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Contas a Receber

O módulo de contas a receber foi criado com a intenção de gerenciar todos os recebimentos da sua conta Tiny.

O mesmo irá abordar, desde a parte de lançamentos diretamente no módulo, até lançamento de contas pelos pedidos ou notas de venda.

Após efetuar uma baixa de um recebimento, o mesmo estará automaticamente lançado no Caixa. Dessa forma, poderá gerenciar os lances de recebimentos no sistema, de forma eficaz e completa.

Passo a passo

1

Acesse Finanças a → Contas a Receber b → Incluir conta a Receber c.

Incluir conta

2

Na aba "Dados da conta", insira as informações sobre a conta a receber, inicie informando o "Nome" a. Abaixo na área em destaque b preencha os dados conta, sendo eles: "Vencimento", "Valor", "Data de emissão" , "Número do documento", no campo "Histórico" é possível inserir uma descrição informativa sobre a conta e em "Categoria" pode-se vincular essa conta a uma categoria.

Na área em destaque c, informe os dados de pagamento da conta.

Incluir conta

3

Ao lado em "Competência" informe o mês que esta conta refere-se, ou seja, a qual mês ela pertence para a geração do DRE.

Incluir conta

4

Na aba "Anexos", pode-se adicionar um arquivo de até 2 MB.

Incluir conta

5

Em "Marcadores" pode-se inserir marcadores de identificação sobre a conta. Veja como configurar marcadores em Configurar marcadores em contas a receber.

Incluir conta

6

Ao final, salve a sua conta a pagar em "Salvar".

Incluir conta

Para consultar as contas a receber, utilize as opções de "Filtros" a e b.

"Em aberto" é possível localizar os recebimentos que estão pendentes. "Emitidas" são visualizadas todas as contas realizadas. "Recebidas" visualizam-se somente as contas que já foram recebidas o devido pagamento. "Atrasadas" somente serão listadas as contas que se encontram atrasadas.

No filtro por "Mês", é possível filtrar por períodos determinados. Em "Filtros" pode-se consultar as contas filtrando por categorias, portador, marcadores ou pelo histórico informado no momento da inclusão da conta.

Filtros

Observação:

O marcador indica quando um boleto teve entrada confirmada no banco (através da remessa bancária).
1
Para lançar contas do pedido de venda, é necessário que tenha informado a condição de pagamento no preenchimento do pedido.

Entre em Vendas a → Pedidos de Venda b → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido → Lançar contas c.

Lancar contas

2
Para lançar contas da nota fiscal, é necessário que tenha informado a condição de pagamento no preenchimento da nota.

Acesse Vendas a → Notas Fiscais b → Clique no menu de contexto ao lado do número da nota fiscal → Lançar contas c.

Lancar contas

Informações relacionadas

1

Acesse Finanças a → Configurações b → Aba Finanças c → Configurações dos Marcadores nas Contas a Receber d. Após isso, clique em "Incluir Marcador".

Marcadores

2

Após configurar, os mesmos poderão ser inseridos no sistema em Finanças a → Contas a Receber b → Clique no menu de contexto → Editar Marcadores c.

Incluir Marcadores

Observação:

Outra possibilidade de inserir marcadores, é ao acessar Finanças → Contas a Receber → Incluir Conta a Receber, como também, clicando sobre a conta a receber salva → Aba marcadores.

Além disso, pode-se incluir os marcadores em lote. Para isso, selecione as contas a receber a → Mais b → Clique sobre "Incluir marcadores" c.

Marcadores

Observação:

Após inserção dos marcadores, é possível filtrar e localizar os lançamentos com base nos mesmos, usando a opção "Filtros" que se encontra no menu ao lado direito.
3

Caso seja necessário excluir um marcador, acesse Finanças a → Configurações b → Aba Finanças c → Configurações dos Marcadores nas Contas a Receber d.

Marcadores


Selecione o marcador desejado → Excluir marcadores.

Excluir Marcadores

1

Entre em Finanças a → Configurações b → Aba Finanças c → Categorias de Receita e Despesa d.

Grupo de categorias

2

Clique em "Grupos" para incluir o grupo a qual irá pertencer as categorias.

Grupo de categorias

3

Acesse em "Incluir grupo de categorias" e informe a descrição do grupo.

Grupo de categorias

1

Entre em Finanças a → Configurações b → Aba Finanças c → Categorias de Receita e Despesa d.

Incluir categorias

2

Clique em "Incluir categoria" e informe a descrição da categoria.

Incluir categorias

3

Caso queira definir uma categoria padrão, pode-se definir como: Padrão venda, Padrão compra ou Padrão serviço.

Categoria padrao

1

Acesse Finanças a → Contas a Receber b → Clique no menu de contexto → Selecione "Receber (baixar conta)" c.

Receber conta

Observação:

O sistema permite receber contas em lote. Para isso, acesse Finanças → Contas a Receber → Selecione as contas que deseja receber → Receber.
2

A seguir, visualizará os dados a da conta a receber. Confirme o pagamento da conta ao acessar "Receber" b.

Receber conta

1

Acesse Finanças a → Contas a Receber b → Clique no menu de contexto → Selecione "Receber (baixar conta)" c.

Receber contas

2

A seguir, clique em "Mais opções".

Receber contas

3

Agora, no campo "Valor recebido" deve-se informar o valor verdadeiramente recebido. Após isso, clique em "Receber".

Receber contas

4

Na listagem das contas a receber, a conta recebida parcialmente fica sinalizada com a situação "Parcial". A conta continua "Em aberto" assim, poderá posteriormente, efetuar o resto da baixa.

Receber contas

Acesse Finanças a → Contas a Receber b → Clique no menu de contexto → Selecione "Visualizar remessa" c.

Visualizar remessa

1

Acesse Finanças a → Contas a Receber b → Clique no menu de contexto ao lado da conta não recorrente → Excluir conta c.

Excluir conta

Atenção!

Ao excluir uma conta que já tenha emitido o boleto bancário, é necessário que entre em contato com o banco para realizar o cancelamento do boleto.
2

As contas recorrentes poderão ser excluídas ao clicar no botão azul ao lado da conta e selecionar "Excluir conta".

Excluir conta recorrente


Após selecionada esta opção, será exibida uma mensagem na tela para escolher opções de exclusão desta conta recorrente.

Excluir conta recorrente

Acesse Finanças a → Contas a Receber b → Clique no menu de contexto → Cancelar conta c.

Excluir conta


Outra possibilidade, é o cancelamento em lote das contas a receber para isso, selecione as contas a → Mais b → Clique em "Cancelar contas" c.

Excluir conta

Atenção!

Ao cancelar uma conta que já tenha emitido o boleto bancário, é necessário que entre em contato com o banco para realizar o cancelamento do boleto. Caso precise localizar a conta cancelada, utilize a opção de filtro "Situação", buscando pela situação "Emitidas".
1

Acesse em Finanças a → Configurações b → Aba Finanças c → Configurações do Contas a Receber d.

Enviar por e-mail

2

Agora, no campo "Avisar cliente por e-mail sobre boletos em aberto" a selecione uma das opções de envio: "Não enviar", "No dia do vencimento" ou "No dia anterior ao vencimento.

Ao selecionar uma das opções: "No dia do vencimento" ou "No dia anterior ao vencimento, será possível informar o assunto no campo "Assunto utilizado para o envio do e-mail de aviso do boleto" b e adicionar uma mensagem padrão no campo "Mensagem utilizada para o envio do e-mail de aviso do boleto" c.

Ao final, salve as configurações clicando sobre o botão "Salvar" d.

Enviar por e-mail

Atenção!

Para utilizar essa funcionalidade, é necessário que tenha configurado e possua um servidor de e-mail. As informações para configurar o seu servidor de e-mail estão disponíveis na ajuda Configurações do Servidor de E-mail.
1

Entre em Finanças a → Contas a Receber b → Selecione o banco c → Clique no menu de contexto da conta que deseja imprimir o boleto → Selecione "Imprimir boleto" d.

Emitir boleto

Observação:

Para a linha digitável do boleto ser impressa junto ao boleto, é necessário que acesse em Início → Configurações → Aba Finanças → Configurações gerais → Marque a opção "Sim", no campo "Exibe histórico e logo na impressão dos boletos".
2

Para imprimir boletos selecionados, marque as contas a receber a e clique em "Imprimir boleto" b.

Emitir boleto

Observações:

  1. Caso tenha boletos de bancos diferentes, por exemplo (Itaú e Santander) não será possível imprimí-los no mesmo lote.
  2. Para boletos sem banco definido, ao selecionar a opção "Imprimir boletos" o Tiny imprimirá os boletos com o banco definido como padrão para emissão de boletos.
1

Entre em Finanças a → Contas a Receber b → Clique no menu de contexto da conta que deseja enviar por e-mail → Selecione "Enviar boleto por e-mail" c.

Enviar por e-mail

2

Para adicionar mais um e-mail de envio, separe por vírgula e insira o e-mail, sem espaços. Conforme o exemplo abaixo:

Adicionar e-mail

Observação:

Caso quiser informar instruções no envio de seu boleto, você poderá estar configurando estas em Início → Configurações → Aba Finanças → Configurações do Envio de Documentos → Boletos.

Entre em Finanças a → Contas a Receber b → Clique no menu de contexto da conta que deseja clonar → Selecione "Clonar conta" c.

Clonar conta

Atenção!

Ressaltamos que, é possível antes de salvar a conta clonada, editá-la. Sendo assim, não necessariamente estas necessitam ser idênticas.

Entre em Finanças a → Contas a Receber b → Aba "Recebidas" c → Clique no menu de contexto da conta que deseje estornar → Selecione "Estornar recebimento" d.

Estornar pagamentos

Observação:

Além dessa opção, em Finanças → Contas a Receber → Gerenciar recebimentos (ao lado do botão "Mais ações") → Selecione qual recebimento deseja estornar → Excluir pagamentos.

Atenção!

As contas que forem estornadas, voltarão para situação que se encontravam anteriormente.

Acesse Finanças a → Contas a Receber b → Aba "Recebidas" c → Clique no menu de contexto da conta que já possua baixa integral ou parcial → Selecione "Exibir recebimentos" d.

Exibir pagamentos

1

Passos para impressão de recibo em contas a receber:

  • Acesse Finanças → Contas a Receber → Clique no menu de contexto → Selecione "Imprimir recibo".
2

Passos para impressão de duplicata em contas a receber:

  • Acesse Finanças → Contas a Receber → Clique no menu de contexto → Selecione "Imprimir duplicata".
3

Passos para impressão de todas as contas a receber:

  • Acesse Finanças → Contas a Receber → Clique em "Imprimir", ao lado do botão "Incluir conta a receber".

Observações:

  1. Outra possibilidade de impressão de todas as contas a receber, porém, agrupadas por cliente, poderá ser visualizada em Finanças → Contas a Receber → Mais ações → Imprimir agrupado por cliente.

  2. Para impressão de contas a receber específicas de um cliente, você poderá estar digitando o nome do cliente na lupa do filtro → Mais ações → Imprimir agrupado por cliente.

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