Clientes e Fornecedores

Cadasto de clientes, fornecedores, transportadoras e outros tipos de contato da empresa, que podem ser criados, conforme necessidade.

Para os clientes, é possível vincular o cadastro a um vendedor específico, cadastrar uma condição de pagamento padrão, informar o seu segmento ou configurar um limite de crédito.

1

Acesse Menu → Cadastros → Clientes e Fornecedores → Incluir Cadastro.

2

Na aba Dados gerais, preencha os dados do cliente e no campo Tipo selecione a opção Cliente.

3

Na seção Endereço, informe endereço principal do cliente, que será considerado para entregas.

Caso tenha a necessidade de incluir um endereço diferente para cobranças, marque a opção Possui endereço de cobrança diferente do principal.
4

Utilize a seção Contato para cadastrar os telefones e principais informações de contato com o cliente. Se houver a necessidade de informar pessoas de contato, utilize a seção Pessoas de contato.

Na seção Dados complementares podem ser informados dados mais avançados, além do segmento do cliente, lista de preço e limite de crédito.

A aba de observações pode ser utilizada se for necessária alguma anotação, interna, específica do cliente, que não irá constar nos impressos ao mesmo.

5

Ao final, clique em Salvar.

1

Acesse Menu → Cadastros → Clientes e Fornecedores → Incluir Cadastro.

2

Na aba Dados gerais, preencha os dados do cadastro e no campo Tipo selecione a opção Fornecedor ou Transportadora, conforme o caso.

Para outros tipos, escolha a opção Novo tipo de cadastro e crie uma descrição para o mesmo.

3

Preencha os dados necessários e ao final, clique em Salvar.

Os cadastros podem ser buscados pelo Tipo de contato através das abas específicas (Todos, Cliente, Fornecedor, Transportadora, Vendedor e Sem Tipo Definido).

Além disso, os cadastros podem ser localizados por situações em Por situação, busque pelas situações: Todos, Últimos, Excluídos, Inativos desde.

Em Outros Filtros, as opções de busca serão por: Vendedor, Município ou Estado.

Acesse Menu → Cadastros → Clientes e Fornecedores → Selecione os cadastros que deseja excluir e clique em Excluir cadastros.

Aviso

Os cadastros não são definitivamente excluídos do sistema, pois podem ter vínculos com outros módulos (pedidos, contas, entre outros). Desta forma, estes apenas são sinalizados como Excluídos e inclusive, poderão ser acessados filtrando pela situação Excluídos.
1

Observação:

Para usuários com Certificado - A1 armazenado em nosso servidor, criou-se um botão para pesquisa de dados a partir do CNPJ do cliente, por UF. Os estados da federação que permitem esta pesquisa estão implementados. Seguem: AC, BA, CE, ES, GO, MS, MT, PB, PE, PR, RN, RR, RS, SC, SP.
2

Ao acessar o módulo de Clientes e Fornecedores e incluir um cadastro do tipo "Pessoa Jurídica", no campo "CNPJ" encontra-se a opção verificação de dados. Ao clicar no botão de Pesquisa, será aberta a tela de consulta.

Observação:

Esta mesma consulta pode ser realizada no cadastro da Nota Fiscal.
3

Na tela a seguir, clique em Consultar Cadastro, para realizar a pesquisa de dados. Se o dados estiverem corretos, os campos de cadastro no Tiny serão preenchidos automaticamente.

Observações:

Para consulta ocorrer com sucesso o CNPJ precisa estar cadastrado como contribuinte e ser emissor de Nota Fiscal.

Informações relacionadas

Acesse Menu → Cadastros → Clientes e Fornecedores → Busque pela situação "Excluídos" → Marque na lateral esquerda os cadastros que deseja recuperar e clique no botão Restaurar cadastros.

Atenção

Após restaurar os cadastros, os mesmos voltarão a ser exibidos na situação Todos.

Informações adicionais

Acesse Menu → Cadastros → Clientes e Fornecedores → Clique no botão Mais ações → Exportar cadastros para planilha ou Importar cadastros de uma planilha.

Observações:

  1. Para importar cadastros para o Tiny, é necessário que a planilha com os dados seja montada de acordo com o layout de importação de cadastros do Tiny. O layout padrão para importação de cadastros é disponibilizado em Menu → Início → Ferramentas → Importações → Contatos.
  2. Sugerimos que a planilha de cadastros não tenha mais que 500 registros. Caso a planilha utilizada for maior que o permitido, a mesma deverá ser quebrada em outras, conforme necessidade.

  3. Pode-se optar por dois formatos para a exportação de dados: excel (xls) ou texto separado por vírgulas (csv).
1

Acesse Menu → Cadastros → Clientes e Fornecedores. Selecione o(s) cadastro(s) que deseja realizar o vínculo e clique no botão Mais → Vincular a vendedor.

2

Um cadastro previamente cadastrado como um cliente/fornecedor pode ser transformado em um vendedor. Para tanto, acesse Menu → Cadastros → Clientes e Fornecedores → Clique no menu de contexto e selecione a opção Tornar vendedor.

Se você, de forma acidental, cadastrou ou importou clientes em duplicidade, estes podem ser unificados em um único registro.

Acesse Menu → Cadastros → Clientes e Fornecedores → Localize os cadastros que desejar unificar ou os procure utilizando o campo de busca → Selecione na barra lateral → Mais → Unificar cadastros.

Acesse Menu → Cadastros → Clientes e Fornecedores → Clique no menu de contexto ao lado do cadastro → Imprimir ficha cadastral.

Observação:

Ao imprimir a ficha cadastral, será impresso um resumo dos dados informados no cadastro.

Acesse Menu → Cadastros → Clientes e Fornecedores → Clique no botão Mais ações → Imprimir cadastros agrupados.

Observação:

Este relatório poderá ser filtrado por estados, municípios, bairros, além de permitir que o usuário opte pela impressão ou não do endereço.

Acesse Cadastros → Clientes e Fornecedores → Marque na lateral esquerda o cadastro que deseja gerar a etiqueta → Imprimir etiquetas.

1

Acesse Menu → Configurações → Aba Cadastros → Configurações de Cadastro de Clientes.

2

As possíveis configurações são as seguintes:

Vincular cadastro ao vendedorDefine se os novos cadastros serão vinculados ao vendedor que incluiu o cadastro.
Permite CPF/CNPJ duplicadoPermita ou não a duplicidade de CPF/CNPJ em seus cadastros.
Mostrar observações do cadastroPermite exibir o conteúdo do campo Observações nos pedidos de venda.
Código do cadastroInforme se o código dos clientes será atribuído de forma Manual ou Sequencial.
Tipo de cadastro padrãoDefine se os novos cadastros serão atribuídos a um tipo específico de cadastro.

O campo Contribuinte, corresponde ao campo "Indicador da IE do Destinatário" na Nota Fiscal Eletrônica e pode ser preenchido com as seguintes opções:

  • Se o cliente possui Inscrição Estadual e for Contribuinte de ICMS, selecione a opção Contribuinte ICMS.
  • Caso a Inscrição Estadual for ISENTO, selecione a opção Contribuinte Isento.
  • A opção Não Contribuinte, será utilizada para os clientes que podem ou não possuir Inscrição Estadual no Cadastro de Contribuintes do ICMS.

Atenção!

Atualmente, o sistema envia para o SEFAZ o campo (Indicador da IE do Destinatário), quando a opção Não Informado está selecionada, da seguinte maneira:
  1. Caso o cliente possua Inscrição Estadual, é preenchido como Contribuinte ICMS.
  2. Se a Inscrição Estadual for ISENTO, será marcado como Contribuinte Isento.
  3. Se não será preenchido com a opção Não Contribuinte.

Informações relacionadas

Acesse Menu → Cadastros → Clientes e Fornecedores → Clique no botão "Mais ações" → Listar aniversariantes.

Acesse Menu → Cadastros → Clientes e Fornecedores → Clique no menu de contexto ao lado do nome → Consultar últimas vendas.

As vendas podem ser filtradas através das abas Notas fiscais, Pedidos ou Produtos.

Em Produtos poderão ser consultados os produtos presentes nas últimas vendas.

Acesse Menu → Cadastros → Clientes e Fornecedores → Clique no menu de contexto ao lado do nome → Consultar últimas compras.

As compras podem ser filtradas através das abas Notas de entrada, Ordens de compra ou Produtos.

Em Produtos poderão ser consultados os produtos presentes nas últimas compras.

Observação:

A opção Consultar últimas compras, encontra-se disponível somente para cadastros do tipo fornecedor.

Acesse Menu → Cadastros → Clientes e Fornecedores → Clique no menu de contexto ao lado do nome → Consultar últimos serviços.

Você pode consultar os tipos de vendas nas diferentes abas Notas serviço, Ordens de serviço.

Adicione seu e-mail e teste o Tiny 30 dias gratuitamente