Comissões

O módulo de comissionamento permite o gerenciamento, controle e pagamento das comissões de vendedores/representantes.

As comissões são geradas a partir de pedidos de venda, notas fiscais de venda, notas fiscais de serviço ou ordens de serviço, no momento em que os mesmos são gerados os lançamentos financeiros, através da opção de lançar contas.

Passo a passo

As comissões podem ser definidas por Vendedor e por Linhas de produto. A seguir, será explicado como criar essas regras.

1

Acesse Menu → Configurações → Aba Cadastros → Linhas de produto.

2

Neste local, poderão ser incluídas as Linhas de produto e Definir as alíquotas de comissionamento para uma determinada linha de produto, de maneira fixa ou conforme os descontos concedidos.

Observação:

Após a configuração da linha de produto, a mesma poderá ser vinculada a um produto ao acessar: Menu → Cadastros → Produtos → Dados Complementares → Linhas de Produto.
1

Acesse Menu → Cadastros → Vendedores. Agora, clique em Incluir vendedor ou acesse diretamente o vendedor já cadastrado em sua conta.

2

Na seção Comissionamento, selecione a forma de Liberação da comissão e defina a Porcentagem de comissão ao vendedor.

Segue abaixo, as informações sobre cada regra de comissão:

Liberação parcial vinculada ao pagamento das parcelasA comissão será liberada ao vendedor de formar parcial assim que forem efetuadas as baixas nas contas a receber vinculadas às vendas.
Liberação integral no faturamentoO comissionamento será liberado pra pagamento ao vendedor no momento em que lançar contas da notas fiscais vinculadas ao vendedor ou se lançar contas diretamente no pedido de venda vinculado ao vendedor.
Ressaltamos que o sistema irá considerar como comissão a primeira ação que ocorrer.
Liberação integral após o pagamento da primeira parcelaA comissão será atribuída ao vendedor de forma integral no momento em que for dada a baixa da primeira conta a receber gerada através da venda.
Liberação de 50% no faturamento e o restante vinculado ao pagamento das parcelasCom essa opção selecionada, 50% da comissão será atribuída ao vendedor no momento que lançar contas das notas fiscais ou pedidos de venda (vinculados ao vendedor). Os outros 50% serão comissionados conforme o pagamento das contas a receber, sendo necessário dar baixas dessas conta no módulo de contas a receber.

Observação:

Caso trabalhe com Linha de produtos e já tenha definido um valor x de comissão por linha de produtos, é possível desconsiderar comissionamento por linhas de produto, marcando a opção Desconsiderar comissionamento por linhas de produto para este vendedor. Se não desconsiderar e tiver configurada regras de comissão por linhas de produto, a mesma irá prevalecer sobre a comissão configurada no vendedor.
1

Para tanto, acesse Menu → Cadastros → Vendedores → Incluir Vendedor.

2

Num segundo momento, vincule um vendedor a um pedido, nota fiscal de venda, ordem de serviço ou nota fiscal de serviço. Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda/Notas Fiscais ou Serviços → Ordens de Serviço/Notas Fiscais.

Atenção!

Lembre que, antes de salvar é necessário gerar as parcelas na seção Pagamento.
3

Após salvar, se certifique que o lançamento de contas tenha sido realizado na opção Lançar contas ou pela opção configurada para lançar contas automaticamente ao salvar o Pedido de Venda ou Nota Fiscal.

4

Para consultar as comissões geradas, acesse Menu → Vendas → Comissões.

Ao clicar sobre o Nome do vendedor, será possível Visualizar todas as comissões para este, desde as liberadas até as que se encontram na situação pendente, sendo apresentados os totalizadores das comissões.

Informações relacionadas

Para imprimir o resumo das comissões, acesse Menu → Vendas → Comissões e clique no botão Imprimir.

Acesse Menu → Vendas → Comissões → Clique sobre um vendedor → Mais ações e selecione Realizar pagamento.

Observação:

Após informar os dados referenciando categorias e conta bancária, é possível verificar em Menu → Finanças → Caixa → Lançamento de comissão.

Acesse Menu → Vendas → Comissões → Clique sobre um vendedor → Imprimir.

Para incluir comissões manualmente, acesse Menu → Vendas → Comissões → Clique sobre um vendedor → Mais ações → Incluir lançamento.

Adicione seu e-mail e teste o Tiny 30 dias gratuitamente