.

Expedicao

2

A coluna "Número" a, refere-se ao número da expedição, gerado sequencialmente pelo sistema. A "Data Emissão" b, refere-se a data de cadastro da expedição. Na aba Todos, a "Forma de Envio" c indica qual o tipo de envio que a expedição foi ou será submetida. O "Número de Objetos" d, é a quantidade de itens que está relacionada na expedição. O "Peso Bruto" e, é peso total da expedição e "Situação" f, representa a situação da expedição gerada.

Expedicao

3

É possível visualizar as vendas na expedição em dois formatos: Visão por agrupamento e Visão por pedidos.

Expedicao


A visão por agrupamentos tem o objetivo de mostrar as PLPs e Coletas geradas.

Expedicao


A visão por pedidos é um formato desmembrado da visão por agrupamentos, ou seja, são mostrados os objetos (pedidos e/ou notas) de forma individual na listagem.

Expedicao


Na visão de pedidos é possível selecionar um lote de registros a e marcá-los como entregues no e-commerce b.

Expedicao

Além disso, ao clicar em "Mais ações" encontra-se as opções para: "Enviar código de rastreio ao e-commerce" e "Enviar código de rastreio por e-mail".

Expedicao

1

Acesse Vendas a → Expedição b → Incluir expedição c.

Incluir expedição

2

Defina a forma de envio entre "Correios", "Transportadora" ou "Mercado Envios".

Definir forma de envio

Atenção!

Ao marcar a opção "Incluir pedidos e notas sem forma de envio", será listado na expedição todos os pedidos e notas que estão marcados como "Sim" no campo "Enviar para expedição" e que não possuem uma forma de envio definida na venda.
3

A seguir, é listado os pedidos e notas a serem incluídos na expedição. As vendas sinalizadas pelo marcador "amarelo" ou "vermelho" indicam que existem dados incompletos ou incorretos, impossibilitando a geração da PLP. Para editar os dados da venda, clique sobre a mesma.

Vendas


Na tela a seguir, será exibido um aviso com os campos que devem ser preenchidos ou corrigidos.

Vendas


Após realizar as devidas correções, clique em "Salvar".

Vendas

4

Agora, selecione as vendas a e clique em "Salvar" b.

Salvar

5

Com a expedição salva, é possível "Concluir a expedição" e "Imprimir as etiquetas dos correios" para àquelas que serão despachadas via correios a. Caso seja necessário realizar alguma alteração na expedição ou mesmo nas vendas antes de concluir a expedição, clique no botão "Editar" b.

Gerar PLP

1

No filtro selecione a forma de envio "Correios" a → Incluir expedição b.

Expedição Correios

2

Se as suas vendas não possuírem a forma de frete definida (PAC, Sedex, e-Sedex, etc) basta definir neste momento, selecione-as a → clique em "Ações" b → acesse a opção "Definir forma de frete".

Definir forma de frete

3

Selecione a forma de frete desejada e confirme clicando em "Definir forma de frete".

Selecionar forma de frete

Atenção!

Caso desejar modificar a forma de frete de vendas que já estavam definidas, basta marcar a opção "Aplicar esta forma de frete à todas encomendas", isso fará com que todas as vendas selecionadas recebam a mesma forma de frete.
4

Não esqueça de salvar a expedição a.

Salvar expedição

5

Pronto, sua expedição está gerada! No cabeçalho é exibida a "Forma de envio" a, o número sequencial da "Expedição" b, o número da "PLP" só será obtido após "Concluir expedição", a quantidade de pedidos e notas, peso e objetos da expedição c.

Na área de "Objetos da expedição" d, são relacionados os itens que serão despachados através deste agrupamento. Se precisar editar informações destes objetos, basta clicar no botão "Editar". Saiba mais sobre a edição.

Gerar PLP

1

No filtro selecione a forma de envio "Transportadora" a → Incluir expedição b.

Expedição transportadora

2
Se as suas vendas não possuirem transportador definido, basta definir neste momento, selecione-as a → clique em "Ações" b → acesse a opção "Definir forma de frete".

Definir transportadora

3
Selecione a transportadora desejada a e confirme clicando em "Definir transportadora" b.

Selecionar transportadora

Atenção!

Caso desejar modificar o transportador das venda já definidas, basta marcar a opção "Aplicar esta transportadora à todas as encomendas", isso fará com que todas as vendas selecionadas recebam o mesmo transportador.
4
Salve a expedição a.

Salvar expedição

5

Pronto, sua expedição está gerada! No cabeçalho é exibida a "Forma de envio" a, a transportadora definida b, o número sequencial da "Expedição" c.

Na área de "Objetos da expedição" d, são relacionados os itens que serão despachados através deste agrupamento, a quantidade de pedidos e notas, peso e objetos da expedição e. Se precisar editar informações destes objetos, basta clicar no botão "Editar".

Detalhes expedição

6

Agora com expedição já gerada, na mesma tela, é possível "Concluir expedição", "Imprimir coleta" e "Imprimir etiquetas de transportadora".

Impressao



Exemplo impressão ordem de coleta:

Impressao


Exemplo impressão etiqueta transportadora:

Impressao

1

Observação:

O serviço do "Mercado Envios", está disponibilizado para clientes que possuem integração com "Mercado Livre", "Mercado Shops","SkyHub", "AnyMarket", "Tray (REST)" e "Fbits". Ao importar os pedidos do e-commerce, será possível gerenciar na Expedição as vendas que pertencem ao Mercado Envios.
2

Agora, acesse o módulo de expedição, no filtro selecione a forma de envio "Mercado Envios" a → Incluir expedição b.

Expedição Mercado Envios

3

Serão exibidas somente as vendas importadas do e-commerce e que foram enviadas para expedição. Selecione as vendas a e salve a expedição b.

Expedição Mercado Envios

4

Após isso, para gerar as etiquetas do Mercado Envios, acesse em "Imprimir etiquetas Mercado Envios" a.

Expedição Mercado Envios


Exemplo impressão etiquetas Mercado Envios:

Impressao

5

Pronto, sua expedição está gerada! No cabeçalho é exibida a Forma de envio a e o número sequencial da "Expedição" b.

Na área de "Objetos da expedição" c, são relacionados os itens que serão despachados através deste agrupamento, a quantidade de pedidos e notas, peso e objetos da expedição d. Se precisar editar informações destes objetos, basta clicar no botão "Editar".

Expedição Mercado Envios

1

Primeiramente acesse a expedição desejada, na aba "Pendentes" a e utilizando a opção de filtro b para selecionar a forma de envio.

Acessar expedição

2

Clique no botão "Editar", para realizar as alterações.

Editar expedição

3

Clicando sobre o pedido ou nota relacionado na expedição, é aberta a tela contendo os detalhes da venda com possibilidade de alterar as seguintes informações:

Se precisar alterar o endereço do cliente apenas na expedição (para aqueles casos que a PLP reclama a quantidade de caracteres, por exemplo) basta clicar no link "Editar endereço", lembrando que nada será alterado no cadastro do cliente, apenas aqui na expedição.

Editar endereço

Você também pode editar as informações das embalagens, na área Volumes.

Editar volumes

As informações da área Logística serão alteradas automaticamente na venda, ou seja, estas informações serão refletidas no Pedido de Venda e Notas Fiscais. Nesta seção é possível alterar a forma de frete para a expedições de Correios.

Editar logistica

Ao final das edições, não esqueça de clicar em "Salvar" para confirmar sua operação.

Salvar alterações

Para as expedições pendentes, ainda é possível incluir um objeto avulso e adicionar pedidos de venda ou notas fiscais. Para isso, basta acessar a opção Incluir pedido de venda ou Incluir nota fiscal, conforme sua necessidade, e após informar o número da sua venda para que seja incluída na expedição.

Adicionar Vendas

Informações relacionadas

1

Acesse Vendas a → Configurações b → Expedição e Logística → Configurações da Expedição c.

Configurações Expedição

2

Na seção "Expedição", é possível gerenciar o envio das vendas a serem expedidas.

Configurações Expedição

Envio para a expediçãoEscolha de qual maneira será realizado o envio das vendas para a expedição.
Valor declarado ao enviar para a expediçãoDefina se o valor declarado será, por padrão, sempre a soma do valor total dos produtos da sua venda, com a opção "Valor total dos produtos" ou a opção será escolhida diretamente na expedição, com a opção "Sem valor declarado".
Imprimir valor declarado nas etiquetasOpção referente as etiquetas dos "Correios", referente a exibição do valor declarado na impressão da etiqueta.
Forma de envio padrãoPode ser definido uma forma de envio padrão, que será atribuído em todas as vendas.
Transportadora padrãoEm caso de um transportador único em sua vendas, informe o mesmo e será preenchido o campo "Transportador" em suas vendas.
3

Em "Envio do código de rastreio", pode-se configurar o assunto e mensagem que são enviados por e-mail.

Configurações Expedição

Assunto padrãoAo enviar o código de rastreamento por email, pode-se configurar o nome do assunto que será apresentado.
Mensagem padrãoAlém de configurar o assunto do email, pode-se configurar uma mensagem padrão que será enviada junto com os códigos de rastreio.
4

O "Envio do XML para transportadora", também é possível configurar o assunto e mensagem que são enviados por e-mail.

Configurações Expedição

Assunto padrãoAo enviar o XML por email para a transportadora, pode-se configurar o nome do assunto que será apresentado.
Mensagem padrãoAlém de configurar o assunto do email, pode-se configurar uma mensagem padrão que será enviada junto com o XML.

As instruções configurar as formas de envio em sua conta, encontram-se na ajuda Formas de Envio.

As instruções para utilizar o serviço de cotação da Intelipost, encontram-se na ajuda Integrar com a Intelipost.

1

Acesse Início a → Configurações b → Aba Geral c → Configurações das Etiquetas d.

Configurar Etiquetas

2

Na aba "Correios", será possível realizar as seguintes configurações.

Configurar Etiquetas

Observações:

  1. O modo de impressão, pode ser realizado em "Página" ou "Bobina".
  2. Modelo de etiqueta por impressão, pode ser selecionado entre "4 por página" ou "2 por página".
3

Abaixo, segue os exemplos de impressões:


  • 4 por página (Correios oficial)
  • Configurar Etiquetas


  • 4 por página
  • Configurar Etiquetas


  • 2 por página
  • Configurar Etiquetas


  • 4 por página (compatibilidade)
  • Configurar Etiquetas

    Observação:

    Este modelo de impressão, é mais simplificado sem o logotipo da empresa na impressão e informações adicionais.
1

Acesse Início a → Configurações b → Aba Geral c → Configurações das Etiquetas d.

Configurar Etiquetas

2

Na aba "Correios", no campo "Modo de impressão" a selecione a opção "Bobina oficial". Ao lado no campo "Orientação" b, defina entre "Retrato" ou "Paisagem".

No campo "Modelo de etiqueta c, pode-se selecionar por um modelo já pré-definido, como também, é possível editar e incluir um novo modelo caso seja necessário.

Configurar Etiquetas

Observação:

O modelo de impressão Bobina (compatibilidade), é mais simplificado sem o logotipo da empresa na impressão e informações adicionais.
3

Abaixo, segue o exemplo de impressão:


  • Retrato
  • Configurar Etiquetas

1

A impressão no formato ZPL disponibilizada pelo Tiny tem como objetivo facilitar e agilizar a impressão de etiquetas em impressoras térmicas.

Para ter acesso a essa funcionalidade, é necessário que realize a abertura de um chamado no Tiny solicitando que o módulo "Etiquetas Impressão Térmica" seja liberado em sua conta.

2

Acesse Início a → Configurações b → Aba Geral c → Configurações das Etiquetas d.

Configurar Etiquetas

3

Na aba "Correios", no campo "Modo de impressão" a selecione a opção "Impressora térmica ZPL". Abaixo, selecione "Sim" ou "Não" no campo "Utilizar nome fantasia" b na impressão das etiquetas.

Após isso, clique em "Salvar" c.

Configurar Etiquetas

1

O primeiro modo de impressão a ser explicado é via "Zebra setup utilities". Acessando em Zebra setup é possível realizar o download do utilitário.

2

Agora, no Tiny quando for realizar a impressão da etiqueta, siga os passos conforme o gif abaixo:

Observação:

Lembramos que a impressão das etiquetas dos correios podem se realizadas diretamente pela "Expedição", "Pedidos de Venda" ou "Notas Fiscais".
3

Outra maneira de realizar a impressão do arquivo "txt" gerado é através da linha de comando.

Ex: copy caminho\da\label\nome-da-label.txt \\nome-do-host\share-name-da-impressora.

Confira os passos para imprimir o aquivo "txt" pela linha de comando, no gif abaixo:

1

Acesse Início a → Configurações b → Aba Geral c → Configurações das Etiquetas d.

Configurar Etiquetas

2

Na aba "Transportadora", será possível realizar as seguintes configurações:

Configurar Etiquetas

  • a Defina o modo de impressão como "Página".
  • b Selecione o modelo de etiqueta que será considerado no momento da impressão, sendo eles: 4 por página, 2 por página ou 4 por página (compatibilidade).
  • c O código de barras pode ser impresso na etiqueta tendo como referência "Com base no CEP" ou pode optar por não imprimir na etiqueta através da opção "Não imprimir".
  • d Defina se o "Número do pedido ou nota fiscal" será impresso no modo "Normal" ou "Destacado" na etiqueta.
  • e Caso queira utilizar o "Nome fantasia" do cliente na impressão da etiqueta, selecione a opção "Sim".
3

Abaixo, segue os exemplos de impressões:


  • 2 por página
  • Configurar Etiquetas


  • 4 por página
  • Configurar Etiquetas

  • 4 por página (compatibilidade)
  • Configurar Etiquetas

    Observação:

    Este modelo de impressão, é mais simplificado sem informações adicionais.
1

Acesse Início a → Configurações b → Aba Geral c → Configurações das Etiquetas d.

Configurar Etiquetas

2

Na aba "Transportadora", será possível realizar as seguintes configurações:

Configurar Etiquetas

  • a Defina o modo de impressão como "Bobina".
  • b Selecione a orientação da etiqueta no momento da impressão, entre as opções: "Retrato" ou "Paisagem".
  • c O modelo da etiqueta pode ser selecione como "Modelo retrato" ou "Modelo paisagem".
  • d Caso tenha a necessidade de incluir um modelo de etiqueta personalizado, clique em "Incluir modelo".
  • e O código de barras pode ser impresso na etiqueta tendo como referência "Com base no CEP" ou pode optar por não imprimir na etiqueta através da opção "Não imprimir".
  • f Defina se o "Número do pedido ou nota fiscal" será impresso no modo "Normal" ou "Destacado" na etiqueta.
  • g Caso queira utilizar o "Nome fantasia" do cliente na impressão da etiqueta, selecione a opção "Sim".

Observação:

O modelo de impressão Bobina (compatibilidade), é mais simplificado sem informações adicionais.
3

Abaixo, segue os exemplos de impressões:


  • Retrato
  • Configurar Etiquetas


  • Paisagem
  • Configurar Etiquetas

Ao incluir uma expedição, é possível imprimir a declaração de conteúdo. Para isso, acesse o menu de contexto ao lado da identificação da venda e após isso, clique em "Imprimir declaração de conteúdo".

Declaração conteúdo


Além disso, após salvar a expedição também existe a opção de gerar a impressão da declaração de conteúdo de todos os objetos presentes na expedição.

Para isso, acesse o menu de contexto ao lado do botão "Editar" e clique em "Imprimir declaração de conteúdo".

Declaração conteúdo

1

Acesse Vendas → Configurações → Naturezas de operação → Acesse a natureza que desejar → Seção "Configurações avançadas".

Edite as naturezas de operação que você queira que automaticamente sejam expedidas, escolhendo "sim" no campo "Enviar para expedição".

Enviar para expedição

2
Se você estiver emitindo uma nota fiscal ou cadastrando um pedido e a natureza de operação não está configurada, certifique-se que o campo "Enviar para expedição" esteja marcado como "Sim".

Enviar para expedição

Observação:

Opcionalmente, na nota ou pedido você já poderá informar a forma de envio, na seção "Transportador/Volumes", que poderá ser "Correios" ou "Transportadora". Se não for informado no momento da nota ou pedido, aparecerão na inclusão da "Expedição" quando a opção "Incluir pedidos e notas sem forma de envio" estiver marcada.
1

Primeiramente acesse a expedição desejada, na aba "Pendentes" a e utilizando a opção de filtro b para selecionar a forma de envio. Após isso, acesse expedição desejada.

Incluir objeto avulso

Atenção!

A inclusão de objetos avulsos é possível somente nas expedições que se encontram na situação "Pendentes".
2

Clique sobre o botão "Editar".

Expedicões

3

Na sequência será liberada a opção para inclusão do objeto.

Incluir objeto avulso

4

A seguir, preencha os campos necessários:

Incluir objeto avulso

Volumes

Incluir objeto avulso

Logística

Incluir objeto avulso

Salve as dados informados.

Salvar objeto avulso

Agora com o objeto já incluso na expedição a, clique em "Fechar" b.

Fechar edição

Calcular preços e prazos dos Correios

Esta ferramenta tem a função de buscar online nos Correios os preços, os prazos de entrega e efetuar verificações de disponibilidade dos tipos de encomenda para o CEP destino de pedidos ou notas. O cálculo pode ser executado para registros de expedição com situação "Pendente" e sem forma de frete definida.

1
Selecione um ou mais pedidos ou notas → Calcular preços e prazos.

Calcular preços e prazos

2

Na tela a seguir será visualizado as opções disponíveis.

O botão "Marcar as formas de envio mais baratas" automaticamente seleciona as opções de menor valor para o envio, porém nada impede que sejam selecionadas manualmente as opções desejadas. Ao optar por "Salvar alterações" , os tipos de frete serão definidos para estes registros da expedição.

Calcular preços e prazos

Atenção!

Ressaltando que, quando é exibido o "Marcador vermelho", refere-se a verificação do tipo encomenda com o CEP origem e destino, ou seja, o sistema dos Correios informa que este tipo de encomenda não está disponível.

Acesse Vendas a → Expedição b → Selecione a forma de envio Correios c → Aba Concluídas d → Clique no menu de contexto ao lado do número da expedição → Enviar códigos de rastreio por e-mail e.

Envio do código de rastreamento

Para enviar o código de rastreio da transportadora, acesse Vendas a → Expedição b → Selecione a forma de envio Transportadora c → Aba Concluídas d → Clique no menu de contexto ao lado do número da expedição → Enviar códigos de rastreio por e-mail e.

Envio do código de rastreamento

Observação:

É possível preencher apenas o campo "URL de rastreio" quando se tratar de vendas expedidas através de transportadoras. No corpo do e-mail enviado ao cliente será incluída a URL.

Vendas a → Expedição b → Selecione a forma de envio Transportadora c → Aba Concluídas d → Clique no menu de contexto ao lado do número da expedição → Enviar XML das notas para Transportadora e.

XMl Transportadora

1

O Aviso de Recebimento (AR), é um formulário padrão dos Correios que tem a finalidade de comprovar junto ao remetente, a entrega do objeto. A impressão do AR no Tiny está disponível em:

Vendas a → Expedição b → Selecione a forma de envio Correios c → Clique sobre a expedição que desejar d.

Aviso de recebimento

2

Clique no menu de contexto ao lado da venda → Imprimir AR.

Aviso de recebimento

Atenção!

Ressaltamos que, para obter o "Aviso de Recebimento", o código de rastreamento precisa estar informado.
1

Está disponível para Pedidos de Venda e Notas Fiscais com a forma de envio Correios, em expedições "Concluídas" e que ainda não receberam a situação "Entregue” no Tiny. Através da integração com os Correios, será cancelada a entrega da mercadoria e a mesma retornará ao remetente.

Localize a expedição gerada, acessando Vendas a → Expedição b → Concluídas c → Correios d → Clique sobre a expedição e.

Suspender entrega

2

Agora, acesse o menu de contexto ao lado número de identificação e clique em "Suspender entrega nos correios".

Suspender entrega

Ao marcar pedidos como entregue, se os mesmos tem como origem o e-commerce será atualizado como entregue na plataforma e posteriormente, o pedido de venda no Tiny também será marcado como entregue.

Caso a expedição tenha sido originada de um pedido de venda no Tiny, o mesmo será marcado como entregue.

Para isso, acesse Vendas a → Expedição b → Selecione a forma de envio Correios c → Aba Concluídas d → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Marcar pedido como entregue e.

Marcar pedido como entregue

1

Atenção!

Ressaltamos que, as vendas com situação "Entregue" no Tiny não poderão ser atualizadas para o status "Enviado".
2

Ao marcar o pedido como enviado no Tiny, a situação das vendas será automaticamente atualizada para "Enviado".

Para marcar o pedido individualmente como enviado, acesse Vendas a → Expedição b → Visão por pedidos c → Acesse o menu de contexto ao lado do número da expedição → Clique em "Marcar pedido como enviado no Tiny" d.

Marcar pedidos como enviados


Também, pode-se marcar todos os pedidos presentes na expedição como "Enviados" no Tiny. Para isso, selecione a visão da expedição para Agrupamentos a → Acesse o menu de contexto ao lado do número da expedição → Clique em "Marcar pedidos como enviados no Tiny" b.

Marcar pedidos como enviados

1

A impressão da DANFE em lote na expedição poderá ser realizada tanto na visão por "Agrupamentos" ou "Pedidos".

Para realizar a impressão por "Agrupamentos", acesse Vendas a → Expedição b → Visão por agrupamentos c → Aba Concluídas d → Selecione a expedição gerada → Clique em "Imprimir DANFEs" e.

Imprmir DANFE

2

Na visão por "Pedidos" a, acesse a aba "Concluídas" b → Marque c os pedidos → Mais ações d → Clique em "Imprimir DANFEs" e.

Imprmir DANFE

A funcionalidade do envio de dados da chave de acesso para o e-commerce, está disponível para as seguintes plataformas:

1

Acesse Vendas a → Relatórios b → Aba Expedição c → Relatório de expedição d.

Relatorio da expedicao

2

Agora, para gerar o relatório, selecione a "Forma de envio" entre as opções: Correios, Transportadora, Mercado Envios ou B2W Entregas.

Relatorio da expedicao

3

Em "Exibir opções avançadas", apresentam-se mais duas opções de filtros: "Cliente" e "Código de Rastreamento".

Relatorio da expedicao

4

Ao "Gerar relatório", é exibida a tela abaixo, com o detalhamento de cada venda expedida, sendo possível realizar a impressão e download do relatório.

Relatorio da expedicao

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