Contas a Pagar

Este módulo permite gerenciar todas as contas a pagar da empresa possibilitando, também, baixar as contas que já foram pagas movimentando, dessa forma, no módulo de Caixa.

Os lançamentos que se encontram neste módulo podem ser originados por ordens de compra, notas fiscais de compra ou terem sido inseridos manualmente no módulo.

Passo a passo

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Acesse Menu → Finanças → Contas a Pagar → Incluir conta a Pagar.

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Na aba Dados da conta, insira as informações sobre a conta.

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Ao lado em Competência informe o mês que esta conta refere-se, ou seja, a qual mês ela pertence para a geração do DRE. Sendo possível, selecionar entre as opções Mês do vencimento, Mês anterior ao vencimento ou Mês da emissão.

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Na aba Anexos, pode-se adicionar um arquivo de até 2 MB.

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Em Marcadores pode-se inserir marcadores de identificação sobre a conta. Veja como configurar marcadores em Configurar marcadores em contas a pagar.

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Ao final, salve a sua conta a pagar em Salvar.

Há duas opções de Filtros para que possa buscar por contas específicas.

No filtro por Mês, é possível filtrar por períodos determinados. Em Filtros pode-se consultar as contas filtrando por categorias, marcadores ou pelo histórico informado no momento da inclusão da conta.


Todas: apresenta na listagem, as contas pagas e as que se encontram em aberto.

Em aberto: é possível localizar as contas que ainda não foram pagas.

Emitidas: será visualizado todas as contas realizadas, inclusive as contas canceladas.

Pagas: visualiza-se somente as contas que foram pagas.

Atrasadas: somente será listado as contas que se encontram atrasadas.

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Para lançar contas da ordem de compra é necessário que, tenha informado a condição de pagamento no preenchimento da ordem.

Acesse Menu → Suprimentos → Ordens de Compra → Clique no menu de contexto ao lado do número da ordem de compra → Lançar contas.

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Para lançar contas da nota de entrada é necessário que, tenha informado a condição de pagamento no preenchimento da mesma.

Acesse Menu → Suprimentos → Notas de Entrada → Clique no menu de contexto ao lado do número da nota fiscal → Lançar contas.

Informações relacionadas

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Acesse Menu → Configurações → Aba Finanças → Configurações dos Marcadores nas Contas a Pagar. Após isso, clique em Incluir marcador.

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Após configurar, os mesmos podem ser inseridos no sistema em Menu → Finanças → Contas a Pagar → Clique no menu de contexto → Editar Marcadores.

Observação:

Outra forma de inserir marcadores, é ao acessar Menu → Finanças → Contas a Pagar → Incluir Conta a Pagar, como também, clicando sobre a conta a pagar já salva → Aba marcadores.

Além disso, pode-se incluir os marcadores em lote. Para isso, Selecione as contas a pagar → Mais e clique sobre Incluir marcadores.

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Após inserção dos marcadores, é possível filtrar e localizar os lançamentos com base nos mesmos, usando a opção Filtros que se encontra no menu ao lado direito.

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Caso seja necessário excluir um marcador, acesse Menu → Configurações → Aba Finanças → Configurações dos Marcadores nas Contas a Pagar.


Agora, Selecione o marcador desejado → Excluir marcadores.

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Acesse Menu → Configurações → Aba Finanças → Categorias de Receita e Despesa.

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Clique em Grupos para incluir o grupo a qual irá pertencer as categorias.

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Acesse em Incluir grupo de categorias e informe a Descrição do grupo.

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Acesse Menu → Configurações → Aba Finanças → Categorias de Receita e Despesa.

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Clique em Incluir categoria e informe a Descrição da categoria.

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Caso queira definir uma categoria padrão, pode-se definir como: Padrão venda, Padrão compra ou Padrão serviço.

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Para alterar as categorias das contas a pagar em lote, é necessário que Selecione as contas, acesse o menu Mais Ações e clique em Alterar categoria.

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Agora, no campo Categoria selecione a nova categoria que será atribuída nas contas a pagar e clique em Salvar.

Acesse Menu → Finanças → Contas a Pagar → Clique no menu de contexto e selecione Pagar (baixar conta).

Observação:

O sistema permite pagar contas em lote, ao acessar Menu → Finanças → Contas a Pagar → Selecionando as contas que deseja pagar → Pagar.
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Acesse Menu → Finanças → Contas a Pagar → Clique no menu de contexto e selecione Pagar (baixar conta).

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A seguir, clique em Mais opções.

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Agora, no campo Valor pago deve-se informar o valor verdadeiramente pago. Após isso, clique em Pagar.

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Na listagem das contas a pagar, a conta paga parcialmente fica sinalizada com a situação Parcial. A conta continua em Aberto assim, poderá posteriormente, efetuar o resto da baixa.

Acesse Menu → Finanças → Contas a Pagar → Clique no menu de contexto e selecione Cancelar conta.

Atenção!

Ao selecionar a opção de cancelar uma conta a pagar que possui recorrência ou parcelas, é exibida uma mensagem pedindo que o usuário indique o que deseja fazer com as contas a pagar vinculadas à conta que está sendo cancelada.

Acesse Menu → Finanças → Contas a Pagar → Clique no menu de contexto e selecione Excluir conta.

Observação:

Para a exclusão de contas a pagar em massa, existe a opção de excluir as que não são recorrentes. Para isto, é necessário acessar Menu → Finanças → Contas a Pagar → Selecionar a(s) conta(s) não recorrente(s) → Excluir contas.

Atenção!

Ao selecionar a opção de excluir uma conta a pagar que possui recorrência ou parcelas, é exibida uma mensagem pedindo que o usuário indique o que deseja fazer com as contas a pagar vinculadas à conta que está sendo excluída.

Acesse Menu → Finanças → Contas a Pagar → Clique no menu de contexto e selecione Clonar conta.

Observação:

Ao clonar uma conta, é possível alterar os dados da nova conta, mesmo antes de salvá-la.

Acesse Finanças → Contas a Pagar → Clique no botão Imprimir.

Observação:

Há também a opção de imprimir agrupado por cliente em Finanças → Contas a Pagar → Mais ações → Imprimir agrupado por fornecedor.

Acesse Menu → Configurações → Aba Finanças → Configurações do Contas a Pagar.

Atenção!

Após realizar estas configurações, se você possuir uma conta a pagar que irá vencer, será enviado através do e-mail informado na configuração, um aviso de que esta conta está vencendo. Logo, poderá acessar o sistema e administrar suas contas a pagar.

Acesse Menu → Finanças → Contas a Pagar → Clique sobre a conta a pagare selecione a aba Anexos.


Observação:

Anexos efetuados em Contas a Pagar não serão vislumbrados em Caixa e Bancos.

Acesse Menu → Finanças → Contas a Pagar → Aba Pagas → Clique no menu de contexto referente a conta que deseje estornar e selecione Estornar pagamento.

Observações:

  • Além dessa opção, há em Menu → Finanças → Contas a Pagar → Gerenciar pagamentos → Selecionar qual pagamento deseja estornar → Excluir pagamentos.
  • Lembrando que, por ambas as opções de estorno ou gerenciar, as contas que forem estornadas, voltarão para situação que se encontravam anteriormente.

Acesse Menu → Finanças → Contas a Pagar → Aba Pagas → Clique no menu de contexto referente a conta que deseja visualizar e selecione Exibir pagamentos.

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