Fulfillment by Amazon

A integração do Tiny com o FBA Onsite (Fulfillment by Amazon) permite que o usuário crie e gerencie seus anúncios do Fulfillment. Também disponibiliza uma operação ágil e simplificada, através da importação de pedidos e geração de notas fiscais automaticamente.

Requisitos para trabalhar com o FBA Onsite

  • Caso você nunca tenha usado a Tiny para emitir notas fiscais da Amazon na sua loja, realize os passos da ajuda Integrar sua conta Tiny com Amazon. Depois, siga com as etapas deste manual para ativar o fulfillment corretamente.
  • Desejável possuir certificado digital A1 optando pelo armazenamento em nossos servidores, no momento da configuração. Caso o certificado não seja o A1, a geração da nota não será automática;
  • Ter configurado para que o número do pedido seja exibido nas observações. Tal configuração pode ser feita em Menu → Configurações → E-commerce → Configurações gerais, onde o campo Número do pedido nas observações deve estar marcado como Sim.

Integração com o Fulfillment da Amazon

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Para configurar a integração com a Amazon Fulfillment, acesse Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações.

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Para incluir o seu e-commerce, clique em Incluir integração.

Cada situação indica:

  • Ativa: Representa que a configuração da integração foi realizada com sucesso e a mesma encontra-se pronta para uso.
  • Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny, a mesma não será utilizada ou mostrada para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
  • Não configurada: Esta situação indica que a configuração ainda não foi realizada.
  • Não instalada: Representa que ainda não houve a comunicação com o e-commerce para ativar a integração.

Observação:

Somente as integrações com a situação Ativa serão exibidas para uso nas sincronizações, importações e demais ações no Tiny.
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Na aba Integração selecione Amazon Fulfillment. Abaixo, no campo Nome informe o nome da sua loja.

Na seção Autenticação, selecione a sua integração com a Amazon utilizada para as demais vendas, no campo Integração com a Amazon.

Atenção!

Após preencher os campos, verifique se os dados informados estão corretos, em Testar configurações.
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Em Configurações, defina os seguintes campos abaixo:

Importar valor do frete nos pedidos Habilite este campo se desejar importar o valor do frete na importação dos pedidos. Caso contrário, desabilite o campo.
Importar forma de recebimento nos pedidosHabilite este campo para receber a forma de recebimento na importação dos pedidos. A configuração das formas de recebimento devem ser realizadas na aba Formas de recebimento.
Completar endereço do cliente a partir do CEP na importação de pedidosEscolha a opção Sempre e na importação dos pedidos o CEP será validado junto ao Correios para obter o endereço da venda. Assim, ignorando os dados de endereço obtidos na plataforma de e-commerce.
Intermediador Neste campo, selecione o intermediador de suas operações. Saiba mais através da ajuda Como utilizar e configurar os intermediadores de operações.
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Na aba Dados Fiscais, no campo Natureza de operação para venda desta integração selecione uma Natureza de venda padrão para essa plataforma. A natureza selecionada será atribuída na Importação dos pedidos no Tiny e no momento em que gerar a Nota Fiscal através do pedido importado.

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Na aba Gestão de preços, defina qual será a regra de preços para a integração, tanto para importação, quanto para envio de produtos ao e-commerce.

  • Preço fixo: conforme o preço do produto, o anúncio pode receber um valor fixo de preço de venda, levando em consideração acréscimos e descontos aplicados individualmente;
  • Conforme regras de preço: trata-se de todas as regras do marketplace no que diz respeito ao percentual de comissão, adicional de frete para produtos com preço mínimo e/ou por faixa de peso cubado dos produtos e fórmula de cálculo para aplicar os valores adicionais;
  • Conforme lista de preços: para uso de listas de preços dos produtos, específicas para o e-commerce ou marketplace.

Ao definir a regra como Conforme lista de preços, no campo Lista de preços utilizada nos produtos, selecione a lista de preços que será utilizada na importação de pedidos do e-commerce. Saiba como configurar Listas de preços.

Ao definir a regra como Conforme regras de preço, siga a configuração de Precificação de anúncios com base nas regras das plataformas de e-commerce e marketplaces.

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Em Formas de Recebimento, no campo Forma de recebimento padrão para os pedidos importados deste e-commerce, selecione a forma de recebimento que será utilizada caso o pedido seja importado sem nenhuma forma mapeada.

Caso não possua nenhuma forma de recebimento e deseje cadastrar, acesse a ajuda Formas de Recebimento.

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Ao final, não esqueça de Salvar as configurações.

Caso você já possua produtos cadastrados na Amazon, na modalidade Fulfillment, é possível importá-los para o Tiny. Esta importação pode ser feita em Menu → Cadastros → Produtos → Receber produtos do e-commerce, selecionando sua integração com a Amazon Fulfillment e, marcando as opções desejadas de importação, na tela a seguir.

É possível enviar produtos que já estejam na sua integração com a Amazon para o FBA Onsite. Para realizar este envio, acesse o seu cadastro de produtos em Menu → Cadastros → Produtos, marque a checkbox ao lado dos produtos que deseja transferir para a modalidade Fulfillment, clique em Mais ações → Enviar produtos para o Fulfillment.

Este envio de produtos para o Fulfillment da Amazon é assíncrono, ou seja, será necessário aguardar o processamento e aprovação por parte do time da Amazon. Assim que o produto estiver aprovado, o mapeamento com a Amazon normal será removido. Caso o produto seja rejeitado, o mapeamento com a Amazon Fulfillment será marcado com um ícone vermelho, dentro do produto, na aba E-commerce, dentro do cadastro do produto.

Também é possível transformar os produtos que são Fulfillment em produtos normais. Esta ação pode ser feita pelo Tiny, marcando a checkbox ao lado dos produtos e clicando em Mais ações → Remover produtos do Fulfillment. Ao realizar esta ação, o mapeamento do produto no Fulfillment na aba E-commerce será removido e, um mapeamento com a Amazon normal será criado.

Nesta modalidade de integração, o Tiny importa os seus pedidos automaticamente assim que identificar que um novo pedido foi gerado na Amazon, gera a nota fiscal automaticamente, autoriza esta nota fiscal, também de forma automática e, retorna com o XML desta nota autorizada para a Amazon.

No final do processo, a nota fiscal apresentará um ícone indicando que o XML foi enviado para a Amazon com sucesso.

Os pedidos importados serão listados em Menu → Vendas → Pedidos de venda e, o identificador da entrega, será informado no campo Identificador do pedido e-commerce, dentro do pedido, na seção Detalhes da venda.

Observação:

Caso você precise enviar novamente os dados da NF-e para a plataforma, poderá seguir os passos exibidos na ajuda Como enviar dados da NF-e ao e-commerce.

Informações relacionadas

Para que as notas sejam emitidas corretamente, é necessário que os campos NCM, Unidade e Origem estejam preenchidos, uma vez que são obrigatórios nesta emissão.

Observações:

  • Indicamos que essas informações sejam inseridas diretamente no cadastro de todos os itens, em Cadastros → Produtos. Desta forma, você garante que eles não serão mais solicitados em novas notas fiscais.
  • Os campos obrigatórios poderão variar conforme o Regime Tributário de sua empresa.
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Para se autenticar e conseguir usar os métodos da Amazon MWS, é necessário que o usuário tenha posse de algumas chaves de autenticação, segue o passo a passo para conseguir as chaves:

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Para obter a chave de acesso, chave secreta e id do desenvolvedor, acesse Painel do vendedor na Amazon → Configurações e clique em Permissões do Usuário.

Configuração Amazon

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A seguir, na seção Desenvolvedor e Aplicativos de Terceiros é necessário acessar a opção Gerencie sua página de aplicativos.

Configuração Amazon

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Agora, clique em Autorizar novo desenvolvedor.

Configuração Amazon

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O próximo passo é preencher o Nome do desenvolvedor e o ID do desenvolvedor, com as seguinte informações:

  • Nome do desenvolvedor: TinyERP
  • ID do desenvolvedor: 373472476536

Configuração Amazon

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Na próxima tela aceite os termos e clique em Próximo.

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É necessário guardar o Id do vendedor(SellerId) e o Token de autorização do MWS(AuthToken).

Configuração Amazon

Algumas validações da SEFAZ podem impedir que a nota seja emitida automaticamente, sendo as mais frequentes:

  • Nenhuma conta da Amazon sendo exibida na seção de autenticação: Se você nunca utilizou a Tiny para emitir notas fiscais da Amazon e controlar as suas vendas da plataforma, realize os passos da ajuda Integrar sua conta Tiny com Amazon. Feito este processo, siga com as demais etapas da ajuda para integração com a Amazon FBA.
  • NCM, unidade tributária ou origem não preenchida: Para corrigir este erro, é necessário acessar a nota fiscal em que o erro foi apresentado, em Menu → Vendas → Notas fiscais, clicar no botão Editar, localizado no canto superior direito, descer até os itens e, clicar no Editar ao lado de cada um dos itens. Na aba Dados gerais, será possível preencher os campos UN e NCM, sendo que a origem deverá ser preenchida na coluna Simples ou ICMS (É recomendado que esta informação seja confirmada junto à sua contabilidade). Após preencher todos os campos, salve a sua nota fiscal e tente enviar novamente para validação da SEFAZ, acessando o Menu de contexto da nota e, então Autorizar no SEFAZ.
  • Duplicidade de NFe com diferença na chave de acesso: Este erro remete à numeração da nota fiscal e, indica que já existe uma nota fiscal emitida anteriormente pela sua empresa com essa numeração. Neste caso, é necessário que você acesse sua nota fiscal, em Menu → Vendas → Notas fiscais, clique em Editar no canto superior direito e, na sequência, altere a numeração da nota fiscal para a primeira válida, ou seja, que ainda não tenha sido enviada à SEFAZ. Salve então a nota e tente enviar novamente para validação, acessando o Menu de contexto da nota e selecionando Autorizar no SEFAZ.
  • Dados de endereço do cliente incompletos: Caso algum erro de endereço do cliente seja apresentado, basta que você acesse sua nota fiscal, em Menu → Vendas → Notas fiscais, clique em Editar no canto superior direito e, então, clique em Dados do cliente, para visualizar todos os campos relacionados ao mesmo. Agora, corrija o campo necessário e salve a nota. Após, tente enviar novamente para validação do SEFAZ, acessando Menu de contexto da nota e selecionando Autorizar no SEFAZ.

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