Certificado Digital

O Certificado Digital é um documento eletrônico que contêm dados sobre a empresa que o utiliza para comprovação mútua de autenticidade. Funciona como uma carteira de identidade eletrônica. Existem três tipos de certificados: A1 - Arquivo, A3 - Cartão ou Token.

Informações adicionais

 Condição especial: A Certisign oferece em condição especial aos clientes Tiny, o certificado A1 por R$ 180, independente do estado do Brasil. Adquira seu certificado A1.

Dúvidas Frequentes

A1 Arquivo (.pfx ou .p12) - É possível instalar nos servidores do Tiny, assim podendo emitir as notas fiscais em qualquer dispositivo que tenha internet. Não utiliza Java, nem aplicativo.

A3 Cartão/Token - É necessário instalar o aplicativo Tiny NFe, pois é uma ponte entre o Tiny e o certificado. A emissão das notas fiscais será realizada somente no computador em que o certificado estiver configurado.

Se o seu certificado digital for A3 - Cartão ou Token, é necessário que tenha instalado em seu computador o Java 32 Bits e o aplicativo Tiny NFe.

Para verificar o funcionamento do seu certificado, acesse o site gov.br utilizando o navegador Internet Explorer e clique no botão Certificado Digital. O site solicitará a Senha do certificado.

Com a resposta positiva do funcionamento do certificado digital, pode iniciar o processo de configuração do seu certificado em sua conta no Tiny.

Veja como configurar o certificado A1 - Arquivo (.pfx) em sua conta no Tiny ERP

Passo a passo

1

Acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configuração do certificado digital.

2

Selecione a opção A1 - Arquivo.

3

O armazenamento do certificado modelo A1 - Arquivo, pode ser em Nosso Servidor, sendo possível a emissão de notas de qualquer computador e não requer a aplicação do Java. Outra opção, é o armazenamento em seu computador, dessa forma é necessário a instalação e atualização do Java.

Observação:

Se armazenar o seu certificado A1 - Arquivo em seu computador, instale o aplicativo Tiny NFe.
4

Agora, carregue o seu certificado, Localize o arquivo em seu computador.

Atenção!

  • O usuário é responsável pelo armazenamento de uma cópia do certificado em sua máquina.
  • Não é possível extrair o certificado de nosso sistema.
  • Caso você extraia um certificado, os certificados anteriores serão excluídos de nosso sistema.
5

Informe a Senha do certificado digital e ao lado direito clique em Testar certificado.

6

Concluindo a configuração, será apresentada a mensagem:

Parabéns! A sua configuração está correta! É apresentada a validade do seu certificado.

Após esses passos, foi configurado o certificado digital em sua conta.

1

Acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configuração do certificado digital.

2

Selecione a opção A3 - Cartão ou A3 - Token.

Atenção!

Para os computadores que possuem o sistema operacional Mac OS somente é possível utilizar certificados no modelo A1 - Armazenado em nosso servidor.
3

Na seção Como você deseja acessar o certificado, selecione Aplicativo Tiny instalado no seu computador. Após marcar essa opção, realize o download do aplicativo Tiny NFe. Se selecionar a opção Applet Java (Compatibilidade), será necessário a instalação e atualização do Java.

4

Agora, realize o download do aplicativo Tiny NFe e instale o mesmo. Os passos para a instalação, estão disponíveis na ajuda do aplicativo Tiny NFe.

5

Após ter reiniciado seu computador, prossiga com a configuração, Selecionando seu tipo de certificado e a forma de acessá-lo.

6

No campo Como você deseja acessar o dispositivo, selecione a opção Pelo gerenciador de certificados do Windows. Caso possua os drivers instalados do fabricante referente ao modelo do seu certificado, selecione a opção Através do driver do dispositivo fornecido pelo fabricante (DLL).

7

Próximo passo, será selecionar o seu certificado e após, ao lado clique em Testar certificado.

8

Concluindo a configuração, será apresentada a mensagem:

Parabéns! A sua configuração está correta! É apresentada a validade do seu certificado.

Após esses passos, foi configurado o certificado digital em sua conta.

Observação:

No momento em que for autorizar a sua primeira Nota Fiscal, após a configuração do seu certificado será solicitado que informe a senha do seu certificado.

Informações relacionadas

Observação:

Caso possua o certificado A1 - Arquivo e a escolha seja pelo armazenamento em nosso servidor, não será necessário realizar a instalação do aplicativo "Tiny NFe".
1

Acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configuração do certificado digital.

2

Na seção Como você deseja acessar o certificado, selecione a opção Aplicativo Tiny instalado no seu computador. Este aplicativo foi desenvolvido para substituir a execução do Java.

Observação:

A opção para download do aplicativo, será apresentada para o certificado modelo A3 - Cartão ou Token e quando o usuário opta por utilizar o modelo A1 - Arquivo armazenado em seu computador.
3

Agora, faça o download do aplicativo e instale-o clicando no botão Download do aplicativo Tiny NFe.

Atenção!

Após o download, execute o aplicativo através da lista de downloads do navegador, para que ele seja instalado em seu computador.
4

Permita a execução do aplicativo, clicando na opção Sim ou Executar.

Aplicativo Tiny NFe

5

Em seguida, será exibido o assistente de instalação. Para concluir o processo de instalação, prossiga em todos os passos com a opção Avançar.

Aplicativo Tiny NFe

6

Antes de finalizar a instalação do aplicativo, será exibida uma janela solicitando a permissão para instalar o certificado da Tiny, clique em Sim.

Aplicativo Tiny NFe

7

Ao final do processo, será necessário reiniciar seu computador. Portanto marque a opção Sim, reiniciar computador agora e clique no botão Concluir.

Aplicativo Tiny NFe

8

Ao iniciar o computador será exibida a Imagem 1, clique no botão Ok e aguarde a exibição da Imagem 2, agora, clique no botão Ok novamente.

Aplicativo Tiny NFe

Observação:

Essas mensagens não serão exibidas, caso o aplicativo Tiny NFe já esteja instalado em seu computador.
9

Após a atualização dos navegadores, será exibido um ícone referente a instalação do aplicativo Tiny NFe.

Aplicativo Tiny NFe

10

Agora com o aplicativo Tiny NFe instalado em seu computador, é possível configurar seu certificado digital e realizar a emissão de notas.

 Dica: Caso já tenha configurado o aplicativo Tiny NFe e venha a aparecer 2 ícones referentes ao aplicativo, é necessário que encerre o processo de um deles. Conforme os passos abaixo:



Ao receber o seu certificado digital via e-mail ou após ter baixado do painel da certificadora, é possível importá-lo para o Tiny tanto em formato .p12 quanto em .pfx. Neste passo a passo, explicaremos como obter o .pfx através do .p12.

Importar certificado digital
1

Clique duas vezes sobre o documento do seu certificado para iniciar o Assistente para importação de certificados.

2

Selecione o repositório onde encontra-se o certificado e clique em Avançar.

3

Na tela a seguir, somente clique em Avançar.

4

Agora informe a Senha do seu certificado digital e selecione as opções de importação: Marcar esta chave como exportável e Incluir todas as propriedades estendidas. Após, clique em Avançar.

5

Na tela a seguir, clique em Avançar.

6

Conclua o processo de importação clicando em Concluir.

7

Logo será exibido a confirmação que seu certificado digital foi importado com êxito, clique em ok.

Exportar certificado digital para arquivo (.pfx)
1

Clique no Ícone do Windows, no canto inferior esquerdo da sua tela do computador.

2

Busque por Opções da internet e clique em Abrir.

3

Clique na aba Conteúdo e depois em Certificados.

4

Visualizando o seu certificado na tela, clique em Exportar.

5

Na tela inicial do Assistente de exportação de certificados, clique em Avançar.

6

Na próxima tela clique em Sim, exportar a chave privada e Avançar.

7

Agora em Troca de Informações Pessoais, marque as seguintes opções: Incluir todos os certificados no caminho de certificação, se possível; Exportar todas as propriedades estendidas e Habilitar privacidade de certificados. Após realizar as marcações, clique em Avançar.

8

Habilite o campo Senha, digite e confirme a Senha do seu certificado digital e clique em Avançar.

9

Nesta tela escolha o destino do seu arquivo, sugerimos colocar na àrea de trabalho, e especifique o nome do arquivo que deseja exportar e clique em Salvar.

10

Na tela a seguir, clique em Avançar.

11

Para concluir o processo de exportação, clique em Concluir.

12

Assim será exibido a confirmação que seu certificado digital foi exportado com êxito, clique em ok.

Agora a extensão do seu certificado digital já está em arquivo (.pfx) o que permite ser configurado no Tiny para a emissão de notas fiscais.

Adicione seu e-mail e teste o Tiny 30 dias gratuitamente

Este site usa cookies para gerar estatísticas e para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você declara que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.