Estoque

O módulo de controle de estoques permite apurar os reais saldos de produtos em estoque bem como a sua valorização. O estoque permite uma melhor previsibilidade sobre a necessidade de compras nos pedidos com fornecedores.

Um estoque bem gerido também permite melhores vendas, pois o site de e-commerce ou o usuário externo, pode, em tempo real, informar ao cliente a disponibilidade de um produto para a venda.

Pré-requisitos

Para controlar os estoques é preciso:

  • Ter produtos cadastrados.

Informações adicionais

 Dica: Os lançamentos (entrada, saída e balanço) só poderão ser excluídos e editados se a extensão Edição de Registros de Estoque estiver instalada em sua conta. Após instalar, ao clicar no que se encontra ao lado do respectivo lançamento, poderá realizar a exclusão ou editá-lo.

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Acesse Menu → Início → Extensões do Tiny.

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Na seção Suprimentos, clique sobre a extensão Edição de Registros de Estoque.

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Clique em Instalar e após isso, Confirme a instalação da extensão.

Passo a passo

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Acesse Suprimentos → Controle de estoques.

Use a Pesquisa para buscar por um produto específico ou utilizando as opções de Filtros para buscar os produtos desejados.

Observação:

Nesta tela, você consegue visualizar as quantidades em estoque de cada um dos produtos cadastrados.
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Clique sobre o Produto que você deseja informar ou visualizar detalhadamente as movimentações de estoque.

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Clique em Incluir um lançamento, para movimentar o produto (Entrada, Saída ou Balanço). Nesta tela são exibidos todos os Lançamentos efetuados para o produto selecionado.

Além disso, é possível visualizar os Totais de entradas de estoque do produto, Saídas e o Saldo atual.

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Escolha o Tipo de lançamento e informe a Quantidade referente ao lançamento de estoque. O campo de preço unitário é apenas informativo, se for lançamento de entrada, se refere ao preço de custo e se for saída, ao preço de venda. Salve o lançamento.

Observação:

Para incluir um lançamento de saldo inicial ou corrigir o saldo com uma nova quantidade em estoque escolha o tipo de lançamento Balanço.

As instruções para utilizar a reserva de estoque, estão disponíveis na ajuda Reserva de estoque.

Informações relacionadas

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Acesse Menu → Configurações → Aba Suprimentos → Configurações de estoque.

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Os campos configuráveis refletem no controle de estoque de entradas e saídas de mercadorias.

Permite estoque negativoAo selecionar a opção Não - Validar os saldos de todos os depósitos com saldos a considerar, não será permitido lançar estoque de notas fiscais, pedidos de venda e ordens de serviço caso o saldo de algum dos produtos for insuficiente em todos os estoques que consideram saldo. Se escolher a opção Não - Validar o saldo do depósito selecionado na venda, não permitirá lançar estoque de notas fiscais, pedidos de venda e ordens de serviço caso o saldo de algum dos produtos for insuficiente. Para as vendas e notas fiscais, será considerado o depósito selecionado. Para as ordens de serviço, será considerado o depósito padrão. Caso selecione a opção Sim, poderá lançar estoque das vendas, mesmo os produtos não possuindo saldo em estoque.
Lançamento de estoque para saídasAo selecionar a opção Manual, o usuário deverá, através do menu de contexto localizado ao lado de cada pedido ou nota fiscal selecionar a opção Lançar estoque. Se escolhida uma das opções de Automático, o sistema fará o lançamento no momento determinado: Ao autorizar a NFe, Ao salvar NFe, Ao salvar o pedido ou Ao marcar pedido como enviado.
Lançamento de estoque para entradasQuando selecionada a opção Manual, o usuário deverá, através do menu de contexto localizado ao lado de cada pedido de compra ou nota fiscal de entrada, selecionar a opção Lançar estoque. Se escolhida uma das opções de Automático, o sistema fará o lançamento no momento determinado: Ao autorizar a NFe, Ao salvar NFe ou Ao salvar o pedido.
Lançamento de estoque para serviçosQuando selecionada a opção Manual, o usuário deverá, através do menu de contexto localizado ao lado de cada ordem de serviço, selecionar a opção Lançar estoque. Se escolhida a opção Automático ao salvar a ordem de serviço, o sistema fará o lançamento no momento determinado.
Exibir estoque do produto na lista de preçosAo habilitar a opção será apresenta a informação no relatório disponibilizado em: Cadastros → Relatórios → Lista de Preços.
Enviar e-mail sobre produtos abaixo do estoque mínimoAo habilitar a opção você receberá em seu e-mail o relatório dos produtos abaixo do estoque mínimo. O e-mail deve ser informado no campo Endereço de e-mail para receber os avisos.
Endereço de e-mail para receber os avisosInforme o e-mail que receberá os avisos dos produtos abaixo do estoque mínimo. Os avisos são enviados por e-mail no período da noite.

Abaixo, segue a explicação sobre os campos referentes as venda sob encomenda:

Considerar saldo em estoque no sob encomendaAo habilitar essa opção os pedidos em situação Aprovado, Preparando envio, Faturado, Pronto para envio, Enviado e Entregue o sistema permitirá que seja utilizado o saldo em estoque dos produtos sob encomenda para liberar os pedidos de venda para emissão de notas.
Quantidade enviada ao e-commerce quando produto sob encomenda Informe ao e-commerce uma quantidade de produtos que estarão disponíveis para venda.

Se você trabalha com produtos de lotes e validades, é possível Habilitar ou Desabilitar a confirmação do lote e validade ao lançar estoque de forma individual, no campo Confirmar lotes e validades ao lançar estoque individualmente.

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O inventário permite que sejam lançadas quantidades em estoque de forma ágil, buscando seus produtos em estoque e salvando os lançamentos de balanço em lote de registros.

Acesse Menu → Suprimentos → Controle de estoques → Mais ações → Gerar inventário.

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A seguir, são exibidos as opções de Filtros:

TagsPossibilita filtrar por produtos específicos que possuam Tags.
DepósitosSelecione qual o depósito realizará as alterações.
Código (SKU) ou descrição do produtoCaso queira procurar por produtos específicos, informe o código ou descrição dos mesmos.
CategoriaPossibilita filtrar os produtos por uma determinada categoria.
Exibir Neste campo selecione o modo de exibição, entre as opções: Todos os itens, Apenas itens com saldo ou Apenas itens sem saldo.
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Após utilizar as opções de filtros, clique no botão Gerar.

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Agora com o relatório gerado, para informar a quantidade dos produtos, acesse o botão Informar quantidades.

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Dessa forma, preencha a quantidade dos produtos na coluna Qtde inventário e após clique em Salvar quantidades.

Ao salvar as quantidades, os saldos em estoque dos produtos serão atualizados.

Atenção!

Após salvar as quantidades, as mesmas serão atualizadas conforme o depósito que selecionou. Se a escolha no campo Depósito, foi Todos o estoque será atualizado no depósito que configurou como o Depósito Padrão.
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Acesse Menu → Suprimentos → Controle de Estoques e clique sobre o Produto que você deseja informar ou visualizar movimentos de estoque.

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Clique no botão Incluir um lançamento. Após isso, selecione o tipo de lançamento Balanço, informe a Quantidade do produto e o preço unitário (apenas informativo, refere-se ao preço de custo do produto) e clique no botão Salvar.

Atenção!

Ao efetivar a importação de cadastros de produtos, o sistema entende que é um lançamento de balanço. Logo, o saldo de estoque será voltado conforme o lançamento de balanço, não contabilizando assim, os anteriores existentes no sistema.
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Acesse Menu → Configurações → Aba Suprimentos → Depósitos de estoque. Após, clique em Incluir depósito.

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Através do Menu de contexto, localizado ao lado de cada depósito cadastrado, é possível definir qual dele será o padrão.

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Observações:

  1. Após realizar uma venda ou compra, se configurou para lançar estoque automaticamente, a quantidade será retirada/inclusa do depósito marcado como padrão.
  2. Em caso de lançamento manual de estoque, ao realizar uma venda ou compra e lançar estoque, uma janela será aberta para que você escolha o depósito que quer movimentar.
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Ao acessar Menu → Suprimentos → Controle de Estoques, clique na opção Transferir entre depósitos.

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Na tela a seguir, selecione o Depósito de origem e Depósito de destino e clique em Continuar.

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Agora, no campo Observações insira uma mensagem que será atribuída para cada item presente nesta transferência.

Abaixo, na seção Itens adicione os itens que deseja realizar a transferência entre depósitos e informe a Quantidade a transferir, o Valor unitário e clique em Salvar nos itens adicionados.

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Com todos os itens adicionado, clique em Transferir para concluir a transferência entre depósitos.

Após clicar em Transferir, poderá imprimir um relatório com os itens transferidos, para isso, clique em Imprimir.

Acesse Menu → Suprimentos → Controle de Estoques e clique em Imprimir.

Observação:

Para impressão das etiquetas dos produtos, você pode acessar Menu de contexto, ao lado do produto → Imprimir etiquetas.

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